Bem-Vindos ao Rio

Bem-Vindos ao Rio Marcos Rey...

Resenhas - Bem-vindos ao Rio

Michelle.Possani 25/04/2024

Maravilhas turísticas X Sequestro criminalidade
Narra dois adolescentes que tinham o sonho de conhecer o rio de janeiro Pat (Patricia de Brasilia)e Claudio de Curitiba,Claudio é irmão de GIBA jogador de volei profissional.
Pat se hospeda com uma tia e Claudio em um Hotel.
No começo nos apresenta os pontos turísticos do rio de janeiro com excelentes descrições.Os jovens se conhecem no museu do Catete em uma visita guiada.
Em outra visão nós mostra um grupo também de adolescentes dos morros do rio,que sem condições se envolve com o trafico e um deles vê a oportunidade de fazer um sequestro.Pat e Claúdio são as vitimas do sequestro,e os sequestradores são as vitimas da sociedade.Esse é um ponto bom do livro nós mostra essa visão da falta de oportunidades muito comum no rio de janeiro.
O livro vai se desenvolvendo contando a história dos sequestradores e como será o desfecho do sequestro.
Um ponto que detestei foi,que tem um sequestrador que usa o tempo todo uma camiseta escrita "Bem vindos ao rio" achei de mal gosto mostrar a saudação como um convite que no meu ver passa a impressão que o rio é só essa parte ruim.ipo bem vindos é um sequestro.
Mas no Geral o livro é um pouco parado ,os personagens não me cativaram muito não, eu indico a leitura por conta da crítica social boa,que nos é apresentada.
Mas dos da série vaga-lume que estou lendo e relendo é o primeiro que não gostei.
Também informa bem no começo que Claudio é irmão do Giba,depois não aparece nada sobre ele.Tipo sequestraram o irmão do famoso e ele não aparece.
Duas estrelas e indico pela critica social boa.
Resenha completa vai sair no canal leitora apaixonada , confira.....

site: Leitora Apaixonada -Youtube

Tama 17/04/2024

Retrato do Rio
Infanto-juvenil interessante.
Narrativa fluida, típica de Marcos Rey.
Retratando a cidade com precisão, como acontece em vários outros livros.
Agradável e relaxante.

Tamara Ferraz.As3Artes 11/04/2024

Um livro bem atual
Bem-vindos ao Rio conta a história de meninos que formam uma quadrilha e que eles entraram na criminalidade por falta de oportunidades na vida. O livro foca em críticas sociais e ainda tem um final bem próximo da realidade. Incrível como um livro escrito em 1986 ainda seja tão atual. Um bom livro para ler e refletir.

bela 04/02/2024

Marcos Rey no RJ
Eu sou apaixonada pelas histórias de Marcos Rey, mas tenho dó de ler tudo dele e não ter mais o que ler no futuro ? então parti pra um livro infanto-juvenil. A qualidade da escrita é inquestionável, mas prefiro os livros adultos mesmo.
O enredo é sobre dois adolescentes turistando no Rio de Janeiro, que acabam sendo sequestrados. A história desenvolve a partir disso, e me prendeu para saber o desfecho. Achei legal que nós, como leitores, acabamos também passeando pelo Rio, mas eu queria mais da história, mais desenvolvimento.

Rosana.Montenegro 09/10/2023

Bem-vindos ao Rio
Marcos Rey é meu autor preferido da coleção Vaga-Lume. E essa é mais uma aventura policial!!Cláudio, e Pat vão passar as férias no Rio de Janeiro. Logo depois que os dois adolescentes se conhecem no saguão do Museu do Catete, são sequestrados por uma quadrilha de menores. Viverão, então, momentos de expectativa e medo

belly 22/03/2023

Bem-vindos ao Rio
Não foi o melhor livro que eu li, mas tem capítulos curtos, leitura fácil e rápida, mas mesmo com leitura rápida é um livro que eu achei bem parado, simplesmente não achei graça nele

Foks Petro 09/07/2022

O meu favorito do que eu tenho
Bem. Esse foi o 3 livro da coleção vagalumes que eu li. E foi o melhor.
Sabe, o livro tem essa tematica de sequestro e por isso eu ja tava gostando e o final foi muito legal.

Ana 19/02/2022

Empolgante
Mais uma sensacional história de Marcos Rey, que empolga o leitor até o fim.
Aqui nessa obra, temos dois jovens, Cláudio e Pat, que são turistas no Rio de Janeiro, e estão em busca do Museu de Arte Moderna. Mas no mesmo dia em que se conhecem, infelizmente são sequestrados por uma gangue de adolescentes e ficam em cativeiro enquanto dois integrantes da gangue, Nariz e Baixo, lutam entre si pelo poder.
O livro tem belas ilustrações, e a história parece enredo de filme de suspense. Cá entre nós daria um filme bem melhor do que os que o cinema tem nos empurrado goela abaixo ultimamente. Claro, desde que fosse nas mãos de um bom diretor.
Marcos Rey foi um escritor sensacional que merece sempre ser lido e apreciado por todos, e sua obra viverá para sempre.

Paula Renata 30/06/2021

Uma aventura emocionante
Em um momento de nostalgia voltei aos tempos de escola onde amava ler os livros da coleção vagalume.
Bem vindos ao Rio conta uma aventura vivida por dois adolescentes recém chegados à cidade maravilhosa para passar férias.
Vale a pena conferir.
Recomendo ao público adolescente.

Vi 01/06/2021

Um livro escrito há mais de 30 anos, mas atual...
Aqui temos mais um livro do lendário Marcos Rey.
Nesse livro, dois jovens;Patrícia e Claúdio vão passar as férias no Rio de Janeiro. Ambos se conhecem ao acaso depois de visitarem o Palácio do Catete.
E após resolverem visitar outro ponto turístico são alvo de um sequestro relâmpago por uma gangue de menores.
Ao denserolar da obra acompanhamos um pouco de cada protagonista e como será o desfecho desse sequestro.
O livro é escrito para entrêtenimento mas como todos os livros da coleção vaga-lume, aborda sempre alguma crítica que tem que ser levantada em questão.
E como eu disse no título dessa resenha, está obra foi escrita em 1986, contabilizando 35 anos desde a sua primeira publicação, mas é atual quanto as questões a serem abordadas como: pobreza, abandono familiar, etc.
A crítica em que o autor passou com esta obra vemos hoje em dia como um dos principais problemas sociais.
E como eu já disse em outra resenha dessa mesma coleção e direi novamente; a coleção vaga-lume é uma seleção de obras infanto-juvenis mas que nunca se torna enfadonha para leitores de qualquer idade. Sendo considerada para mim como "clássicos".
Foi uma leitura muito leve e relaxante, ideal para se distrair e ao mesmo tempo aprender.
Super recomendo!!!

Aline.Rodrigues 15/05/2021

Realidade jogada na nossa cara
Quando li esse livro pela primeira vez na adolescência percebi que ele apesar de juvenil eu pude perceber o quanto esse livro é realidade da minha linda cidade Rio de janeiro.
Aqui temos a história de dois jovens que chegam de turista no Rio e acabam sequestrados por uma gangue jovem e violenta.
Mais um ótimo livro do lendário Marco Rey.

Clio0 22/03/2021

Marcos Rey é considerado por muitos como um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil no Brasil e não é por menos.

Bem-Vindos ao Rio conta a história do sequestro de Cláudio e Pat por uma gangue adolescente. Mas esse é apenas o fio narrativo, que apesar de ótimo, não é nem a metade do mundo que o autor retratou.

Problemas sociais são na verdade o mote do livro. A gangue inteira pertence a um grupo de adolescentes favelados negligenciados pela família e pelo Estado. A composição dos personagens é extremamente interessante pois temos, ao mesmo tempo, a crítica e a referência.

Por exemplo, as duas vítimas são de classe média baixa - um do Paraná e a outra de Brasília (polos econômicos e sociais) - que apresentam o contraste com os marginais, todos crianças carentes do Rio.

A própria gangue merece um comentário a parte. Temos o líder intelectual, Baixo, que é incapaz de progredir pois a miséria de sua condição age como um entrave. Tereca, a namorada de Baixo, se apresenta como a versão estereotipada da garota do morro. Namorada de traficante. Incapaz de sair de sua condição oprimida.

Baden faz a vez de artista, um óbvio aceno a rica produção cultural em morros, também uma crítica a tantos projetos sociais que visam apenas a formação artística ou esportista e pouco contribuem para a formação intelectual ou de profissional de base.

Nariz, o outro líder da gangue, é uma leve menção ao tráfico de entorpecentes (seu apelido era uma antiga gíria para usuários de drogas) e é o personagem mais violento do grupo - responsável por seu fim a la noticiário das seis.

Há outros personagens e situações que poderiam ser citados, mas já é possível observar a riqueza do texto do escritor.

Seria mais interessante ainda se esse livro não fosse, infelizmente, tão atual.

liviazinha 11/01/2021

Bom, mas tinha potencial pra mais.
No início estava sendo difícil de gostar, mas depois consegui me conectar melhor à trama.
Dois adolescentes sequestrados por uma quadrilha de adolescentes na Cidade Maravilhosa. No que daria tudo isso?

No decorrer da história vamos conhecendo as personagens: sua história de vida, motivação para cometer os crimes e personalidade. Mas acho que o autor poderia ter se aprofundado mais nisso e também nos sentimentos dos garotos e garota enquanto colocavam os planos em prática.

Apesar de eu ter achado um pouco raso, no final acabei me afeiçoando aos personagens e queria que tudo acabasse bem para eles, mesmo tendo cometido vários crimes ao longo do livro.
Foi tudo por falta de oportunidade o que eles fizeram! Muitos por aí também terminam como Baixos, Pequineses, Titos...

Rodrigues 30/09/2020

Livro dos anos 80 retratando o Rio de janeiro até hoje
Esse livro do Marco Rey tem uma aventura meio que diferente.Aqui dois adolescentes são sequestrados por uma quadrilha de adolescentes quando eles vem realizar o seu sonho de conhecer o Rio de janeiro.
Quando eu li esse livro na adolescência,fiquei revoltada pelo autor tratar o Rio de janeiro como uma cidade extremamente violenta,como se só o Rio de janeiro fosse assim.
Porém hoje em dia com 32 anos,eu vejo como ele estava certo.Infelizmente o meu Rio de janeiro continua violenta até hoje.Muito triste e mais uma vez Marco Rey fazendo mais uma denuncia nós anos 80 atravéz de um livro.Genio.

Jessé 01/06/2020

Rio de Janeiro, criminalidade e injustiça social
Cláudia e Patrícia são turistas que acabam sendo sequestrados por uma gangue de menores no RJ. De forma quase que amadora, a quadrilha tenta se adequar ao crime em que se meteram, tentando fugir da polícia e ao mesmo tempo preservarem a humanidade que possuem.

Esse foi o melhor livro do Marcos Rey que li até então. É uma história eletrizante, com bastante ação, mas que apresenta muita profundidade e complexidade em seus personagens: ninguém é totalmente do mal ou do bem, há várias nuances e isso é interessante de notar, ainda mais em um livro infanto-juvenil.