Literatura estrangeira em língua portuguesa

Literatura estrangeira em língua portuguesa Vivian Steinberg

Resenhas -

Paulo Silas 09/11/2021

A obra tem por pretensão fazer um apanhado geral sobre a literatura de língua portuguesa produzida e situada para além do Brasil, fornecendo ao leitor a trajetória da língua e sua produção enquanto literatura desde seus primórdios, passando pelas escolas literárias clássicas até chegar na fase atual e contemporânea daquilo que se tem em países estrangeiros, estando aqui incluídos Portugal, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. É assim uma obra que aborda exatamente aquilo que evidencia em seu título, possibilitando ao leitor o contato, para além de Portugal, com autores literários do continente africano.

O livro inicia abordando as origens e a consolidação da língua e da literatura portuguesa, pois como a autora evidencia na apresentação, "a literatura é constituída pela língua e, por isso, é importante estudar aspectos históricos da sua formação". Em seguida, as diversas escolas literárias (em sua presença na literatura portuguesa) são explanadas: renascimento, maneirismo e barroco no segundo capítulo; romantismo e realismo no terceiro capítulo; modernismo no quarto capítulo. Ao final do livro, a literatura africana de língua portuguesa é abordada naquilo que a constitui - escritores e história.

As novelas de cavalaria, a construção da literatura em Portugal e a construção histórica da literatura africana de língua portuguesa estão entre os temas que são trabalhados no livro. Como bem aponta Sérgio Roberto Montero Aguiar no prefácio, Vivia Steinberg "desenha um arco que se espraia de modo sensível e percuciente pelas paisagens literárias de Portugal, e de alguns países africanos", pondo assim o leitor em contato com diversos escritores estrangeiros de língua portuguesa como Mia Couto, Fernando Pessoa, Mario de Sá-Carneiro e outros. Um bom livro que amplia a visão do leitor sobre o que se produziu e produz de literatura portuguesa para fora do Brasil.

Ana Carolina 22/10/2021

Literatura estrangeira em língua portuguesa
Novamente um livro didático, no qual nós leva a aprofundar de forma objetiva sobre a história de alguns autores como Fernando Pessoa e Mia Couto. E sobre a criação da literatura em Portugal,Angola e Etc.

Jon O'Brien 15/10/2021

Bom conteúdo, mas cansativo
Acabo de ler Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa, como conteúdo obrigatório de uma disciplina da faculdade, e tenho algumas considerações a fazer. O livro é do mesmo formato dos outros da editora (ao menos todos os que tenho até agora) e tem uma diagramação muito bacana, limpa, organizada e que auxilia na aprendizagem. Na questão didática, tem um conteúdo extremamente rico.
Dividido em cinco capítulos, o livro aborda a língua portuguesa em países estrangeiros, focando principalmente na produção em Portugal e apresentando, no último capítulo, alguma conceituação e conteúdo da literatura em português dos países africanos. Em algumas passagens, principalmente as que têm um maior espaço no livro, o aprofundamento é maior, mas no último capítulo é feita apenas um breve apanhado de autores de Angola, Moçambique e outros países de língua portuguesa. De toda forma, o livro conta com uma bibliografia que é interessante para complementar o estudo daquele aluno que quer expandir seus horizontes, não sendo, portanto, uma obra destinada a esgotar o conteúdo nela mesma.
A parte negativa do livro e até mesmo chata em alguns momentos é a escrita que, embora seja didática e trace referências de um capítulo a outro (e mesmo de conteúdo não aprofundado na obra), é bastante cansativa, sobretudo nos momentos em que o foco é a explanação histórica e há pouca exemplificação de textos dos autores estudados. Pelo cansaço durante a leitura, tirei uma estrela, mas recomendo muito este livro, que me trouxe uma maior compreensão da língua portuguesa fora do Brasil.