A pele da terra

Resenhas - A Pele da Terra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

buttercup 09/05/2024

João
Então, gostei desse livro mas foi o que menos me tocou da trilogia, ele foi tocante e poético igual aos outros mas meio confuso e não me prendeu tanto.

Gigio 14/02/2024

Um ótimo encerramento para a trilogia do adeus. Como nos outros dois livros, aqui também desfrutamos da prosa delicada e poética de Carrascoza, dessa vez em peregrinação à Santiago de Compostela com seu filho. Dentre os três, esse foi o que menos me tocou, mesmo assim é muito bom e recomendo a leitura.

Giovanna1242 31/01/2024

Fechando a trilogia, o último livro fala sobre uma viagem entre pai e filho que não tem mais tanto contato diário. A escrita é muito bonita e poética e as reflexões trazidas pelo livro são bastante tocantes.

Nessaa 19/11/2023

Fraco.
Os dois primeiros livros entregaram grande sentimentos e fluidez.

Esse último livro não foi tão bom, mas ainda assim existe trechos tão reflexivos para pensarmos no futuro, na nossa vida, lembranças e momentos marcados por nossa vida.

Léo 25/09/2023

No terceiro e último livro da sequência quem narra a sua própria história agora é Mateus, o filho mais velho que hoje é adulto e pai. Ele já se perdeu em tantas conexões e rotinas que hoje se vê sozinho e tendo de correr atrás da vida que pode ter como pai.
A conexão pai e filho nesse livro enquanto os dois estão de férias do mundo num lugar ermo é tão real e tão atual que de todos os livros foi o que mais pode ser aplicada ao quotidiano.
Mateus e seu filho redescobrem uma amizade boa e simples ao se permitirem perguntas que não são fáceis de responder com a razão, mas olhando o por do sol e desprendidos do palpável, uma nova relação pode florescer.

Alana.Leitao 24/06/2023

Saudades
É Último livro da trilogia do Adeus no qual o Mateus retrata seu relacionamento com seu filho, mas diferente dos outros volumes, este é narrado enquanto os dois fazem uma viagem de peregrinação. O livro é maravilhoso, porém o segundo volume continua sendo o meu favorito.

Mari 02/04/2023

Encerrando a trilogia
Finalmente terminei a trilogia. Demorei para ler o último porque havia lido comentários dizendo que o livro era fraco.

Comecei a ler com receio, mas logo a narrativa cativou. Não acho que o livro seja fraco, embora não seja cheio de frases marcantes como os outros dois, ele revela um outro lado da relação de pai e filho.

No primeiro, vemos João lutando para deixar marca na vida da Bia, antes que seja tarde.

No segundo, Bia descreve as memórias bonitas construídas ao lado do pai e como foi difícil perdê-lo.

No último, temos a versão do Mateus, o filho mais velho do João, que teve uma vida de ausências. Ausência do pai, que via pouco, e ausência do filho, também João, com quem teve uma relação restrita aos finais de semana de visitação.

Achei um ponto de vista interessante e bastante triste. Em alguns pontos é perceptível que Bia teve uma relação muito mais estreita com o João (pai), enquanto Mateus foi marcado pela ausência paterna, a qual reflete na relação com o filho.

Sabendo o quanto é doloroso ser um filho-pai que acumula ausências e saudades, ele tenta aproveitar ao máximo a viagem de peregrinação ao lado do João (filho).

Dênis 24/03/2023

Aquele final que te faz querer voltar ao começo
Não sei se classificar esta obra como prosa poética é o mais correto, no entanto não tenho dúvidas que há muita poesia e metáfora em cada parte. Mais uma vez silêncio e presença se revestem dr ausência, mas uma ausência passada e impossível de reconstruir. Ao mesmo tempo, as ausência se transcendem pelo presente e abrem caminhos para um futuro em construção. Uma ode ao tempo de cada coisa, à Contemplação e à criação de vínculos.

Fernanda Banhuk 16/02/2023

Fechando a trilogia da melhor forma!
Que livro maravilhoso! Todos os três transmitem uma sensibilidade incrível. Demanda de certa sensibilidade, também, para se envolver. É um livro bonito de se ler, intenso e emocionante. Recomendo demais!

A trilogia é minha favorita da vida (5/5) ??

Ana Claudia 05/02/2023

Estar é o terceiro livro de João Anzanello Carrascoza que eu leio e este fecha a Trilogia do Adeus.

Marília 01/02/2023

Aqui a narrativa é entre Matheus, irmão de Bia e seu filho João. Eles não moram juntos e vão fazer uma peregrinação durante o caminho Matheus reflete sobre sua relação com o filho, ausência e amor presente mesmo sem ser dito com palavras.
Da trilogia, foi o que menos me prendeu, não por ser ruim, mas acredito que por eu não ter tido tanto feeling pela história dos dois e pro não ter tanta relação com a anterior.
Lorena 02/02/2023minha estante
Oia mais

Marília 02/02/2023minha estante
Kkkkkkk

Marcelo 27/01/2023

A Pele da Terra Nota: 9/10
Último livro da série é assim como os outros dois tem como tema central a relação pai e filho.

Neste caso, Mateus, filho de João e irmão de Bia, já mais velho, narra sua viagem com o filho, também João, pelo caminho de Santiago de Compostela.

Sua dor pela distância que teve de suportar do filho, consequência da separação de sua esposa, é tocante. A viagem juntos é um resgate das dores e alegrias que o oi viveu pela infância de João.

Marília 10/09/2022

Esse livro não funciona exatamente como uma conclusão da trilogia. Tem sua própria história e personagens
Klivia.Hanna 10/09/2022minha estante
É realmente bom? Quero comprar a triologia

Marília 05/11/2022minha estante
Sim

Lis 31/08/2022

Escrever um diário ou resenha indireta
Me assumo como nostálgica, finco em mim as lembranças das que fui, dos que foram antes de mim, e antes do antes que pude conceber como anterior. Eu sou cheia de passados, e ancestralidade é substantivo que mudou minha vida. Ler essa trilogia - que finaliza com esse livro - é reacender a potência do ancestral em mim, é acolher a minha nostalgia e tirar dela o sumo que posso passar aos outros e através dos outros fazer com que meus passados permaneçam presentes de alguma maneira, mesmo sem mim.

Fabio.Nunes 22/07/2022

Repetitivo
Infelizmente, redigo minhas palavras acerca do segundo volume da trilogia (Menina escrevendo com o pai): repetição de fórmulas do primeiro livro. Não tocou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5