Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

MARTA CARVALHO 01/06/2024

O livro é uma grafic novel que retrata o ponto de vista de um jovem que conviveu com Dahmer durante seu período escolar. Nele percebemos como a natureza sombria do serial killer foi intensificada pela negligência familiar e pelo bullying sofrido na adolescência. A progressão das suas compulsões foi totalmente ignorada como excentricidades, mas analisadas posteriormente já davam sinais de problema.
Mesmo que a história de Dahmer tenha sido amplamente explorada (tv, cinema, livros), já que foi um crime chocante, divulgado publicamente por seus métodos horríveis, ler detalhes do ponto de vista de quem conviveu com o criminoso traz uma sensação estranha que é até difícil de qualificar.
A leitura de obras como essa não devem ser romantizadas e sim tomadas como meio de observação comportamental para quê, caso haja contato futuro com pessoas com propensão ao problema, sejam identificados e assassinatos bárbaros como aqueles sejam evitados.

Juju 30/05/2024

Primeira graphic novel que eu leio por indicação do meu namorado!
gostei do estilo e da visão do livro, que é narrado do ponto de vista de um menino que estudou com o Dahmer
sobre a história em si, alguns detalhes novos que não sabia (não assisti documentários sobre o assunto nem as entrevistas) mas não fala sobre os assassinatos em si, no mais, gostei bastante!

MonicaSchneider 28/05/2024

?Creio que Dahmer não precisava ter acabado como um monstro, que todas aquelas pessoas não deveriam ter morrido horrivelmente, se os adultos que fizeram parte da vida dele não fossem tão inexplicável, incompreensível e imperdoavelmente sem noção e/ou indiferentes?.

Joao.Miguel 18/05/2024

Meu Amigo Dahmer, é uma graphic novel escrita e ilustrada por Derf Backderf. A obra narra a adolescência de Jeffrey Dahmer, um notório serial killer, através dos olhos de Backderf, que foi seu colega de escola. Focando nos anos antes de Dahmer cometer seus crimes, a história explora temas de negligência e alienação, mostrando como seus comportamentos perturbadores foram ignorados. É uma leitura poderosa e inquietante, essencial para quem se interessa por histórias reais e a complexidade da mente humana.

xwxtvi 14/05/2024

Eu esperava uma coisa e ganhei outra terminei esse em uma tarde só
eu achei que o livro falaria mais sobre o dahmer mas falou bem pouco

Apenas.um.leitor 12/05/2024

Uma obra
Muito bom como a história foi contada a partir da ótica de outras pessoas. E é impressionante a falta de uma rede de apoio em toda a história dele

Adria47 07/05/2024

Uma bela escrita,
Muitos detalhes, para quem já assistiu alguns documentários sobre, ou leu outras obras que relatam sobre? Esse livro vai complementar mais ainda os relatos.

Gabriel485 06/05/2024

Outra narrativa da história
Quando eu li o livro escrito pelo pai de Dahmer percebi o quão distante ele era do filho, e a sua parcela de culpa na criação do filho.
Já esse livro que trás a perspectiva do colega de turma que relata a rotina de Dahmer na escola evidência para o leitor como era a conviver realmente com Dahmer.

Tricilongui 16/04/2024

Meu amigo dahmer é o esperado
"Meu Amigo Dahmer" é uma graphic novel intrigante que oferece um olhar perturbador sobre a adolescência de um dos serial killers mais famosos da história. A ilustração, embora simples, é eficaz em transmitir a atmosfera sombria da narrativa. No entanto, apesar de interessante, o enredo não apresenta muitas surpresas, seguindo um curso previsível. No geral, é uma leitura envolvente, mas não inovadora.

Matheus Laneri 06/04/2024

Onde tudo começou
Definitivamente virei fã do Backderf. O autor teve o "prazer" de ter convivido com o assassino Jeff Dahmer e resolveu contar isso. O gibi é incrível porque foca em contar a origem do cara, não os crimes cometidos posteriormente. Aprofunda e acrescenta camadas ao cara.

Mais do que apenas contar a história de Dahmer, o autor faz uma importante contextualização da época nos EUA e em Ohio, dos problemas sociais e econômicos. Isso serve pra mostrar todo a construção do personagem, o que acho sensacional. As notas no final ajudam demais

Enfim, um gibi que recomendo demais! A história de Dahmer virou série na Netflix, não vi para saber se é bom. Mas se for igual ao gibi, provavelmente é

iammoremylrds 05/04/2024

Uma leitura pesada, densa, que não é pra qualquer um e ao mesmo tempo é uma leitura rápida, por ter poucas páginas e pelo seu formato, sendo feito com diversas fontes além das memórias do autor, sendo construído de modo cronológico!

lua 31/03/2024

Mais sobre Dahmer
Comprei este livro com o intuito de complementar ainda mais a história de Dahmer, considerando que já li e assisti outras obras, mas não tinha muitas expectativas. Afinal, os materiais acabam sendo sempre os mesmos, e após a série lançada na Netflix em 2022, sempre fico com o pé atrás em relação aos materiais sobre o caso. No entanto, a HQ me surpreendeu bastante. Derf retrata sua história com Dahmer, contando a história de alguém que foi colega de turma e conviveu socialmente com ele. A narrativa, organizada cronologicamente, é acompanhada por pesquisas. Derf busca além de suas memórias, materiais provenientes de entrevistas e confissões que o próprio Dahmer fez após ser capturado. Derf ainda adiciona outros rascunhos e versões anteriores a este. Ele complementa os quadrinhos com mais informações escritas, contextualizando os fatos de forma mais completa. Achei muito interessante que em nenhum momento ele força algo. Ele simplesmente relata o que viveu e o que sabe, e o mais importante, termina a narrativa até o ponto em que conviveu com ele. Depois de perder o contato, ele não sabe mais nada sobre Dahmer e retrata a primeira morte de acordo com documentos. Ele não retrata as vítimas de Dahmer sendo mortas. O máximo que ele retrata é Dahmer matando um peixe quando ambos foram pescar. Ele inicia a narrativa mostrando ao leitor para onde a obra vai caminhar com "você pode até ter pena, mas não empatia". É uma obra que complementa o livro escrito pelo pai de Dahmer e nos mostra de perto a vivência dele na escola e em ambientes sociais, coisas que nem mesmo o pai de Dahmer tinha conhecimento. Recomendo muito a leitura, mas para aqueles que realmente querem se aprofundar no assunto, saibam que a HQ fornecerá apenas uma parcela pequena e anterior aos crimes.

corareadss 26/03/2024

?Meu amigo Dahmer? mas nem tanto amigo assim.
"Meu Amigo Dahmer" é uma obra que retrata a visão de alguém que esteve "próximo" ao assassino em série Jeffrey Dahmer durante sua adolescência. No entanto, a obra reflete uma amizade do autor rasa e superficial, levantando dúvidas sobre a relevância do título.

A obra ilustrada, tem uma linguagem bem simples de fácil entendimento para o leitor.

Derf Backderf foi colega de classe de um dos assassinos e canibal mais notórios dos Estados Unidos, Jeffrey Lionel Dahmer, ou Jeffrey Dahmer.

Derf em sua obra retrata que desde aquela época (1970) Dahmer já apresentava sérios problemas psicológicos, trazendo em sua obra retratos de como era o jovem Dahmer, seus aspectos que ficariam evidentes após os crimes.

Em sua obra Derf retrata diversas vezes o quão infeliz era o Dahmer, retrata o infeliz casamento e divórcio dos seus pais, sua família ausente e uma vida sem amigos. Derf retrata no livro que Dahmer era apenas um rapaz que eles zoavam e excluíam logo em seguida, nunca foram próximos apesar de tanta conhecidencia. Derf acredita que se Dahmer tivesse alguma ajuda em seus anos juvenis, viveria uma vida infeliz, mas nunca teria matado alguém.

A obra reflete uma amizade superficial de Derf e Dahmer, mas é extremamente necessária e de fácil acesso para quem quiser ler e tiver interesse no caso.

Gleydianne 25/03/2024

Livro que se ler em 1 fds!
Eu tava louca por esse livro. Devorei ele no fds kkk. Ele complementou o livro do pai do Jeffrey. Foi perfeito, acredito que o ?amigo? do Dahmer deu muito mais informações que minha ?pesquisa? precisava. Eu gosto muito de ler um True Crime , analisando todos os fatos. Esse livro me surpreendeu.