Rápido e devagar

Rápido e devagar Daniel Kahneman

Resenhas -

Le_deleitura 28/05/2024

O livro revela os mecanismos do nosso pensamento em dois sistemas: o rápido, que opera de forma intuitiva, emocional e automática, e o devagar, que é mais racional, lógico e deliberativo.
O livro é dividido em três partes: a primeira introduz os conceitos dos dois sistemas e sua interação; a segunda expõe os vieses e as heurísticas que podem enganar o pensamento rápido; a terceira discute as falhas e os erros do pensamento devagar.

Um livro com escrita longa, densa e complexa, em uma linguagem clara e com muitos exemplos práticos e ilustrativos da vida cotidiana. Também oferece algumas dicas para melhorar o nosso julgamento crítico e evitar as armadilhas do pensamento rápido.

•O livro proporciona uma visão profunda e original sobre como pensamos, aprendemos e agimos, mostrando as nossas forças e fraquezas cognitivas. Ademais, tem um grande valor educativo, pois nos ajuda a compreender melhor os fenômenos psicológicos que influenciam as nossas escolhas pessoais e profissionais.

Em meu perfil no Instagram @Le_deleitura, compartilho mais sobre os livros que leio.

Diogo480 19/04/2024

Excelente e complexo
Um livro com conteúdo excelente voltado principalmente para as finanças comportamentais e as implicações psicológicas do ser nas diversas situações do dia dia através de vieses comportamentais. Traz consigo grande parte da complexidade do estudo científico e das diversas pesquisas que levaram o trabalho até a conclusão. Demanda um certo conhecimento prévio. Mas vale com certeza a leitura.

Helder Brito 18/04/2024

Um livro muito livro denso, e de fato que quiser se aprofundar no tema ele é ótimo, mas acaba se tornando massante as vezes, por bater muitas vezes na mesma coisa só que maneiras diferentes, o que deixa ele chato. Mas é um bom livro, pra quem gosta de profundidade em um conceito

Ingrid 18/04/2024

Ilusões cognitivas
O livro traz um apanhado denso, mas com linguagem coloquial, voltada para construção de diálogos mais ricos acerca das circunstâncias cotidianas.

Trazendo heurística e ilusões cognitivas que acabam por pautar grande parte de nossa compreensão de mundo diariamente.

Rico em referências e estudos com boas amostras, apresenta completude e incute a busca por maior reflexão.

Francieli.Triches 07/04/2024

Várias coisas
Então... esse livro é difícil de fazer resenha, eu gostei bastante da experiência que tive lendo este texto, aprendi bastante coisa, mas assim é uma leitura pesada pois envolve questões teóricas de pesquisa se opinião, probabilidade, estatística, psicologia e economia. Aff cansa

Mas aprendi que o cérebro é preguiçoso e em muitas das decisões que tomamos de forma rápida acabamos esquecendo de levar algum fato importante em consideração aumentando as chances de termos chegado a uma conclusão errada.

As vezes quando precisamos responder a perguntas importantes precisamos respeitar nossa necessidade natural de mais tempo para pensar sobre o assunto antes de chegarmos a uma resposta.

Sidenir.Junior 05/04/2024

Um maravilhoso livro sobre pensamentos
Esse livro, é simplesmente uma bomba de informações sobre os nossos pensamentos, onde dentro do livro são divididos entre o Sistema 1 que é o que estamos mais costumados a chamar de "Pensamentos automaticos", e o nosso Sistema 2 que é a parte que utilizamos para realizar contas como 17 x 24 (Uma conta muito utilizada ao longo do livro por sinal).
A ideia base do livro é bem facil de conseguir entender porém ao longo do livro ele expande de uma maneira extremamente refinada os pensamentos com relação a esses dois sistemas e como eles afetam o nosso cotidiano, além de ter um conteúdo bem denso sobre economia ao longo do livro que eu particulamente não gostei por não ser do meu interesse essa área especifica.
O livro é uma leitura que eu recomendo para qualquer tipo de pessoa, pois ele abre a sua mente com relação a forma como você vai enxergar os seus proprios pensamentos, fazendo com que muitas vezes você acabe por muitas vezes se vendo em certas situações refletindo "Isso com toda certeza é fruto do meu Sistema 1" ou "Hoje a noite meu Sistema 2 está esgotado, provavelmente estou mais propenso a fazer escolhas impulsivas", isso são somente alguns exemplos aonde eu quero fazer com que você conheça essa maravilhosa obra com toda certeza mudou minha forma de ver o mundo para melhor!

Danilo 12/03/2024

Parece fácil, mas é complexo e intrigante
Esse foi um dos mais complexos que já li.
De forma resumida, o livro fala sobre duas formas de pensar, que o autor chama de Sistema 1 e Sistema 2. Ou seja, Rápido e Devagar.
O Pensamento Rápido é relacionado ao que fazemos de forma automática, os hábitos.
O Pensamento Devagar é quando paramos pra raciocinar, pra tentar entender o que estamos fazendo.
Até parece fácil, mas o livro traz temas interessantes, como a Regressão à Média e também mostra como uma simples forma de fazer uma pergunta pode aumentar o número de doadores de órgãos de forma gigantesca.
Recomendo e sei que terei que ler de novo!
"Inteligência não é apenas a capacidade de raciocinar; é também a capacidade de encontrar material relevante na memória e mobilizar a atenção quando necessária."

bluishe 12/03/2024

Incrivelmente longo
Eu amei esse livro, apesar dos pesares.

Foi o 4? livro que comecei a ler no ano de 2023 após ter ficado muitos anos sem ler nenhum livro. E bom, já deixo avisado que é um livro muito técnico, além de ser um livro grande.

Essa é uma obra científica em forma de livro. Para eu que sou da academia, foi como ler artigos de revisão. Claro de forma menos técnica e mais acessível, mas ainda sim a linguagem é mais complicada do que em outros livros do gênero. E isso não é ruim, foi só algo que me pegou desprevenida haha.

Demorei tanto neste livro (por fatores externos) que entitulei ele como sendo "Lento e Devagar, duas formas de não terminar o livro". Risos

Passei meses nele, mas apesar disso, toda vez que eu lia eu aprendia algo extraordinário sobre nossa mente.

A leitura pode ser pesada, o livro pode ser longo. Mas te garanto, é recheado de conhecimento profundo que desperta muita curiosidade.

Criei um carinho muito grande pelo livro. E recomendo principalmente para quem tem interesse em saber mais sobre a mente humana e tomada de decisões.

Dominique53 02/03/2024

Leitura bem complexa
Esse livro é extremamente complexo e didático. Foi uma leitura bem difícil pra mim pois não é minha área de atuação, mas a minha ideia era que fosse um livro desafiador, então funcionou bem. Talvez eu não tenha absorvido todo conteúdo devido a complexidade do assunto, mas foi muito enriquecedor.

Luciano.Bittencourt 29/02/2024

Bom livro
Bom livro para começar a entender o processo que o nosso cérebro realiza para tomada de decisões. Dá bastantes insights também!
Mas acredito q eu não estava pronto para uma leitura tão densa como essa

Tamiris Fornazari 25/02/2024

Se você não consegue resolver um problema, então há um problema mais fácil que você pode resolver: encontre-o.

Nada na vida é tão importante quanto você pensa que é quando você está pensando a respeito.?

rayray 20/02/2024

Rápido e devagar
Demorei bastante pra ler, mas terminei.
Esse livro é muito bom e perfeito pra autodesenvolvimento, indico pra ana!
Anatskk 20/02/2024minha estante
PQ VC INDICA PRA MIM SUA MALUCA

Vinicius39 12/02/2024

O Nobel não foi à toa!
Apesar de achar estranho o autor receber um Nobel na área Econômica, haja vista que seus estudos do cérebro servem, majoritariamente, para nosso desenvolvimento como ser humano nessa nossa vida na terra; Devemos prestar atenção ao ler tal obra, como um modo de praticarmos as benevolências do S1 e S2 no nosso dia a dia. Vale ressaltar, que é um livro essencial pra quem atua ou quer atuar na área Jurídica, Psicológica e Filosófica.

PaulaHaru 24/01/2024

O conteúdo do livro é muito bom, inteligente e interessante, porém é um livro denso e cansativo.
Por ser um livro tecnico, a leitura não é muito fluida, mas isso não quer dizer que não seja bom.