Um Pequeno Favor

Um Pequeno Favor Darcey Bell

Resenhas - Um Pequeno Favor

Literario 06/02/2020

Eu diria... Assustador
Esse livro que conta a história de uma mãe de família, recém chegada em um local, onde conhece e faz amizade com uma mulher que desaparece misteriosamente.
É um livro muito surpreendente, eu fiquei muito chocada ao ler ele.
A história começa bem simples, você pensa que será algo previsível, mas os personagens e seus pensamentos e açõesn deixam de boca aberta.
Nessa história tem até o blog da mãe de família, que é bem interessante.
Mas esse livro me chocou tanto, mas tanto, que eu tive que ler uns 5 romances depois, porque ele simplesmente não saia da minha cabeça

@vcdisselivros 15/07/2019

Um brinde aos segredos
Um Pequeno Favor apresenta uma trama evolvente, repleta de mistério, traição e reviravoltas.

Stephanie Ward é uma dona de casa viúva, que se dedica em tempo integral ás atividades escolares do filho, enquanto que no tempo livre faz vlogs de mãe para mães com receitas culinárias e dicas do dia a dia. Em contrapartida, Emily Nelson é uma mulher enigmática, bem-sucedida e mãe de Nicky, melhor amigo de Milles, filho de Stephanie. Por intermédio dos meninos, as duas acabam se conhecendo e se tornam melhores amigas.

Amizade Verdadeira?
Acho que não! Aos poucos fica claro para o leitor que Stephanie é uma invejosa e que Emily é uma falsa.

Vale a leitura?
Quando li a sinopse pela primeira vez pensei que o livro seria mais uma cópia barata de Garota Exemplar, mas conforme fui me envolvendo com a história, descobri o quão estava enganado. Claro que temos algumas similaridades, Emily desaparece, o marido é suspeito, o que aconteceu com Emily? No entanto as comparações param por aí, já que Darcey Bell retrata a seu modo como as aparências podem enganar e quão tóxico pode ser uma "amizade" quando você permite que outra pessoa conheça os seus segredos mais íntimos.

Já assistiu ao filme?
Sim, o livro foi adaptado para os cinemas em 2018 e foi estrelado por Anna
Kendrick e Blake Lively, que deram um ar perfeito para as personagens da obra em si.

Rita 04/05/2020

Quando o filme é melhor que o livro
Esse livro é um thriller e muitos podem ler buscando mistério e surpresas, mas como eu já havia visto o filme, não foi o meu caso. Eu comprei o livro exatamente por ter visto o filme e gostado dele, achei a história interessante e até divertida de um jeito macabro - humor negro é uma boa definição.
Então, li o livro como forma de me distrair e relembrar a história.
É uma ótima leitura no sentido de ser bem escrito e não ser cansativa. Li super rápido.
Além disso, a gente entra na mente perturbada das personagens (3 narradores principais) o que é interessante.
O problema é não conseguir gostar de nenhuma personagem (talvez só do Miles).
Mas acho que o livro foi feito pra ser assim. A história é sobre 3 pessoas terríveis de várias formas que fazem coisas terríveis. Mesmo assim todos os 3 têm alguma atitude que pode ser considerada redentora - nem que seja apenas o amor pelos filhos, a ingenuidade irritante ou reconhecer que hindus não são muçulmanos e nenhum deles deve sofrer preconceito independente de qualquer coisa.
É uma história boa, não é divertido como o filme apesar de todas as bases do humor negro dele estarem presentes aqui, mesmo assim vale a leitura.
Achei o final meio fraco, mas é uma história louca demais para o final ser muito definido - nisso o filme vence por ter feito um final mais divertido, definido e louco também.
Não recomendo se você espera surpresas e reviravoltas chocantes relacionadas a crimes e motivações. Se quiser só uma distração e não se importar de ler sobre pessoas irritantes e ruins, pode ser pra você!

Nelly 13/07/2019

Tentei assistir ao filme umas 4 vezes e sempre acontecia algum problema e não passava dos 10 minutos, então descobri o livro e parti para a leitura.
Iniciei sem saber nada da obra, nem sequer seu gênero, e foi uma baita surpresa descobrir que era um Thriller.
No começo eu achei bem interessante o fato de termos os três pontos de vista e ainda mais o blog da Steph, por que assim poderíamos ver a história de todos os ângulos possíveis. Mas, com o passar do tempo isso foi me cansando. Não consegui me conectar de fato com nenhum dos personagens, o que mais gostei, acreditem ou não, foi o Sean.
A história em si até em interessante, mas para mim, o jeito que a autora narra e expõe os fatos foi meio chatinho e arrastado, poderia ter bem melhor, mas, ainda assim uma leitura válida.

@livrosdathais 02/05/2023

Tudo começou com um pequeno favor
A história é um suspense psicológico cheio de traições e reviravoltas, segredos e revelações, amor e lealdade, assassinato e vingança. Não tem como largar o livro, ele tem semelhanças com Garota Exemplar.

Fiala 22/06/2019

A palavra que resume o livro todo: frieza. A forma com que Emily consegue TUDO o que quer sem se importar com os efeitos colaterais é absurda.
É um bom livro, no geral, o final, claro, deixa a desejar um último plot twist, mas é um final esperado, de certa forma.
Meu coração ficou muito acelerado nas últimas páginas, deixando uma emoção a mais percorrer enquanto devorava os capítulos finais. Não sei ao certo se a autora optou pela conclusão certa, quem sabe o livro poderia ter tomado outro rumo mas a forma como a escritora construiu toda a trama me deixou bem satisfeita.
Como eu já imaginava, não se iguala ao final de A Garota do Trem onde eu fiquei em choque por um BOM tempo, mas podemos sim colocar na lista de um thriller bom para ser lido nas férias.
Nota 4,0.

Veruska 22/02/2019

Um pequeno favor
? Stephanie é mãe, viúva e mantém um blog sobre a maternidade. Seu filho Miles estuda com Nick, filho da estilosa Emily. As duas se tornam amigas - melhores amigas, daquelas a quem sempre fazemos pequenos favores.
Até que um dia, Emily pede a Stephanie para ficar com Nick em sua casa. Mas ela não volta para pegá-lo. Simplesmente, desaparece.
Stephanie entra em contato com Sean, marido de Emily, que estava fora a trabalho. Ao retornar para casa, Sean percebe que não era paranoia de Stephanie: sua esposa de fato sumira.
Começa, então, todo um desenrolar à procura de Emily e do que acontecera, realmente, com ela.
O livro é escrito na perspectiva dos três personagens e alguns capítulos são os posts do blog de Stephanie.
Tinha muitos elementos para ser bom, mas é fraco demais. Um dos piores que já li.
Os trechos com o blog de Stephanie são cansativos, com um papo entediante de super-mães.
Nenhum personagem cria empatia no leitor - a Stephanie parece uma adolescente imatura.
As motivações para os acontecimentos são fraquinhas demais, e, na minha opinião, o final deixou muito a desejar.
Em suma: com tanto livro bom por aí, não perca tempo com esse.
TÍTULO: Um pequeno favor
AUTORA: Darcey Bell
EDITORA: Bertrand Brasil

Júlia Friedel 04/11/2023

Ehh
O desenvolvimento foi ótimo e me prendeu muito mas eu esperava um desfecho muito melhor, além de solucionar algumas inconsistências que tiveram na escrita que achei que seriam relevantes. num geral é bom, mas não indico. esperava um final mais ?paciente silenciosa? e não teve ? tentei manter as expectativas baixas mas como o desenvolvimento tava tão bom eu esperava mais do final

Dominik 29/07/2020

Uma boa surpresa
Começarei a resenha confessando que não estava dando nada por esse livro. Comprei-o por estar muito barato e pensei até que o deixaria na estante por um bom tempo. Minhas expectativas estavam baixas, pois acreditava que a história não fazia o meu tipo e esperava um draminha bobo com pitadas de romance mais bobo ainda. Contudo, a capa do livro (que, no meu caso, é a do filme) havia me intrigado demais e eu a tinha em minha cabeça o tempo todo, até finalmente ceder e abrir o livro para lê-lo. E que surpresa eu tive! Das boas (risos)!

Um Pequeno Favor me cativou rapidamente com a leitura fluida, prazerosa e viciante. A autora não perde tempo com floreios ou descrições - o que, para mim, é sempre um choque, visto estar acostumade com livros de fantasia - e vai direto ao ponto logo na primeira página. Os capítulos são curtos e sempre narrados por um dos três personagens principais, alternando entre eles, fazendo com que a narrativa não fique massante ou cansativa.

O thriller é cheio de surpresas e reviravoltas, porém nada forçado, tudo se encaixa, pois é bem construído. Nos capítulos finais, a cada página minha ansiedade aumentava, pois a história seguia para um rumo totalmente fora do que eu imaginava e fiquei bem feliz e satisfeite com a surpresa. O desfecho da história me agradou bastante. Não esperava que fosse terminar daquela forma e sem dúvidas foi um risco que a autora decidiu tomar.

Os personagens, contudo, provavelmente foram o motivo do livro ter dividido opiniões quanto à obra - talvez juntamente com o final. Stephanie é a personagem mais ingênua que eu já vi em um romance e passei o livro todo com pena dela - provavelmente por ter me identificado um pouco com ela, o que me fez ter uma mini crise existencial no meio da leitura (risos). Em contraponto, dei altas risadas com a dissimulação de Emily. Não sei se posso considerá-la uma vilã, mas amei a personagem e me surpreendi com a sua loucura e sagacidade, positiva e negativamente falando. O Sean... bem, ele é o Sean, tolo e submisso.

Um Pequeno Favor não é um livro grandioso, mas cumpre bem o seu papel como um thriller arrepiante. Com uma narrativa fluida e uma trama envolvente, Darcey Bell com a obra procura reforçar a ideia e nos alertar de que nunca conhecemos 100% e nem podemos confiar totalmente em uma pessoa, visto que, assim como o próprio livro, ela pode nos surpreender como jamais imaginamos.

Nay 14/04/2022

Qual o significado de amizade?
Emily e Stephany são mães, mas essa por enquanto é a única característica em comum delas. Emily é uma executiva do ramo da moda, trabalha fora e tem um marido, Stephany tem a vida dedicada ao filho e é viúva. Elas se tornam amigas ao acaso, e se dão muito bem! Até que um dia Emily pede para Stephany um pequeno favor, para que busque seu filho na escola, porém desde então Stephany não foi mais vista. O que pode ter acontecido? Um suspense com bastante reviravoltas!

Silvia.Cristina 17/08/2020

Interessante
Estou impactada. Me vi muito nesse livro. Conforme foi avançando fui me identificando com Stephanie. Mas o livro foi correndo e tbm me vi em Emily... Como já me definia em Bio (meio Ruth meio Raquel).
Achei esse livro um tapa na cara.
Quanto vc conhece alguém?
Quanto conhece (e assume) de si mesmo?

Como suspense não achei o máximo, nem o desfecho lá aquelas coisas. Mas as reflexões que me traz pós livro fez a leitora valer mto a pena.

Clarinha 18/08/2020

Um livro muito bom, cheio de surpresas, ao longo de sua história... Acho que é um bom livro para quem quer começar a ler Thrillers.

Jean.Parra 29/12/2018

Duas mães. Um relacionamento incestuoso. Um desaparecimento. Um seguro de vida. "Um pequeno favor",
"Um pequeno favor", escrito por Darcey Bell e adaptado para os cinemas com Blake Lively (Gossip Girl e A incrível história de Adeline) no papel da misteriosa Emily, acompanha a busca desesperada de Stephanie (Anna Kendrick) por respostas para o desaparecimento de sua melhor amiga após esta deixá-la encarregada de pegar seu filho na escola.

Ao longo da narrativa, segredos de Stephanie e Emily, alguns compartilhados entre as melhores amigas, outros não por serem sujos o bastante para a imagem de uma mãe, são revelados através de investigações, postagens num blog sobre mães, e reflexões dos próprios personagens. Aqui vale ressaltar que a estrutura adotada pela autora permite adentrar nos diversos pontos de vista dos protagonistas instigando a curiosidade a cerca de quem está dizendo a verdade por trás do desaparecimento de Emily e nos eventos que sucedem a investigação quando a polícia encontra um corpo.

No entanto, o final do livro deixa a desejar ao fazer um das protagonistas forjar uma situação na qual teria sido vítima de violência doméstica, visto que nos dias atuais, apesar dos avanços obtidos pelo movimento feminista, a palavra da mulher ainda é vista como insuficiente na comprovação deste tipo de violência e dentre outras. Dessa forma, a atitude tomada pela personagem corrobora para a estigmatização da palavra da mulher como uma forma de vingança aos homens.

Nesse aspecto, a adaptação cinematográfica cumpre seu papel em retratar os acontecimentos do livro, mas adota um final diferente que consegue dar um desfecho acima do esperado para a história.

Werllen.Rubio 23/12/2018

Esse livro me surpreendeu muito, havia lido algumas críticas sobre ele, então comecei a leitura meio receioso, mas logo na primeiras páginas ele me surpreendeu.
A autora tem uma escrita muito boa e muito contemporânea. O livro é cheio de reviravoltas, agente fica apreensível com o sumiço da personagem, quando a trama vai se desenvolvendo agente fica de boca aberta com todas as revelações.
Esse livro é um dos meus favoritos.
A única crítica q faço é em relação ao final, eu gostei muito mais do final do filme, achei mais justo, mas a história é ótima, tenho certeza q vc vai gostar ;)