Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Paulo 13/01/2023

Paulo e Pedro, Pedro e Paulo
Me foi séculos lendo esse livro e enquanto lia mantive a sensação de estar perdendo meu tempo.
É importante lermos sinopses e mais de uma opinião sobre os livros que vamos ler. Adicionei esse na minha lista depois de um bom comentário e me arrependi.
O tema central que é o conflito de ideias entre Paulo e Pedro, na verdade, serve como pano de fundo para acompanhar a história do Brasil na transição de poderes, e não o contrário, como era de se esperar. Não deixa de ser interessante e valeu para relembrar algumas datas sobre as revoluções e nomes importantes da época, mas...
Fiquei querendo mais desse conflito dos gêmeos, um aprofundamento psicológico maior sobre eles.

Vanessa 12/01/2023

Até agora esse é o único livro de Machado que a história não me prendeu , achei bem chata a história

Marquinho 23/12/2022

Alienação pequena grande burguesa
Uma família tradicional, uma previsão. Não precisa de muito para que se produza sentidos. Natividade e Santos embriagados pelas coisas futuras a vir. Ela muito mais que ele. A guardiã, a diplomata, o acordo entre o gêmeos. Escolhida pelo destino para criar os grandes homens da nação. Sem conseguir enxergar que as coisas futuras não eram extraordinárias, apenas o ciclo natural de um classe. Quem pode enfeitar um quarto com os melhores e mais variados brinquedos, conseguem pagar a melhor educação, os melhores, alimentos, as melhores roupas, andar nos melhores lugares. Coisas futuras nada mais que validação do presente.

Fabiene.Barbosa 11/12/2022

Uma das minhas obras preferidas de Machado de Assis. Descreve de forma intensa a dinâmica social brasileira no fim do século XIX, com uma realidade marcada por desigualdades.

~Coppi~ 11/12/2022

Não é o melhor, mas consagra o melhor
Após reler Memórias póstumas de Brás Cubas, esperava - como sempre esperamos de Machado - algo mais ou menos no mesmo estilo. E sim, temos algo mais ou menos no mesmo estilo.
Há aqui um narrador intruso que dialoga diretamente com os leitores; dúvidas que ninguém pode sanar; a ironia machadiana latente.
O que falta - e não por descompromisso do autor, mas sim por objetivo do próprio - é uma história mais tocada nos dois protagonistas (que perdem muito protagonismo para o personagem Aires, ou até para Flora), Pedro e Paulo.
Ambos representam, na alegoria mais básica do romance, respectivamente o Império e a República. Daí se explica o porque não temos um romance tão focado nas picuinhas dos dois. A construção aqui é muito maior do que simples discussões de gêmeos rivais.
A partir dos fatos que ocorrem como pano de fundo e a igualdade de dois extremos (monarquia e república), percebemos que Machado, em seu penúltimo romance, decide realizar uma obra que represente o momento da derrocada do império no Brasil, colocando suas perspectivas dos fatos históricos na sua própria história (não tão) inventada.
Vendo por essa ótica, o livro é extremamente interessante e compromissado. Mas para o leitor desavisado, pode parecer que o livro não tem um objetivo central - o que não é verdade.
Ao fim, os gêmeos representam dois sistemas que se pretendem opostos, mas, como gêmeos que são, se tornam iguais. Flora e Natividade também são alegorias para a vivacidade do Brasil, e seus futuros tampouco correspondem aos próprios nomes.
?Esaú e Jacó? é uma leitura necessária para quem quiser estudar mais a fundo a trajetória dos romances de Machado, mas que fique claro para o leitor que não se deve esperar um drama focado na história dos irmãos (da mesma forma como não se deve esperar nada muito concreto de nenhuma obra machadiana na pré-leitura). Por fim, na minha opinião, não é o melhor romance de Machado, mas está na construção que o faz ser consagrado como o melhor romancista do nosso país.

Lucy 25/11/2022

Rute e Raquel by Machado de Assis
Acho que me recomendaram numa vídeo aula a um tempo, e fiquei curiosa mas enrolei até agora pra ler. Com esse título, Esau e Jacó, eu tava fanficando que seria um mega grama de irmãos, com direito a choro e grandes tragédias. Mas me enganei. Nunca li nada desse tipo de coisa com Machado (embora só tenha lido 3 livros dele até o momento). Nada de tragédias, mas tem uma novelona das 9h entre nós.

Antes de qualquer coisa, é um livro de cotidiano. Tem gente que acha meio xoxo, picolé de chuchu, porém acontece várias coisas aqui (a derrubada de um sistema imperial e a instauração de uma república, por exemplo). Mas como o foco é no cotidiano desses personagens, que não acontece nada de espetacular, acaba parecendo um tanto quanto parado.
E a forma como o narrador aqui conta, é como se você estivesse escutando uma fofoca de uma família do bairro. Eu gostei muito, acho que foi muito mais leve e divertido, do que o Bentinho (que era um narrador muito do safado).

O período histórico de temos como pano de fundo, é muito bem explorado aqui, com a rivalidade dos irmãos e suas formas de governo (me pergunto se em algum momento vamos ter um Esau e Jacó 2.0, usando a rivalidade Lula x Bolsonaro,.um dia). E levando em conta que o Machado viu todo o rolê da República acontecer em primeira mão, esse livro é o próprio meme "fonte: não foi preciso".

Achei curioso escolher esse livro pra ler, justo no ano que ele caiu numa questão só Enem. E sim, eu precisei ver a resposta pra descobrir a ironia no texto kskskskskks

Tamires225 22/11/2022

Podia ter dado mais mas é o esperado
Para um romance, não é tão bem desenvolvida os pensamentos e motivações dos protagonistas, nem a real capacidade de distinguir os gêmeos, pelo menos em minha visão. Certo, ideias opostas, tudo bem, mas em temperamento eles não mostram divergências. Além disso, não mostrou o caminho para onde queria ir, e o final ficou sem graça.

Maria.Neves 28/10/2022

Machado de Assis.
O que há para falar?
Pouco importa a estória. É um texto de Machado!
Um prazer?

Mas vá lá! O enredo também interessa.
A vida cotidiana, burguesa, é claro, de habitantes do Rio de Janeiro durante o início da república.
Aprendi sobre os morros que foram abaixo, os bairros que hoje estão sobre aterros.
Aprendi sobre o Andaraí e sobre Petrópolis.
E vi o início da república pelo olhar dos personagens.

Perfeito !

Agora vamos ao Memorial de Aíres...

Paty 26/10/2022

Isso ou aquilo, ou nenhum dos dois, não sei ou não importa..
Após ler Dom Casmurro fiz desse o meu segundo livro do autor e percebi uma semelhança na tentativa de "obrigar" o leitor a considerar a narração ao menos de duas perspectivas ( traição ou obessão? E no caso; ensinados ou predestinados?), mas a tentativa ao meu ver, nesse livro foi falha. A subjetividade de tudo (poderia ser isso ou aquilo ou nenhum dos dois, não sei ou não importa, etc.) tornou o livro massante ao ponto de eu quase abandoná-lo. Sim, o leitor pode decidir se foi isso ou aquilo, mas não é como se interferisse em algo anyway. Diferentemente de em Dom Casmurro, ao qual com sucesso, provê duas realidades paralelas.

O início do livro é muito bom, construiu uma intriga que conecta o presente com a antiguidade. (tanto na ficção da estória quanto no contexto histórico do nosso Brasil). Mas infelizmente, se tornou entediante antes mesmo de chegar na metade e quando achei que ia melhorar acabei.

Por um lado, temos representado nos personagens de Pedro e Paulo os pensamento de um povo dividido entre a Monarquia e a República, também representado pela mulher pela qual ambos se apaixonam e reciprocamente se apaixona por eles; ora por um e ora pelo outro. Refletindo aquilo que se passava na cabeça do nosso povo ao passar por essa mudança política. Ora nostálgicos em relação a Monarquia e ora atraídos pela "revolução" Republicana.

Me faz também refletir, como cristã, em como somos alertados a não procurar por médios ou tentar prever o futuro. O livro da uma boa razão para isso; eles passam a viver em torno de uma professia que não chega a se cumprir. Criaram uma expectativa enorme em algo que nunca se concretizou. A primeira alegria pelas boas novas se tornou em frustração. Assim como eu começando o livro toda animada e finalizando decepcionada. Será coincidência ou proposital?

Antonio566 25/10/2022

COISAS FUTURAS!!
Sinceramente, é o meu livro favorito de Machado. Um romance com a cara do Brasil. A história de dois gêmeos, Pedro e Paulo, revestidos de uma grande promessa que os acompanha antes mesmo de seus nascimentos.
Uma história carregava de elementos. Pitadas de humor, romance, reflexão, personagens bem construídos e um final surpreendente.
Um livro que todo mundo deve ter em casa.

anaclaraleitegomes 21/10/2022

Esaú não é só Esaú, tampouco Jacó é só Jacó.
?Opostos
?República × Monarquia
?Pedro e Paulo
?Gostei bastante do livro, mas confesso que tive que forçar minha cabeça para entender alguma coisa do livro.
?Recomendo saber sobre o contexto histórico para entender a obra
?Enfim, gostei da leitura e recomendaria.
?Obrigada biblioteca da Universidade por me proporcionar essa leitura.
Quotes:
?"Há frases assim felizes"
?"Não há mal que não traga um pouco de bem e por isso é que o mal é útil, muita vez indispensável"
"As ocasiões fazem as revoluções"

rick 06/10/2022

Duas Grinaldas sobre o Túmulo da Flor
Olha, é um livro que que continua bem atual, críticas sociais extremamente válidas nos dias de hoje, e com certeza um avanço pra época (um lacre atemporal, se me permite). Mesmo que eu não tenha amado, sendo sincero não foi uma obra que me marcou, é um livro que agrega demais o seu repertório cultural pra vida. Ter conhecimento sobre a literatura clássica é essencial, nunca uma perda de tempo.

Matheus.Giovanazzi 30/09/2022

Segundo livro do Volta ao Mundo em 7 Clássicos, desta vez representando o Brasil. Gostei do livro, me fez ter vontade de estudar de novo as mudanças políticas da época.