Jade City

Jade City Fonda Lee

Resenhas - Jade City

ilmatrbl 22/05/2024

Pela minha honra, pela minha vida e pela minha jade.
Primeiro, eu queria dizer que eu esperei muito pra ler esse livro e eu tinha muitas expectativas e felizmente todas foram superadas, que leitura avassaladora!
Eu demorei um pouco para terminar de ler mas foram por motivos que não tiveram nada a ver com a escrita da autora, inclusive achei a escrita dela bem dinâmica.
O livro demora um pouco para engatar e eu me atrevo a dizer que esse primeiro livro é mais uma introdução ao universo green bone, lá pelos 40, 50% que as coisas começam acontecer de forma mais agitada e quando começa meu Deus é emoção atrás de emoção, aconteceram coisas que eu nem esperava e o que eu esperava não aconteceu, o livro não é daqueles que você consegue adivinhar todos os plots, ele realmente te pega de surpresa.
Sobre os personagens, a autora desenvolveu todos com maestria até os personagens secundários ou que não apareciam muito eram carregados de personalidade, ou você cria apreço ou cria ódio por eles e eu amo quando parece que os personagens são tão reais que você até esquece que são personagens fictícios.
Como eu disse, jade city com certeza é uma introdução do universo, uma introdução muito bem executada a autora não deu ponto sem nó, tudo foi muito bem explicado mas ainda assim o final fica aberto e não dá nem pra prever o que está por vir. O desenvolvimento de tudo foi incrível, os capítulos finais me fizeram perder o ar, eu realmente não esperava nada do que estava por vir e o epílogo? Meu Deus quase tive um treco lendo.
Que experiência incrível, eu vinha de uma sequência de leituras que não me agradaram tanto e já estava ficando chateada por não achar nada legal e finalmente algo que me surpreendeu positivamente.
E por fim, Anden eu te amo! que personagem maravilhoso, eu realmente criei amor (e ódio) por todos os personagens mas o Anden tem meu coração, mal posso esperar pra ler o próximo.

Vhaz 08/05/2024

O início da guerra
O início do livro é bem lento, cerca de 35-40% para engrenar (persista), mas quando engrena... Rapaz, o negócio fica frenético.

Creio que os personagens sejam o ponto alto do livro, bem complexos com vários aprendizados durante a história.

As habilidades com a jade e uso delas em si, eu sinto que podem ser mais exploradas. Ao decorrer do livro várias são as vezes que falam que tal personagem é excelente em certa técnica, mas não vimos o uso 100% (salvo mais para o final do livro e duas vezes no máximo).

A cidade é fácil de se relacionar por ser um ambiente mais urbano, igual ao que estamos acostumados, porém não tão tecnológico pelo menos em Kekon.

O final nos deixa com expectativa para a guerra, com o qual é o nome do segundo livro... Quero ver como os personagens vão reagir e como a autora vai desenvolver a guerra. Se for algo apenas tomadas de território vai ficar bem maçante...

No geral o livro é muito bom! Vale a pena o hype e as recomendações que sempre aparecem em páginas gringas.

mayagraciele 29/02/2024

Sofrimento que não acaba mais...
Eu achei que o sofrimento só iria se iniciar a partir do segundo livro, mas como eu estava enganada. Esse livro ele não te explica nada, ele te joga no meio desse mundo, com suas próprias regras, mas ele não te explica nenhuma delas, ele vai te mostrando conforme o livro vai se desenvolvendo e algumas coisas você intui.
Essa série tem uma grande hype, e eu acho que apesar desse primeiro livro não ter superado as minhas expectativas, ele é um livro que serve pra te situar no mundo onde ele se passa, a partir do segundo eu acho que muito mais coisas vão acontecer.
É uma fantasia extremamente política e com raríssimos momentos de felicidade, é tensão e sofrimento a todo momento.
Ansiosa pra continuar com a série, mas também apreensiva.

Fabi 21/01/2024

Ele é bom, mas demorei demais pra ler
Assim, eu gostei da vibe máfia e afins sabe? Só que demora mtooo pra vc engatar na leitura, mas depois que engata vc vai con deus!
Eu sinto que o segundo livro vai ser melhor e que esse primeiro era mais pra gente entender como funciona a política e os clans.

Mas leiam galera, vale a pena ?

FERES. D. 19/11/2023

Uma boa mistura de fantasia e O Poderoso Chefão
Adorei, recomendo a todos esse primeiro livro. O plot é bastante inusitado para mim; mas funcionou. A tensão em cada capítulo é palpável e os personagens tem personalidades fortes, ou seja, conflitos familiares garantidos. Uma ótima fórmula para uma fantasia urbana.

rafa 01/11/2023

Oq foi esse livro
Estava com uma ressaca bem ruim e peguei esse livro de novo para ver se conseguia voltar a leitura. foi muito surpreendente a fluidez que foi ler ele, eu amei os personagens e todo o mundo! esse é o tipo de livro que quando você pensa que vai ficar tudo bem uma merda acontece ?? eu estou apaixonada por essa família, já garanti o resto dos livros pq eu tenho certeza que vai virar uma das minhas séries favs!

Antonia 09/09/2023

"Jade fazia de você alguém"
Jade City foi um livro que me trouxe muitas considerações ? a maioria boas, mas definitivamente não todas. O livro é bastante reconhecido entre os fãs de alta fantasia estrangeira, então, é dito que eu estava ansiosa para lê-lo ? principalmente pela premissa, com suas vibrações de famílias criminosas e batalhas emocionantes, junto de um sistema de magia profundamente intrigante. Estava extremamente exultante para adquirir a sua história, e, embora não tenha me decepcionado, Jade City está bem longe de ser um livro perfeito.

"Ela tinha sido uma tola, mas, infelizmente, até os tolos tinham direito ao seu orgulho"

A construção de personagens do livro é bem intrigante. Fonda Lee sabe como apresentá-los de forma instigante e ir deliberadamente construindo-os, tornando-os palpáveis o bastante para deixar espaços de evolução quanto ao próximo volume, com conflitos convincentes. Tudo sobre cada um deles é gradual ? seu envolvimento, sua evolução, seus temores e raiva. Hilo e Shae foram meus favoritos, o que foi inesperado, já que o primeiro conquistara minha animosidade em sua apresentação. O sistema de magia também é bem legal, e o verdadeiro impacto social que Fonda Lee faz tê-lo ao longo da sociedade também é interessante, já que, em muitos livros fantásticos, a aquisição fantástica mal parece refletir na sociedade e sua evolução. Fonda Lee focou mais em mostrar suas consequências sociais do que efetivamente nas habilidades, o que não me desagradou, já que temos uma perspectiva maior desse mundo ao longo dos capítulos de outro personagem.

"No final, ele não conseguiu ser tão cruel com ela ou consigo mesmo"

No entanto, embora Jade City acerte em praticamente todas as partes técnicas de escrita, tropeça bastante ao desenvolvê-la. O ritmo, principalmente, foi no que a autora mais errou ao longo da narrativa. Não me importo com ritmos lentos em livros de fantasia ? contanto que ajude a desenvolver seus personagens e o universo em que são inseridos ? mas não precisava. Até 50% da história, eu estava curiosa, mas nenhuma presença de trama era suficiente para me manter completamente fisgada em sua história. Até 50%, Jade City é praticamente risível em algum conflito que movimente sua narrativa.

"Suas vidas e meios de subsistência estão à disposição, mas o jade vai para o vencedor"

Um enredo em particular é o que movimenta as peças para o resto da história, fazendo, nos últimos 40% do livro, com que sua história virasse um show de elementos políticos e conflitos intrigantes que poderiam ter sido abordados mais para a trás. Todas as batalhas e pequenos conflitos que foram prometidos nos aguardam apenas ao final do livro, o que quebrou bastante da emoção para mim. O livro, de certo modo, começa ao longo de sua última metade.

"Ninguém tirou isso de você, e ninguém mais vai usá-lo. É seu"

Outra reclamação é quanto a ambientação feita por Fonda Lee, embora seja mais pessoal. Ao longo da história, pensei estar sendo apresentada a um cenário steampunk baseado na estética oriental mais moderna, com seus carros, letreiros e luzes brilhantes. Isso me empolgou. Realmente gosto de fantasias urbanas e modernas, como Arcane, que utilizam deste ambiente em seus ambiente fantástico. Entretanto, a atmosfera mais moderna não foi abordada de uma forma realmente adequada, e isso fez com que me distanciasse bastante da narrativa em si.

"Punhos são como tubarões, você sabe, basta um pouco de sangue na água para levá-los ao frenesi"

Ao fim, certamente irei continuar com a trilogia ? os personagens e o universo garantiram isso ? e realmente espero que os próximos volumes sejam mais ricos em todos os pontos que considero no qual poderiam melhorar.

Espero que tenha uma boa leitura ?

kk3thess 03/09/2023

A versão literária daquela comida que parece deliciosa olhando a imagem, mas aí você vai provar e é a coisa mais insossa que o universo já viu. Parabéns, Fonda Lee, por escolher o pior caminho para todo o potencial que você mesmo criou!

Mariana113 27/07/2023

Lutinha e lutinha.
Eu não sei o que eu estava esperando, mas a história entrega aquilo que ela promete. Os personagens são muito bem desenvolvido, o suficiente pra você se apegar a eles, mas a história é muito parada e acontece nada ao mesmo tempo que acontece várias lutinha.

Livrossaura 19/07/2023

Simplesmente incrível
Sabe quando tu le um livro simplesmente BOM demaaaais? em que tudo fecha, tudo faz sentido, tudo é explicado, tudo é MUITO bem desenvolvido, planejado, profundo? de verdade, esse livro é uma obra de arte. eu sinto que não sou capaz de expressar em palavras o quão bem feito ele é. as primeiras 150 páginas são basicamente ambientação, construção de mundo, apresentação e familiarização com os personagens, e até aí tu mal entende pra onde a história tá indo. a partir daí é loucurada, é planejamento de guerra, é conversa inteligente pra lá e pra cá. nunca tinha lido um livro em que os diálogos e os acontecimentos são explicados dessa forma, pra dar clareza e pra que o leitor entenda toda a complexidade da cena, e isso é feito de uma maneira incrível e nada maçante. além disso, todos os personagens são pessoas complexas, pessoas com personalidades críveis, que fazem escolhas que fazem sentido, que tem todo um raciocínio próprio. repetindo: QUE LIVRO BOM DO CAR4LHOOOO!!!!!!! uma obra prima. a única questão que fica é como que eu vou pagar 200 reais na amazon pelo 2 kkkkk

Anab 17/07/2023

Confesso que esperava mais
Gostei muito do pique mafia e da construção de como o uso da Jade funciona mas achei que enrola muito para entregar pouco. Várias páginas falando sobre uma grande batalha que na verdade acontece devagar pelas páginas e não em uma GRANDE batalha de fato. Faz sentido? Hahaha
O ponto mais positivo pra mim foi o grande plot twist que tem um pouco depois do meio, essa parte me fez gritar

Lucas1429 04/02/2023

Uma máfia diferente.
Essa história é simplesmente maravilhosa. Eu admito que eu já tinha uma boa expectativa quando peguei esse livro pra ler, tanto por gostar muito de histórias com essa temática criminal quanto por ter lido e visto muitas resenhas positivas. Isso, quase sempre, é uma boa receita pra decepção, HAHA Mas felizmente não foi o caso.
Há uma gama considerável de personagens pra se acompanhar - mesmo que os principais sejam os três irmãos - e eu fiquei um pouco perdido na primeira parte. Mas não foi um perdido completamente desesperador, já que a narrativa sempre dava um jeito de deixar claro de quem estavam falando e qual era o grau de familiaridade com os personagens de capítulos anteriores. E a história só fica melhor depois que se está familiarizado com tudo e pode-se ler com aquela sensação maravilhosa de intimidade com os personagens.
E que intimidade incrível criamos! Todos os principais são muito orgânicos e mesmo que soem como estereótipos clichês quando os vemos pela primeira vez, todos eles vão além e se mostram como algo único. A forma de dar um background pra história e pra mitologia da região foi muito interessante, com leves flashbacks contados pelo ponto de vista de alguns personagens e com os interlúdios falando um pouco sobre as divindades que, também, gostaria de conhecer um pouco mais à fundo.
É um livro que toma seu tempo com as coisas, mas que cria muitos momentos de tensão e que constroem muito bem as decisões dos personagens pra que não pareçam feitas só pelo bem da trama. Talvez seja bom não falar muito sobre ela, eu gostei bastante de começar sem saber absolutamente nada sobre o que iria acontecer - e tem bastante coisa pra rolar, HAHA Ansioso pra continuar!

Phelipe.Pompilio 03/01/2023

Um começo nada empolgante, um final sensacional.
Se você vai encarar Jade City, saiba que precisará enfrentar os 35~40% menos empolgantes de um livro. Mas, se conseguir passar disso, vai entender o motivo desse livro ser tão bem avaliado.

Não estou muito acostumado com fantasias urbanas e me peguei tendo um pouco de dificuldade de criar o ambiente de Jade City na minha cabeça.

Os personagens criados por Fonda Lee são muito interessantes, em especial Shae e Anden (que são meus personagens favoritos até o momento).

A partir do terceiro interlúdio (calma, antes disso o livro já tá bom) a narrativa toma um forma bem mais rápida e as coisas começam a pegar fogo.

O sistema de magia é interessante, mas pouquíssimo explicado. Intuitivamente vc consegue entender oq acontece quando se usa Deflection, Steel, Perception, mas seria interessante um aprofundamento maior nessa questão.

Mas, apesar dos pesares, é sim uma leitura 4 estrelas e que vale a prata e a insistência de passar dos 35~40%.
Isa Gama 26/03/2023minha estante
Eu tô há meses antes dos 30%. Tô achando que precisa de um milagre pra eu gostar dessa história. Nesse meio tempo acabo pegando outras coisas pra ler...

Andre.Pithon 23/09/2022

A cidade de Jade parece um prólogo para uma história melhor.

É uma história de máfia envolta em fantasia urbana, na qual Jade aprimora as habilidades físicas de seus usuários, concede um mínimo de telecinese, mas ameaça viciar e enlouquecer seus usuários. E a nação isolada que a produz se vê envolta em guerra civil quando seus dois maiores clãs se envolvem em uma briga por poder.

Nós acompanhamos a família dos Kaul, e os quatro principais protagonistas são as figuras centrais do clã, cada um com uma voz e motivações distintas. E se eu tenho algo para elogiar na obra, é a introdução rápida e bem pensada de cada personagem. De capítulos curtos, a obra pula de ponto de vista pra ponto de vista, encadeando perfeitamente seu começo para apresentar seu mundo e seus jogadores. O preparo do campo de batalha é magnífico, e não demora para você se ver interessado no movimento das peças, e esperar. E esperar. E esperar. E esperar.

Não costumo ter problemas com livros lentos, mas se espera uma conclusão adequada para tudo isso. Recentemente li Mistborn, e é uma obra igualmente devagar, mas que explode na conclusão em suas últimas cem páginas. Na Cidade de Jade, há uma acontecimento grande pela metade do livro que coloca a trama em movimento, e um confronto anticlimático no final entre uma figura central que acompanhamos, e o braço direito irrelevante e sem personalidade da líder do clã da Montanha.

Ayt Madashi, a fascinante antagonista principal, e líder do recém citado clã Ayt da Montanha, tem no máximo três diálogos relevantes, e fica sentada o livro todo. Bero, o garoto que abre o livro, arrasta-se pela história sem quase se envolver na trama principal, e serve apenas para engatilhar eventos pro segundo livro. Muito da guerra é prometida, temos um pequeno conflito, e fim. Leia o próximo, vai que algo acontece lá.

Não é ruim, tecnicamente competente, e a habilidade em apresentar seu elenco é magnífico, sendo as primeiras cem páginas um excelente exemplo de como aclimatar o leitor a um elenco grande. Falando especificamente do primeiro capítulo, tenho muitos problemas com a função narrativa do Bero, mas a inversão de expectativas de fazer o leitor acreditar que ele vai ser o protagonista e empurrar o moleque pruma categoria de antagonista de classe C é interessante. Talvez não boa, mas interessante. Ainda assim, não senti que recebi o prometido no desfecho, e nenhuma dos momentos emocionais realmente vieram a me afetar minimamente.

Shae é a mais interessante das personagens principais, mas não teve oportunidade de fazer muito. Ayt foi roubada, e merecia muito mais holofote. Hilo cumpre seu papel de porradeiro, e tem alguns momentos decentes quando precisa mostrar-se capaz de inspirar outros. Wen carrega uma aura de mistério curiosa em suas primeiras aparições, e depois não realmente faz nada além de se casar.

A prosa é direta, a leitura flui fácil, e eu aprecio os capítulos curtos para uma obra que busca acompanhar diversos protagonistas, saltando constantemente de um ao outro.

Talvez a curiosidade da promessa de escala internacional do segundo livro me faça lê-lo eventualmente. Quem sabe lá as promessas se cumprem.

Giovana.Cobe 22/06/2022

Boa ideia de universo, PÉSSIMO desenvolvimento
Não me prendi a nenhum personagem, nem a história, fiquei travada nesse livro por quase dois meses e quase que não termino (1/3 do livro eu li pulando para as falas). No fim o livro terminou com uma batalha agua com açucar e um final beeeem mais ou menos, que não me interessou ler o proximo livro. Terminei so pra dizer que terminei.