Crimes à moda antiga

Crimes à moda antiga Valêncio Xavier

Resenhas - Crimes à Moda Antiga

Julyana. 01/02/2013

O livro traz oito contos que relatam crimes notórios ocorridos no país entre o fim do século XIX e início do século XX. A matéria prima os crimes já é por si só assustadora. As histórias - com H mesmo, todas elas aconteceram são vis, cruéis, mesquinhas. Revelam cada uma a seu modo todo o mal que um ser humano pode conter. Em contrapartida temos um narrador impessoal, que se limita a relatar os fatos, mas em momento algum fazer qualquer juízo de valor. Essa forma de contar faz com que a gente tenha a falsa impressão de que está ouvindo coisas corriqueiras, banais, o que as torna ainda mais assustadoras. De todos os contos o que mais me amedrontou foi Aí vem o Febrônio. Comecei a ler durante a noite, mas tive que pausar, pular esse conto que só consegui retomar no dia seguinte, com a manhã clara. Nele a gente consegue ver com clareza como funciona a cabeça de um psicopata.

O livro ainda conta com ilustrações que, se não são fundamentais, enriquecem bastante a obra. São, em sua maioria, ilustrações do próprio autor. Mas há também jornais da época de alguns dos crimes e uma foto medonha do Febrônio que tanto me assusta.