I Was Born For This

I Was Born For This Alice Oseman

Resenhas - I Was Born For This

drago 31/01/2022

Alice Oseman, pague minha terapia
gatilhos no livro: sangue, ansiedade, ataque de pânico

I Was Born For This é um livro com dois pontos de vista narrados na primeira pessoa. Angel Rahimi, uma jovem de 18 anos que está entrando no que promete ser a melhor semana de sua vida, pois ela vai encontrar com sua amiga virtual de longa data e ir ao show de sua banda favorita, The Ark. Jimmy é um jovem de 18 anos que faz parte da banda de mais sucesso da atualidade, The Ark. Jimmy sempre sofreu por conta de sua ansiedade, mas alguns acontecimentos inesperados parecem piorar sua situação. Ambos os protagonistas experienciam coisas que eles nunca imaginariam durante essa semana, e a vida deles muda mais do que esperado.

Quero começar dizendo que mais uma vez Alice Oseman me fez largar todas as resenhas acumuladas que eu tenho pra falar de um livro delu.

Sério, quando eu penso que um livro dela já mexeu comigo o suficiente, o outro chega de surpresa e me atropela. Esse livro me atropelou, e não foi de skate não, foi de caminhão.

Eu não costumo fazer resenhas com um vocabulário informal, mas esse livro mexeu comigo tão profundamente que eu vou ignorar toda a minha organização de resenha pra falar o que meu coração mandar.

Acho que nunca um livro me apresentou personagens com realidades tão distintas mas com sentimentos tão relacionáveis, entre si e comigo, o leitor. Eu criei um vínculo e um carinho tão grandes com esses personagens que eu fiz dos sentimentos deles os meus. Acompanhar a jornada, as descobertas, as realizações e tudo que esses dois aprenderam e perceberam foi muito importante pra mim. É lindo, é frustrante, é triste, é agoniante, é sufocante, é muita coisa tudo junto e misturado e esse livro é um misto de emoções, assim como a vida.

O jeito que Alice Oseman constrói essas personagens, todas tão reais, todas tão cheias de falhas, todas imperfeitas - como qualquer ser humano real - me faz ler elas como se realmente existissem.

Eu reconheço que o background desse livro é tudo conveniente demais, é tudo irreal demais, mas simplesmente eu esqueço de tudo isso, eu ignoro que é um livro, pra mim isso tudo é tão real que eu penso “quer saber? isso é improvável mas não é impossível”. O sentimento envolvido é o que faz os livros da Alice serem tão importantes pra mim.

Eu me senti dentro daqueles relacionamentos, eu me senti parte de tudo aquilo e o livro me fez pensar em muitas coisas e passou mensagens muito bonitas e foi libertador ler sobre essas coisas. Foi algo diferente do que qualquer coisa que eu já li. E é impressionante como esse livro mudou minha visão, como esse livro me fez reconsiderar coisas sobre quem é famoso. Esse livro dá um soco na nossa cara, faz a gente acordar e perceber que os famosos são pessoas, eles não são só imagens, eles não são perfeitos, eles são pessoas e a gente não conhece eles, a gente conhece uma persona, a gente vê uma mentira, a gente vê a ponta do iceberg.

Eu amei de verdade como foi mostrado o ponto de vista do fã e do ídolo no livro, porque os dois têm sentimentos muito distintos quando se trata dessa relação, e esse livro quebra essa barreira que existe entre eles, por isso é tão diferente, por isso desperta sentimentos diferentes.

Caramba, essa história não parecia ser nada pra mim, eu não gosto do universo de boybands, eu não sou fã propriamente de nenhum famoso, mas esse livro ainda assim mexeu comigo, ainda assim me fez sentir muitas coisas ao mesmo tempo.

Eu amo esse livro e eu digo isso com segurança, ele me deu uma lição, ele mudou de algum jeito a forma que eu vejo o mundo, ele me mudou como pessoa, mesmo que pouco. Acho que o bom livro é aquele que a gente leva pro coração, que a gente cria um laço e que muda a nossa vida, mesmo que quase nada, mesmo que sobre algo que não é presente pra gente. E esse livro com certeza mudou minha vida e eu fiquei chorando que nem sei lá o que quando eu terminei.

É tudo muito lindo, é tudo muito profundo, emocionante e sentimental. Esse livro faz a gente pensar no outro, faz a gente pensar em nós mesmos. Às vezes a gente tá tão preocupado com outras coisas que a gente esquece de viver nossa vida e de se amar. Esse livro falou comigo, falou de mim de alguma forma.

Acho que sempre que você se identifica com o protagonista, o livro te afeta, e acho que esse livro tem um pouquinho de todo mundo. Gostaria de deixar uma frase do livro aqui que ficou marcada pra mim : “everyone’s normal, everyone’s weird, everyone’s just trying to deal with their own life and keep calm and carry on. And hold on to something that’ll keep them going” (tradução: “todo mundo é normal, todo mundo é estranho, todo mundo só tá tentando lidar com a própria vida e ficar calmo e seguir em frente. E se agarrar a alguma coisa que os faça continuar seguindo” desculpa aí se ficou ruim, não sou tradutora profissional mas eu tentei skdjk).

Esse livro me fez sentir. Isso é uma coisa bizarra, eu tenho uma forte tendência a ignorar meus sentimentos quanto a minha vida e voltar tudo isso pra obras fictícias, mas quando o livro (que é uma obra fictícia) fala EXATAMANTE dessa atitude e tem sentimentos tão relacionáveis e reais, não tem como fugir. Esse livro apontou pra mim e disse “acorda pra vida p0rra” e por mais que eu odeie sentir algumas das coisas que esse livro me fez sentir, ele me ajudou a externar um pouco isso, a perceber mais isso. Ou seja, Alice Oseman, pague minha terapia.

Acho que a única coisa que faltou um pouco foi fechar o livro passando a ideia de que essa relação fã-ídolo não é sempre da forma que foi pra Angel, que é sim muito importante pros fãs e que eles podem sim ter seus ídolos. Seja como uma forma de escape, como uma forma de lazer, o que seja. Durante o livro a protagonista fala sobre isso, mas como as coisas acabam indo pra outro caminho, acho que seria importante isso ser dito no final.

Eu não sei mais o que falar mas eu sei que eu tenho muito o que dizer e que tem muito que esse livro me fez sentir, odeio isso de sentir que deixei algo de fora.

Eu sei que quase ninguém vai chegar até aqui, mas se você chegou, dê uma chance pra esse livro. Mesmo que você não conheça a autora, dê uma chance pra essa obra, leia esse livro e se deixe levar por ele. Eu não posso ser a única pessoa que se apegou a essa história.

Eu recomendo sim esse livro, mas se você não gosta de livros sentimentais, nem tenta.
Giovanna 12/04/2022minha estante
Amei, já to querendo ler, amg!! Parece incrível! E eu adoro a forma doce-amarga que a Alice conduz essas questões. Faz com quem a gente também lide de forma humana, mas saudável, com as nossas coisas também!
\o/ huggg

drago 12/04/2022minha estante
sim! a escrita dela é impecável. espero que você goste desse livro!

ragnaei 19/06/2022minha estante
VOCÊ FALOU TUDO. QUANDO EU FOR FAZER RESENHA VOU SÓ MANDAR LEREM A SUA

drago 19/06/2022minha estante
@ragnaei KSDJKSDJKSJ MTO OBRIGADO! dei tudo de mim nessa resenha, fico feliz que tenha conseguido passar seus sentimentos com ela também!

Koekoe 03/07/2022minha estante
olá, poderia me dizer se consigo encontrar esse livro com tradução?(mesmo que seja uma tradução por fãs

Tenshin0 16/09/2022minha estante
Esse não tem nem por fãs, só alguns outros da Alice

miojosemtempero 14/05/2023minha estante
Sro eu amei sua opinião sobre o livro é quase q ela me deixa mais sentida doq o próprio livro kakakkaa

drago 14/05/2023minha estante
Nah Nah, muito obrigado kqkdkakdk fico feliz que minha resenha trouxe isso pra você

miojosemtempero 27/05/2023minha estante
Aí meu Deus Sro vc é incrível ????????

- giu 03/11/2023

Chatinho ?
Confesso que me decepcionei um pouco, sempre tenho altas expectativas pros livros da Alice e esse não me agradou tanto. Adoro os livros dela justamente por me darem certo conforto e personagens com os quais me identifico, mas esse foi uma exceção.
Achei a proposta legal, porém os personagens são um saco e o desenvolvimento meio chatinho. Foi cansativo de ler, e tive vontade de abandonar diversas vezes. Tem até uma parte que pra mim as personagens descrevem perfeitamente o livro, no caso essa parte aqui:

?Doesn?t it all feel like a dream?? I say.
?Yeah,? says Juliet. ?Or a really bad fanfiction.?

Porém, sei que em parte não gostei tanto porque li em inglês, e pra mim, em inglês as coisas ficam bem sem sal, então vou ler de novo mas na versão traduzida.

lana!¡ 13/06/2022

desculpa alice mas não deu pra engolir
como já dizia isabela boscov: eu queria gostar muito dele, mas eu percebi que eu estava me esforçando e não estava obtendo nenhum resultado. é esse o sentimento que estou sentindo com esse livro, desde do começo eu não estava esperando muita coisa dele pela sinopse não ter me interessado mas eu também não pensei que seria tão... sem graça assim? não teve nada que me chamasse atenção nesse livro, foi muito insosso infelizmente

os personagens não tem muita personalidade, por mim todos poderiam aliás ir para uma sessão de terapia de verdade, o livro tem dois pov's: da protagonista Angel, e do outro protagonista, Jimmy, e sinceramente? dava vontade de dormir nos dois na maioria das vezes

eu não me apeguei a nenhum personagem da história, gostei um pouco do Jimmy mas também nada demais, não sei o que a Alice Oseman queria fazer aqui mas pra mim, não deu muito certo não, duas estrelas vai ser mais pelos quotes da Joana d'Arc mesmo.

o13tiro 12/05/2022

HORRÍVEL!
Nada nesse livro salva. Não sei nem por onde começar.
1. O arco Juliet/Angel/Mac foi simplesmente ridículo e vergonhoso de ler. Toda a obsessão de fã e como elas realmente diziam que morreriam por uma banda? assim, me deu faniquito, porque meu deus que leseira. E outra a narrativa de preconceito com meninas fãs de banda, que pensam que todas são loucas e infantis que tentou ser levantada, eu não poderia me importar menos.
2. A relação dos meninos e a questão da banda e falta de privacidade poderia ter sido interessante (no começo até foi) mas foi desenvolvida de uma forma tediosa.
3. Final sofrível, ela só foi colocando coisa em cima de coisa e nem parecia real. E ia aparecendo cada vez mais gente naquela casa literalmente PARA NADA e eu já estava ficando agoniada.
4. Diálogos e fluxos de consciência constrangedores
5. POR QUE TÃO LONGO????? Não tem NADA que justifique esse livro ter 400 páginas. NADA! acho que em 150 daria para escrevê-lo.
6. Já li fanfics da 1D com essa trope que eram melhores. Da menina que vai para Londres com a melhor amiga e acaba sendo percebida pelo ídolo, porque é diferente das outras fãs e bla bla bla.
7. Escrita sofrível
8. O único ponto positivo é a forma que a Alice insere representatividade no livro. A história da Angel não se resume a ela ser muçulmana (na verdade, isso não é nem uma questão, o hijab e as orações dela são inseridas na narrativa de forma natural), assim como a história do Jimmy não se resume a ele ser um homem trans e ela mostrou que dá pra inserir personagens radicalizados sem fazê-los sofre racismo durante a história ???. Tudo muito normal ~como realmente é. Apenas adolescente fazendo leseira.

Tem uma parte em 96% em que a Juliet fala: ?Doesn?t it all feel like a dream? Or a really bad fanfiction.?
E foi assim que eu me senti lendo esse livro, como se estivesse lendo uma fanfic MUITO, MAIS MUITO RUIM! Não perca seu tempo com isso.

Bia 23/02/2022

aviso de gatilhos: ansiedade, ataque de pânico, sangue.

Esse livro foi uma avalanche de emoções. Alice Oseman sabe escrever e transmitir os sentimentos dos personagens de uma maneira tão incrível e real que eu não consigo não me emocionar lendo os livros delu.

As personalidades dos personagens desse livro são muito bem trabalhadas, todos eles têm características marcantes e suas dualidades. Um probleminha pra mim foi que basicamente todos os personagens me irritaram em algum momento, sendo as únicas exceções o Lister e o Jimmy (que, devo dizer, é nada menos que perfeito). Eu achava a Angel muito chata no começo, então ficava irritada nos capítulos dela, mas tenho que admitir que ela tem um desenvolvimento incrível como pessoa durante a narrativa.

Eu amei como a Oseman colocou nessa história esses dois pontos de vista que se contrapõem (a fã e o ídolo), mostrando como é complicada essa relação e os problemas que pode trazer, não só pra quem é famoso, mas pra quem é fã também. Acho que o livro aborda assuntos importantes relacionados a isso, e trabalhou eles bem.

O enredo em si é, sendo honesta, totalmente irreal e conveniente pro desenrolar do drama entre os personagens (bem enredo de fanfic mesmo kk), mas mesmo assim ele é instigante e prende bastante. Só que eu acho que o principal desse livro são os personagens, e a conexão que a gente cria com eles, e também as lições e reflexões incríveis que essa história trás.

Um último ponto que eu queria comentar que pra mim poderia ter sido melhor foi o final, que achei, além de ter uns acontecimentos bem forçados, bastante corrido. E eu entendo que a narrativa tenha seu final aberto em vários aspectos, acho que foi até bom alguns terem ficado assim, mas outros eu acho que deveriam ter tido um fechamento ou ao menos um melhor aprofundamento (tipo o Lister! acho que faltou uma conversa com ele que era super necessária).

Quem não gosta de livros com enredos irreais demais provavelmente não vai gostar desse, mas acho que vale a pena ler não só pelos assuntos tratados, mas também pelos sentimentos que essa história e esses personagens trazem com eles.

Lu 18/05/2020

Excelente comentário na relação entre boybands e suas fãs
No GoodReads, a Alice Oseman disse que esse é o melhor livro dela. Eu, com todo, respeito discordo, mas entendo completamente ela dizer isso.

O enredo em I was born for this é mais surpreendente e mais fechadinho do que o de Radio Silêncio e, embora os personagens não tenham me conquistado da mesma forma que Frances e Aled, Angel e Jimmy são dois protagonistas muito fortes e muito queridos, eu amei acompanhá-los.

O melhor desse livro é a maneira como ele abre um diálogo sobre a relação de fãs com seus ídolos e, numa outra via, a relação desses ídolos com as fãs. Ele discute vários estereótipos dessa relação e me fez pensar muito em como a mídia infantiliza as fãs de boybands e as diminui, mesmo sendo elas as razões para o sucesso de muitas bandas.

Espero que esse livro seja traduzido em breve e, para me ouvir falar mais sobre ele, você pode conferir meu vídeo no YouTube no meu canal Luisaleituras.

site: https://youtu.be/-0EfDQn4N6k

Lauraa Machado 29/03/2022

Queria mais
Minha resenha vai acabar sendo bastante curta, porque eu gostei demais desse livro! Ele é bem no estilo dos outros livros da Alice Oseman, mas é o primeiro que tem mais de um ponto de vista, e isso foi bem legal! Gostei da Angel, mas confesso que ela não conseguiria segurar a história sozinha, e o Jimmy estando exatamente do outro lado foi incrível.

Acho que é bem fácil se identificar com um amor por uma banda desse jeito da Angel, e eu sou apaixonada por histórias "por trás da fama", admito. Mas ver a interação do Jimmy com Rowan e Lister foi bem diferente do que eu imaginava. Gostei mais do Jimmy do que da Angel, admito, e shippei ele demais com um certo carinha aí. Mas minha parte favorita ainda foi o encontro dos dois, mesmo que desastroso, e tudo que aconteceu depois.

Esse livro foi divertido e doloroso ao mesmo tempo, mas me apeguei tão rápido aos personagens, que agora só consigo pensar no quanto ele foi curto. Espero demais que a autora escreva uma continuação, porque os dois protagonistas ainda têm muito potencial!

Claro que isso não significa que não teve nada que eu não gostei, mas foi completamente uma questão pessoal, porque o que me incomodou pode acabar sendo incrível para muita gente. Tem um pouco de religião na história, anglicana principalmente (apesar da Angel ser muçulmana, ela só menciona quando reza), e isso sempre me incomoda. Não sou muito fã de religião, é verdade. Mas não é nada que estraga ou atrapalha mesmo a leitura, só não esperava.

Então ignora essa minha crítica e dá uma chance, que esse é um dos melhores livros da autora! Eu leria qualquer coisa dela, admito, e a única parte ruim dessa leitura é pensar que agora eu já li tudo que ela já escreveu.

lila 03/03/2022

Li para treinar o inglês e conhecer palavras novas, mas a história realmente intriga o leitor. Tem vários gatilhos como ansiedade, ataque de pânico e sangue, coisa que já vi nos outros livros da autora que li. Muito bom e mexe com você.
alice 03/03/2022minha estante
qual o melhor dela?

lila 04/03/2022minha estante
Ouvi falar que é Heartsstopper, mas nunca li esse. Dos que eu li, o que mais gostei foi Rádio silêncio, recomendo demais.

alice 04/03/2022minha estante
só li dois dela, esse (radio silence) e loveless. nossa eu adorei kdkdkk ai to procurando qual vai ser o terceiro

lila 05/03/2022minha estante
também tô pensando no próximo kkkk, gostei muito da escrita dela

stephanie169 24/01/2022

the three of us... we were born to be together.
coletânea de pensamentos sobre mais uma obra da Alice Oseman que tive o prazer de ler.

a escrita da autora é leve, próxima de diálogos reais, com personagens que tem problemas reais. são capítulos curtos e a história é contada de forma tão fluída que, quando menos se espera, quatrocentas páginas foram lidas em um piscar de olhos. é um YA, não espere algo muito profundo, filosófico, ou um bicho de sete cabeças, nenhum dos livros da Oseman são assim, porém, a qualidade é sempre certeira. inclusive, recomendo demais os livros da alice pra quem não tem um inglês completamente fluente ou não tem prática no idioma, é de fácil compreensão.

acho acalentador o fato de que consigo me encontrar em pelo menos um personagem dos livros dela, sem exceções, foi assim com aled em rádio silêncio, com charlie em heartstopper, e assim com Jimmy em i was born for this.

é ainda mais bonito o tanto de representatividade que ela agrega na história sem que esse seja o foco e o enredo, é apenas um fato dos personagens, um complemento pra descrição. e isso faz com que de alguma forma seja uma leitura confortável, gostosa de se fazer.

o livro é narrado pela Angel e pelo Jimmy, dois lados diferentes de uma mesma moeda. é interessante quando os dois mundos entram em contato um com o outro, e ainda mais interessante ler sobre a perspectiva da relação de um fã para com o ídolo, assim como a perspectiva de um ídolo para com o fã. genuinamente sentia vontade de pular os capítulos com a Angel porque todos são carregados de fanatismo cego, é frustrante de ler a obsessão e encantamento sem fim. porém, acaba que Angel é uma boa pessoa, e nos capítulos finais é legal de acompanhar ela se encontrando além do escapismo dela com a banda. e os capítulos são importantes, apresentam paralelos entre ela vendo The Ark como inabaláveis e incansáveis e incessantemente felizes, pra depois nos capítulos do jimmy ver o quão cansados, mentalmente esgotados e infelizes eles estavam.

valeu muito a leitura, puta fanfic de qualidade!

deixo cá um abraço ao lister bird, e digo mais! ele merece o mundo.

Heloisa 25/09/2022

Esse é definitivamente um dos livros já feitos...
Achei a trama interessante, os assuntos bem importantes, mas os personagens não me cativaram tanto e achei o final meio morno.
Foi um bom entretenimento, mas nada de extraordinário, por isso marco como "razoável".

hobbitusille 31/01/2022

?i am not afraid; i was born to do this.?
talvez esse seja meu livro preferido do osemanverse, junto com rádio silêncio, além de heartstopper.

como uma pessoa que foi directioner desde 2011 não tem como não passar pelo sentimento de familiaridade com tudo isso kkkkk eu acho que é um bom livro pra gente pensar sobre fandoms e sobre fama.

são dois extremos que muitas vezes causam muito atrito entre si. sempre tem aquela excessão de fã obsessivo que mancha a imagem do todo, infelizmente, mas a maioria não é assim. e também é ótimo que a gente encontre algo/alguém que deixe nossa vida melhor e de algum significado a ela, mas isso também não pode ser prioridade na nossa vida..

e também, pelo lado da fama, entendo celebridades terem medo dos fãs. mas é bom pensar que existe um limite pra isso também.

no final somos todos humanos, temos sentimentos, somos pessoas normais independente de fama ou dinheiro
morgana 31/01/2022minha estante
lembrei mt da 1D enquanto lia tbm! esse livro só tem um defeito q é não ter uma continuação :")

hobbitusille 31/01/2022minha estante
certeza que alice tava pensando nos oned quando escreveu KKKKKK e nossa sim preciso de uma continuação pra ontem

Julia4900 31/01/2022minha estante
Eu acabei esse hoje e mdss amei dms!! Minha fangirl interior amou e se identificou por causa de 1d kkkkkk

hobbitusille 31/01/2022minha estante
meu deus simmm, que saudade kkkk

cecilia 22/06/2022

saga osemanverse
não tinha dado muita moral pra esse no começo, não pensei que fosse gostar, mas que. livro. bom.
li no começo do ano e até hoje fico segurando a vontade de ler de novo só pq QUE LIVRO BOM

Amanda1215 26/05/2023

Quase morri, mas amei com todas as forças
Diferente de solitária e rádio silêncio trás uma narrativa surpreendentemente envolvente e só um pouquinho mais adulta , com capítulos curtos, sobre o livro ...... É até um pouco difícil tentar descrever o quanto os personagens são reais, o amor, o medo, o egoísmo, o foco nos próprios problemas, as relações amorosas de vida, tudo .Vc se enerva e se apaixona pela verdade de cada um e minha única reclamação seria a falta das músicas MDS eu ia amar ter as letras e o quão pouco o ALLISTER aparece nossa eu queria muito que meu BB aparecesse mais em suma eu amo a determinação ou pelo menos o ímpeto da Angel e seu desprendimento , o amadurecimento nas relações dos meninos com eles e com as fãs e eu só queria mais de tudo é um desespero e um conforto ao mesmo tempo algo muito assustador e me deu vontade de colocar cada um no colo e dizer que ia ficar tudo bem sei lá eu enlouqueci , amei e me desesperei com eles chorei até as tantas no fim kkkk