1984: A Distopia do Indivíduo Sob Controle

1984: A Distopia do Indivíduo Sob Controle Evanir Pavloski

Resenhas - 1984: a distopia do indivíduo sob controle

Thaís 07/04/2024

Texto acadêmico transformada em livro. Publicações assim deveriam, ao meu ver, ter uma abordagem um pouco mais simples no uso da língua formal, para atingir o público com maior força. O estudo é bom, traz pontos interessantes, porém é maçante para quem não está acostumado.

Adri Crivelaro 16/04/2022

O livro traz um estudo sobre o livro 1984. A parte inicial traz conceitos importantes para compreender a leitura do restante da obra, que aborda os principais aspectos do livro. Demorei um pouco pra ler porque tinha que reler algumas partes para entender o que o autor queria dizer. Gostei bastante porque o livro trouxe reflexões que não tive quando li 1984. E também porque trouxe trechos de outros livros sobre o tema utopia/distopia que me interessaram. Gostei bastante.

Marcos 18/12/2021

Muito bom!!
Esse livro traz uma boa análise sobre o livro 1984. Ele traz uma visão mais profunda da distopia de George Orwell

Dan.Costa 17/12/2021

Livro cansativo. O autor fala sobre os significados de utopia e distopia na obra 1984. Livro interessante para quem conhece o o livro 1984 e quer se aprofundar mais.

Ailton Wolff 16/08/2021

Um complemento a leitura da obra magna de George Orwell, sobre tudo para um amante desse grande escritor. Embora não agregue nada a estória do livro o qual trata, auxilia muito na compressão do leitor, sobre tudo se busca analisar a obra de Orwell por um viés metodológico e cientifico. Fruto de uma dissertação de mestrado, traz uma linguagem técnica carregada, recheado de referências. Mas, o fato de ter longas citações, obscurece a escrita do próprio Pavloskii, pois, possui trechos tão extensos que, ao final, a análise do autor é desnecessária, redundante. Serve a uma observação mais aguda da natureza histórica da obra de Orwell e instiga, profundamente, o caráter “assustador” que 1984 carrega, sobre tudo ao ser contextualizado com acontecimentos que a sociedade observou, e vivenciou, após a Segunda Grande Guerra.

@ailtonwolff

P. H. de Aragão 01/07/2021

1984+1
Um bom complemento à leitura de 1984.

Não agrega tanta coisa nova à leitura, mas ajuda a organizar e elucidar alguns temas trabalhados por Orwell, com boas referências bibliográficas.

É fruto de uma dissertação de mestrado, e contêm resquícios de linguagem acadêmica que não me agradam muito.

O que mais me chamou a atenção foram as recorrentes afirmativas do autor de que, tantas décadas após o lançamento do livro de Orwell, o mundo estaria livre do totalitarismo e as democracias navegavam de vento em popa. O que de fato parecia verdade quando a análise foi escrita. Mas poucos anos depois, essas afirmações não passam de ingenuidade e saudosismo, para quem agora vive governado por déspotas.

Nota 6,5/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Daniel Teles 31/03/2021

Bom livro
Gostei. Pra mim foi uma leitura cansativa, mas eu insisti e terminei. Ele é um estudo sobre os conceitos de utopia, distopia e sobre a obra 1984 de George Orwell. Serve pra quem precisa fazer algum trabalho sobre o tema. Achei bem completo.

Davi.Lima 19/03/2021

Que bom que eu enrolei pra ler esse livro.
Esse livro é um complement de 1984 e é essencial para qualquer amante do orwell ler esse livro depois que terminar 1984 pq ele explica todos os processos com incríveis referencias e citações

Karol Rodrigues 15/03/2021

Uma completa e importante análise sobre a caracterização do protagonista e sua revolta contra a sociedade distópica representada na narrativa, tambem tem um olhar crítico para o espaço e os temas abordados que nos leva a refletir sobre as práticas autoritárias que agridem a liberdade individual de escolha, ação e consciência inclusive nas sociedades atuais.

Uma abordagem interessante e pertinente sobre os aspectos citados.

Zaqueu 13/01/2021

Uma distopia ou uma possível realidade?
Esse livro é extremamente assustador pois, apesar de se tratar de uma realidade supostamente distante da que nós vivemos atualmente, sempre podemos ver momentos da história que acabam nnosaproximando de viver assim como todos da Oceania vivem.