A Pessoa Como Centro

A Pessoa Como Centro Carl Rogers

Resenhas - A Pessoa Como Centro

Lalu.Lino 20/12/2023

ACP
Eu queria algo mais explicativo sobre a abordagem, mas esse livro trás pontos muito interessantes, e posso dizer que a ACP brilhaa!! Ela brilhaa

Nathia 10/05/2020

Leitura essencial!
Uma teoria para revolucionar a história da psicologia moderna.
Após os ícones Freud, Jung e Piaget, Carl Rogers deixou sua marca impressa na Psicologia com uma nova forma de terapia, a Abordagem Centrada na Pessoa.
Na Abordagem Centrada na Pessoa, segundo Carl Rogers, qualquer técnica pode ser efetiva, contanto que siga alguns requisitos de ações do terapeuta (congruência, autenticidade, aceitação positiva incondicional e empatia) e que sejam sentidas pelo cliente. Em detrimento disso, pode ser adaptada e aplicada a todos contextos, sejam eles: escolar, organizacional, terapêutico, até mesmo no dia-a-dia nas relações humanas.

Golbery 12/06/2017

O problema está na edição!
O livro "Way of Being" foi de longe, para mim, o melhor de todos os livros do Rogers que eu li. Nessa época ele já acredita na sobrevivência da consciência após a morte e ele está bem mais aberto a algo que hoje chamaríamos de psicologia transpessoal. Esse livro no Brasil foi quebrado em dois: "A Pessoa Como Centro" e "Um Jeito de Ser".

Para mim o problema deste livro está na edição dele. Os capítulos vieram todos fora da ordem apresentada no título original. Quando se lê o livro na ordem do "Way of Being" tudo faz muito mais sentido, os capítulos têm uma sequência didática e muito mais compreensível. Lendo da forma como o livro está, ele parece apenas uma coletânea de artigos soltos, sem sequência.

No livro original os capítulos são na sequência seguinte:

"A WAY OF BEING"*

CAPÍTULO 1 (Um Jeito de Ser - Cap 1)
CAPÍTULO 2 (A Pessoa Como Centro - Cap X)
CAPÍTULO 3 (A Pessoa Como Centro - Cap I)
CAPÍTULO 4 (Um Jeito de Ser - Cap 2)
CAPÍTULO 5 (A Pessoa Como Centro - Cap IX)
CAPÍTULO 6 (Um Jeito de Ser - Cap 3)
CAPÍTULO 7 (A Pessoa Como Centro - Cap III)
CAPÍTULO 8 (A Pessoa Como Centro - Cap IX)
CAPÍTULO 9 (Um Jeito de Ser - Cap 4)
CAPÍTULO 10 (Um Jeito de Ser - Cap 5)
CAPÍTULO 11 (A Pessoa Como Centro - Cap VIII)
CAPÍTULO 12 (A Pessoa Como Centro - Cap VII)
CAPÍTULO 13 (Um Jeito de Ser - Cap 6)
CAPÍTULO 14 (Um Jeito de Ser - Cap 7)
CAPÍTULO 15 (Um Jeito de Ser - Cap 8)

*Os textos de Rachel Rosemberg não constam no livro original.