Mindhunter John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - Mind Hunter

Carodise 15/06/2021

FINALMENTE ACABEI ESSA DESGRAÇA
Quase 3 anos lendo esse livro e finalmente ACABOU! A história é interessante, são casos reais e experiências reais, mas eu não suportava mais ler esse livro. Inacreditavel q finalmente acabou
Aliel 15/06/2021minha estante
Estou sem coragem de começar, estou amando a série mas acho que vai ficar por isso mesmo.

Andressa.Mikaely 15/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkk a resenha mais sincera

Carodise 15/06/2021minha estante
Ouvi dizer q a serie é boa, mas sinceramente, depois do livro, se eu encontrasse o John na rua eu: 1) agradeceria por ele ser um puta profissional, 2) xingaria até a oitava geração da família dele por fazer um livro q eu nunca demorei tanto p ler

Aliel 15/06/2021minha estante
Não tenho idéia se a série segue a mesma linha do livro, mas é bem interessante.
Você demorou pq a escrita é chata ou o que?

Carodise 15/06/2021minha estante
Então, demorei pq eu acho q é uma escrita muito certeira. Tipo: eu amo livro de suspense e terror, quando comprei esse, ha uns 4 anos atrás, pensei q ele fosse contar uma história com começo, meio e fim (pelo tamanho do livro). Quando comecei a leitura ele não era uma ficção, ou uma história, era uma autobiografia profissional do John o que, se eu soubesse antes de comprar o livro, não teria comprado. Pq pensa cmg, eu comprei achando q ia ser uma leitura q ia me deixar presa naquilo, e quando eu abro o livro ele era única e exclusivamente sobe os casos do John. É legal ler histórias reais? Simmmm muito! Mas como comecei a ler e fiquei decepcionada, sem contar q as histórias são muito repetitivas pela função da abordagem dele ser praticamente igual em todos os casos... enfim, talvez esse livro agrade às pessoas q conhecem ou querem conhecer melhor o trabalho do John, mas eu, como uma leitora de jo nesbo, king, e etc, achei chatissimo...

Aliel 15/06/2021minha estante
Entendo perfeitamente, também tenho o meu a muito tempo, mas a cada dia que passa tenho certeza de que não será lido.

Tati 18/06/2021minha estante
terminei agora e tô com a mesma sensação! deveria ter ficado só com a série... sei nem que tipo de resenha vou fazer

Carodise 18/06/2021minha estante
Guria xinga o John, a sensação após xingar ele é tipo PERFEITA kkkkkkkk

Vitoria.Milliole 26/05/2021

Se você espera um romance policial, um suspense, detetives tentando desvendar um crime ou algo assim, saiba que esse livro não é pra você. Mindhunter não é ficção, é a realidade nua e crua. E assustadora.

Nos primeiros capítulos, tem uma narrativa bem biográfica, explicando como John Douglas chegou ao seu cargo como analista comportamental no FBI, o que pra quem não está acostumado pode ser um pouco desanimador. Afinal, é o próprio John Douglas quem narra o livro.

Sempre me interessei muito por criminologia e, especialmente, pela mente dos assassinos em série e dos psicopatas. Por isso, achei o livro fascinante! John repete algumas vezes que "se quiser compreender um artista, olhe para sua obra", e foi com esse pensamento que ele solucionou tantos crimes ao longo da sua carreira. Ele usava seu conhecimento para se colocar no lugar do assassino, pensando como ele para entender suas motivações, e no lugar da vítima, a fim de entender como ela se sentia e, também, que reações isso poderia causar no criminoso.

O que achei interessante foi que o livro não se trata sobre a solução dos crimes em si, mas de como John Douglas chegou ao autor. É incrível como a partir do cenário do crime e da vitimologia, ele consegue chegar a conclusões quase exatas sobre o criminoso: idade, relacionamentos, profissão, personalidade, tipos de abuso e/ou humilhação que possa ter passado na infância e adolescência e, por fim, como tudo isso influenciou para que ele cometesse tal crime. A partir do perfil traçado por ele, o FBI reduzia o número de suspeitos e, enfim, chegava ao culpado. E batia com tudo que John falava.

É interessante dizer que a experiência de ler um livro de crimes reais é completamente diferente de ler um suspense e muito mais assustador do que qualquer livro de terror. As situações narradas causam desconforto até quem está acostumado com livros pesados fictícios. Causam medo em quem nunca se assustou com terror. Causam ansiedade, e não é aquela "ansiedade" boa em descobrir o assassino junto com Sherlock Holmes, por exemplo, mas uma ansiedade em saber que poderia ser você no lugar de qualquer uma daquelas vítimas.
Diego VF 27/05/2021minha estante
Tutorial de como fazer uma resenha que faz qualquer um ter vontade de ler o livro.

Vitoria.Milliole 27/05/2021minha estante
Aaaah, obrigada! Escrevo as resenhas achando que ninguém aqui realmente lê kkkkkkk só pra registrar mesmo. É bom saber que alguém não só lê como gosta ?

Diego VF 27/05/2021minha estante
Eu leio toda resenha que eu encontro. O mais legal é ver a diferença de umas pras outras. Tem umas tipo essa sua, que descrevem bem o livro, sua história, seus pontos positivos e negativos, etc. Tem outras que são tipo "gostei do livro. Muito bom."

Diego VF 27/05/2021minha estante
Mas essa sua aí de mindhunter superou tudo. Já tô baixando a versão digital aqui pra ler o primeiro capítulo e ver se vai ser um livro que vou querer ler em mídia física ou digital mesmo.

Vitoria.Milliole 27/05/2021minha estante
Eu comecei a escrever resenhas por causa do insta, tenho um perfil literário lá, então deixo as resenhas bem descritivas e ao mesmo tempo opinativas pensando no insta (mesmo que grande parte delas acabe ficando só por aqui mesmo, acabei acostumando a escrever assim kkkkkkkk). Eu amo ler as resenhas que encontro por aqui também porque acho muito legal ver como varia o estilo de escrita das pessoas

Vitoria.Milliole 27/05/2021minha estante
Eu recomendo ler alguns capítulos na versão digital mesmo pra ter certeza se você deve ou não comprar o físico, porque já vi gente que não gostou nos primeiros capítulos e acabou gastando dinheiro à toa (apesar de achar que vale dar uma chance, porque se não me engano são só dois ou três capítulos um pouco mais biográficos, depois começa a ficar muito bom)

Diego VF 27/05/2021minha estante
Então, basicamente eu posso ler mais ou menos quatro capítulos antes da minha decisão? Beleza, minha leitura atual, Anne de Green Gables, eu estou fazendo de maneira bem lenta mesmo, então não me atrapalhará em nada esse poucos capítulos.

Thaiiiiixxx 20/02/2018

Faltou algo...
Que duas coisas fiquem bem clara desde já: não tenho o costume de ler biografias, então, não sei se o que vou falar é uma característica do gênero, e não tenho a mínima intenção de diminuir os feitos ou a importância de John Douglas.

A grande impressão que eu tive de "Mindhunter" é que é um grande "Ode a mim mesmo". O livro descreve vários casos investigados pelo agente aposentado do FBI John Douglas, um dos responsáveis pelo uso da ciência comportamental na solução de crimes. Douglas é uma lenda viva do FBI. Personagens como Jack Crawford, de "O silêncio dos inocentes", Jason Gideon e David Rossi, de "Criminal Minds" são inspirados nele.

Mas, devo admitir que ao longo da leitura, fui achando que o padrão se repetia. Douglas estava sempre certo. Ao que me recorde, agora, não me lembro de um caso, dentre os vários que ele cita, no qual ele estava errado. Além disso, tudo gira em torno dele no livro (o que talvez faça sentido, já que é uma autobiografia). Aliás, tive a impressão de que ele não gosta (ou gostava) muito que discordassem dele, embora não esteja claro no texto.

Não se tem a ver com o fato de muitas vezes ele ter se colocado como "superpolicial" para vários criminosos na tentativa de atraí-los, mas a forma como as histórias são contadas me soam um tanto quanto lotadas de vaidade pessoal. Com exceção de um episódio em específico que é citado logo no início, parece que Douglas é maior do que a vida. Não sei como explicar exatamente e sinta-se à vontade para discordar de mim.

Pode ser também que esta resenha fale mais sobre mim do que sobre ele em si, mas resolvi deixar minhas impressões aqui.

O livro em si não é ruim, é até bem legal ver as estratégias de capturas de diversos assassinos seriais famosos, como eles foram atraídos pelas forças policiais, mas terminei o livro decepcionada, sentindo que faltou alguma coisa. Talvez, eu seja como os escritores que escrevem sobre assassinos seriais e prefira a ficção, como o próprio Douglas afirma.
Nune 07/04/2018minha estante
Concordo completamente!!

Adriana 06/07/2018minha estante
Bem isso... Achei que o ego sobrepujou a história, que é boa, mas poderia ser muito melhor. Ele sempre está certo ele sempre é o melhor... Não me cativou. Sei que não era a intenção do livro, mas ele poderia ser mais imparcial na narrativa.

Carol.Sarro 25/10/2018minha estante
Concordo, muitas vezes a leitura se tornou cansativa, pelo menos para mim. Preferi a série.

Leandro.Gonzalez 18/02/2019minha estante
Concordo 100% com você. A impressão que ele nos passa através do livro, é que ele acha que ele nunca errou na vida (pelo menos na vida profissional). A solução dele era sempre melhor, mesmo quando ele era um inexperiente no FBI.

Ederson.Domiciano 10/01/2020minha estante
Acho que o livro foi mais baseados nos acertos dele mesmo, alguns erros que deve ter cometido imagino eu que foi ocultado de proposito.O livro é sobre como conseguiu ajudar a capturar Serial Killers.

Sinésio 12/01/2020minha estante
vc foi generosa ao avaliar a obra com 4 estrelas...

Ana Paula 07/10/2019

Egocêntrico
Assisti a série da Netflix baseada nesse livro, e comecei a ler entusiasmada pensando que a obra seria tão boa quanto o seriado, porém achei que o livro foi muito centrado na figura do John E. Douglas. Escrito em primeira pessoa, me deu a impressão de que, ao invés de relatar a experiência que o policial teve com os condenados por crimes barbaros, a obra foi a história de como o policial foi competente em suas atribuições no FBI.
Bruna 07/10/2019minha estante
Que triste. Achei que ia ser mais parecido com a série..

Ana Paula 07/10/2019minha estante
Na verdade são duas coisas diferentes, se eles fizessem a série cópia fiel do livro, não teria saída...

Bruna 08/10/2019minha estante
Triste

JPHoppe 08/10/2019minha estante
O livro é, antes de tudo, uma biografia. O livro foi relançado depois da adaptação, que compreensivelmente tem outro foco. Culpa do marketing que vendeu uma outra história.

Will 02/10/2021

Ótima experiência pra quem é fã do gênero.
Esse é meu segundo livro de John Douglas, e foi muito importante pra que eu compreendesse certas coisas sobre o famoso caçador de seriais killer. Quando li Mentes Criminosas e crimes assustadores, gostei muito do livro, mas senti uma leve decepção de ter que lidar com uma excessiva arrogância por parte do autor.
Ao oferecer uma pequena biografia durante o decorrer do livro, desde sua infância, adolescência e carreira profissional, John permite que também usemos de sua especialidade e possamos traçar as razões de seu perfil confiante.
O autor nos brinda com novas facetas de sua personalidade, um lado brincalhão e até com um certo humor cáustico em alguns momentos, o que permite humanizar o homem sobrenatural capaz de praticamente ler a mente humana, compreender e até mesmo antever as ações das mentes mais perigosas dos EUA.
Leitura agradável, principalmente na apresentação dos casos, suas histórias e particularidades, e também na tentativa de compreender as razões dos assassinos e também os muitos traumas anteriores que serviram de força catalisadora do ódio.
John Douglas é um homem apaixonado pelo que faz, bem sucedido e importante como visionário no uso da análise comportamental psicológica para resolução de crimes. Confesso que muitos conceitos apresentados vão servir no dia a dia para tentar identificar comportamentos perigosos de pessoas próximas, variações suspeitas ou pessoas envoltas no ódio contra a sociedade, que precisam de ajuda urgente. Leitura muito prazerosa, que termina abrindo caminhos pra se aprofundar em diversos casos muito interessantes.
Gorette 09/10/2021minha estante
Quem resiste aos psicopatas nos livros. Se um dia tiver tempo recomendo Favores Vulgares. É um livro excepcional.

Will 11/10/2021minha estante
Já li, e é muito bom mesmo. Trabalho espetacular da jornalista, muito completo o histórico do Andrew Cunanan.

Gorette 11/10/2021minha estante
Viu a série ?

Will 11/10/2021minha estante
Sim, algum tempo atrás...

Dani 24/04/2022

Fascinante
Conta a história de John Douglas, o primeiro caçador de serial killers dos EUA, ou seja, o primeiro agente do FBI a criar um perfil de classificação de personalidades baseado em ciência comportamental.
O começo é um pouco devagar, vai contando a trajetória dele antes de se tornar um agente, mas ao mesmo tempo é muito interessante ver como ele se tornou um dos pioneiros no assunto.
O que ele desenvolveu tem muita importância, ele vai explicando de casos em casos, como elaborava as análises e aplicava em alguns dos crimes mais famosos dos EUA.
O livro é bem detalhado e objetivo, com uma linguagem fluida que realmente ajudar a imaginar como as coisas aconteceram.
Muito interessante, recomendo para quem gosta de investigação criminal, análise de psicopatas e de uma visão especialista sobre eles.
Também recomendo a série da Netflix, Mindhunter, baseada no livro.
Leticia2513 25/04/2022minha estante
fiquei com mais vontade ainda de ler!!

Dani 25/04/2022minha estante
Que bom ?

Hellen 28/04/2022minha estante
pena que cancelaram a série :'(

Dani 28/04/2022minha estante
Disseram que tá em hiato, mas nunca volta ?

Marlonbsan 18/05/2021

Mindhunter
Durante seu tempo no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se conhecido por ter confrontando, estudado e entrevistado vários serial killers e assassinos, criando um banco de dados de perfis de criminosos. John é capaz de se colocar no lugar tanto da vítima quanto do criminoso e entender seus hábitos, permitindo descobrir quem procurar.

O livro é narrado em primeira pessoa, contando os acontecimentos vividos por John, a linguagem é bastante simples, mas há uma densidade considerável por conta da forma da narrativa, já que são poucos diálogos e muita análise.

O assunto do livro é muito interessante para mim, muitas referências citadas ao longo da leitura era de meu conhecimento e sabia mais ou menos do que se tratava aqueles nomes e casos mencionados.

O trabalho do FBI para criar um banco de dados capaz de definir perfis de possíveis criminosos auxiliou, ao longo dos anos, a prender muitos assassinos em série e até mesmo outros tipos de criminosos. A análise comportamental dessas pessoas é interessante além de saber e encontrar os padrões.

O livro acaba não se aprofundando muito em alguns dos casos, o que poderia deixar ainda mais instigante a leitura, mas o foco estava mais em relacionar o perfil estipulado e como isso realmente ajudou a solucionar muitos crimes, assim como poderia ter ajudado a resolver muitos outros mistérios sem solução até hoje.

Algumas partes, como o início sobre a vida de John, que é um pouco enfadonho e algumas opiniões dele sobre psicólogos, podem soar controversas, muito por conta da época em que foi criado o banco de dados e escrito o livro. Mas como uma parte opinativa do autor, podemos relevar.

Para quem gosta de saber um pouco mais sobre esse universo, o livro é muito interessante.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Brenda 18/05/2021minha estante
Este livro é maravilhoso!

jass 18/05/2021minha estante
to doida pra ler

Marlonbsan 18/05/2021minha estante
Ahh gostei bastante haha

Carol T.S. 09/11/2020

Fascinante
Muito mais interessante do que a série da Netflix. Conhecer o desenvolvimento dessa área do FBI por um de seus criadores é assustador e, ao mesmo tempo, fascinante. Recomendo a leitura!
JE 09/11/2020minha estante
Oi Carol ! Tudo bem ?
Estou querendo muito ler, mas estou com receio do livro ser pesado demais ! O que voce achou ?

Gustavo Rodrigues 09/11/2020minha estante
Se gostou desse, leia De Frente com o Serial Killer. Conta, em detalhes, sobre 4 entrevistas que o John Douglas fez com criminosos específicos.

Carol T.S. 09/11/2020minha estante
Olá Je! Tive medo que fosse pesado, mas achei agradável, sem descrições "pesadas", e muito interessante. Acho que podes iniciar e ver como te sentes, eu fui fisgada já pelo 1o capítulo ?

JE 10/11/2020minha estante
Certo. Vou ler então, e ver se gosto?
Valeu !

@literarychat 23/08/2018

Esperava mais ...
Mindhunter é um livro que mistura um pouco de biografia com descrições de casos e serial killers, aqui vamos conhecer  John Douglas, sua história durante sua vida e como ele se tornou tão importante para a caça dos serial killers.

Minha opinião: Eu não vou mentir para vocês, eu queria mais ação, mais fatos sobre os serial killers, mas infelizmente é uma biografia sobre a vida de  John Douglas, me deixou bastante desinteressada algumas vezes... Apenas no final do livro consegui manter um ritmo de leitura frequente e rápido que é onde ele descreve casos que trabalhou ( que é o que eu buscava ver no livro). Então se você não quer saber muito sobre os fatos sobre a vida dele, família, adolescência,etc... Provavelmente vá achar o livro parado e desinteressante até próximo ao fim.
Larissa.Coradini 24/08/2018minha estante
É minha leitura atual e quebrei a cara igual vc kkk se tivsse visto sua resenha antes, nem comprava o livro :/

@literarychat 24/08/2018minha estante
Nossa eu entendo bem sua decepção! É um caso bem raro onde a série é melhor que o livro na minha opinião..Mas não se desespere o pessoal gosta dele provavelmente consiga trocar ele por aqui :)

Larissa 09/11/2018minha estante
Comecei a ler e nossa, veio logo a decepção e o pensamento de eu devia ter pesquisado mais sobre o livro antes de iniciar a leitura :(

@literarychat 09/11/2018minha estante
Eu entendo perfeitamente como se sentiu é uma pena, pois quando ele fala dos casos que trabalhou são partes incríveis pena que isso acontece bem pouco :/

Carolina 27/10/2017

Livro X Série
Conheci primeiro a série da Netflix de mesmo nome e depois que fui pesquisar, soube que ela foi inspirada no livro de John Douglas, agora agente aposentado do FBI.

O LIVRO

O livro é de cunho biográfico. No início conhecemos John Douglas e toda sua história de como chegou ao FBI, dos times de beisebol e futebol americano que jogou na adolescência, da aspiração em se tornar veterinário, e posteriormente sua passagem pela Força Aérea. E como todas as experiências que ele teve na vida influenciaram na sua capacidade de analisar perfis de criminosos na Unidade de Ciência Comportamental do FBI na qual ajudou a montar.
Como é um livro biográfico a leitura da vida de Douglas é um pouco arrastada, porque, afinal, queremos saber sobre os perfis que montou, criminosos que encontrou. E a partir da página 80 que o livro começa a engrenar nesse sentido.
Nas páginas seguintes até o final o livro somos apresentados a dezenas de casos aos quais Douglas trabalhou diretamente ou seus colegas.
São dezenas de serial killers e Douglas explica como chegou aos seus perfis e como isso ajudou a colocar criminosos perigosos atrás das grades.
Douglas expõe casos famosos como o de Charles Mason e casos que tiveram grande repercussão nos EUA e principalmente de serial killers. Mas não é só isso. Douglas nos dá um panorama de negociação de reféns, casos de envenenamento, assalto a banco e crimes cometidos por pessoas próximas à vítima.
O livro me lembrou um pouco o de Ilana Casoy que fez um panorama dos mais terríveis serial killers do mundo.
Se vc leu esse e gostou, com certeza gostará de Mindhunter.
Só como curiosidade, o caso que mais me chocou foi o do padeiro de Anchorage, no Alasca, que raptava suas vítimas, levava-as para a floresta e as caçava como animais.
Com certeza muito dos filmes de hoje foram tirados de casos descritos no livro.
Enfim, o livro vale a pena para quem tem interesse em casos reais e gosta de saber como é realizado o trabalho da polícia.

A SÉRIE

Como disse conheci a série antes do livro e adorei. O diretor David Fincher, pra mim, é sensacional e não decepciona nesse novo trabalho.
A série tem alguma licença poética do livro, como não deveria deixar de ser, mas muito das informações do livro são ditas de forma quase literal na série.
A série começa com o início da Unidade de Ciência Comportamental no FBI e como as entrevistas aos criminosos eram feitas na prisão e evolui para quando os agentes começaram a ajudar policiais de todo o país a solucionarem crimes e ensinar técnicas de interrogatório.
Só achei 10 episódios pouco pelo que a série podia apresentar e também achei fraco os dois últimos que deveriam nos preparar para próxima temporada e no final senti que ficou um anticlímax.
Enfim, a série é muito boa, mas se pudesse recomendar, falaria para ler o livro primeiro e depois ver a série.
A segunda temporada já foi confirmada e trará os assassinatos de crianças ocorrido em Atlanta. Se for retratada como no livro será imperdível.

site: www.primeiroscapitulos.blogspot.com.br
Mauricio (Vespeiro) 27/10/2017minha estante
Carolina, sobre o caso de Robert Hansen (de Anchorage) existe o filme "Sangue no Gelo", com Nicholas Cage e John Cusack. Vale a pena!

Carolina 31/10/2017minha estante
Obrigada pela dica, vou procurar :)

Kátia PS 13/11/2017minha estante
undefined

Rosangela Max 06/10/2021

Gostei muito.
No começo do livro o autor conta sobre sua vida e trajetória dentro do FBI. Essencial para conhecermos sobre o perfil dele.
No demais, são citados casos e técnicas (tanto dos assassinos quanto da polícia/FBI) envolvendo alguns serial killers. Poucos destes casos foram citados com detalhes, mas houve diversificação na escolha. Interessante para não ficar preso a apenas um perfil.
Por mais que a série da Netflix tenha sido baseada nesse livro, o personagem principal não se parece em nada com John Douglas.
Maria 06/10/2021minha estante
quero muito ler esse livro!!

Milla 07/10/2021minha estante
Esse livro e maravilhoso. Mudou muito minha visão do mundo recomendo!!

Cris 15/02/2022minha estante
Eu adorei esse livro! É muito bom!

Nicoly 26/06/2021

Mindhunter
Mindhunter conta a história do agente do FBI, agora aposentado, John Douglas, desde sua adolescência até o começo do seu trabalho como analista de perfis e com a ciência comportamental. O John é uma pessoa muito legal e interessante e eu gostei bastante da parte que falava sobre a vida dele e como ele chegou onde chegou.
A forma como ele trabalhava como analista de perfis lembra muito Sherlock Holmes, de certa forma (isso é até citado no livro) mas é tudo muito bem embasado na psicologia, e eu acho muito interessante todo esse estudo, então foi muito legal a leitura.
O livro as vezes pode ser um pouco pesado devido aos crimes e os casos relatados, mas isso era esperado, afinal, são crimes reais, e a maior parte dos casos que John trabalhou eram de assassinos em série, mas é uma leitura muito intrigante.
Vii 26/06/2021minha estante
É de fácil compreensão?

Nicoly 26/06/2021minha estante
sim!! a história é bem fluida, e o livro é super fácil de entender

Vii 26/06/2021minha estante
Aí já quero ler!!!

Mauricio (Vespeiro) 27/10/2017

“Se quiser entender o artista, é preciso estudar a pintura”
John Douglas foi um agente especial do FBI, criador da Unidade de Ciência Comportamental daquela instituição. Autor de diversos livros que apresentam estudos de caso, análises do comportamento humano, em geral dedicados a crimes cometidos por “serial killers”. Douglas nasceu no Brooklyn (NY) e trabalhou no FBI por 25 anos. Neste período, entrevistou inúmeros assassinos em série (ex: David Berkowitz, Ted Bundy, John Wayne Gacy, Ed Gein, Charles Manson, Edmund Kemper, Richard Speck, Larry Gene Bell, Jeffrey Dahmer, Robert Hansen, entre outros), estudando seus perfis - bem como os de suas vítimas e as cenas de crimes - para criar o “Manual de Classificação do Crime”, cartilha utilizada até hoje para auxiliar na investigação de crimes violentos. Seu trabalho inspirou diversos personagens da ficção, como Jack Crawford (de “O Silêncio dos Inocentes”) e Jason Gideon (de “Criminal Minds”). Publicou “Mindhunter” em 1995, livro traduzido e editado no Brasil somente em 2017, obviamente em virtude do lançamento da série homônima no Netflix.

Nos primeiros capítulos o livro traz a história do início da vida de John Douglas. Com uma narrativa muitíssimo fluida, Douglas transforma a leitura num bate-papo descontraído (em que pese o tenebroso tema). Aos poucos, a história evolui sobre a resistência que Douglas encontrou dentro do FBI para que conseguisse implementar sua técnica. Abnegado, sacrificou a vida pessoal em nome do trabalho e conseguiu reconhecimento. Seu estudo deu origem a um riquíssimo banco de dados estatístico alimentado com perfis de criminosos amplamente estudados. Este material possibilita comparar “modus operandi” e “assinaturas” de assassinos e, assim, prever seus próximos passos. Douglas definiu também características prévias (estudando a juventude dos assassinos) que determinam o potencial de alguém se tornar um “serial killer”, chamando-as de “tríade homicida”: piromania + crueldade contra animais + fazer xixi na cama depois da infância. Aliás, foi a equipe de John Douglas que cunhou pela primeira vez o termo “serial killer”. Outro trio que é destacado no estudo compreende as motivações do assassino: Manipulação + Dominação + Controle.

Douglas disse em 1996 que “Todo estudo de personalidades criminosas seria muito mais difícil de construir hoje em dia” (pág. 127). Sua afirmação torna-se ainda mais verdadeira considerando que a internet ainda nem estava tão difundida. Sob minha ótica, diferentemente daquela época analógica, tornou-se hoje ainda mais complexo identificar um criminoso através de perfis pré-definidos.

É lamentável perceber que é praticamente impossível encontrar livros editados no Brasil sem erros de tradução, digitação e revisão. “Mindhunter” não foi diferente.

Série da Netflix: Vale a pena assistir, pois ela ilustra com muita qualidade algumas partes do livro. Destaque especial para as entrevistas com Ed Kemper, representado de forma magnífica pelo ator Cameron Britton. Aliás, procurem por fotos e vídeos do Ed Kemper original e comparem-nas com o personagem da série. Belíssima adaptação! A atuação de Jonathan Groff no papel de Holden Ford (nome que escolheram para representar John Douglas) é espetacular. Em geral, os “serial killers” representados na série foram muito bem adaptados. Fora isso, inventaram demais, perderam o foco, principalmente por acharem interessante (ou seria necessário?) dar destaque a mulheres na história. No livro há pouquíssima participação delas, até porque o FBI, naquela época, ainda era deveras resistente a tê-las nos seus quadros. Já o roteiro da série converge exageradamente para a Dra. Wendy Carr (nome que escolheram para a Dra. Ann Burgess), que estuda vítimas de trauma e abuso, bem como para as relações íntimas do ator principal com sua namorada. Ambas totalmente dispensáveis na trama.

Nota do livro: 7,87 (4 estrelas).
Tah_marques 30/10/2017minha estante
Muito boa sua resenha!
Em relação a série acho que essas quebras de ritmo com a vida pessoal ou destaque a personagens com pouca importância tem mais o intuito de humanizar os protagonistas do que te relevância mesmo, mas em certa parte concordo.

Mauricio (Vespeiro) 30/10/2017minha estante
Pode ser, Taís. Mesmo assim, acho que na série eles exageraram. O livro é bem focado nas investigações dos crimes. E não dá destaque às mulheres porque não era o caso mesmo. O FBI naquela época não contratava mulheres e a vida pessoal do personagem principal tem pouquíssima relevância. Na série, 1/3 do tempo se passa com as duas personagens mulheres. Eu já acho que foi um "cuidado" para não parecer "machista" nesses tempos estranhos.

Tati 20/06/2021

2 estrelas e era o que havia..
Este livro não é similar a série. Este livro não descreve a fundo nenhum crime. Este livro não descreve a fundo nenhuma das entrevistas com os serial killers. Este livro não explica praticamente nada do eu esperava entender com a proposta de leitura apresentava em sua sinopse.

Dos pontos positivos: conhecer outros poucos detalhes de casos que já me eram familiares (por consumir muito true crime) e entender um pouco do papel do FBI na resolução de alguns.

Dos pontos negativos: um narrador extremamente preconceituoso, capaz de usar termos misóginos e muito cruéis ao falar das vítimas mulheres.
Uma narrativa muito arrastada e repetitiva.
Termos intolerantes e opiniões absurdas a respeito de pessoas que cometem crimes, pessoas que estudam esses crimes e pessoas vítimas desses crimes.

Não me importa em que ano esse livro foi escrito, nem o que era considerado aceitável na época. Eu não consigo passar por cima de tanta coisa errada aos meus olhos e achar ok.

Quanto às opiniões apresentadas pelo narrador, eu as respeito mas discordo. Já que ele apresenta tanta convicção, por exemplo, ao afirmar que pessoas são más por uma falha de caráter, que apresentasse provas. Para ler opiniões eu uso de redes sociais, aqui eu esperava fatos!

Poderia ainda falar da aversão do narrador aos profissionais da área da psicologia e o quanto isso é contraditório visto que é de técnicas psicológicas que ele usa pra montar os perfis e fazer as entrevistas ou de quanto é contraditório ele concordar que uma educação de qualidade e uma boa base familiar evitariam muitos desses crimes que ele acompanhou ao longo de sua carreira e chegar a conclusão de que a solução seria mais policiamento e mais presídios, além de mais amor...

Mas pro desabafo que essa resenha se transformou, está bom. Senhor Douglas, pode ser que você realmente foi um profissional muito bom quanto deixou claro a cada parágrafo deste livro, só não entendi o porquê.

2 ?
maria 20/06/2021minha estante
nossa mindhunter é minha série preferida! nunca li o livro mas que pena que não é bom igual a série

Tati 20/06/2021minha estante
eu sou muito fã da série também, infelizmente as semelhanças são poucas.. na minha interpretação o livro serviu de inspiração quanto ao processo de fazer entrevistas para traçar os perfis e a dificuldade que eles tiveram pra convencer o FBI que isso era um bom "investimento". mas claro que vai de cada um, né. acho a leitura válida porque muita gente amou o livro :)

Arthur.Afonso 13/04/2020

MindHunter
Adorei a leitura! Confesso que no início tive um pouco de dificuldade de me conectar, pois até às 120 páginas o autor fala muito sobre sua trajetória profissional e pouco dos casos em si. Mas depois que ele começa a falar sobre sua experiência com os crimes o livro fica muito interessante. Ótimo pra quem se interessa pela área de investigação criminal e de serial killers.
Arcanjo 13/04/2020minha estante
Acabou.. aí sim.