Sobre a Tirania

Sobre a Tirania Timothy Snyder

Resenhas - Sobre a Tirania

Jhé 12/04/2024

Guia de bolso contra o autoritarismo
Sobre a Tirania é um livro rápido e de leitura fácil que utilizando-se dos governos autoritários do século XX, a Alemanha Nazista de Hitler e a União Soviética de Stalin, tenta mostrar aos norte americanos como a democracia estadunidense corre perigo.
É inevitável os paralelos com o Brasil nos últimos oito anos, demonstrando como governantes tirânicos não são criativos, mas ainda sim consegue seduzir milhares com os mesmos métodos.
Minha única crítica é a falta de uma separação entre comunistas e stalinistas. Snyder usa direita e esquerda como forma de separar visões políticas diferentes de pontos extremos, o que eu aprecio. O problema maior em tornar comunistas e stalinistas a mesma coisa é:
? Estabelecer uma equidade entre um grupo de pessoas em prol dos direitos de trabalhadores com um grupo de pessoas interessada em manter sua posição de poder;
? Apagar que os comunistas foram perseguidos pelo governo de Stalin junto à outros grupos, como grupos étnicos ucranianos;
? Ignorar que comunistas foram uma resistência ao governo ditatorial;
Considerando que na atualidade existem pessoas que utilizam símbolos comunistas, acho perigoso estabelecer uma falsa equidade entre nazismo e comunismo. Porque há uma diferença muito grande entre um grupo ideológico que defende a supremacia de uma raça e um grupo ideológico que defende o campesinato e os trabalhores.
O fantasma do comunismo foi utilizado inúmeras vezes na história do ocidente para instaurar ou defender governos anti democráticos. Por isso não vejo porque um livro que prega tanto pela verdade não se esforça para desfazer tais fantasmas.

Denis 04/06/2023

Reflexão ainda necessária
Demorei de concluir a leitura pois emprestei a minha filha e ela demorou de devolver. Retomei a leitura neste 2023 e fiquei surpreso com a semelhança entre o "incêndio de reichstag" que deu a deixa para a concentração de poderes de Hitler na Alemanha e os ataques ao parlamento brasileiro no 8 de janeiro.
Se Lula apela para a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) poderia conceder às Forças Armadas a tutela sobre as instituições com consequências imprevisíveis. Talvez até previsíveis.
Isto fica bem evidente ao longo do livro principalomente quando o autor discorre sobre a "gestão do terrorismo".
Enfim : vale a leitura....curta porém induz a longas reflexões

alinasjornadas 03/01/2023

Indicação Semanal = “Sobre a Tirania - Vinte Lições Tiradas do Século XX”
Indicação Semanal = “Sobre a Tirania - Vinte Lições Tiradas do Século XX”
PUBLICAÇÃO DE = Timothy Snyder
PÁGINAS = 168
Avaliação: 05;

A profundidade dessa obra, mesmo que possua uma narração concisa e exemplificações sumarizadas, é inspiracional. O livro “Sobre a Tirania - Vinte Lições Tiradas do Século XX” (publicação de Timothy Snyder) foi lido em cerca de uma hora - aproximadamente, não pela simplicidade dos conteúdos abordados, mas pela proximidade de linguagem aplicada e sua didática de contextualização, o que promovia inúmeras correlações com a realidade nacional e as referências elucidadas ao Sistema Internacional com ocorrências históricas.

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #sobreatiraniavinteliçõestiradasdoséculoXX #TimothySnyder

site: https://codinomeviesacademico.blogspot.com/2022/11/indicacao-semanal-sobre-tirania-vinte.html

Cristiano 02/01/2023

Bom para refletir
O autor trás pontos interessantes para se refletir quanto à liberdade e tirania, questões que se fazem tão importantes de serem debatidas no momento atual. Com um olhar centrado nos EUA, mas que pode facilmente ser contextualizado no Brasil recente.

Bella.com 04/07/2022

Eu tive que ler obrigatoriamente por causa da escola, mas eu juro q é um livro muito bom, e apesar do título/tema, é bem simples de ler.
O autor usa palavras fáceis e os capítulos são curtos, é bem gostosinho de ler
(Tive q fazer trabalho ???)

Paulo 20/05/2022

Democracia em perigo
A história pode apresentar lições para o presente? Talvez apenas em retrospectiva, ou seja, quando o presente já se tornou passado. No entanto, a análise histórica pode nos permitir perceber que há múltiplos futuros possíveis e as ações políticas são fundamentais para que diferentes rumos possam ser tomados. Neste livro, lançado em 2017, o historiador Timothy Snyder, em capítulos breves e objetivos, busca demonstrar como identificar sinais de tirania e como agir politicamente para enfrentá-los. A partir da análise de eventos traumáticos do séculos XX, o autor apresenta não um livro historiográfico, mas um guia de ação política.

Felipe770 01/03/2022

Essencial para o momento atual. Bolsonaro, Trump, Orban e Putin mostram o risco que a democracia corre, e como nós tornamos lenientes quanto a robustez da democracia e das instituições que a protegem. Elas não são inevitáveis, e precisam ser protegidas de comum acordo, acima das disputas políticas. Impressionado com a lucidez de Snyder.

babi 16/06/2021

Necessário
Este livro é perfeito pra quem quer entender os desdobramentos da política global atual mas não possui muito conhecimento sobre o assunto. Snyder nos apresenta em uma linguagem muito simples os caminhos tortuosos do atual cenário político e também como erros do passado podem voltar a se repetir. ?Sobre a tirania? nos mostra que um governo extremista não ocorre da noite pro dia e que devemos prestar atenção em todos os pequenos detalhes.

Jean Bernard 05/03/2021

Tão óbvio, mas tão necessário
Parece até brincadeira a quantidade de pessoas que aceitam certas coisas sem questionamentos. Mas a história já nos mostrou como os tiranos fazem para chegar ao poder. A história já mostrou como se formam os governos totalitários.
Ou falta estudo e senso crítico ou é mau-caratismo mesmo.
Livro necessário.

Fernanda.Avila 01/03/2021

Excelente leitura para interessados por política.
Confesso que não amei 3, dentre os últimos livros que encerrei antes desse e, por isso, achei que não estava fazendo boas escolhas em 2021, mas essa foi definitivamente uma escolha incrível. Vários conceitos sobre política destrinchados através de bons exemplos (na maioria dos casos os exemplos se referem aos EUA, mas facilmente é possível traçar um paralelo com as nossas questões no Brasil), o que facilita a identificação e a compreensão. Curti de verdade. Um bom norte para o enfrentamento dos dilemas atuais. Recomendo.

fev 13/01/2021

Essa lições sobre não deixarmos as tiranias tomarem conta das democracias são bem relevantes. O autor usa o facismo, o nazismo e o comunismo e a situação dos EUA atual para poder exemplificar e dar suas perspectivas. É bastante relevante, mas fiquei com o pé atrás com algumas das lições (seja patriota, não seja nacionalista).

Recomendo a leitura.

Michel 10/01/2021

Necessário
Um livro curtinho, de fácil leitura, com debates atuais.
O texto reúne 20 lições do séc. XX para que nós no presente não cometamos os mesmos erros do passado. De forma sucinta, os conceitos são apresentados e explanados pelo autor, este, fazendo referências a outros autores como Hanna Arendt, para embasar suas teses.
Um ponto que talvez não agrade quem inicie sua leitura, são as constantes comparações dos regimes totalitários do séc. XX ao presidente dos EUA à época, Donald Trump. Outro ponto, é que o livro dá enfoque a um leitor estadunidense, fazendo comparações, referências e análises com a história dos EUA.
No mais, as lições que o livro apresenta, vale a leitura e deixam a reflexão para nossas atitudes perante a sociedade, se seremos meros expectadores ou seremos agentes ativos na luta diária pela democracia.
Leitura recomendada.

Suzana 30/11/2020

LEIA LIVROS!
Sobre a tirania é simplesmente perfeito! Através de uma linguagem simples e acessível Timothy escreve sobre preceitos trazidos de um mergulho feito na história, abordando fatos políticos e sociais que nos faz refletir sobre como líderes tirânicos conseguem chegar ao poder e como podemos evitar o autoritarismo e a ilegitimidade que esses líderes carregam.

RECOMENDO MUITO!

Felipe 01/11/2020

Um livro simples, mas de muita importância pra atualidade.
Gostei bastante dessa obra de Timonthy Snyder, consegue ser bem crítica e demonstrar com detalhes como a história pode nos passar reflexões importantes pra evitar os extremos que a tirania traz a tona. Leitura bem simples e prática. O epílogo também é muito interessante, fazendo uma explanação sobre as políticas da inevitabilidade e da eternidade no contexto atual. Ótimo livro!