O Urso e o Rouxinol

Katherine Arden

Resenhas - O Urso e o Roxinol

anarontani 21/05/2024

Ameii

só por ter vasilisa já me pegou ?.

amei toda a descrição dos costumes e crenças dos rus??.

_sô_ 06/05/2024

Indo no lado oculto do spotify procura músicas p/ esse livro
Entrei em um limbo de livros inspirados na mitologia eslava e posso dizer que "O Urso e o Rouxinol" é de longe o melhor até agora.

Pode ser confuso no início, pela quantidade de personagens com nomes parecidos e termos desconhecidos ( mantive um caderninho comigo para me ajudar a lembrar ), mas no decorrer do livro a gente pega o jeito e a leitura se torna muito mais fluida!

Os personagens são incríveis, muito bem desenvolvidos e possuem essa ambiguidade característica do seres humanos. Eles não são perfeitos, mesmo os personagens "bons", tomam decisões ou têm opiniões controversas. Mesmo os antagonistas possuem aspectos que nos fazem entender o porque de certas atitudes ( mesmo que ainda achemos absurdas!! )

Enfim, no geral é um ótimo livro, rico em cultura e com um bom desenvolvimento. Irei, com certeza, ler os próximos!!!

Thais.Oliveira 15/04/2024

Quero ler de novo
Eu comecei o livro achando que seria uma história mais infantil, mas como me enganei! É uma história, que num livro só, aborda diversos pontos como "independência feminina", "opressão religiosa" e "caça às bruxas". De cara, já me ganhou por se passar em um local diferente da minha zona de conforto, e pela autora abordar uma cultura tão diferente da nossa. As relações familiares, expressões cotidianas, os apelidos, os espíritos da floresta e domésticos, foram pontos que me fizeram ficar ainda mais imersa na cultura da Rússia medieval.
É uma fantasia linda, às vezes tão delicada, e às vezes tão pesada, que passa uma sensação de opressão (pois não se enganem, tem muitas cenas tensas também). A narrativa é tão envolvente, que em várias partes do livro, eu consegui sentir o cheiro dos caldos, pães de mel, e até da floresta!!
Inclusive, é um livro muito rápido de ser lido, não é longo, e tudo se desenvolve rapidamente. Acho inclusive, que o livro poderia ser um pouquinho maior kkkk fiquei com pena quando terminei.

Maria Tereza 03/04/2024

Se tornou um favorito
Essa obra tem tudo e mais um pouco do que eu mais gosto em livros: fantasia, mitologia, protagonista foda e uma história muito boa! Vem conferir a resenha no link.

site: https://www.instagram.com/p/C4Gj3eGO4Cl/?img_index=1

Thaís 31/03/2024

A princípio pensei tratar-se de uma história infantil. Surpreendentemente estava enganada. "O Urso e o Rouxinol" é uma história situada na Rússia antiga, cheia de fantasia e magia, mas sem super-heróis. É uma história densa e bem contada.

Becca0 19/02/2024

Fantasia belíssima
Que história mais linda. O fato de termos aqui, guardiões da floresta, por si só, já faz com que o livro conquiste inteiramente meu coraçãozinho. ?
Nesta história, acompanhamos o crescimento da protagonista, Valysa. Crescimento e desenvolvimento. E meu, como essa personagem se desenvolve. As mudanças que acontecem com ela são tão críveis e palpáveis. Valysa conquista seu espaço e nossos corações.
Cenário muito bem descrito, elementos fantásticos muito bem trabalhado, o irmão da Vasya é um fofo, a relação entre eles ainda mais. Ai ai ai. É uma baita de uma história deliciosa, que deixa aquela tristezinha de saudade por ter sido concluída.

Ariane 13/02/2024

"O Urso e o Rouxinol" é uma fascinante jornada através das profundezas da floresta russa, onde a magia e o folclore se entrelaçam com a realidade de maneira envolvente. Katherine Arden cria um mundo rico e misterioso, habitado por personagens cativantes e criaturas sobrenaturais. A narrativa habilmente tecida transporta o leitor para um cenário de contos de fadas, repleto de perigos e maravilhas. A protagonista, Vasya, é uma heroína memorável, cuja coragem e determinação são inspiradoras. A escrita poética de Arden e sua habilidade em criar atmosferas vívidas tornam este livro uma leitura imperdível para os amantes de Fantasia.

Eu simplesmente amei a leitura do início ao fim, foram 2 dias lendo e foi uma leitura muito proveitosa.

Gayrrazzi 31/01/2024

Meu deus quanto nome difícil
O primeiro livro da trilogia. Ele é muito muito muito bom, mistura a fantasia e cultura eslava com a época medieval na Rússia, com o começo do catolicismo e afins

O livro conta a história da Vasilisa, Vasya para os íntimos, que tem que lutar contra os preconceitos de ser uma mulher nessa época cheia de complicação, onde tu espirra e aí meu deus (deuses ?) sou uma bruxa!

Enfim, ela realmente era uma "bruxa", bem slay da parte dela! Mas o livro é ótimo, recomendo super 10/10

Elaine cris 25/01/2024

Neste livro você vai encontrar, mitologia, folclore russo, monstros, natureza e muitas aventuras.

Bem escrito, daquelas histórias que nos faz imaginar cada detalhe.

Indo para o segundo livro.

Fabi 21/01/2024

Incrível do início ao fim
Eu amei o livro do início ao fim. As referências históricas, religiosas e mitológicas enriquecem a história, e fazem o enredo ter um sentido único. Todos os personagens foram vívidos e únicos para mim, e senti conexão com vários. Porém, a Vasya definitivamente é uma protagonista maravilhosa. A rebeldia e selvageria, assim como a coragem, não contradizem a meninice e os medos dela, e tudo se encaixa unicamente. Ela é uma garota com muito poder e pouca experiência, e seus dons não a transformam em uma gênia inata. Todas as descrições e sua inocência em relação aos seres da natureza fazem com que o leitor a adore, e a defenda. O final é o melhor para todos os personagens, e tudo se fecha de forma única. Virou um dos meus livros favoritos.

Jordana 17/01/2024

O livro é bom, a história é inovadora e bem escrita, porém o livro só fica interessante depois de 150 páginas. Você se arrasta até chegar ali. Não sei se vou ler os próximos. Gostei do final. E o que mais me impressionou foi a jornada da Vasya. Ela é forte e decidida, lutou para não ter seu caminho escolhido por homens e acho que foi isso que me prendeu até o fim.

Sarah Veiga 16/01/2024

Amei.
Um livro incrível, que aborda assuntos necessários e interessantes, além de ter uma protagonista inspiradora. Achei lento no início por ser muito introdutório, já que é o primeiro de uma trilogia. Mas isso não tira seu esplendor.