O Livro dos Cinco Anéis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Regis 22/08/2022

Mandamentos da Arte Militar
O livro é recomendado como uma bíblia de comportamento que deve ser constantemente consultado.

Miyamoto Musashi (1584 a 1645), viveu no período de unificação do Japão, foi um espadachim, Ronin (samurai sem patrão), criador da técnica de espadas Niten Ichi Ryü, e considerado o maior dos samurais, nunca perdeu uma luta. Enfrentou seu primeiro duelo aos 13 anos e venceu os 60 combates que travou na vida.
Aos 60 anos, vivendo isolado de forma precária na caverna de Reigando e vendo a proximidade da morte, decidiu escrever um livro sobre os Mandamentos da Arte Militar da escola chamada Niten-Ichi', o mais importante tratado sobre estratégia japonês e um verdadeiro tratado sobre artes marciais.
Os historiadores japoneses acham, que ele não teve tempo de polir as arestas de sua obra, e isso de modo algum diminui a importância e esplendor do livro, que Musashi pretendia que fosse aplicado como uma maneira de viver.

O livro é dividido em 5 capítulos pelo autor, entitulados: Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo. Durante a leitura ele faz paralelos entre as classes hierárquicas de: samurais, lavradores, artesãos e mercadores com a arte militar, enriquecendo a escrita e simbolismo da obra.

Achei a leitura um ótimo complemento para a A Arte da Guerra e com certeza será também para O Príncipe de Maquiavel (A leitura dos três são sugeridas juntas).

"Na estratégia, é importante ver as coisas distantes como se estivessem próximas e observar de longe as coisas próximas."
Esse tom durante a leitura torna, Impossível não enxergar paralelos com o livro do chinês Sun Tzu, afinal ambos são "manuais" de estratégias militares antigos.

Achei o livro um pouco menos ordenado que o outro acima citado, mas não é de difícil entendimento e com certeza possui ensinamentos preciosos e úteis que são aplicados ainda hoje no mundo dos negócios.

A leitura foi proveitosa e com certeza importante para quem gostou do livro de Sun Tzu.
Recomendo com certeza.
AnonymousCow 22/08/2022minha estante
Depois que conversamos sobre fiquei pensando em o que a obra poderia ter sido se o Musashi tivesse tido mais tempo, ou começado a escreve antes.
Indiretamente alimentou a vontade de ler a trilogia. Mais uma ótima resenha ?

JoAo 30/11/2023

O LIVRO DOS CINCO ANÉIS
Devo admitir teve muitas parte em que eu demorei a entender o que musashi queria dizer porém foi muito proveitoso a leitura e super recomendo só tem que ter um pouco de paciência e calma na leitura kskskakskaks

Eduarda 20/05/2020

Musashi era como o Itachi Uchiha da época dele (fora a parte do massacre na vila), desde adolescente ele mostrava que a luta não tinha apenas a ver com brutalidade e força, mas sim também com controle do seu espírito e mente recheado com bastante estratégia de luta.
O garoto que começou a vencer dezenas de lutas virou um dos guerreiros mais renomados e trouxe o seu conhecimento de batalha no livro os transformando nos "5 anéis" que são eles: Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo.
O livro pode ser visto de forma análoga para diversas ocasiões da vida, principalmente na área administrativa, mas também podemos ter um olhar reflexivo sobre as nossas ações em qualquer aspecto.

Provável que se você gostou deste livro também goste de A Arte da Guerra, mas se gostou de A Arte da Guerra este livro poderá não encher seus olhos.

Matheus 18/11/2021

Musashi
A edição está de parabéns, o livro é lindo, tem uma introdução muito bacana que explora a história do autor e o propósito da obra.

June Nony 28/06/2023

Ensinamentos de um samurai
Antes mesmo de começar a ler eu já sabia que eu não sou parte do público alvo deste livro, porém achei interessante entrar para uma LC de um livro tão distante de minha zona de conforto.
Eu achei a escrita bem direta, o que foi um ponto positivo, porém ao mesmo tempo achei ela quase parecendo incompleta. Ele repetia muitas vezes para prestarmos atenção e de interpretar o que estava sendo passado de forma não boa, porém excelente já que qualquer má interpretação estaríamos saindo do caminho e indo para uma derrota iminente.
Eu sei que ele é um grande samurai e teve muitos grandes feitos, porém não posso deixar de questionar algumas coisas, afinal grandioso ou não todos temos falhas, e claro que são muitas poucas pessoas que as aceitam e muitas menos escrevem falando sobre isso.
É um livro que fala de ensinamentos cruzando com fatos da vida dele, mas parece muito fantasioso algumas coisas.
Porém, repetirei que eu não sei, são apenas questionamentos meus e não estou desmerecendo ele de forma alguma, apenas levanto questões enquanto leio e nem sempre terei respostas, e sendo sincera provavelmente não vou me aprofundar no assunto indo fazer pesquisas mais profundas, foi uma leitura rápida e fluída e para mim isto basta, não peguei oara ler este livro no intuito de estudar ele.
E no fim o saldo final foi mais positivo do que negativo, confesso que fiquei surpresa e esperava ficar mais entediada, o que é sempre bom ter boas surpresas quando tentamos nos aventurar em algo novo.

Tiago.Guedes 18/09/2023

Minha escola é a melhor
"O Livro dos Cinco Anéis" de Miyamoto Musashi é uma obra atemporal que oferece uma análise profunda da estratégia, filosofia e mentalidade de combate. Suas lições vão além das artes marciais e podem ser aplicadas a uma variedade de áreas, incluindo negócios, esportes e vida pessoal. A ênfase na simplicidade, adaptação, autoconhecimento e disciplina fazem deste livro uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em alcançar a maestria em seu campo de atuação e na vida em geral.

Mari.Alves 12/06/2023

É um livro interessante, a edição é traduzida direto do japonês e está muito boa.
Não se trata de um romance nem uma filosofia, embora tenha uma pitada da filosofia budista na escrita. É um livro de 1600 então tem q se levar isso em conta. Apesar de não ter a menor chance de eu pegar uma espada um dia, acho interessante ler as técnicas.

Kariusen 26/10/2022

O caminho do Samurai
Certas leituras tem seu valor não por serem esteticamente ou emocionalmente atraentes mas por trazerem um novo olhar para um assunto mal compreendido, ou encarado de uma forma superficial ou mesmo forçarem a reflexão a um assunto mais complexo. Ambas as coisas podem ser ditas de: “Gorin no Osho” em português o livro dos cinco anéis de Myamoto Musashi.

Musashi foi o maior espadachim japonês, venceu seu primeiro duelo aos 13 anos de idade e seguiu invicto em 60 combates até largar tudo aos 29 para seguir uma vida de reflexão, ainda assim é uma figura chula no Japão, um Ronin: um samurai sem senhor que vaga pelo Japão em busca de combatentes adendo a isso um espadachim visto como não ortodoxo pela classe samurai pelo uso de duas espadas, e principalmente pelo estilo de vida considerado pela sociedade japonesa como de um larápio, sujo, sem postura.

Já no começo a própria obra avisa que esta não se trata de uma manual de técnicas de espada. Fica muito evidente ao longo do texto a visão de Myamoto sobre a arte militar e seu desdém sobre as outras escolas: Não se poderia resumir a arte militar a simples golpes de espada e simples treinamento, portanto enfoque do autor é puramente filosófico baseando-se em sua própria vivência.

Em si a obra expressa uma filosofia profunda composta por uma série de artigos em 5 capítulos abordando os mandamentos da arte da militar de uma perspectiva diferente. O capítulo Terra são expostos os fundamentos da arte militar em si, o capítulo água são expostos as bases da escola Niten ichi-ryū, o capítulo Fogo trava de combates, o capítulo vento mostra a visão de outras escolas, e o capítulo Vácuo apesar de sua única página, recebe destaque como o mais importante.

A tradução de José Yamashiro é um resgate das tradições japonesas, que busca a precisão do sentido do texto se valendo não só do conhecimento do tradutor nissei, também se apoia em referências históricas e da perícia de especialistas até do próprio Japão. A edição da editora Novo século também tem uma capa muito atraente e bem acabada fora a qualidade da impressão e diagramação.

Tiago.Costa 24/11/2021

Uma curta onde vc aprende q o estudo, a análise e a experiência fazem com que obtenha conhecimento e principalmente humildade. Vale a pena se relido e analisado com a ótica de hoje.

Gustavo 21/03/2020

Não é A arte da guerra mas enriquecerá o seu vocabulário...
Musashi fez algo parecido que Sun Tzu fez em A Arte da Guerra. Traz princípios que à época faz com que seja apenas um tratado de arte militar. Mas O livro dos cinco anéis (ou como o tradutor fez questão de ressaltar, o livro dos cinco elementos) é muito mais do isso. Musashi ensina muitas técnicas que são aplicáveis no nosso dia a dia, seja no âmbito pessoal ou profissional, desde que o leitor saiba compreender o que realmente está sendo revelado. Uma leitura agradável em alguns pontos, maçante em outros (quando há muita referência militar), mas de fácil compreensão no seu todo.

Ryan216 28/08/2023

Ensinamentos para a vida
Neste livro, Miyamoto nós trás a sua visão dos mandamentos militar, onde é passado tudo sobre sua escola e como deve se portar um samurai, desde postural corporal até estado espiritual.

Esses ensinamentos podem ser facilmente aplicados no dia de hoje, pois lidamos dia após dia com problemas e deveres, e saber se portar diante deles é essencial, mantém o espírito intangível e não perder o controle de si é sem dúvida uma arte que todos nós devíamos dominar, e como Miyamoto diz em todas as oportunidades, treinem, treinem e treinem.

"Munen musô"

flaveetcho 11/09/2020

interessante como um livro sobre táticas de lutas pode gerar reflexões para nossas vidas e as situações que vivemos em contextos tão diferentes

Thales 24/10/2020

MUSASHI
"Miyamoto Musashi nasceu no Japão e acabou por se tornar o maior samurai de sua época. Criado por um pai autoritário, foge de casa aos oito anos, indo viver com o seu tio, desde cedo interessou-se pelas artes militares, inspiradas nos ensinamentos do Zen, Xintoísmo (a religião tradicional do Japão) e Confucionismo. Dentro delas, estudou Kenjutsu, a Arte da Espada, cujos ideais virtuosos, foram adotados por Musashi toda a vida."

Muninn - IG @corvosdeodin 23/12/2020

Essa foi uma leitura bem interessante e fora do comum, digamos assim... Embora seja um livro sobre artes marciais, é possível relacionar as lições presentes nele com nossa vida e até mesmo com o mundo dos negócios. Vale muito a pena dar uma chance e se surpreender!
A edição está muito bonita, vale destacar que as notas de rodapé e os textos extras ajudam a enriquecer - e muito - a experiência de leitura.

site: https://www.instagram.com/corvosdeodin/

1 | 2 | 3 | 4