Práticas de Leitura para o Letramento no Ensino Superior

Práticas de Leitura para o Letramento no Ensino Superior Schirley Horácio de Gois Hartmann...




Resenhas - Práticas de Leitura para o Letramento no Ensino Superior


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Paulo Silas 14/12/2021

A proposta da obra é a de expor ao leitor que há a necessidade de estabelecer a própria autonomia enquanto sujeito-leitor a fim de que se possa efetivamente analisar criticamente a realidade em que se situa. Daí que surge o título inclusive, pois por mais seja direcionado para aquilo que evidencia o subtítulo (o letramento no ensino superior), práticas de leitura é que há presente nessa obra técnica que enaltece o ato de ler dentro de tudo aquilo que constitui o ato da leitura. O livro abrange assim tanto a importância da leitura na vida acadêmica quanto em toda e qualquer relação de qualquer pessoa que se estabelece com o texto.

Os autores iniciam o livro tratando das práticas sociais de linguagem, discorrendo sobre alguns elementos fundamentais para a compreensão do funcionamento da linguagem. Na sequência, aspectos da leitura e compreensão do texto são trabalhados com o fim de se buscar um aperfeiçoamento do ato de ler. Em seguida, o tema abordado é o da intertextualidade, onde se é partido da noção de dialogismo para analisar a estrutura interna do texto e como se dão as relações com outros textos. Nos três últimos capítulos que seguem, alguns gêneros textuais são trabalhados no âmbito de suas estruturas: os gêneros jornalísticos - como a notícia, o artigo de opinião e a entrevista - e os gêneros acadêmicos.

Ao conceberem a leitura como sendo um processo histórico e cultural, Schirley Horácio de Gois Hartmann e Sebastião Donizete Santarosa evidenciam que "o contexto de leitura, que está atrelado às atividades em que estamos envolvidos, interfere nos sentidos que criamos do texto" - como bem apontam na introdução da obra. E é ao considerar o fato de que "ler um texto é inserir-se em uma atividade social em que emerge o gênero a que pertence o texto" que essa obra auxilia o leitor a melhor compreender todo esse processo em seu amplo funcionamento. Um livro técnico voltado para o ensino superior, mas que ao mesmo tempo pode ser lido por qualquer pessoa a fim de se buscar uma melhor compreensão sobre todo o complexo e dinâmico ato da leitura.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR