Se Isto é um Homem

Se Isto é um Homem Primo Levi




Resenhas - É Isto um Homem?


389 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


jsscmaria 17/05/2024

Triste mas extremamente necessário.
São inúmeros os livros que tratam sobre o Holocausto, mas esse foi o meu primeiro. ?É Isto um Homem??, escrito pelo italiano Primo Levi (1919 ? 1987), um dos poucos que sobreviveram aos campos de concentração nazistas da 2ª Guerra Mundial.

A vontade de ler veio depois de assistir ?Zona de Interesse?, que retrata a família Höss. O chefe da família, uma espécie de líder disruptivo, revolucionou a instalação, aperfeiçoando e testando técnicas de extermínio em massa, que resultaram na construção de quatro grandes câmaras de gás e crematórios nos complexos de Auschwitz I, Auschwitz II e Birkenau. Autodenominada ?rainha de Auschwitz?, Hedwig, sua esposa, administrava a casa de forma rígida, colocando a organização doméstica acima de tudo, até mesmo do marido. Os filhos tiveram uma infância saudável, entre passeios de barco e brincadeiras na areia. Um cenário completamente diferente do que se tinha bem ao lado. O filme me impactou profundamente, por isso decidi iniciar essa leitura que tem muitos anos me amedrontado.

?É Isto um Homem?? é um livro de não ficção. Um relato cruel de um sobrevivente que lutou contra a própria desumanização, servindo de testemunho de uma página sombria da História em que gostaríamos que não houvesse existido. De fato, uma leitura necessária e, com toda certeza, obrigatória. E sem esquecer que, embora seja um dos horrores mais estudados e conhecidos, em nossa história também temos outros tantos massacres e genocídios que não são tão lembrados, estudados? traz uma reflexão de que tipo de humanidade temos vivido. O que é ser humano? O que nos faz ter o poder de decidir quem morre e quem vive? Este livro, mais do que nunca, é um lembrete contundente do legado de dor e sofrimento deixado pelo Holocausto e tantas outras atrocidades que já vivenciamos e ainda estamos vivendo, e da necessidade de lembrar e honrar as vítimas.

#primolevi #éistoumhomem #zonadeinteresse
comentários(0)comente



Marcia 14/05/2024

Minhas impressões sobre o livro
Mais um belo livro pra conta!
Historia do escritor Primo Levi sobre tudo que viveu em Auschwitz.
Com fome, sede, fraqueza, maus tratos e muito trabalho pergunto: como sobreviveu?
O livro é muito bem escrito e o autor nos conta que decidiu escreve-lo questionado a hunanidade e pelo título ja percebemos pois questiona: " isto é um homem?"
Com a narrativa dele nos transportamos para Auschwitz em 1945 onde ele viveu por 11 meses.
Um dos poucos sobreviventes e graças a sua escrita temos conhecimento do que foi o nazismo, os campos de extermínio e todo esse período horroroso e triste.
"No livro, o escritor e químico italiano Primo Levi relembra seu sofrimento num campo de extermínio, sem, contudo, invocar qualquer resquício de autopiedade ou vingança. Deportado para Auschwitz em 1944, entre outros 650 judeus italianos, Levi foi um dos poucos que sobreviveram, retornando à Itália em 1945" (sinopse editora)
Super recomendo a leitura. Livro curto de 209 páginas com uma escrita fácil e envolvente.
Leiam amigos, é muito bom!
Valeu!
comentários(0)comente



RaAssa108 10/05/2024

Eu adoro história, entender como chegamos até aqui, como viveram aqueles que vieram antes de nós? quando li Isto é um Homem ? Eu fiquei devastada, não me lembro de ter lido mais de duas páginas sem que ao menos uma lágrima escorresse, tudo se torna ainda mais intenso quando lembramos que não é uma fantasia, que essa é uma história real de uma pessoa real. Esse, com toda certeza, é um dos livros mais tristes que já li.
comentários(0)comente



PatrAcia423 01/05/2024

Livro que transforma
Impossível não sofrer com essa leitura. É o tipo de leitura que mexe com você. Que faz você valorizar as pequenas coisas da vida. Primo Levi magistralmente registra o testemunho vivo sobre a existência massacrada dos judeus deportados na 2ª guerra mundial para os campos de ?morte?
Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Ellie 27/04/2024

Cotidiano
Livro escrito na primeira pessoa e conta detalhes do cotidiano de um período tão sofrido, com determinação e clareza de tantos detalhes que nos emociona.
comentários(0)comente



Fabio.Fatori 28/03/2024

Impactante
Livro que impacta, sabendo que o livro é o que realmente aconteceu com o narrador. Até onde o ser humano consegue ser cruel com quem nem conhece por xenofobia absurda. É triste ver que isso ainda existe de forma velada ( ou não), com o mundo dividido e muito ódio por motivos banais por diferentes políticas, mostrando que tem pessoas que torcem por atrocidades a pessoas que pensam diferente sem sentir um mínimo de compaixão.
comentários(0)comente



JoAo1256 24/03/2024

"É isto um homem?" - Primo Levi
O que nos faz humanos? Nossa capacidade de raciocinar e resolver problemas?! Nosso espirito?!
E o que nos faz perder essa humanidade? As condições em que nos encontramos?! O ambiente pelo qual somos influenciados?! Ou a perca de nossa dignidade?!
Neste relato emotivo e sincero, livre de qualquer indicio de busca por vingança ou rancor, Primo Levi nos conduz até o temido campo de extermínio de Auschwitz, onde por meio de suas lembranças, conta os horrores que viveu ao longo de sua estadia, em que muitas ocasiões duvidou se ainda era possível existir um homem dentro de sua carcaça e viu muitos de seus companheiros, antes de chegarem ao fim de sua existência, perderem sua humanidade e dignidade e passarem a ser apenas corpos, forçados a trabalhar até a exaustão. Além disso Levi questiona o que levou seus algozes a perderem sua humanidade a ponto de extinguirem seres humanos como meras moscas, sem importância e sem histórias.
No entanto este livro não é apenas só mais um relato de um sobrevivente, ele não enfatiza as torturas e surras que sofreu, mas sim desabafa da forma mais singela que sentia em meio aquele caos, e como em meio ao terror o ser humano consegue ser humano para com seus pares e assim nos mostra que com a união foi possível vencer o maior de seus desafios.
comentários(0)comente



Michelle 21/03/2024

Visceral
Muitos livros retratam as atrocidades vividas na segunda guerra, mas este livro conta os momentos finais da libertação até a chegada dos russos. Ao lê-lo me veio a memória o Ensaio sobre a Cegueira de Saramago e aquele incômodo de toda imundice que geramos quando algo esta fora do controle. É isto um homem trás uma profunda dualidade entre tentar sobreviver e também ter compaixão e olhar para seu próximo
comentários(0)comente



Kat 13/03/2024

"É Isto um Homem?" é uma obra-prima escrita por Primo Levi, que narra sua experiência como prisioneiro nos campos de concentração durante o Holocausto. Levi compartilha suas memórias de forma vívida e comovente, levando os leitores a uma jornada angustiante pelos horrores e desumanidades dos campos.

Com uma prosa precisa e introspectiva, Levi explora questões profundas sobre a natureza humana, a dignidade, a sobrevivência e a esperança em meio ao desespero. Ele descreve as condições brutais de vida nos campos de concentração com uma franqueza que é ao mesmo tempo chocante e comovente.

"É Isto um Homem?" não apenas documenta os horrores do Holocausto, mas também nos lembra da importância de preservar a memória e aprender com os erros do passado. É uma leitura essencial para quem busca compreender a complexidade da condição humana e as terríveis consequências do ódio e da intolerância.
comentários(0)comente



Ronald.Willian 06/03/2024

É isto um homem?
Um relato surpreendentemente relevador que nos leva a um campo de concentração nazista, na Polônia.
A cada capítulo o leitor se vê angustiado e preso a narrativa de sofrimento físico e psicológico.
comentários(0)comente



Andressa Sousa 25/02/2024

?A sua vida é curta, mas seu número é imenso?. Esse livro é extraordinariamente triste e belo. Eu amei o livro e a escrita do autor. Quanto ao tema me pergunto como o ser humano é capaz de algo assim?
comentários(0)comente



Renata 22/02/2024

Para nunca esquecer
"Vocês que vivem seguros em suas cálidas casas, vocês que, voltando à noite, encontram comida quente e rostos amigos, pensem bem se isto é um homem, que trabalha no meio do mato, que não conhece paz, que luta por um pedaço de pão, que morre por um sim ou por um não."


Sempre que posso leio sobre o Holocausto para não esquecer o tamanho da maldade humana.

Eu amo tudo que envolve a Segunda Guerra Mundial, inclusive meu livro favorito da vida é O Diário de Anne Frank.
Dei uma pausa nesse tipo de leitura porque me deixa angustiada e com raiva.

Quando decidi pegar É isto um homem? para ler, decidi porque queria uma história verídica de quem viveu nos campos.
Esse livro é doloroso, acompanhar os passos de Primo Levi nos traz tamanha reflexão do quanto somos beneficiados e privilegiados por viver num país democrático e livre.

Sempre que possível, leiam sobre o Holocausto e percebam que o ser humano não vale nada?

Favoritei demais!
comentários(0)comente



Atos Cruz 20/02/2024

A morte do homem
O livro vai alem de demostrar a perversidade dos nazistas, diria que o grande foco seria em como a existência do homem é condicionada pelos meios em que vive, e nesse em específico é no mais brutal sofrimento. Como Levi aborda as questões as relações do campo, sua estrutura e seus sentimentos, nos dão uma perspectiva de como sua existência foi sendo suprimida e robotizada. Enfim vale muito a pena a leitura, para nos lembrar o quanto pode ser cruel e monstruoso o fascismo.
comentários(0)comente



Brenda1197 15/02/2024

"Assim como nossa fome não é apenas a sensação de quem deixou de almoçar, nossa maneira de termos frio mereceria uma denominação específica. Dizemos "fome", dizemos "cansaço", "medo" e "dor", dizemos "inverno", mas trata-se de outras coisas. Aquelas são palavras livres, criadas, usadas por homens livres que viviam, entre alegrias e tristezas, em suas casas. Se os Campos de Extermínio tivessem durado mais tempo, teria nascido uma nova, áspera linguagem, e ela nos faz falta agora para explicar o que significa labutar o dia inteiro no vento, abaixo de zero, vestindo apenas camisa, cuecas, casaco e calças de brim e tendo dentro de si fraqueza, fome e a consciência da morte que chega."
comentários(0)comente



emanoelle.santos1 14/02/2024

É isto um homem?
Um livro transparente quanto a vida em um campo de extermínio.
Onde homens deixam de ser Homens para virarem um número que tem que trabalhar sob condições desprezíveis.

"Não a vontade de viver, nem uma resignação consciente: dela poucos homens são capazes, e nós éramos apenas exemplares comuns da espécie humana."

" Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante mas que não tem água potável, esperando algo certamente terrível, e nada acontece, e continua não acontecendo nada."
Ellen Seokjin 14/02/2024minha estante
Me senti muito mal lendo esse, muito sofrimento.




389 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |