Sob Pressão. A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro

Sob Pressão. A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro Márcio Maranhão

Resenhas -

iammoremylrds 08/06/2024

Uma obra pesada, difícil de se digerir, mostrando a realidade, falando de diversas negligências e falhas no que tange a saúde em inúmeros aspectos, como se fosse um desabafo, bastante fluído

Laury.Stephany 06/03/2024

Que livro?foi um livro muito bom, muito forte de ler, pesado. É muito real, fala mesmo tudo o que acontece, depois de ler, você realmente entende o que acontece no sus, no sistema público no geral, o porque que sempre que vamos demora tanto, como outras coisas. Da pra ver o quão o sistema é falho e negligência a saúde de diversas formas, não gasta praticamente nada com a saúde, falta materiais necessários para se trabalhar corretamente, falta remédio para passar para os pacientes, a insuficiência de leitos e superlotação nos hospitais, que faz com que os médicos não de conta, principalmente por não ter o necessário. Que se for fazer medicina, você precisa fazer por amor, por dinheiro não dá, você tem que ser humano, humanizar a situação, vê que as pessoas realmente precisam de você, cada um tem uma história, um situação grave, umas mais do que as outras, mas sempre existe muito mais do que só um paciente doente.
O livro é muito fluido, eu marquei muitas coisas, o livro em si me marcou muito. Recomendo muito.

Fredericorey 10/12/2023

Relatos Fortes e Imersivos
Já afirmo no início da resenha que não sou grande conhecedor da medicina, o que talvez possa afetar um pouco a minha percepção do que é descrito.
Inicialmente, senti uma estranha sensação com a escrita, como se estivesse lendo um relato fictício, o que acredito ter ocorrido com a falta de familiaridade com livros deste tipo. A medida que avancei na leitura, me senti impactado. Embora a fragilidade do SUS seja conhecida, observar através de um profissional entrega e perceber o desencanto que ocorre com o passar dos anos traz de certa forma um abatimento, mas também a necessidade de discutir sobre como devemos revisar nosso sistema para torna-lo mais humano tanto para os usuários quanto para os profissionais.
Recomendo a leitura para quem deseja entrar no tema, pois a leitura é acessível e de qualidade, o que torna a experiência muito boa.

Giulia4 02/11/2023

Chocante
Confesso que como estudante de medicina me doeu ler esse livro: a realidade dele é pungente demais para não causar nenhum incômodo. O SUS não é perfeito mas também tem as suas partes boas, é meio triste vê-lo tão desmoralizado nesse retrato. Só posso esperar que o tempo tenha melhorado as condições para que a gente consiga conservar o brilho no olho e a vontade de lutar pelo que acreditamos: características tão típicas do início da graduação. Afinal de contas, para uma parcela da população o SUS é o único acesso à saúde e por esses pacientes que a gente tem que lutar para manter o SUS minimamente digno.

Yasmim Lopes 08/10/2023

Triste
Este foi um livro antigo sobre nosso sistema de saúde , mas tão atual que é difícil explicar e acreditar. É incrível que mesmo após tantos anos muitas coisas permaneçam iguais ou até piores. Super recomendo a leitura para entendermos que a situação atual não é tão diferente da realidade de alguns anos atrás, que temos muito o que melhorar na nossa saúde e principalmente a saúde pública. Não só para a população, mas pra os trabalhadores também que são seres humanos e como todos sofrem com o desespero e sofrimento do outro.

joaolima 14/07/2023

O livro mostra um pouco sobre a realidade dos médicos no nosso país, apresentando um pouquinho da sua jornada na área. A verdade que muitas vezes é esquecida; mesmo com o status de ser médico, esse profissional ainda sofre bastante, principalmente se for um profissional de verdade e que se importa genuinamente com o paciente. Isso não é válido apenas para os médicos, mas sim todos os profissionais da saúde. A história apresenta as dificuldades do SUS no Brasil, a realidade difícil e dolorosa, tanto para médicos quanto para pacientes.

Carla681 25/06/2023

Medicina: Sonho x Realidade
Um livro maravilhoso que mostrar um médico contando um pouquinho da sua trajetória na medicina, mostrando um pouco da realidade do médico que trabalha no SUS, relatando os percalços do sistema, mostrando como é um difícil e doloroso para os médicos e pacientes. Esse livro é perfeito para aqueles que são apaixonados pela medicina e tem o desejo de conhecer um pouco mais desse mundo e da realidade brasileira.

Fox 16/05/2023

Interessante ver que mesmo que passe décadas, esses relatos se parecem tão atemporais. Pandemia deixo isso muito mais claro na vida das pessoas que geralmente não precisam enfrentar essa cadeia pública e de "little help for the needy".

Dudallira 09/02/2023

Sob Pressão
O livro relata a história de um médico do SUS no Brasil,onde existe muitos bons profissionais mas poucos recursos.

Luana0612 22/10/2022

Um relato forte e chocante
O livro "Sob pressão" relata a difícil rotina de um médico do sistema público de saúde, mostrando as diversas falhas do sistema que fazem com que os profissionais estejam mais suscetíveis a cometerem erros. Além disso, mostra-se os motivos pelos quais os profissionais brasileiros aprenderam a tratar o paciente de uma forma que deixa de lado a humanidade: o sistema negligencia tanto os hospitais que faz com que o médico tenha que desafogar o leito o mais breve possível, e assim atender as pessoas com pressa e sem o devido cuidado.
O relato do médico Márcio Maranhão é o retrato de um país que não investe em saúde de forma correta, abandonando principalmente as pessoas que estão situação de vulnerabilidade. Detalha-se a forma com a qual os políticos usam o sistema público de saúde para se elegerem, prometendo coisas que não conseguem cumprir. Ademais, a própria mídia também se favorece com isso, pois as manchetes sensacionalistas culpando os médicos e enfermeiros que trabalham sem recursos acabam comprometendo a imagem dessas classes que muito lutam por dignidade nos hospitais brasileiros.

Lara.Tenorio 20/10/2022

Intenso
Um livro que conta a estória intensa da rotina de um médico no SUS, desde sua formação até os plantões caoticos dos hospitais públicos. Realista, intenso, emocionante...

anandrad.e 10/09/2022

A dura realidade do SUS
O livro que inspirou a série de TV, por isso a expectativa tava alta... Mas a série é bem melhor. O livro fica melhor do meio pro final. Os últimos capítulos lembram muito o "tom" da série, e mostram a dura realidade do SUS, ainda mais pra quem tem o privilégio de sempre ter tido plano de saúde como eu. É triste pensar que o que é retratado na série não é dramaturgia, é realidade.

Rodrigo 21/05/2022

Sob Pressão
Um excelente relato do desespero da saúde pública nacional, onde todos nos tornamos vitimas de um sistema falido e totalmente corrupto que já está em colapso faz tempo. É emocionante e triste ao mesmo tempo.

Mirella 20/05/2022

Suco de Brasil
“Não se pensa a saúde com a profundidade necessária, como um sistema integrado, preventivo, que tem que funcionar em todas as pontas, com uma lógica que precisa juntar as peças de um quebra cabeça. Daí o caos a terra de ninguém.”
Leitura obrigatória pra estudantes da área da saúde, é repulsivo pensar que quase nada do que a gente aprende sobre sistemas e gestão de saúde na faculdade conseguimos colocar em prática no SUS, pq na prática só há desgaste. A teoria funciona tão bem....... :(

Temos MUITO a melhorar.