Trabalho e Educação. Uma Perspectiva Histórica

Trabalho e Educação. Uma Perspectiva Histórica Maria de Fátima Rodrigues Pereira

Resenhas -

souza.heiras 21/03/2024

Uma visão sucinta do trabalho e educação
De uma forma bastante acessível, o livro trabalho e educação abre uma reflexão e questionamento sobre a relação de educação e trabalho. Uma dualidade, mas uma relação estreita no seu pensar, existir e se relacionar. A necessidade do trabalho abre caminhos para o aperfeiçoamento de qualquer modo de produção e isso se dá no processo de aprendizagem.
O livro traça rapidamente uma linha do fazer laboral e do processo de aprendizagem desde a antiguidade até os tempos de hoje, onde a técnica de produção industrial influencia na construção de uma nova pedagogia.
Após a leitura, há de se analisar a história destas duas vertentes que se imbicam e assim questionar quais os próximos passos que devemos avançar na construção de um trabalho mais digno e de uma educação para todos que se complementam.

Kaah Vicente 30/12/2023

Leitura obrigatória da faculdade, trata do assunto de forma, é claro e objetivo, mas alguns momentos é maçante.

Babih Bolseiro 04/12/2023

É pra deixar qualquer um p da vida!
Livro básico, com linguagem simples e resumida. Expõe a relação do trabalho com a educação desde a Antiguidade e deixa a gente muito revoltada, quando se constata que os problemas que vivemos hoje vem lá de trás e não se resolve pq simplesmente não é favorável ao sistema. Que o capitalismo é uma merda geradora de crises, muita gente já sabe. É um conteúdo a ser mais estudado e aprofundado, pois como disse antes, é resumido, e há muita informação que precisa de um esclarecimento maior.

Hugo Sales 01/09/2023

Interessante
Faz um passeio sócio, histórico e cultural sobre a gênese e as mudanças do trabalho e da educação. Não se detém muito, mas funciona como uma boa introdução.

Thay 18/08/2023

Muito bom o livro, nos mostra o meio do trabalho na área da educação, conceitos que eu não entendia até ler esse livro!!
Ingrid913 30/10/2023minha estante
Como faz pra ler?

Ingrid913 30/10/2023minha estante
Estou tendo que ler ele

Thay 30/10/2023minha estante
Eu li ele pela plataforma da faculdade Uninter

Toninha 16/08/2023

Leitura obrigatória da faculdade. Em alguns momentos eu senti que as informações ficaram um pouco ?jogadas?, mas no geral foi claro e objetivo.

Leonardo1436 30/07/2023

Temos o melhor?
As vezes somos obrigados a ler alguns livros que nunca passaria pela nossa cabeça. Porém, depois de concluir fica a sensação de "ainda bem que eu li isso"

Aqui conhecemos um pouco sobre a relação entre trabalho e educação desde os primórdios... Se engana aquele que pensa que pouco influencia um ao outro... Temos hoje o ensino obrigatório, mas é o melhor que poderíamos? Se sim por que existem escolas particulares com uma grade muito superior, qual a intenção disso? Por que estamos fadados a aprender prioritariamente profissões que gerem maior valor na sociedade e menos ao indivíduo?

francyescreve 01/06/2023

Que livro, meus amigos!
Dos livros que li pra faculdade, esse foi, de longe, o melhor. Direto ao ponto, sem enrolação. Dá nome aos bois (importante quando se fala dos males do capitalismo).

Li Petersen 28/06/2022

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para faculdade de bacharelado em história. Não tenho muito paciência para essas matérias pedagógicas, mas é um problema meu, não do livro. Enfim acabei, não aguentava mais.
Bruna Nekel 29/06/2022minha estante
ai amiga eu tô fugindo tanto desse livro, socorro!!! Vou ver se começo )=

Jayla.Monteiro 15/09/2023minha estante
Em pedagogia também

Pietra 02/05/2022

Outro que me surpreendeu!
Leitura obrigatória da minha faculdade, eu não estava acreditando muito no potencial desse livro. Mas, quando eu li, me surpreendi.

Apesar dos autores se tornarem bastante tendenciosos no último capítulo, o livro segue uma linha de raciocínio coerente e que te faz pensar sobre o quanto nossa educação e o nosso trabalho é manipulado e andam lado a lado.

Foi uma leitura muito boa e recomendo pra quem quer aprender mais sobre a relação trabalho x educação.

Mel 27/04/2022

leitura obrigatória para faculdade é muito leve gosto de ler deixa aqui só meu respaldo obrigado Inter pela leituras

Vivian.Bieberbach 21/03/2022

Leitura da faculdade para a matéria de EJA. infelizmente o livro é 2012, então está muito defasado. Em dez anos com certeza muita coisa mudou, principalmente as leis e os dados do IBGE. E como o livro é cheio dessas informações fica ruim fazer uma leitura dessas. A leitura agregou no sentido de dar mais luz a esse assunto, pena que poderia ser melhor.

alphanilak 18/03/2022

TRABALHO E EDUCAÇÃO
Um livro ótimo que realmente demonstra a importância da educação na sociedade. Bem desenvolvido e simples de se ler.

Annie Bitencourt 07/03/2022

Leitura para Bacharelado em História - Uninter
Voltei recentemente a cursar História e esse foi um dos livros para leitura inicial nessa nova jornada que estou fazendo. Achei algumas informações bacanas (um resumo de assuntos que eu já não tinha quase nenhuma recordação), mas muitos capítulos foram muito confusos pra mim e muita coisa só conseguia entender nas sínteses no final dos capítulos.
Além que a leitura de maneira virtual do livro piorou muito a experiência pra mim.

Pedro Sucupira 10/07/2021

2021 LIVRO 28 – Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, Maria de Fátima Rodrigues Pereira.
Trabalho e Educação, escrito pela Doutora em História e Filosofia Maria de Fátima, é um estudo que aborda de forma profícua, com uma linguagem clara e acessível, de que maneiras se estabeleceram historicamente as relações entre o trabalho produtivo e a educação escolarizada.

Um livro que mais uma vez deixou claro para mim que a EDUCAÇÃO é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo. Não essa educação tecnicista, sem qualidade e alienadora que nos é fornecida nas escolas públicas, que transforma professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social dos alunos. Porém, sim, uma educação histórico-crítica, “rica em que cada estudante se aproprie da cultura, da ciência, da tecnologia, da arte, da filosofia e da política historicamente produzida, exigida a um estar no mundo de maneira ativa e emancipada.”

Aqui deixo um trecho bastante esclarecedor.

“Nesse contexto, a educação, sobretudo a escolarizada, exerce um papel de disciplinamento. Expande-se uma educação de massas – denominada educação básica – promovida e supervisionada pelos Estados Nacionais. Ao mesmo tempo, verifica-se a existência de uma educação para pequenas elites que possibilita o acesso à cultura, elaborada na sua mais alta expressão. Essa dualidade na educação – para as classes populares, o básico, e para as elites, a cultura mais elaborada – é uma demonstração de que também na educação escolarizada estamos perante a posse desigual dos bens produzidos socialmente, cujo ônus é distribuído a todos pelos governos de plantão, porém não seu usufruto, configurando o que chamamos educação dual.

Essa educação burguesa para as classes populares é alienante porque as submete em lugar de emancipá-las. Configura-se como um instrumento de controle do trabalho e da política, que são processos importantes à conservação dos monopólios e que hoje se apresentam poderosos de tal maneira que impõem recuos nos sistemas de seguridade e bem-estar, conquistados nas décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial nos países centrais do sistema capitalista.”

#educaçãoetrabalho #educaçãoemancipatória #educaçãodequalidade #educaçãobásica #educação #education