Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída... Kai Hermann...




Resenhas - Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...


533 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Clara3685 22/05/2024

História pesada?
O livro em si é muito bom, tem uma boa escrita. Porém difícil não ficar comovido com uma história dessas, o título já diz tudo. Um triste relato.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dups 05/05/2024

Christiane F.
Um livro que faz você refletir sobre as circunstâncias que fazem alguém (principalmente pessoas jovens) a cair no submundo das drogas, bem como a luta diária enfrentada por essas pessoas para superar seus vícios.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



leslieslibrary 29/04/2024

É um livro triste mas que infelizmente conta a realidade de muitas pessoas, o vício destrói vidas e esse livro conta isso muito bem
comentários(0)comente



Sofia 27/04/2024

No ano de 1978, fazendo uma pesquisa sobre problemas na adolescência, dois jornalistas entrevistam a jovem alemã de 15 anos, Christiane. A garota os envolve com sua história de como entrou no mundo das drogas, diante de uma recente realidade de vulnerabilidade social recorrente entre os jovens da época. Os relatos coletados geram tal livro e, posteriormente, um filme, na década de 1980.

//

"O testemunho de Christiane é mais eficaz do que o silêncio dos reputados institutos de pesquisa." A última frase do livro diz tudo. Os relatos apresentados pela jovem, pela mãe e por outros envolvidos são muito detalhados, específicos e fortes. As falas da mãe indicam claramente um sentimento de culpa diante do que aconteceu com a filha. Já as declarações da própria Christiane me pareceram de uma vítima, presa numa situação cada vez mais complexa, de autossabotagem, querendo sair do ciclo vicioso, mas sempre encontrando uma forma de se enganar. As intermediações de autoridades ou profissionais que trabalhavam com essa questão acrescentam bastante na elaboração do livro, levantando debates ao falar sobre o contexto social da época de novas drogas no mercado, de reflexos da geração passada na formação dos jovens e de consequências já visíveis naquela época.

Mas, para mim, como estudante de arquitetura e urbanismo, o que realmente me atraiu a ler o livro foi o fato da história ter início no conjunto Gropius, em Berlim. E gostei muito do espaço que o escrito dá à forma de morar — que é maior do que eu esperava. Não é apenas um cenário, o local onde se passa a história. É mais do que isso. É parte do problema, um dos agravantes desse problema social da segunda metade do século XX — a grandiosidade da arquitetura moderna, a frieza e o concreto são frequentemente abordados nos relatos.
comentários(0)comente



Aline221 25/04/2024

Christiane F
"Christiane F." é uma leitura poderosa que oferece uma visão angustiante, porém necessária, da realidade do vício em drogas e das lutas enfrentadas por aqueles que estão presos nesse ciclo de destruição. É um testemunho comovente da resiliência humana e um alerta urgente sobre os perigos das drogas e da falta de apoio para aqueles que lutam contra elas.
comentários(0)comente



JAlia.Buchmann 23/04/2024

Meu livro favorito do mundo
Há 5 anos li esse livro pela primeira vez e ainda penso nele pelo menos 1x na semana. Me marcou de uma forma como nenhum outro marcou.
Quando comecei a ler, não imaginei que conseguiria me conectar tanto com a realidade de uma menina que, a pesar de ter uma idade parecida com a minha (tinha 15 na época que li), vivia uma realidade completamente. Chocante é a palavra que mais bem descreve esse livro. Apesar de virar meu livro favorito, não é o tipo de história que eu consigo devorar. Precisei de muitas pausas pra refletir, chorar e me acalmar antes de voltar ao fundo do poço que é a vida de Christiane F. Incrível, porém necessário muito estômago para ler o livro mais real já escrito.
rocksgabe 23/04/2024minha estante
fiquei com vontade de ler agora




spoiler visualizar
comentários(0)comente



ellapoggers 22/04/2024

Eu achei muito bom o livro, tem diversos detalhes sobre como foi a experiência dela com as drogas etc, eu queria ver um depoimento dela depois que ela saiu dessa vida, porque no final nao fala muito sobre isso
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tatatatata 17/04/2024

Christiane F.
MDS, esse livro foi como um soco no estômago. eu pensava que o filme era pesado, mas o livro é ainda mais impactante
comentários(0)comente



Ludmilanog 14/04/2024

"Vou me matar porque um viciado não dá nada aos seus pais e amigos, a não ser aborrecimentos, preocupações e nenhuma esperança. Ele não destrói somente a si mesmo, mas destrói também aos outros.[...] Fisicamente não passo de uma ruína. Ser drogado é o fim de tudo. Mas o que leva a isso seres jovens e cheios de vida? Gostaria de advertir a todos aqueles que um dia ou outro se perguntam: 'E se eu provasse?' Olhem-me, olhem em que me transformei, pobres cretinos."
comentários(0)comente



Mar1maru_ 14/04/2024

Tão real que você chega a sentir agonia, você passa a até entender a vivência de um viciado e cria empatia e percebe que tudo que uma pessoa viciada pode fazer de ruim é o mais puro efeito da necessidade.
Muito triste mas serve de aprendizado pra alguém que pensa em entrar nessa vida.
comentários(0)comente



Beatriz1505 07/04/2024

Um (ou muitos) soco no estômago
Uma história brutalmente real, difícil de engolir e ler. Leitura que demanda pausas e reflexões. É dolorido pensar no papel da sociedade nessa e em tantas outras histórias parecidas.
comentários(0)comente



533 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR