Viagens aos Confins do Comunismo

Viagens aos Confins do Comunismo Theodore Dalrymple

Resenhas - Viagens aos Confins Comunismo

Marcella.Pimenta 31/10/2022

Onde o comunismo chega, destrói o homem
O autor mistura a experiência dele com um pouco da história dos países, além de refletir sobre o que vê do ponto de vista psicológico.

É fácil observar que o comunismo não está só na comida racionada ou na falta de liberdade de expressão, mas na mentalidade, na criação do tal "novo homem". Não é uma questão meramente política ou econômica, mas moral.

Achei a leitura um pouco lenta porque não conhecia nada sobre a maioria dos países, então é difícil imaginar a "viagem", mas nós dá uma perspectiva do que é o local.

Infelizmente, fiquei com a impressão de países tristes, onde o ser humano não tem perspectiva de mudança, onde o ambiente aniquila qualquer tentativa de crescimento.

O indivíduo não existe no comunismo.

Mel 29/10/2022

Ótimo livro do Professor Daniels! Vale a reflexão sobre a aplicação (ou tentativa de) do comunismo em países muito diferentes. Recomendo!

Gabrielli 20/10/2022

Mais um livro incrível de Dalrymple
Nesse livro, o autor narra com ironia e olhar apurado as suas viagens por países comunistas pós queda da URSS. Muito interessante ver a diferença de cada um, especialmente notar a abertura econômica gradual de alguns deles e a diferença para outros mais fechados. Mais um livro incrível de Anthony Daniels ??

Marco 06/12/2017

Simples, breve, hilário e necessário.
"Viagens aos Confins do Comunismo" trata das visitas à países comunistas no fim da década de 80 - após o colapso da URSS - realizadas pelo psiquiatra inglês Theodore Dalrymple (um dos pseudônimos de Anthony Daniels). São esses países: Albânia, Coréia do Norte, Romênia, Vietnã e Cuba.
Conforme tudo escrito pelo autor, o leitor encontrará uma narrativa brilhante, misturando análises psicológicas sobre o totalitarismo e seus defensores, retiradas diretamente da experiência real de viagem, bem como breves análises teóricas e arquitetônicas características de regimes comunistas.
Aviso de antemão que(e Dalrymple muitas vezes deixa claro) diversas impressões pessoais do autor serão relatadas nas páginas. Mas, sendo este o primeiro livro lido de Dalrymple, o leitor entenderá facilmente o motivo de sua pessoa ser tão admirada e cultuada: suas impressões pessoais apenas enriquecem os relatos. Principalmente quando sua característica veia britânica salta ao fazer comentários que parecem rabugentos, mas são na verdade um deleite de humor ao sufocamento que ele presencia.
Particularmente, o capítulo referente à Coréia do Norte foi umas das coisas mais hilárias que já li em minha vida. Não pense que o autor faz bazófia de algo tão desumano como relatado, mas sim pelo seu humor sarcástico conseguir tirar do leitor algo para rir em meio a um regime que só posso chamar de monstruoso ou maligno.Pelo senso de surrealidade ali descrito, é um feito impressionante...
Recomendado para aqueles que conhecem ou ainda não conhecem Dalrymple.
Albert 07/12/2017minha estante
Muito bom Marco. Sua resenha nos oferece uma "pista" da peculiaridade do Dalrymple, e é justamente isso que atrai minha atenção para ler esta obra.

Marco 12/12/2017minha estante
Opa, muito obrigado pelo comentário, Albert.
De fato, não perca a chance de ler Dalrymple. "Podres de Mimados" ou "Nossa Cultura" talvez sejam os melhores dele lançados até agora.