Quem Manda no Mundo?

Quem Manda no Mundo? Noam Chomsky
Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas -

gabsfx 23/02/2024

Livro muito importante para entender algumas nuances do terrorismo praticado pelos países tidos como desenvolvidos, apesar de não se aprofundar tanto, cita as fontes de onde podemos fazê-lo, ótima leitura, muito fluida

Sidney 19/12/2023

Terrorismo dos EUA descortinando
O livro é bem escrito, com argumentos fortes para demonstrar a falácia de que os EUA são os mocinhos e quem discordar é terrorista. Para mim, no entanto, isso não é novidade, então senti que os argumentos ficaram repetitivos ao longo dos capítulos. Isso deixou a leitura cansativa. Claro, para quem ainda não vê o mundo assim, todas as discussões são necessárias.

Camila.Santos 13/12/2023

Afinal, quem manda no mundo? (ou melhor dizendo: quem manda em quem manda no mundo?)
A resposta para essa pergunta parece um pouco óbvia para quem tem qualquer noção de geopolítica, porém talvez essa não seja a pergunta mais pertinente a se fazer. EUA? OTAN? OCDE? Quem manda no mundo hoje pode não ser o mesmo que manda no mundo amanhã. China e Índia, por exemplo, estão em franca ascensão. Mas mesmo que no futuro essa liderança seja diferente, isso traria alguma mudança real, que impeça o rumo catastrófico que nossa civilização está tomando? Por trás de lideranças mundiais, que podem ou não mudar com o decorrer dos anos, devemos lembrar que existem interesses, que buscam se concretizar e se perpetuar não importa qual seja o governo ou liderança política vigente. O sistema capitalista busca sempre garantir sua sobrevivência por meio de transformações e adaptações, e no capitalismo tardio que vivemos os governos perdem cada vez mais seu protagonismo e passam a ser meras ferramentas das grandes corporações. Podemos saber quem manda no mundo hoje, e imaginar quem mandará amanhã. Mais quais interesses mandam no mundo? Como interesses particulares utilizam-se da máquina pública para seu benefício? E o mais preocupante: como esses interesses seguem seus objetivos apesar das consequências catastróficas cada vez mais evidentes?

AndrA64 22/11/2023

Decepcionante
Foi minha primeira leitura do aclamado Chomsky e confesso que saio decepcionado. Não, o autor não escreve nenhuma besteira ou inverdade, porém esperava um conteúdo mais aprofundado sobre as causas dos conflitos globais atuais. É uma boa obra introdutória sobre o tema, porém para quem saiu de uma leitura de Moniz Bandeira, Chomsky parece um mero novato com repulsa aos EUA.
O livro além de tudo é um tanto quanto confuso, com muitas repetições (como, por exemplo, a crise dos mísseis de Cuba), assuntos que atravessam diversos tópicos na mesma página, porém sem se aprofundar em nada com a devida atenção. Ponto positivo sobre a história e a política interna dos EUA.

Myy 22/11/2023

Linguagem mais complicada mas muito bom.
Uma dose de realidade sobre como funciona os reais interesses de um dos maiores poderios atuais. A pergunta de Chomsky é na verdade muito clara pra se evidenciar o que tanto se quer ser mascarado.

Dani Gundes 17/11/2023

"Os EUA não têm amigos, têm interesses"
Noam nos mostra que os EUA, a mando de interesses do establishment, subjuga Estados e relega suas populações às mais miseráveis condições de vida. A lógica funciona mais ou menos assim: quando um país questiona certas políticas estadunidenses, estes sabotam o país, seja acusando-o de terrorismo ou apoiando uma ditadura local, com o objetivo de deixar este país imerso em problemas domésticos, muitas vezes, de cunho humanitário altíssimo, e desvie a atenção do questionamento inicial. Tal estratégia, apoiada pela mídia dominante, faz da opinião pública uma míope para a tirania dos EUA.

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Quem Manda no Mundo?" de Noam Chomsky apresenta um conjunto de ensaios e palestras do autor que discutem a política global e as estratégias de poder das grandes potências mundiais. Chomsky aborda temas como a política externa dos Estados Unidos, a influência da mídia, o papel das elites empresariais e financeiras na tomada de decisões políticas, os conflitos no Oriente Médio, entre outros.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, o autor aborda a questão do poder global e a postura dos Estados Unidos diante de outras potências mundiais. Na segunda, discute a mídia e sua influência na construção da opinião pública. Na terceira parte, Chomsky trata da política externa dos EUA, incluindo sua atuação no Oriente Médio e a luta contra o terrorismo.

Chomsky argumenta que as grandes potências mundiais, em particular os Estados Unidos, exercem um poder desproporcional no cenário global, e que suas ações muitas vezes visam a preservar esse poder. Ele também critica a mídia por seu papel na construção de narrativas que favorecem as elites dominantes.

O autor apresenta uma visão crítica do capitalismo e das desigualdades sociais geradas por esse sistema, e defende a importância da democracia e da participação popular na tomada de decisões políticas.

Comentário:

"Quem Manda no Mundo?" é uma obra que oferece uma visão crítica e detalhada da política global e das estratégias de poder das grandes potências mundiais. Chomsky apresenta uma análise profunda e convincente dos problemas e desafios enfrentados pela sociedade contemporânea, em particular as desigualdades sociais, a concentração de poder e a influência da mídia na construção da opinião pública.

O autor demonstra uma compreensão profunda da história, da política e da economia, e sua obra é uma contribuição importante para o debate público sobre questões fundamentais como democracia, justiça social e direitos humanos. Em resumo, "Quem Manda no Mundo?" é um livro essencial para quem busca entender os desafios políticos e sociais do mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Noam Chomsky, política global, poder, Estados Unidos, mídia, capitalismo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Nicolas27 15/01/2023

Excelente obra, o autor, Noam Chomsky, traz à tona todos os principais acontecimentos ligados ao terrorismo e consegue de forma fácil conectar com os EUA, considerado por Chomsky " O maior Estado Terrorista do mundo". Além disso, comenta sobre as políticas ambientais e destaca o perigo do negacionismo, apontando o partido republicano como um dos mais perigosos e nocivos para o ambiente. Outro fato marcante no livro é a relação dos países e acontecimentos internos, como China, Israel, Palestina, Irã, Iraque, um pouco do Afeganistão, Rússia, e regiões como a Indochina e África. Obra marcante, necessária e importante para todos, em alguns trechos é necessário conhecimento do tema externo ao livro para um melhor entendimento, visto que a obra é complexa (ao meu ver).

Lucikelly.Oliveira 19/09/2022

Livro essencial para descolonização da mente
Ja é meu segundo livro de Chomsky e sempre aprendo muito com suas lições e reflexões sobre os donos do poder.

Samuel Campos 03/08/2022

Maravilhosamente revoltante
Não tem como ler esse livro sem um chá de camomila ou qualquer outro calmante. Noam Chomsky é o primeiro estadunidense que faz questão de apontar os terrorismos cometidos pelo próprio país. Os genocídios, o descaso com a segurança da própria população e a falta de confiabilidade da diplomacia são alguns pontos muito bem explorados pelo autor.

Cris609 30/05/2022

O primeiro passo para nos libertarmos das correntes de ferro invisíveis que aprisionam a sociedade é enxergá-las e conhecê-las. Viver tendo a noção de que nossas escolhas nunca são nossas, mas impostas, já é um bom caminho para deixarmos de ser marionetes nas mãos de quem quer que seja.

Por isso, eu digo: leiam. Só assim podemos passar para o segundo passo, que é a mudança. Quem sabe transformar um mundo em um lugar melhor, onde os interesses coletivos que visem o bem comum sejam privilegiados? Utópico? Pode ser. Mas é mais fácil viver com a fé de que a humanidade um dia vai acordar.

Thiago 18/05/2022

A resposta à pergunta-título é óbvia, mas o autor fundamenta bem seus argumentos, principalmente nas críticas aos Estados Unidos e Israel e seus conflitos. Lendo 6 anos depois que o livro foi lançado, algumas coisas parecem óbvias, mas à época talvez não ea tão claras. O fundamento do livro é principiante atual, pós fim da guerra fria e com o unilateralmente que os EUA tiveram nos últimos anos.

Dude 18/03/2022

King of the world
O livro traz uma série de informações sobre geopolítica. Faz um contraponto com as narrativas do Ocidente. Recomendo.

Ana 27/12/2021

"Que tipo de mundo sobreviverá a essa voraz investida predatória?" O autor relembra diversos acontecimentos históricos e de que forma a culpa desses acontecimentos, não raro terroristas e criminosos, foram apagados da história e da memória pública. O livro também nos apresenta um panorama do posicionamento político dos maiores líderes mundiais e o que isso pode significar para o futuro do planeta. Um panorama desesperançoso, mas honesto.

Matheus.Vanin 09/10/2021

Abaixo do esperado
O livro é interessante e descortina diversos depoimentos de agentes políticos envolvidos na política mundial sobre acontecimentos relevantes. Contudo, peca pela excessiva repetição. Creio que a tradução também não ajude, com adaptações até incabíveis. Foi um pouco sofrido terminar? acredito que essa não seja a leitura ideal para começar em Chomsky (meu caso)