Jade City

Jade City Fonda Lee

Resenhas - Jade City

readsalice 04/02/2022

acabei de terminar e ainda tô processando tudo, mas sério SÓ LEIAM!! no começo foi difícil de engatar a leitura mas depois minha filha foi q foi
Juju 06/07/2023minha estante
Tem romance??

becka 27/10/2020

Complicado
É um livro complicado de se falar sobre, porque ao fazer essa resenha talvez não pareça que gostei dele o tanto quanto gostei. Mas vamos lá, ao começar a ler o livro tive dúvidas de que gostaria por todo o lance da ?máfia?/famílias criminosas e etc, com clara inspiração na cultura asiática e na yakuza eu me peguei pensando que talvez eu tenha descoberto uma nova paixão(que tava limitada pelo meu receio com livros de máfia populares)e adorei toda a dinâmica do livro, adorei as relações familiares; os conflitos de Shae, de como ela tentava fugir e não ser quem ela era, de como ela negava algo que deveria ser seu direito negar mas a realidade era mais brutal que isso; a vida é mais brutal que isso e pra ela não necessariamente é uma escolha, eu me vi ali e senti aquilo e foi especial pra mim. As relações familiares e a forma como elas se conectam ao livro e ao plot do mesmo me encantou também, sou uma pessoa que adora relações familiares e como elas impactam na vida de cada integrante e ver isso alinhado a um ?mundo? novo foi diferente e.... bom. O que foi uma surpresa até.

Obviamente, nem tudo são flores. Apesar de saber as propostas iniciais de cada personagem e do próprio livro, acho que o livro se limitou demais a isso e não evoluiu muito além do que já sabíamos dos personagens inicialmente, ele trabalha bem o que se propõe mas não se aprofunda no que se propõe(não sei se ficou claro, mas ao ler acho que isso se torna mais compreensível). Senti falta de mais aprofundamento na política do clã, eu sentia eternamente que tudo era muito interessante mas podia ser mais; eu queria mais.

A partir dos 60% foi onde decidi que poderia dar mais que 3.5(que pra como eu vejo as minhas notas já era uma boa nota), porque o livro fluiu mais pra mim e eu comecei a sentir mais profundidade nos personagens, que antes eram só a proposta básica dos mesmos(mesmo que ainda assim, não tenha tido tudo o que eu queria). Parecia que esse livro era uma introdução de peças bem montadas do que ainda estava por vir nos próximos livros, isso não necessariamente é ruim; afinal eu gostei bastante, mas entendo o que esse livro pode causar a outras pessoas enquanto o leem. A sensação de que você está sempre esperando ele virar sensacional, porque tem o potencial, mas nunca acontece. No meu caso, foi satisfatório e muito bom(ainda mais pras minhas expectativas), mas compreendo.

O final quase me fez voltar atrás nas quatro estrelas, não porque não gostei; mas só achei ele extremamente clichê, tipo você já via aquilo vindo mas a autora poderia ter feito de outra maneira que não soasse tão... qualquer coisa. Afinal é um livro interessante e merecia uma finalização mais bem executada, não me incomodo com o final em si mas sim sua execução. De qualquer forma, tô ansiosa pro próximo(provavelmente vou enrolar pra ler ele, mas uma hora acontece).

Algo que me fez gostar mais desse livro é sentir uma forma diferente de contar uma história, apesar de ter começado o livro meio ?errr? com todo o negócio de máfia, no final comecei a pensar como ultimamente fantasia tem sido mais do mesmo(o que não me incomoda, sou fã e se for bem executada, vou gostar.)e é diferente ver autores trazendo novas formas de se ler e ver fantasia, não por ser a primeira a envolver crimes e etc, mas por trazer elementos novos. E comentário ?extra?: achei a ambientação do livro um tanto fraca, por momentos não consegui me sentir dentro dos ambientes e mais pro final comecei a imaginar as coisas com mais facilidade, curiosamente isso não impede o livro de ser fluído mas é isso aí.

A nota do livro varia bastante de acordo com meu bom humor, ele fica entre 3.5 e 4, dependendo de que pra lado eu olho dele. Mas em suma: gostei bastante, recomendaria a determinado nicho e é isso.

DryBooks 11/12/2020

Pra quem gosta de Peaky Blinders
Esse livro é inspirado em culturas asiáticas, mas fora isso, e perfeito pra quem curte Peaky Blinders.
A vibe da mafia e intensa e verdadeira. A treta e boa e a magia tbm.
Eu recomendo pra todo mundo q quer conhecer uma familia criminosa a fundo e se divertir com os dramas pelos quais ela passa.
Vou começar Jade War semana q vem!

julia 04/08/2020

Resenha: Jade City
As vezes, certos livros são Bons Demais.

Jade City foi uma leitura tão tensa do começo ao fim que fiquei pensando na história, mesmo quando tive que largar o livro. A escrita foi tão cativante e envolvente e a narrativa de vários pontos de vista teve um fluxo tão suave que capturou minha atenção imediatamente e me manteve colada ao meu Kindle. Adorei a premissa, já que eu amo histórias de famílias criminosas, e a execução foi tão única, bem feita e habilmente escrita.

A construção do mundo aqui foi maravilhosa. Fonda Lee criou um novo mundo fascinante (e com inspiração asiática!) nesse livro. Eu amei amei amei o conceito de guerreiros de Jade e como isso se vinculava aos clãs, bem como as consequências do que esse poder poderia dar e trazer para as pessoas. A piedade filial, a importância da honra, as expectativas que precisavam ser atendidas. Foi tudo tão tão bom e tão interessante de se ler.

E os personagens! Todos eles, mas especialmente os personagens POV, eram tão bem desenvolvidos e complexos. Shae e Anden eram meus favoritos absolutos, mas cada personagem - maior e menor - tinha suas próprias personalidades e lutas. Eu amei o quão falhos eles eram e como essas falhas foram exploradas ao longo do livro. Houve consequências para as ações de todos e foi uma delícia ter Fonda Lee mergulhado nisso.

O livro também teve muita violência e ação, todas muito bem escritas, mas minhas partes favoritas eram a política do clã. As sutilezas, os esquemas e as reviravoltas foram o que tornaram essa leitura divertida e agradável para mim, apesar de também me deixar tensa o tempo todo, e eu adorei a direção que o enredo tomou e como ele criou alguns tópicos muito intrigantes para os próximos livros.

Jade City foi uma leitura deliciosamente tensa, cheia de personagens complexos, muita ação e violência, e um mundo fascinante. Eu o recomendo para quem procura histórias de fantasia urbanas novas e únicas: D
Emilia 26/10/2020minha estante
Oi, Julia! Como vc classificaria o inglês desse livro?

Victor Hugo 27/05/2021

Cool
Ótimo livro, o foco não é muito a fantasia pois o livro gira bastante em torno da política e de todo o conflito entre os clãs e as pedras de jade, a fantasia fica mais um elemento que complementa. O livro tem uma pegada de "Cultivo" vulgo wuxia Chinesa, mas com uma pegada Ocidental. Quem conhece wuxia e ler esse livro vai entender oq estou dizendo. Nota 8/10

Larissa 03/12/2021

bem feito do começo ao fim.
jade city foi meu primeiro livro de fantasia lido em inglês e vou assumir que foi difícil viu, mas valeu muito a pena insistir na leitura.
quem costuma ler muitos livros de fantasia sabe como estas podem ser repetitivas, mas esse livro tem uma das fantasias mais únicas que eu já li. toda a explicação sobre o uso da jade e sobre como os poderes funcionam me empolgava muito, eu nunca tinha visto um livro focando isso.
a construção dos personagens também é muito bem feita, sobre o papel deles dentro do clã e dentro da família e como os problemas pessoais deles podem afetar tudo isso.
as cenas de ação foi outra coisa que eu amei ler, mesmo que me desse dor de cabeça tentando entender o inglês kkkkkk
recomendo muito pra quem quer fugir do óbvio.

nina 28/02/2022

PEAKY BLINDERS ASIÁTICO
Se eu pudesse descrever esse livro em poucas palavras seria isso: é tipo Peaky Blinders mas asiático (apesar de tecnicamente não ser a Ásia porque é um universo fictício, mas a autora falou que é baseado lá) e com pedras que dão “poderes” para os usuários.

Eu achei a história bem interessante, mas muito parado. Pouca coisa acontece durante esse primeiro livro, mas ele dá uma boa introdução a esse mundo fantasioso e como tudo funciona. Alguns acontecimentos, principalmente pro final, me deixaram curiosa para saber o que vai acontecer depois. Mas, assim como acontece com Peaky Blinders, achei tudo muito lento. O problema pode ser também que eu não sou a maior fã de história de gângsters e mafia, mas para quem é acho que vai gostar bastante.

Enfim, a história é boa e bem construída, e por isso dei nota alta. Além disso, muitas partes têm potencial para deixar a história mais interessante nos próximos livros.

Giovana | Blog Dei um Jeito 06/10/2020

*estalando os dedos pra começar a rasgação de seda*
Considerado um O Poderoso Chefão com kung fu, Jade City já estava no meu radar para ler há um bom tempinho, mas com o anúncio de que poderá se tornar série pelo streaming Peacock - o streaming por trás da NBC que domina nas comédias - fez o livro se tornar uma prioridade para eu ler e se tornou uma das leituras favoritas do ano. E já vou avisando que se a Ming-Na Wen e a Michelle Yeoh estiverem na série eu não respondo pelos meus atos fora a panfletagem.

O livro ocorre em um país fictício, com uma população equivalente a uma cidade grande do Brasil (em torno de 1 milhão de habitantes) e esta pessoa aqui que estudou uma matéria de Planejamento Urbano de 36h na faculdade adorou o planejamento da cidade baseado na bandidagem, os clãs dominam partes específicas da cidade, daí por exemplo tem as escolas específicas dos clãs, a coleta de imposto dos Lantern Men - donos de negócios leais ao clã da sua região - que leva o conceito de pagar uma taxa aos guardas noturnos do bairro a outro nível, e por aí vai.

Além disso os clãs respondem à aliança relacionada aos usuários da jade e ao governo, exalando o cheiro de TV Senado em dia de votação que os deputados/senadores realmente comparecem (quando o povo ainda tem um pingo de respeito), e já que eu amo qualquer oportunidade de treta e baixaria, até a discussão de concessão de área eu estava gostando.

Eu gosto de como fiquei rendida pelos personagens em momentos bem específicos, já que os personagens principais tem pontos de vistas em terceira pessoa, cada um me marcou em um ponto da jornada. Seja o Lan sendo um corno The Killers, o Hilo mandando uma quase na linha que o único crime dele é amar demais, e a Shae trabalhando, que mostrou o quanto é braba e a razão da rixa com o seu irmão. Eu os vejo bem mais multifacetados em um livro, do que já acompanhei em séries de tv de gênero semelhante (Warrior e Peaky Blinders, exceto o Tommy Shelby que aí é mano a mano).

Os personagens me marcaram em pontos específicos, sendo que depois o amor só aumentou com a ajuda da narração da história ser em terceira pessoa com vários pontos de vista, que além de conhecermos vários pontos de Kekon, conhecemos bem também a relação dos personagens até em momentos críticos, que como já diz na capa do livro que "família é dever" e a "honra é tudo", não verá nenhuma traição por aqui.

Os Green Bones passam muito tempo de suas infâncias estudando para poder empunhar a jade, preparando mente e corpo, o que na hora das lutas entre clãs o pessoal mata de forma tão plena e eficiente que não sei como não saiu algum quote na linha: "e morreu né menino". Do jeito que já morreu personagens importantes no primeiro livro - passou de um é plural - torço bastante que ao final da trilogia tenha sobrado pelo menos o país de pé, que o resto eu não boto muita fé não, além de que torço que a autora não seja fã do mito da cidade de Atlantis, pois assim nem o país sobraria.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2020/10/review-jade-city-fonda-lee.html

@livrostasticos 23/12/2021

Esse livro é excelente, os personagens são fenomenais, cheios de falhas e tão reais. A família Kaul roubou o meu coração e sua dinâmica me deixou emocionado muitas vezes. A construção do mundo é rica, cheia de política, magia, teologia e cultura. O enredo e o ritmo são excepcionais e descobri-me gostando mais e mais dessa leitura à medida que avançava. Estou ansioso para continuar esta série.

Lucas1429 04/02/2023

Uma máfia diferente.
Essa história é simplesmente maravilhosa. Eu admito que eu já tinha uma boa expectativa quando peguei esse livro pra ler, tanto por gostar muito de histórias com essa temática criminal quanto por ter lido e visto muitas resenhas positivas. Isso, quase sempre, é uma boa receita pra decepção, HAHA Mas felizmente não foi o caso.
Há uma gama considerável de personagens pra se acompanhar - mesmo que os principais sejam os três irmãos - e eu fiquei um pouco perdido na primeira parte. Mas não foi um perdido completamente desesperador, já que a narrativa sempre dava um jeito de deixar claro de quem estavam falando e qual era o grau de familiaridade com os personagens de capítulos anteriores. E a história só fica melhor depois que se está familiarizado com tudo e pode-se ler com aquela sensação maravilhosa de intimidade com os personagens.
E que intimidade incrível criamos! Todos os principais são muito orgânicos e mesmo que soem como estereótipos clichês quando os vemos pela primeira vez, todos eles vão além e se mostram como algo único. A forma de dar um background pra história e pra mitologia da região foi muito interessante, com leves flashbacks contados pelo ponto de vista de alguns personagens e com os interlúdios falando um pouco sobre as divindades que, também, gostaria de conhecer um pouco mais à fundo.
É um livro que toma seu tempo com as coisas, mas que cria muitos momentos de tensão e que constroem muito bem as decisões dos personagens pra que não pareçam feitas só pelo bem da trama. Talvez seja bom não falar muito sobre ela, eu gostei bastante de começar sem saber absolutamente nada sobre o que iria acontecer - e tem bastante coisa pra rolar, HAHA Ansioso pra continuar!

Ana.Baptista 20/10/2020

Não se baseie apenas nessa resenha.
Done ??
Começo dizendo, NÃO é um livro ruim. A trama é muito interessante, dizem por aí que é um tipo de ? O Poderoso Chefão se depara com fantasia? e isso tem tudo pra ser maravilhoso, bom... tá quase lá (bem quase).
Eu queria AMAR esse livro, assim como sou amante do gênero, mas não funcionou pra mim. O pace dele é bem lento, muitas cenas são desnecessárias, porque elas não esclarecem nada, elas não te dão outra perspectiva dos personagens, e são bem massantes. Eu achei que seria o tipo de livro que eu não conseguiria largar, mas eu larguei, várias vezes e só de pensar em voltar pra ele me cansava.
O cenário político que baseia a estória é de fato muito interessante, a ideia da magia de Jade também é, mas deu a impressão que a autora falou muito e não falou nada. E não é o tipo de questionamentos que ainda serão explicados nas sequências, eles já perderam o sentido e a trama tomou outro rumo.
Fora que a construção dos personagens não ficou muito boa, cada um tem uma bagagem sentimental bem grande, mas se não fosse apenas por esse fato, eles seriam bem desinteressantes. Ela não explora o lado que a gente quer ver de cada um, por exemplo o Hilo, que seria aquele cara do bem, mas aquele cara bad boy que fala e faz umas coisas que você fica sem fôlego e se transforma em crush literário. Ele tinha tudo pra ser isso, começou muito bem mas ficou bem sem sal e muito rápido. E as mulheres que também era pra ser super girl power bad ass, mantém uma média na trama. Não que não sejam, mas faltou colocar mais postura, mais diálogos fortes, mais ação, mais confiança.
Não deu pra se relacionar com nenhum.
E por fim, o Anden, que era pra ser aquele personagem que você sente necessidade de abraçar e que vai crescendo aos poucos e tomando voz, foi infelizmente um pouco linear demais, o que fez com que o plot do personagem perdesse um pouco seu timing.
Ainda assim, fiquei com esperanças de que a estória cresça no segundo livro, quero ver mais o desenvolvimento dos personagens e como será narrada essa grande guerra que promete acontecer.
Mas, num geral, eu incentivo sim a leitura, ele é um livro muito hypado lá fora, então provavelmente você como leitor tenha muitas outras percepções das quais, se quiser, eu vou adorar discutir e conhecer.

ilmatrbl 22/05/2024

Pela minha honra, pela minha vida e pela minha jade.
Primeiro, eu queria dizer que eu esperei muito pra ler esse livro e eu tinha muitas expectativas e felizmente todas foram superadas, que leitura avassaladora!
Eu demorei um pouco para terminar de ler mas foram por motivos que não tiveram nada a ver com a escrita da autora, inclusive achei a escrita dela bem dinâmica.
O livro demora um pouco para engatar e eu me atrevo a dizer que esse primeiro livro é mais uma introdução ao universo green bone, lá pelos 40, 50% que as coisas começam acontecer de forma mais agitada e quando começa meu Deus é emoção atrás de emoção, aconteceram coisas que eu nem esperava e o que eu esperava não aconteceu, o livro não é daqueles que você consegue adivinhar todos os plots, ele realmente te pega de surpresa.
Sobre os personagens, a autora desenvolveu todos com maestria até os personagens secundários ou que não apareciam muito eram carregados de personalidade, ou você cria apreço ou cria ódio por eles e eu amo quando parece que os personagens são tão reais que você até esquece que são personagens fictícios.
Como eu disse, jade city com certeza é uma introdução do universo, uma introdução muito bem executada a autora não deu ponto sem nó, tudo foi muito bem explicado mas ainda assim o final fica aberto e não dá nem pra prever o que está por vir. O desenvolvimento de tudo foi incrível, os capítulos finais me fizeram perder o ar, eu realmente não esperava nada do que estava por vir e o epílogo? Meu Deus quase tive um treco lendo.
Que experiência incrível, eu vinha de uma sequência de leituras que não me agradaram tanto e já estava ficando chateada por não achar nada legal e finalmente algo que me surpreendeu positivamente.
E por fim, Anden eu te amo! que personagem maravilhoso, eu realmente criei amor (e ódio) por todos os personagens mas o Anden tem meu coração, mal posso esperar pra ler o próximo.

FERES. D. 19/11/2023

Uma boa mistura de fantasia e O Poderoso Chefão
Adorei, recomendo a todos esse primeiro livro. O plot é bastante inusitado para mim; mas funcionou. A tensão em cada capítulo é palpável e os personagens tem personalidades fortes, ou seja, conflitos familiares garantidos. Uma ótima fórmula para uma fantasia urbana.

Phelipe.Pompilio 03/01/2023

Um começo nada empolgante, um final sensacional.
Se você vai encarar Jade City, saiba que precisará enfrentar os 35~40% menos empolgantes de um livro. Mas, se conseguir passar disso, vai entender o motivo desse livro ser tão bem avaliado.

Não estou muito acostumado com fantasias urbanas e me peguei tendo um pouco de dificuldade de criar o ambiente de Jade City na minha cabeça.

Os personagens criados por Fonda Lee são muito interessantes, em especial Shae e Anden (que são meus personagens favoritos até o momento).

A partir do terceiro interlúdio (calma, antes disso o livro já tá bom) a narrativa toma um forma bem mais rápida e as coisas começam a pegar fogo.

O sistema de magia é interessante, mas pouquíssimo explicado. Intuitivamente vc consegue entender oq acontece quando se usa Deflection, Steel, Perception, mas seria interessante um aprofundamento maior nessa questão.

Mas, apesar dos pesares, é sim uma leitura 4 estrelas e que vale a prata e a insistência de passar dos 35~40%.
Isa Gama 26/03/2023minha estante
Eu tô há meses antes dos 30%. Tô achando que precisa de um milagre pra eu gostar dessa história. Nesse meio tempo acabo pegando outras coisas pra ler...

Mirella | @readingmirella 31/05/2022

extremamente babado...
vale muito a pena o hype todo desse livro, ele é excelente demais. algumas vezes dá uma arrastada, mas é ótimo e adoro todas as intrigas.