Todos os Pássaros no Céu

Charlie Jane Anders

Resenhas - Todos os Pássaros No Céu

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isis Costa 25/04/2024

Desinteressante, confuso, superficial? Isto é lamentável...
Eu escolhi ler "Todos os Pássaros no Céu" após ver uma recomendação de uma booktuber (não me recordo o nome agora...). A premissa parecia promissora e única, combinando elementos de fantasia e ficção científica. Infelizmente, minha experiência foi profundamente decepcionante.

A narrativa começa focando na infância dos protagonistas, Patrícia e Laurence. Inicialmente, me vi envolvida pelo universo intrigante e pelas habilidades peculiares das crianças. Patrícia podia conversar com animais e se transformar em pássaros, enquanto Laurence construía invenções futurísticas. Essa parte da história realmente capturou minha atenção e interesse.

No entanto, à medida que a trama avançava, principalmente passando ali pela metade, tudo desmoronou para mim. A história que inicialmente parecia fascinante se tornou um fardo. O desenvolvimento dos eventos começou a parecer desgastante e desinteressante. Em um determinado ponto, cerca de 40% mais ou menos, eu estava pronta para desistir da leitura.

O estilo de escrita de Charlie Anders, que inicialmente parecia adequado, revelou-se problemático. Encontrei passagens que pareciam completamente desnecessárias e uma abordagem à ficção científica que achei superficial e pouco enriquecedora. A tentativa de criar pais extremamente negligentes como algo justificável artisticamente me pareceu um recurso barato para tentar adicionar profundidade emocional.

A linearidade da narrativa é confusa e, apesar de seguir uma cronologia direta, os eventos pareciam incoerentes e a linguagem muitas vezes infantilizada. A tentativa da autora de surpreender ou de justificar o absurdo da trama por meio de uma nota de agradecimento onde critica os leitores que não gostaram do livro me pareceu totalmente fora de tom. Foi, para mim, a cereja no topo de uma experiência já frustrante.

Não posso deixar de mencionar minha surpresa e desagrado ao ler as notas finais do livro, onde a autora promete visitar os leitores descontentes para uma encenação com fantoches de origami. Isso não apenas foi desnecessário, mas também desrespeitoso.

Resumindo, "Todos os Pássaros no Céu" foi a minha pior leitura do ano até o momento. O que começou como uma jornada promissora acabou sendo uma experiência que eu preferiria esquecer.
Fabio 29/04/2024minha estante
Passarei longe desse! kkk
Bela resenha... o seu texto salvou o livro kkkk

Isis Costa 29/04/2024minha estante
Passe longe mesmo hahaha

Isadora 17/05/2024minha estante
Eu também comecei a ler por recomendação de booktuber e como você disse está sendo um fardo. Nem sei como consegui passar da metade. E concordo os eventos são confusos apesar de seguir a linearidade, muita forçação de barra, pra mim nenhum personagem cativou ou convenceu.

Mily!! 18/01/2024

TODOS OS PÁSSAROS NO CÉU
Primeiramente, eu só comprei esse livro pq gostei da capa e li a sinopse atrás e achei interessante, mas é tãooooo chato. Parece um livro clássico sem frases reflexivas, com acontecimentos chatos e palavras vazias.

Trata de dois amiguinhos de infância, Patrícia é uma bruxa e Laurence era um gênio dos computadores, dois opostos: magia e tecnologia, sentimento e lógica. Após vários desencontros, se separaram por 10 anos até se encontrarem por acaso em São Francisco e ainda com as mesmas personalidades.

Prometeu muito e entregou nada.
hellupan 18/01/2024minha estante
Me senti exatamente da mesma forma
Tbm comprei pela capa ?

Ruan Mattia 10/01/2024

Maluco, aleatório, maravilhoso
Que loucura de livro, de verdade. Comprinha de sebo que valeu a pena!

É sobre tudo e nada, sobre amor, magia, tecnologia, fim do mundo e inícios de relacionamentos. Os personagens principais, Laurence e Patrícia, são, no mínimo, interessantes e complexos e confusos e reais. A Bruxa e o Cientista. Senti ódio, empatia, depois raiva, depois compaixão. Enfim, senti muitas ciosas lendo "Todos os Pássaros no Céu".

A escrita tem tiradas incríveis, porém me perdi em algumas partes e termos e acontecimentos. Mas nada que estragasse a experiência. Páginas lindas, capa linda, tudo lindo.

Li frases simples, mas que me fizeram pensar, sorrir, como a seguinte passagem:

"Laurence achou que duas mulheres de saltos sofisticados e roupas de náilon eram treinadoras de desenvolvimento pessoal que estavam treinando uma à outra, criando looping infinito de feedback".

OBS: o final me deixou em curto, sério, não esperava e nunca, jamais, pensaria no que aconteceu. Foi tão inesperado que eu me ri dando risada.

Sério, leiam.

1/2024

Viferoli 25/10/2023

Achei bem original a história e gostei bastante da escrita. No geral me diverti e tive aquela ânsia de ler, não entendo como tem uma nota tão baixa, talvez por ser boa, mas não é algo surpreende, só é uma boa história, gostosinha de ler.

Carolina Miranda 24/10/2023

Que loucura
Foi extremamente difícil dar uma nota pra esse livro? fiquei um tempo sem ler e quando voltei só conseguia pensar: ?que cassete de livro é esse que eu estou lendo??.
De modo geral, a história tem uma linearidade, com muitos gaps mas existe. É envolvente mas é extremamente doida, acho que até agora eu estou confusa com o que que eu acabei de ler.
Acho que vale a experiência, e quanto mais baixa as expectativas mais interessante vai ser a jornada.

Leticia.Moraes 07/10/2023

Nem tudo faz sentido, mas quem se importa?
Laurence (com U mesmo) conheceu Patrícia quando eram crianças, ele pagava à ela pra fingir que gostava da natureza, por exigência de seus pais, pois ele ficava muito tempo no computador e preso dentro do quarto. Com o tempo, Patrícia se revelou uma bruxa de verdade, que podia falar com animais e fez seu computador pensar por si só e salvou sua vida. Ambos esquisitos, não conseguiram se apoiar do jeito que queriam, mas tentaram.
Namorem nerdolas, pra eles usarem a expressão ?ela é minha nave espacial?, sei lá, romântico demais.

ogotxz 20/09/2023

Não sei o que sentir
Foi gostosa a leitura no início; no meio ficou confuso e desgastante; no final parecia tão bom e promissor, mas não acho que teve um final tão merecedor assim.
Talvez eu que não tenha entendido exatamente, e provavelmente vou ler esse livro de novo no futuro.

Não sei explicar exatamente como foi a leitura, a não ser uma montanha russa de sentimentos (felizes, ruins, de ansiedade), sinto que a história é boa e inovadora, mas foi contada rápida demais, sem alguns detalhes mínimos que talvez me ajudassem a me apegar mais com o enredo.
Tinha momentos em que ficava perdida e tinha que ler tudo de novo (isso pode ser algo pessoal da minha leitura tbm :p), mas no geral foi sim um bom livro.

Lais Souza 16/07/2023

Gostei, achei interessantíssima a ideia da magia e tecnologia se antagonizando, gostei muito dos personagens principais, eles são bem humanos mesmo, com suas qualidades e defeitos bem aparentes, foi uma boa surpresa ter esbarrado nesse livro. Apesar de ter gostado acho que a autora se prolongou em certas partes e deixou outras mais importantes muito corridas, se fosse uma duologia acho que ficaria uma história mais completa, e o final também faltou um epílogo, mas ainda assim gostei demais do livro, foi ótimo voltar a ler depois de tanto tempo.

Nathalia 14/06/2023

Não vou mentir que achei que iria gostar mais. Foi um livro bem legal mas teve alguns pontos que por exemplo, eu achava muito fácil sair da leitura e ir se perdendo kk, mas a história é super envolvente tinham alguns saltos no tempo que me deixavam um pouco perdida mas no geral foi uma história bem legal.

Andreia 25/05/2023

Não foi para mim
Eu finalizei esse livro com muito custo. A primeira parte da infância deles foi muito legal! Estava gostando bastante, mas do meio para frente eu me senti perdida e girando sem sair do lugar. Enfim, não foi uma história para mim. Terminei apenas para não julgar o livro sem finalizar.

Maria4735 12/05/2023

Uma surpresa agradável
Fazia muito tempo que esse livro estava encalhado na minha estante, esperando o momento certo para ser lido. Foi como muitas daquelas compras, onde ouvimos a sinopse e alguém falando bem, de modo que quando chegou em casa, logo foi para a estante e lá ficou... pelo menos resolvi tomar vergonha na cara e lê-lo de fato.
Devo admitir que gostei da história, muito interessante com uma mitologia diferente, onde vemos o crescimento e amadurecimento de duas crianças desajustadas mas muito especiais.
Até metade do livro tudo foi muito interessante, mas senti que em certo ponto a autora se perdeu um pouco e o final foi bem corrido, mas creio que muita gente pode acabar gostando bastante da história.
Indico para quem gosta de fantasias com propostas diferentes, vale a pena conhecer essa.

Victoria 07/03/2023

Não era o que eu esperava
Eu adoro sci-fi, ficção no geral é o meu gênero favorito. O que me fez ter vontade de ler esse livro é a parte da "guerra entre tecnologia e natureza" e que os dois protagonistas seriam a chave para salvar o mundo.

O que eu esperava era um livro dinâmico, com o principal foco na construção do mundo e nessa guerra e o papel dos protagonistas nela.

O que eu recebi foi uma história que gira em torno de "star-crossed lovers" e o jeito como eles se separaram e se reencontram e como eles são o destino um do outro.

A aventura e a "guerra"( guerra entre aspas pq no meu ver aquilo nem foi uma guerra) estavam em terceiro plano, e isso me decepcionou demais.

Além disso, eu terminei o livro e a história ainda estava cheia de buracos. Por isso a nota meio baixa, mas no geral eu gostei da história, eu recomendo como uma leitura fácil e para quem está afim de ler um romance basiquinho.

Caty 26/02/2023

Talvez a ideia seja ser doido e meio confuso, mas acaba prometendo muito e entregando pouco
Comecei gostando muito. A leitura era fluida, as crianças interessantes de acompanhar. Tudo era novo e, portanto, curioso. A loucura de alguns aspectos da história adicionava um quê de excentricidade divertida. Depois, começaram a não fazer muito sentido, mas não acho que precisavam fazer. Só acabei me sentindo meio tanto faz com ele, nem amei, nem odiei. Achei bom no que se propôs.

Na minha opinião, não foi um livro sem pé nem cabeça à toa, como o que vi outras pessoas comentando. Ele traz boas reflexões sobre a vida, sobre a sociedade, sobre nossas relações com as pessoas, sobre a ciência e a natureza.

Realmente não é um livro para todo mundo. Eu mesma passei 3 meses lendo. A primeira metade eu senti que fluiu muito bem, depois, eu ainda queria saber o que ia acontecer porque não fazia ideia de para onde a história estava me levando. Porém, todos os lugares que me levavam eram meio decepcionantes… Tinha toda essa antecipação para tal coisa que estava para acontecer e depois acabava num estalar de dedos. Posso tentar interpretar e dizer que “a vida é assim, principalmente para quem tem ansiedade. A gente cria cenários, situações mirabolantes para o que está para acontecer e, no fim, não é todo aquele caos que a gente imaginava”. Posso até estar certa, talvez essa fosse a intenção da autora, talvez não. No geral, é um livro que pode ser bem confuso. Eu só deixava algumas informações passarem e seguia, esperando para ver se ia dar em alguma coisa. Nessa coisa de passar tanto tempo lendo, esqueci metade do que aconteceu antes, então não posso falar com certeza sobre pontas soltas.

É um livro doido, só aceitei esse fato desde o início e entendi que a confusão fazia parte. O que fez a leitura valer a pena para mim, foram as reflexões e as partes que me identifiquei com alguma coisa. Uma das minhas reflexões favoritas é a de que as pessoas temem o desconhecido, o diferente, e por isso punem aqueles que são. Mas são essas pessoas fora da curva que têm maior poder de fazer uma revolução. Isso pode até ser óbvio, mas acho legal pensar isso dentro e fora da história.

Citações preferidas:

“O controle - disse a Árvore - é uma ilusão” p. 75
“Uma sociedade que precisa queimar bruxas para se manter unida é uma sociedade que já falhou, mas ainda não sabe” p.105
“Sociedade é a escolha entre a liberdade nos termos de outra pessoa e a escravidão nos seus” p. 142
“Sabe…não importa o que faça, as pessoas sempre vão esperar que você seja alguém que não é. Mas se for esperta, sortuda e se ralar de trabalhar, vai se cercar de pessoas que esperam que você seja a pessoa que gostaria de ser” p. 211

tttiago 18/09/2022

Favoritado
A autora é mulher trans, o livro tem fantasia e ficção científica, bruxa, IA, viagem no tempo, magia... Precisa de mais alguma coisa? Favoritado, sim

Adsson.Cordeiro 10/09/2022

Confuso
Um livro que fala de muita coisa e não chega a lugar nenhum. Os protagonistas não são ruins, mas também não são cativantes o bastante pra fazer eu me importar com eles. Senti que a autora quis pegar várias histórias e criar uma outra maior, culminando numa grande filosofia de vida. Ao meu ver não funcionou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6