O Livro dos Cinco Anéis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Pedro4048 01/04/2024

Leitura boa de se fazer
Comprei o livro pensando em me tornar o maior espadachim brasileiro que já existiu, mas quando cheguei em casa lembrei que não tinha espada, e nem era japonês, meu mundo caiu. Porém, é um bom livro a se ler, lições que podem ser levadas para a vida. Compraria novamente.

Anderson.Souza 18/03/2024

Evite pensamentos que perturbem você.
Musashi parece tão atual, nem parece um livro escrito em 1643, se absorve os conceitos da arte militar que pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive ele se baseia em conceitos de fora,quando ele cita 3 classes uma delas são as dos artesãos, desculpe me as outras duas não me recordo. Mas você deve conhecer o processo todo, aquilo que você está fazendo, a forma que você deve fazer, não somente para vencer batalhas que é o intuito principal da arte, mas se alcançar sabedoria. E também deve se treinar muito para chegar a esses feitos.

Luiz Namur 17/03/2024

Se você não controlar o inimigo o inimigo vai controlar você
O "Cinco Anéis" é um livro escrito pelo lendário samurai Miyamoto Musashi, e ele é dividido em cinco capítulos que representam os cinco "anéis" ou elementos essenciais para dominar a arte da guerra e da vida.

O estilo de escrita de Musashi é direto e prático, repleto de metáforas e analogias que tornam suas lições acessíveis e aplicáveis a diversas situações. Sua filosofia enfatiza a importância da autoconfiança, da disciplina pessoal e da busca constante pela excelência.

Em suma, "O Livro dos Cinco Anéis" é uma leitura indispensável para aqueles interessados em estratégia, liderança e auto desenvolvimento.

hebert.mkt 01/03/2024

Interessante
O livro é um guia de comportamento, que deve ser consultado com frequência.

Possui ensinamentos preciosos e úteis que são aplicados no mundo dos negócios, mas podem trazer um paralelo para a vida.

As descrições de postura, comportamentos, etc são de grande valia para o lado profissional.

Livro pequeno (150 páginas), de fácil entendimento e leitura.

Senti muita vontade de pesquisar ainda mais, pois no livro tem assuntos que são tratados de forma rasa. Às vezes, pode se tornar um livro "morno" pelo enredo, mas acredite, vai valer a pena ir até o final.

Recomendo!

Diego.Barom 31/12/2023

Musashi e sua arte militar
Esse livro mostra os mandamentos da arte militar de Musashi. Um prato cheio para os fãs do lendário samurai.
Descrição de espadas, posturas, comportamentos perante o oponente, etc. o livro é recheado com informações sobre as lutas e arte da guerra com espada. Musashi transmite, ate hoje, seus ensinamentos, os quais são usados ate nos meios de trabalho atuais, como grandes empresas e negócios.
Muito interessante. Recomendo.

Pedro3200 14/12/2023

É o tipo de livro que necessita de uma leitura constante
Foi bem engrandecedora a experiência de ler esse tratado, mas sinto que preciso ler novamente e ler de novo para absorver os ensinamentos.

JoAo 30/11/2023

O LIVRO DOS CINCO ANÉIS
Devo admitir teve muitas parte em que eu demorei a entender o que musashi queria dizer porém foi muito proveitoso a leitura e super recomendo só tem que ter um pouco de paciência e calma na leitura kskskakskaks

Tiago.Guedes 18/09/2023

Minha escola é a melhor
"O Livro dos Cinco Anéis" de Miyamoto Musashi é uma obra atemporal que oferece uma análise profunda da estratégia, filosofia e mentalidade de combate. Suas lições vão além das artes marciais e podem ser aplicadas a uma variedade de áreas, incluindo negócios, esportes e vida pessoal. A ênfase na simplicidade, adaptação, autoconhecimento e disciplina fazem deste livro uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em alcançar a maestria em seu campo de atuação e na vida em geral.

Ryan216 28/08/2023

Ensinamentos para a vida
Neste livro, Miyamoto nós trás a sua visão dos mandamentos militar, onde é passado tudo sobre sua escola e como deve se portar um samurai, desde postural corporal até estado espiritual.

Esses ensinamentos podem ser facilmente aplicados no dia de hoje, pois lidamos dia após dia com problemas e deveres, e saber se portar diante deles é essencial, mantém o espírito intangível e não perder o controle de si é sem dúvida uma arte que todos nós devíamos dominar, e como Miyamoto diz em todas as oportunidades, treinem, treinem e treinem.

"Munen musô"

Luis Felipe S. Correa 23/08/2023

Lições para todas as áreas da vida
Fiquei fascinado por Musashi depois da leitura do Romance histórico que leva seu nome e foi escrito por Eiji Yoshikawa, realmente uma obra-prima. O livro escrito pelo próprio Musashi, por sua vez, diverge do romance e traça linhas para o caminho das armas e do espírito. Eu considero uma leitura irmã da Arte da Guerra, de Sun Tzu. É de se compreender o fascínio do meio empresarial por estas obras, haja vista o fato de as lições de ambos serem aplicadas a diversos campos da vida. Pessoalmente, sinto renovada minha vontade.

June Nony 28/06/2023

Ensinamentos de um samurai
Antes mesmo de começar a ler eu já sabia que eu não sou parte do público alvo deste livro, porém achei interessante entrar para uma LC de um livro tão distante de minha zona de conforto.
Eu achei a escrita bem direta, o que foi um ponto positivo, porém ao mesmo tempo achei ela quase parecendo incompleta. Ele repetia muitas vezes para prestarmos atenção e de interpretar o que estava sendo passado de forma não boa, porém excelente já que qualquer má interpretação estaríamos saindo do caminho e indo para uma derrota iminente.
Eu sei que ele é um grande samurai e teve muitos grandes feitos, porém não posso deixar de questionar algumas coisas, afinal grandioso ou não todos temos falhas, e claro que são muitas poucas pessoas que as aceitam e muitas menos escrevem falando sobre isso.
É um livro que fala de ensinamentos cruzando com fatos da vida dele, mas parece muito fantasioso algumas coisas.
Porém, repetirei que eu não sei, são apenas questionamentos meus e não estou desmerecendo ele de forma alguma, apenas levanto questões enquanto leio e nem sempre terei respostas, e sendo sincera provavelmente não vou me aprofundar no assunto indo fazer pesquisas mais profundas, foi uma leitura rápida e fluída e para mim isto basta, não peguei oara ler este livro no intuito de estudar ele.
E no fim o saldo final foi mais positivo do que negativo, confesso que fiquei surpresa e esperava ficar mais entediada, o que é sempre bom ter boas surpresas quando tentamos nos aventurar em algo novo.

Mari.Alves 12/06/2023

É um livro interessante, a edição é traduzida direto do japonês e está muito boa.
Não se trata de um romance nem uma filosofia, embora tenha uma pitada da filosofia budista na escrita. É um livro de 1600 então tem q se levar isso em conta. Apesar de não ter a menor chance de eu pegar uma espada um dia, acho interessante ler as técnicas.

Paulo.Vitor 19/05/2023

"O corpo não segue o espírito, e o espírito não acompanha o corpo."
Musashi, em 1645, decidiu passar adiante toda sua experiência de combate como um Ronin.
É descrito que o livro foi utilizado por muitos empresários japoneses como "inspiração" para seus bons negócios, e sinceramente, só consigo ver relação nas partes em que Musashi explica um pouco da psicologia do combate, pois de resto, são de fato, estratégias totalmente voltadas para a prática e método de ser um Samurai.
Dito isto, é interessante apenas a título de conhecimento, pra saber mais ou menos, qual era a mentalidade de um indivíduo neste período. Ao final, o autor me surpreende, criticando outras escolas/vertentes de aprendizado.

Imagino que este livro foi uma grande inspiração para o jogo Sekiro.
Leitura simples, rápida e fluida.

Recomendo apenas para quem se interessa muito sobre o tema.

Sgt_Pm_Jamis 17/04/2023

O livro
Possivelmente não foi o melhor momento para ler este livro. Muitos comentários elogiando, mas me pareceu um livro muito difícil. Quero ler em outra oportunidade para tentar captar a ideia que ele quer passar.

Guilherme1988 08/04/2023

Gorin No Sho - Miyamoto Musashi
Gorin No Sho, em português, O Livro Dos Cinco Anéis é o clássico tratado samurai escrito pelo lendário samurai fundador da escola Nito-Ichi-Ryu Miyamoto Musashi.

O livro é dividido em cinco partes: Terra, Água, Fogo, Ar e Vácuo estes que são os cinco elementos do budismo.

No livro Musashi descreve a arte militar de sua escola e os preceitos verdadeiros que o samurai deve seguir tanto na luta individual como no combate.

Os ensinamentos são excelentes podendo parecer as vezes óbvios mas até mesmo o óbvio as vezes nos passa despercebido.

Vale também citar o incrível trabalho do jornalista José Yamashiro que traduziu a obra do japonês para português do modo mais completo possível além de seus comentários durante a obra essências para a compreensão de certas citações feitas por Musashi que requerem vasto conhecimento na língua nipônica.

1 | 2 | 3 | 4