Utopia selvagem

Utopia selvagem Darcy Ribeiro

Resenhas - utopia selvagem

iellen Bruna 05/11/2023

Reflexível e cômico
Um romance multi, em que explora diversas temáticas para a formação do Brasil e "dos Brasis" e arranca risos com suas ironias.

"Nada é impossível. Esta vida é feita de sonhos. Viver é sonhar."
"Para florescer bem, o amor não pode estar encarcerado na família; requer liberdade. Nem a família pode se basear nele para existir e durar o tempo necessário."
"Afinal, só se leva da vida a vida que a gente leva."

GiArgia.Gschwendtner 29/12/2022

Perspectiva necessária
Na literatura brasileira encontramos diversas obras que retratam e estabelecem uma crítica sobre os povos originários. Ler essas obras são como expandir os horizontes e embrear na mata fechada olhando pra outras questões históricas e desmontando a narrativa colonial.

Darcy é um ícone de nosso pensamento contemporâneo e nesse recorte literário é uma divertida trama de uma aldeia de mulheres que sobrepõem sua força e dominação sobre os homens. No mínimo curioso e no máximo revelador.

Yuririn 01/07/2022

peguei este livro sem saber do que era, só por causa do autor e o começo já chegou com chute no peito hahaha, estranhei, achei curioso e quando vc vai entrando mais na história, ela fica mais interessante e faz mais sentido. A escrita é boa, dá pra ver certinho quando é "trama" e quando o autor analisa o que está escrito, pq o jeito da narrativa muda e ele fala com o "leitor"/"leitora". A parte em q ele fala pra pular o "próximo capítulo" achei engraçado no começo, mas depois de ler ele entendi o pq hahaha. É a parte mais de dados da tal sociedade Utópica, que ele obtém do amigo dele lá. Além disso achei legal o modo como o Brasil é visto pelas diferentes pessoas, como cada uma relata uma coisa diferente e são bacanas as metáforas que tem, principalmente, no final. Este, por sinal, foi uma loucura total, socorro, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo hahaha. Enfim, achei o livro interessante.

PS: as imagens nos inícios de capítulos e separação de partes são muito legais e gostei da diagramação e montagem desta edição.

Lista de Livros 23/05/2022

Lista de Livros: Utopia selvagem, de Darcy Ribeiro
“(As amazonas) Não deixavam é nascer pentelhos no preto. Nem o pelame do sovaco escapou. Na moda delas isso é nojo inadmissível. Não tendo, de nascença, pentelhame nenhum no corpo, não querem também nenhum fio nele.
– Nisso são impossíveis. Arrancam pela raiz um a um e ainda passam cinza quente ni mim para não nascer mais.
Esta depelagem foi a primeira bruteza selvagem que fizeram com o tenente.
– Me desgostei demais. Pela dor e pela boçalidade. – De fato, a primeira vez foi terrível. Uma dúzia delas o agarraram, imobilizaram, e aí lhe abriram as pernas e depois os braços para examinar e tirar um por um cada pelo. Não deixaram nem os do rabo.
– Aliás, os mais doídos – queixa Pitum. – Ainda mais que os pentelhos do saco que já doem demais.
Hoje Pitum entende que é questão de moda ou costume. E moda não se discute. No princípio, achando que o estavam depelando para carnear, assar e comer, pôs a boca no mundo. Quis pôr, aliás, porque as manoplas delas, tapando sua boca, não consentiram. Só bufava pelo nariz e chorava lágrimas quentes pelos olhos. Esguichadas de tão sofridas.”
“Nestas circunstâncias só nos cabe o consolo de recordar que, afinal, como dizem os sábios chineses, o inevitável é sempre o melhor.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/05/utopia-selvagem-saudades-da-inocencia.html

Rachel 16/02/2021

"Darcy Ribeiro nos conduz a uma reflexão sobre os valores que nos foram socialmente estabelecidos. E fico por aqui. ?Utopia Selvagem ? Saudades da Inocência Perdida. Uma fábula?, de Darcy Ribeiro, é um livro que deve ser lido com a máxima atenção." Procurem está resenha de Luiz Guilherme de Beaurepaire no Google.