Sobre a Tirania

Sobre a Tirania Timothy Snyder

Resenhas - Sobre a Tirania

Markarroni 03/04/2020

Leitura imperativa!
Aprender com o passado não é apenas uma matéria amplamente negligenciada nas escolas, é uma necessidade para a sobrevivência da sociedade democrática.

O livro tem um sentido de urgência que dificilmente pode ser ignorado. Para aqueles preocupados com as claras evidências de totalitarismo crescente no Brasil, EUA e boa parte do mundo, o pequeno livro do historiador Timothy Snyder é um excelente guia do que fazer e em que ficar atento. Ilustra como regimes opressivos e governos autoritários trabalharam no passado e o que pode ser feito no presente para os evitar e esmagá-los.

As tiranias do século XX utilizaram o rádio e, mais tarde, a televisão para transmitir as suas mensagens, e agora o que preenche essa função é o maior meio de comunicação da atualidade: a Internet. Temos uma enorme (des)vantagem, que é a nossa participação ativa nela. Embora o fluxo de (des)informação faça parte da raiz do novo sucesso fascista no mundo, ainda mais hoje em dia em que as inibições são ignoradas, as pessoas esquecem-se de que o que dizem é extremo e extremamente prejudicial. Sentem-se fortes numa bolha social e precisam de uma oposição para alimentar suas discussões. Por causa disso, deve-se utilizar a Internet com suavidade, para que o debate possa ter mais nuances e conhecimento fundamentado. Pense antes de escrever, reflita sobre as consequências, para si próprio e para os outros, e tenha cuidado para não contribuir com a agenda populista.

Esse é um livrinho um tanto perturbador, mas também é reconfortante, pois nos faz ter a responsabilidade que precisamos preservar a nossa república e manter viva a democracia dentro dela. Por isso, eis três lições de três capítulos que achei mais úteis:

Capítulo 1: Não ser como a Áustria, antecipando os desejos de Hitler, apenas para não se prejudicar. Não obedecer antecipadamente;
Capítulo 2: Não assumir que os jornais, tribunais e ONGs são suficientemente fortes para sobreviver sozinhas. Defenda as instituições democráticas;
Capítulo 6: Quando homens armados que sempre afirmaram ser contra o sistema começam a usar uniformes e a marchar com imagens de um líder, o fim está próximo. Quando esse líder se mistura com os paramilitares, a polícia e os militares oficiais, o fim chegou.

A linguagem é super compreensível, não é nada científico, então quem nunca leu algo sobre política, não terá muitas dificuldades em compreender o texto. Definitivamente, esse é um dos livros mais importantes que você lerá na vida. Por favor, leia-o e depois empreste o seu exemplar para que outra pessoa possa ler, ou simplesmente compre outros exemplares e dê de presente.

É um livro curtinho e superficial, mas um ótimo começo para sobreviver intelectualmente numa atmosfera política cada vez mais envenenada. Então se você quiser se aprofundar no assunto, começo indicando “Como as Democracias Morrem”. Comenta aí embaixo se você quiser mais indicações.

site: https://www.instagram.com/marksreading

Isabel 07/07/2017

Parcial
Embora muitas das dicas para evitar ou sobreviver a governos tirânicos, em vários pontos o autor é parcial (conscientemente ou não, não sei o que é pior) em seus exemplos. Fala muito em nazismo, fascismo e comunismo, como se todos eles tivessem, em sua raiz, algo ruim por si só. Não menciona exemplos de governos capitalistas, muito menos de seu próprio país, a não ser que seja para criticar Donald Trump e compará-lo aos governos da Alemanha nazista, da Itália fascista, da Rússia atual (a quem acusa de promover a ascensão de governos de extrema direita, em especial em pequenos países da Europa Oriental). Não lembra da Caça äs Bruxas dos EUA dos anos 50. Não lembra do racismo americano, não lembra dos movimentos contra a Ciência nas escolas, no passado ou no presente. ENFIM, UM LIVRO PARCIAL em muitos sentidos. Não vou dizer que é inútil ler, você pode tirar boas reflexões dele, mas deve, ao mesmo tempo, ponderar sobre o que o autor não disse, e porque ficou calado sobre tantas questões. Por fim, ridículo o comentário dele sobre eleições com cédulas de papel. Muito mais fácil fraudar eleições assim e não citou um único exemplo da correlação entre elas e evitar a tirania.
Roxy 10/06/2018minha estante
Percebi isso também, e comecei a ler agora. Ele inclusive atribui à Rússia o fato de que somente ela está se instalando em países para destruir a democracia. Esqueceu de dizer que os EUA estão fazendo o mesmo em outros países como Venezuela e Brasil.

Rodrigo.Peixoto 09/05/2020minha estante
Perfeita análise! Estava procurando alguma que percebesse esses problemas.

Felipe 01/11/2020

Um livro simples, mas de muita importância pra atualidade.
Gostei bastante dessa obra de Timonthy Snyder, consegue ser bem crítica e demonstrar com detalhes como a história pode nos passar reflexões importantes pra evitar os extremos que a tirania traz a tona. Leitura bem simples e prática. O epílogo também é muito interessante, fazendo uma explanação sobre as políticas da inevitabilidade e da eternidade no contexto atual. Ótimo livro!

babi 16/06/2021

Necessário
Este livro é perfeito pra quem quer entender os desdobramentos da política global atual mas não possui muito conhecimento sobre o assunto. Snyder nos apresenta em uma linguagem muito simples os caminhos tortuosos do atual cenário político e também como erros do passado podem voltar a se repetir. ?Sobre a tirania? nos mostra que um governo extremista não ocorre da noite pro dia e que devemos prestar atenção em todos os pequenos detalhes.

Laila 12/10/2020

Qualquer coincidência não é mera semelhança
Livro rápido e com leitura fácil, seu formato incita a reflexão do leitor, que apesar de mostrar a realidade dos EUA, é possível fazer paralelos diretos com a atualidade no Brasil. Cada capítulo leva o leitor a entender que modus operandi dos atuais gestores do mundo não são mera coincidência, são espelhos da História do mundo, una história que eles próprios se utilizam e remodelam da maneira que bem entendem. Entretanto, e acredito que se deve ao próprio formato do livro ser focado na figura do "tirano", um tópico importante não mencionado no livro é o interesse das instituições e elites em acatar as formulações de quem está no poder.

Marília 11/02/2019

Assustador
É livro para ler de uma sentada só. Assustador como a história se repete

Flavio 28/06/2020

O texto de Timothy Snyder é expressa a preocupação atual com os discursos radicais, tanto de esquerda como de direita, que representam velhos ideologias do passado, colocando em risco as liberdades democráticas e os direitos individuais. Recomendo!

Michel 10/01/2021

Necessário
Um livro curtinho, de fácil leitura, com debates atuais.
O texto reúne 20 lições do séc. XX para que nós no presente não cometamos os mesmos erros do passado. De forma sucinta, os conceitos são apresentados e explanados pelo autor, este, fazendo referências a outros autores como Hanna Arendt, para embasar suas teses.
Um ponto que talvez não agrade quem inicie sua leitura, são as constantes comparações dos regimes totalitários do séc. XX ao presidente dos EUA à época, Donald Trump. Outro ponto, é que o livro dá enfoque a um leitor estadunidense, fazendo comparações, referências e análises com a história dos EUA.
No mais, as lições que o livro apresenta, vale a leitura e deixam a reflexão para nossas atitudes perante a sociedade, se seremos meros expectadores ou seremos agentes ativos na luta diária pela democracia.
Leitura recomendada.

Afranio.Cunha 03/05/2020

Um livro para os dias de hj
Esse livro é atualíssimo, em suas breves páginas expõe um lista de coisas que podemos/devemos fazer para deter o avanço sobre nós da tirania e introduz pelo menos para mim dois conceitos extremamente relevantes: política da eternidade e política da inevitabilidade. Conceitos que merecem ser explorados e compreendidos.

Cristiano.Goes 22/03/2020

Contra o fascismo. Pela democracia
Livro de leitura envolvente e agradável. Pequenino, dá para ler de uma só empreitada. Recomendável para estes atuais tempos sombrios. Nos dá energia para os desafios atuais.

Fábio Valeta 10/07/2017

Livro curto e simples, cuja premissa inicial surgiu com base em uma postagem no facebook após a vitória de Donald Trump nas eleições norte americanas. A ideia do autor é mostrar como estamos vivendo atualmente um enfraquecimento da democracia tal qual ocorrida (principalmente) na Europa nas décadas de 192, 30 e 40.

No geral, o livro é interessante, embora um pouco tendencioso demais. O autor, ao usar dos exemplos do passado, quase nunca sai dos “clássicos” tão conhecidos como o Nazismo e a URSS Stalinista, mesmo por ser exatamente essa sua especialidade.
Mas o que mais senti falta no livro foi uma introdução inicial fazendo um panorama da atualidade. Quem ler o livro no futuro ou mesmo quem não esteve muito bem inteirado em relação às eleições dos EUA, talvez fique um pouco perdido devido à falta de uma contextualização inicial. Também faltou uma maior ligação entre as lições do passado com o presente. Coisa feita apenas em algumas das lições.

No geral, um livro mediano que poderia ser melhor, se não houvesse a pressa em lança-lo para aproveitar o momento.

José 30/09/2017

Um ótimo manual de ação democrática
Sobre a tirania, de Timothy Snyder

?A História não se repete, mas ensina.?
A primeira frase do livrinho (formato de bolso, 121 páginas de texto, mais algumas com interessantes cartazes de uma exposição sobre cada um dos conselhos) é também o seu fio condutor. O autor, historiador da Universidade de Yale, especialista em regimes totalitários, escreveu um texto no Facebook logo após a eleição de Donald Trump. Ele diagnostica o momento atual norte-americano e escreve para os norte-americanos. Todo o discurso é para os seus conterrâneos (isso explica muito do texto e ajuda a diluir eventuais críticas ao seu foco).
A técnica expositiva é boa: a de um manual (o próprio autor se refere ao livro assim em uma entrevista para o Estadão).
São vinte ideias fundamentais para evitar que ocorra aos Estados Unidos (e, por extensão, às demais democracias ) algo semelhante ao que ocorreu na Alemanha nazista, na União Soviética comunista (melhor seria stalinista) ou nos regimes fascistas que refere (Itália à frente, mas também os do leste europeu). Cada conselho é seguido de um pequeno desenvolvimento da ideia de um parágrafo e, então do argumento propriamente dito.
Os conselhos são importantes. São um guia sobre como não desprezar a história e como reconhecer a utilidade de seu estudo. Considerações sobre humanismo e reflexão política.
Às vezes o texto parece uma reportagem (história contemporânea é uma disciplina muito próxima do jornalismo responsável), às vezes uma divagação sobre hipóteses bem plausíveis de futuro.
O fato é que é um contundente libelo contra o autoritarismo, recheado de referências a Hanna Arendt e Vaclav Ravel (os dois mais citados), mas também a Bradbury, Orwell, Ionesco entre outros pensadores antitotalitários. Termina com um epílogo sobre duas visões a serem evitadas: a da inevitabilidade da História (que produz inação e comodismo)e a eternidade (que suscita saudosismos de épocas que nunca existiram). Há uma invocação de Hamlet. Shakespeare enuncia: ?O tempo está disjunto. Oh, despeito imundo,/Que para endireitá-lo eu tenha vindo ao mundo!?.
Tempos de pós-verdade e pré-fascismo... Urge endireitá-lo.

pedrocipoli 05/09/2018

Propaganda enganosa
A ideia do livro é trazer 20 lições importantes extraídas do século XX para o panorama atual. Uma ideia louvável, já que temos muito o que aprender sobre o que fazer e sobre o que não fazer, já que o um século do nazismo alemão, do fascismo italiano e da Rússia soviética. E de fato o livro começa com essa ideia de uma forma, mas rapidamente se transforma em um ataque direto a Donald Trump.
De uma forma muito suave e indireta, temos comparações rasas de Donald Trump com Adolf Hitler. Essas 20 lições parecem mais uma tentativa de lavagem cerebral, um plano de fundo que o autor utilizou para criticar o atual presidente americano. Por esse motivo, acho muito, mas muito difícil recomendar o livro.
Não me entendam mal: não tenho nenhum amor particular por Trump. Mas, se quisesse ler críticas sobre ele, compraria um livro com esse tema. Isso torna a leitura chata e cansativa, apesar do tamanho diminuto do livro. Um “truque” que Timothy Snyder encontrou para que as pessoas escutem suas lamentações sobre o resultado das eleições.
Não tinha escutado falar de Timothy Snyder, mas esperava um livro mais elucidativo sobre seu conhecimento histórico. Diferentemente do que acontece com autores como Theodore Dalrymple e C. S. Lewis, que estimulam a leitura de outras obras para conhecer mais o autor, a sensação aqui é invertida. Dificilmente lerei outro livro do autor, que não demostra maturidade o suficiente para se concentrar em um tema, e quer enganar o leitor com um livro que promete conhecimento, mas entrega ressentimento político e que rapidamente se torna um “textão de Facebook”.

Felipe770 01/03/2022

Essencial para o momento atual. Bolsonaro, Trump, Orban e Putin mostram o risco que a democracia corre, e como nós tornamos lenientes quanto a robustez da democracia e das instituições que a protegem. Elas não são inevitáveis, e precisam ser protegidas de comum acordo, acima das disputas políticas. Impressionado com a lucidez de Snyder.

Bella.com 04/07/2022

Eu tive que ler obrigatoriamente por causa da escola, mas eu juro q é um livro muito bom, e apesar do título/tema, é bem simples de ler.
O autor usa palavras fáceis e os capítulos são curtos, é bem gostosinho de ler
(Tive q fazer trabalho ???)