Imodéstia, Capricho, Inclinações

Imodéstia, Capricho, Inclinações Ronald Firbank

Resenhas - Imodéstia Capricho Inclinações

Pablo Paz 03/03/2020

Para iniciados e/ou pretensiosos
Comprei-o pela beleza do trabalho editorial, mas o conteúdo do livro é tão chato que o melhor dos resenhistas não conseguiria nem dar spoilers. Não há enredo e falta nexo entre os capítulos. É mais um livro para acadêmicos, melhor dito, para críticos, e menos para um público geral. Na minha modéstia opinião de leitor, diria que o livro se encaixa naquela tradição de obras 'de escritor para escritor', como dizia Umberto Eco, cuja preocupação com a Forma (formalismos) chega a desprezar o
prazer que se pode ter com uma boa narração, como acontece com algumas obras de James Joice, Faulkner e, entre nós, Guimarães Rosa, Clarice Lispector etc. Um livro para 'iniciados'. Outros, mais sarcásticos, diriam: para 'pretensiosos'...

Daniel 22/08/2017

Só diálogos
Depois que li "A Biblioteca da Piscina", do Alan Hollinghurst, fiquei bastante curioso para ler alguma coisa do Ronald Firbank, que é praticamente endeusado por um dos personagens deste livro.

Fiquei bastante entusiasmado com esta edição LINDA da Carambaia, (a sobrecapa reproduzindo uma obra do Joseph Stella é maravilhosa), reunindo três livros do autor. Mas a leitura se mostrou bem mais difícil que eu esperava. As tramas, ou enredos são muito tênues, e a coisa toda é conduzida por meio de diálogos, as vezes divertidos, mas também por hora cansativos, das personagens. Há frases genais aqui e ali, e algumas tiradas de fato memoráveis. A sociedade inglesa é a todo momento ridicularizada por seu puritanismo. Acredito que eu devo ter perdido ou não entendido metade das ironias do texto. Não é à toa que se trata de um escritor meio obscuro, para poucos.

Mas que é um livro lindo... Isso é, rs.