Língua Portuguesa

Língua Portuguesa Adriana Lemes

Resenhas -

Julia Manjko 24/04/2024

Primeira leitura de gramática
Não sou muito chegada a gramática, estou construindo uma certa afeição agora por causa da faculdade. Provavelmente por isso demorei muito pra ler esse livro e, em vários momentos, fiquei bastante entediada, mas com certeza aprendi bastante.

Recomendo !!

thomas132 28/01/2024

Sucinto, didático e essencial.
Abrangendo desde a teoria a exercícios práticos, o livro "Língua Portuguesa: Elementos Essenciais e Acessórios para Análise Sintática" é essencial - não somente para estudantes de Letras, como eu, que o têm como leitura obrigatória - mas também para estudantes do ensino básico e qualquer outra pessoa interessada nessa área de estudos.
A escrita é bastante clara e direta; mesmo em capítulos mais complexos, como o último que aborda o tema 'Cibercultura', não é necessário haver conhecimento prévio para compreender o que está sendo ensinado. As explicação não são muito aprofundadas, então é necessário ler os conteúdos complementares que são referenciados neste livro - porém, a obra ainda cumpre o papel ao qual se propõe.

No final de todos os capítulos são adicionados 5 exercícios para prática. O livro seria mais interessante se trouxesse mais questões práticas e se o gabarito fosse detalhado, uma vez que apenas marcam as alternativas corretas, sem mais explicações. Para quem deseja treinar o conhecimento adquirido, no entanto, ainda é ótimo para revisão - vale a pena complementar com questões passadas de vestibulares.

Lido em: 23/01/2024
Nota: 4/5

Kaah Vicente 06/12/2023

Leitura obrigatória da disciplina. É um livro que trata do assunto bem resumidamente por ser uma disciplina inicial, é claro e objetivo, até me ajudou mais do que as videoaulas da disciplina.

Letícia 05/11/2023

Li para a minha aula de Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais. É basicamente um resumo sobre os termos das orações.

Babih Bolseiro 19/10/2023

Didático e leve
Até que gostei do livro. Explicação e exemplos claros, sem muita enrolação. Os temas não são passados de forma aprofundada e, por esse motivo, acredito que foi usado em matéria inicial, principalmente para relembrar conceitos aprendidos na escola. Eu senti falta de explicação em relação as respostas das atividades (o motivo de serem certas ou erradas).

Mey 09/05/2023

Obrigatório para o profissional de Letras
Este livro é maravilhoso! Posso dizer que aprendi mais lendo ele do que assistindo às videoaulas da faculdade. Muito simples e explicativo, com ótimos exemplos, também tem atividades, embora eu não tenha as feito. Único ponto que não me fez dar 5 estrelas, é que eu gostaria que alguns assuntos tivessem sido mais detalhados.

Enfim, não apenas os estudantes de Letras, mas todo brasileiro deveria ler esse livro.

Ana Carolina 04/12/2021

Língua portuguesa
Livro técnico para aula de língua portuguesa de forma prática e fácil de entendimento ao básico do português.

Jenni.Castro 16/07/2021

Fiquei meio perdida no começo, mas compreendi e thanrammmmm, Muito bom. É apenas uma introdução do assunto, então está de bom tamanho o conhecimento adquirido no livro base.

Paulo Silas 05/04/2021

A obra apresenta e explana noções básicas da língua portuguesa no que diz respeito a análise sintática, mas com a abordagem voltada para a formação da graduação em letras. É como fossem retomadas algumas lições de gramática do nível escolar, porém, com uma ênfase e profundidade maior nas questões que são tratadas. O aprofundamento assim se dá tanto pelo fato de ser destinado a discentes do curso de letras (bacharelado e licenciatura) quanto por objetivar também um melhor preparo aos profissionais que atuam com a docência na matéria de português.

O livro é composto por dez capítulos, com cada qual trabalhando um tema específico da análise sintática do português. Frase, oração e período inauguram no primeiro capítulo, seguido da abordagem sobre o sujeito. No terceiro capítulo, predicado e predicativo figuram como os temas estudados, seguidos dos complementos verbais que aparecem na sequência. Em seguida, o complemento nominal e o agente da passiva são trabalhados. No sexto capítulo, adjunto adverbial e adjunto adnominal recebem a abordagem devida. Aposto e vocativo são explanados no capítulo seguinte, enquanto as funções gramaticais e o texto aparecem no capítulo oito. As implicações da sintaxe no texto são trabalhadas no nono capítulo, encerrando-se a obra no décimo capítulo com uma abordagem sobre os textos virtuais e o fenômeno da cibercultura. Com isso, tem-se uma abordagem ampla, mas sintética, daquilo que o título do livro expõe.

Quatro são as autoras responsáveis pelo trabalho sobre elementos gramaticais e sintaxe que aqui se apresenta, tendo essas produzido um ótimo material de estudo. A obra cumpre a contento com a sua proposta ao fornecer um material de análise e consulta para os acadêmicos de letras, contando ainda, ao final de cada capítulo, com atividades voltadas para a fixação do conteúdo. Como consta na apresentação da obra, "o desafio das profundas evoluções [...] impõe uma nova postura educativa sobre o trabalho com a língua portuguesa, pois seria engodo percebê-la apenas como articulação de currículo, de programa e de metodologia" - e o livro contribui para o avançar dessa apontada nova postura.

Jon O'Brien 02/04/2021

Interessante para quem está começando
Achei o livro interessante para quem está começando a estudar os tópicos gramaticais. O livro, obrigatório em uma disciplina do meu curso para melhor aproveitamento das aulas, apresenta os elementos essenciais, integrantes e acessórios para fazer a análise sintática das orações.
É um livro introdutório e que dá toda a base necessária para quem está estudando Letras, então creio que o conteúdo não deveria ser muito mais detalhado. Ainda assim, seria interessante que o livro apresentasse mais exemplos e particularidades da análise sintática, visto que, sendo vasta a nossa língua como ela é, há situações que não foram aqui exploradas, pelo menos não com a devida dimensão.
O interessante deste livro são os exercícios no final de cada capítulo. Alguns exercícios são mais simples, e outros mais elaborados, e no fim das contas é através desses exercícios que o aluno consegue se testar para saber se está realmente aprendendo. Gostaria que houvesse mais exercícios, por isso não dei nota máxima ao livro, mas, como um livro introdutório, está excelente.

Danny 22/10/2020

Fácil, rápido, sem enrolação e essencial... ótimo para quem esta fazendo curso de linguagens!!

Dominic nic nic 01/09/2020

Livro obrigatório de minha disciplina. É sucinto e muito bem explicativo no que aborda.