O Muro

O Muro Jean-Paul Sartre

Resenhas -

Arthur 31/03/2022

Sartre além de um excepcional filósofo é um contista excelente, seus contos trazem reflexões que usa e abusa da ironia e do deboche, livro impecável

Jean Silva 03/03/2021

Sartre e seu lado ficcional (ou não)
Quando vi que esse livro se tratava de uma ficção escrita por Sarte fiquei, no mínimo, surpreso. Tantas vezes me deparo com as teorias do autor e seu existencialismo, que não passava pela minha cabeça a ideia de que o mesmo tenha escrito algo ficcional.
A obra contém cinco narrativas distintas, é inegável que, ao escreve-las, Sartre era mais novo, sofria uma certa influência da psicanálise e sua teoria sobre o existencialismo ainda estava se desenvolvendo. E creio que esses são os fatores que fazem desse livro uma obra singular. Nas narrativas, o autor trata questões referentes a violência social, preconceitos sexuais e principalmente raciais, é notável que em alguns momentos ele trata esses temas de maneira explícita, e em outros de maneira implícita. Também não deixa de serem claros os postulados que mais tarde seriam essenciais para a filosofia existencialista. Além disso, é interessante como o autor ilustra o momento social da Europa, principalmente da França, do fim da primeira guerra mundial, até o início da segunda. Vale a pena a leitura, os temas aqui tratados são debatidos com veemência até hoje.

Amaurijbarros 31/01/2021

"UM MURO"
"Escrito em um momento de convulsão mundial, as narrativas de O MURO refletem a perplexidade humana diante da escalada de violência social e de preconceitos sexuais e raciais que precedeu a Segunda Guerra Mundial, tornando a obra extremamente atual."

Tali 20/12/2020

Sartre sendo Sartre
Um livro incrível, histórias com desdobramentos criativos. Impossível não ler os contos e identificar o postulado filosófico do autor.

mfnpr 05/10/2020

Fluída
Uma leitura curta, mas que passa longe de ser desinteressante.

A cada conto o leitor é envolvido em uma narrativa que perspassa por pontos do pensamento do jovem Sartre.

É uma leitura fluída, sem grandes empecilhos, mas que permite profundas reflexões.

Um daqueles livros pra deixar na cabeceira pra reler e ir pegando novos detalhes a cada leitura.

Paprika 23/08/2020

Do vinho ao pão nasce a realidade
Como falar da peculiaridade de cada conto sem falar demais?
Eu no início achei que esse muro seria uma ambiguidade entre ideias que o Sartre estabelecia. Quando se tem pessoas morrendo em muros fuziladas, por suas lutas em governos totalitários, tbm vemos um louco com sua mulher que enxerga o muro que os divide. Depois fica mais complexo a ideia de amores, uma mulher que não sabe o que amar e como amar.
No final temos a grande crítica ao povo burguês, aonde Senhoras ricas reclamam do proletariado comprar alguns kgs a mais de carne, temos o personagem que é um misto de sensações que lhe agridem.