Paulo Silas 05/04/2021A obra apresenta e explana noções básicas da língua portuguesa no que diz respeito a análise sintática, mas com a abordagem voltada para a formação da graduação em letras. É como fossem retomadas algumas lições de gramática do nível escolar, porém, com uma ênfase e profundidade maior nas questões que são tratadas. O aprofundamento assim se dá tanto pelo fato de ser destinado a discentes do curso de letras (bacharelado e licenciatura) quanto por objetivar também um melhor preparo aos profissionais que atuam com a docência na matéria de português.
O livro é composto por dez capítulos, com cada qual trabalhando um tema específico da análise sintática do português. Frase, oração e período inauguram no primeiro capítulo, seguido da abordagem sobre o sujeito. No terceiro capítulo, predicado e predicativo figuram como os temas estudados, seguidos dos complementos verbais que aparecem na sequência. Em seguida, o complemento nominal e o agente da passiva são trabalhados. No sexto capítulo, adjunto adverbial e adjunto adnominal recebem a abordagem devida. Aposto e vocativo são explanados no capítulo seguinte, enquanto as funções gramaticais e o texto aparecem no capítulo oito. As implicações da sintaxe no texto são trabalhadas no nono capítulo, encerrando-se a obra no décimo capítulo com uma abordagem sobre os textos virtuais e o fenômeno da cibercultura. Com isso, tem-se uma abordagem ampla, mas sintética, daquilo que o título do livro expõe.
Quatro são as autoras responsáveis pelo trabalho sobre elementos gramaticais e sintaxe que aqui se apresenta, tendo essas produzido um ótimo material de estudo. A obra cumpre a contento com a sua proposta ao fornecer um material de análise e consulta para os acadêmicos de letras, contando ainda, ao final de cada capítulo, com atividades voltadas para a fixação do conteúdo. Como consta na apresentação da obra, "o desafio das profundas evoluções [...] impõe uma nova postura educativa sobre o trabalho com a língua portuguesa, pois seria engodo percebê-la apenas como articulação de currículo, de programa e de metodologia" - e o livro contribui para o avançar dessa apontada nova postura.