Sobre a Brevidade da Vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

ronaldsilvadev 06/06/2024

A obra fala sobre muitos assuntos do dia a dia, principalmente sobre nossas mania de falarmos que não temos tempo de fazer as coisas ou que a vida passa rápido demais. Ele mostra para o leitor como apreciar seu próprio tempo e organizar sua vida, em outras palavras, ele nos ensina a 'como viver

nicosnek 06/06/2024

"Esta é a única maneira de prolongar a vida - ou melhor, de transformá-la em imortalidade. Honras, monumentos, toda aquela ambição ordenada por decretos ou regida em obras de pedra rapidamente se transformarão em ruína. Não há nada que o lapso do tempo não destrua e aniquile. Mas as obras que a Filosofia consagrou não podem ser arruinadas pelo tempo. Nenhuma idade as destruirá ou as diminuirá."

O que dizer sobre uma das grandes obras de Sêneca? Quem sou eu para tal?

Esta obra permanece para sempre ao lado de quem a lê, e Sêneca, através dela, se torna um amigo e mentor. Que tipo de amigo seríamos se não nos víssemos regularmente? Acredito que é uma obra que deve ser lida e relida pelo resto da vida. Visite seu amigo e aprenda a viver.

mipavaneli 03/06/2024

Cuspiu fatos
Li um pouquinho a cada dia, porque esse homem realmente deu uma bela canetada cuspindo fatos e jogando na nossa cara como a vida é efêmera e ainda perdemos tempo com bobagens. Excelente reflexão, quase incômodo. Me senti atacada, mas acordei pra vida

Angelo129 30/05/2024

Sêneca propõe uma vida gratificante, que é a prática do ócio, mas para chegar nessa ideia, ele caminha em assuntos que nos mostram onde estamos colocando a nossa vida. Nos provoca, mostrando que não possuímos nossa vida ? e nem possuímos a nós mesmos ? possuímos o outro e as coisas do outro.

Raquel 23/05/2024

5/5
Que livro maravilhoso! Uma ótima leitura, da pra ler em uma dia. Li duas vezes seguidas pelo audible audiobooks.

clara 20/05/2024

O livro em si trata de assuntos interessantes e legais para aprender, mas tem uma linguagem muito difícil de ler, tem palavras difíceis e muita informação histórica o que torna difícil pegar a lógica do raciocínio dele. O bom é que é um livro curtinho então dá ler rápido.

@pedro.h1709 18/05/2024

Sobre a Brevidade da Vida
No breve  tratado "Sobre a Brevidade da Vida", Sêneca busca evidenciar o quão efêmera é a vida, e como ela é tão pouco aproveitada. Para ele urge o tempo de modo que o autor se põe a questionar como viver a vida de maneira virtuosa, aproveitando o tempo que cada sujeito tem, não como uma expectativa por um tempo infinito, mas pelo bom aproveitamento de um tempo que será nada menos que suficiente.

charlie54 18/05/2024

é um livro de leitura fácil pra curiosos sobre filosofia. li porque uma professora da faculdade recomendou (gosto muito dessa professora em particular).

Joana 17/05/2024

Uma ótima reflexão
Uma leitura concisa, mas que provoca muita meditação sobre os dias de hoje, cercado com pessoas tão ocupadas, mas que perdem tanto tempo.

Ryan.Alexandrino 13/05/2024

Estoicismo!²
A obra é totalmente focada na definição de tempo, sua virtude, sua importância e seu valor na vida dos homens.

Um complemento mais que interessante e talvez até necessário, é o conhecimento prévio da estrutura política romana dos primeiros governos, até Nero.

É perceptível a influência da observação direta de Sêneca dos princípios abordados na obra com base em sua vida moral, ética e social e tudo que está ao seu entorno. Quando menciona as fontes do conteúdo da obra, comenta sobre hábitos, homens e valores que observa com intimidade de sua própria vida e círculo social.

Um ótimo livro para reflexões sobre hábitos, vicios, postura, comportamento e até crenças.

Ótima leitura, recomendo.

zzTF1 01/05/2024

Presente é breve
?A vida é dividida em três períodos: o que foi, o que é e o que será. Destes, o tempo presente é breve, o futuro é duvidoso e o passado, certo. Pois este último é aquele sobre o qual a Fortuna perdeu o controle, é aquele que não pode ser trazido de volta?

A vida e a filosofia de Sêneca são fascinantes e oferecem muitas reflexões profundas. Mesmo em uma edição modesta, os textos são ricos. Em suas obras os filósofos falecidos continuam a nos impactar e inspirar.
Sêneca nos lembra da importância de viver um dia de cada vez, evitando a ansiedade pelo futuro e o tédio do presente. Ele também destaca a necessidade de viver com sabedoria e reservar tempo para reflexões. Sua análise sobre a constante busca humana por ambições ressoa profundamente: 'A esperança realizada dá origem a uma nova esperança; a ambição a uma nova ambição. Os seres humanos não procuram o fim da miséria, mas mudam suas causas.'
É uma leitura que certamente vale a pena, oferecendo uma introdução acessível a temas profundos.

Agneli 22/04/2024

Bom e ruim.
Diferente do livro Meditações de Marco Aurélio e A arte de viver de Epiteto, esse não traz as lições e ensinamentos em parágrafos curtos. Cada capítulo do livro leva de 3 a 4 páginas com textos complexos e histórias paralelas e desnecessárias para poder passar uma mensagem que caberia facilmente em um parágrafo ou em uma frase, o que seria bem mais simples de entender.
O livro não é ruim, mas devido a escrita rebuscada da época, torna-se um pouco complicado de absorver as mensagens, que são boas.
Se as mensagens fossem mais diretas, seria infinitamente melhor.

esdrase 18/04/2024

Momento de valorizar seu tempo
De tempos em tempos eu leio e reflito sobre as palavras do filósofo Sêneca e me pego olhando a minha volta tentando entender, como palavras tão profundas ao mesmo tempo são esvaziada pelo cotidiano?....Não é fácil exercer a brevidade da vida, mas o treinamento constante é fundamental.

Anderson_Candido 14/04/2024

Sobre a Brevidade da Vida
Sêneca, através de cartas e outros documentos, nos revela o quão curta nossa vida pode ser quando deixamos de vive-la!

Essa obra curta teve um grande peso em mim que não sei lidar com o ócio, ou seja, não tenho me dedicado a viver a minha vida plenamente em função de mim mesmo.

No entanto, é importante ressaltar que viver a vida não é o que muitos jovens podem imaginar. Sêneca e outros filósofos estoicos tem uma visão e observação sobre aqueles que vivem suas vidas em razão do luxo e dos prazeres, os colocando também como pessoas que estão desperdiçando suas vidas!

Certamente voltarei para ler trechos e aplicar os ensinamentos desse grande mestre

Alexsah 07/04/2024

Eu diria que só uns 20% da leitura que você pode realmente tirar algo, acabei de perder minha sobrinha foi muito dolorido ver ela sofrer, toda a preocupação esperança jogada no lixo. Você vê como os médicos, nós e tudo ao nosso redor é tão pequeno
O livro fala o óbvio,não tem profundidade em si, mais como eu disse tem uns 20% de aproveito.