Um ano solitário

Um ano solitário Alice Oseman

Resenhas - Um Ano Solitário

Leticia2291 09/06/2024

Legal mas esperava mais
Todo o desenvolvimento dos personagens (principalmente da Tori) ao longo da história é magnífico mas, como nada é perfeito, o livro peca muito em toda a trama voltada ao blog, tendo um desfecho sem graça e insatisfatorio.

Cristiane190 08/06/2024

Acredito que crie expectativa demais para esse livro! Personagens não são aprofundados e na maioria do tempo são chatos. O plot é totalmente esperado e sem graça.
Embora tenha me identificado com Tori em alguns aspectos a personagem sempre cometia os mesmo erros e sempre tinha o mesmo discurso pessimistas e meio que se sentia "superior" as outras pessoas. Apesar de saber que grande parte desse comportamento e pensamentos são devidos a depressão, ilustra como é cansativo viver com esse transtorno, tanto para a própria pessoa e para os que estão ao seu redor.

Paulolins 08/06/2024

A história funciona como um spin-off de Heartstopper com a irmã do Charlie (Tori) como personagem principal. Nada emplaca - Tori é difícil, toma decisões ruins constantemente e literalmente não agrade. Não sei se era o objetivo da escritora que ?não gostássemos? da personagem, se foi ela está de parabéns?

Mariana 07/06/2024

Só sei que estou aqui. E estou viva. E não estou sozinha.
Ainda estou em conflito sobre como me sinto em relação a esse livro,achei que houve muitos sentimentos crus a autora relatou e descreveu tão bem a melancolia adolescente que não tem como não se identificar.
Porém em alguns momentos senti que algumas ficaram confusas,mas pode ter sido intencional já que realmente adolescência é muito confusa num geral.Queria que o final fosse um pouco menos aberto mas acredito que a "continuação" virá em heartsttoper,que aliás fiquei bem triste com os relatos da Tori sobre o Charlie?
Num geral adorei a experiência Tori é uma personagem muito complexa,mas dá pra entender que ela apenas só quer ser amada?

bieloliveirao 07/06/2024

De todos os livros da Alice esse foi uns dos mais pesados que já li. Amei conhecer e ver como é a Tori, vê que assim como o Charlie ela tbm tem suas lutas diárias. Tudo nesse livro é bem real (principalmente os sentimentos da Tori) me vi muito em vários momento ali ? amei o Michael deste o começo não entendi pq as pessoas classificam ele como estranho no livro (sendo que ele é mais normal do que muitos ali) rs mais de resto amei esse livro ?.

beeanans 07/06/2024

Nesse momento da minha vida eu sinto que não é muito possível eu me identificar 100% com a tori sabe, mas eu sei que a minha eu adolescente amaria esse livro e se identificaria com quase tudo e se sentiria acolhida de certa forma. é por isso que eu amo ler os livros da alice, ela sempre sabe o que faz e te abraça, de alguma maneira. uma coisa que eu acho interessante também, retomando o meu primeiro ponto, é que me permite pensar e lembrar de uma fase da minha vida que foi "interessante" e eu gosto muito de sensação de nostalgia. tori e michael é meu tipo de casal, tipo eu gosto muito da forma que eles conversam ?? sei la. gosto da forma que foi sendo construída essa relação e dos conflitos que fizeram eles chegarem nesse desfecho. chorei muito, pois eu tinha me focado tanto em investigar o solitaire e não percebi os sentimentos dos dois de fato sabe (apesar da narração da tori e tudo mais). enfim, eu amei.

sarahmrlp 07/06/2024

Personagens bem feitos.
Um ponto muito bom sobre esse livro é como os personagens são reais. Eles agem como adolescentes mesmo e em vários momentos consegui me identificar com a Tori e toda a questão melancólica e pessimista dela (também já vi várias pessoas como a melhor amiga dela, a Becky). Pra mim o plot twist do livro estava bem óbvio já nos 50%, então não consegui me envolver muito com toda a revelação e o final beirou um pouco ao absurdo pra mim kkkk. De resto, eu adorei tudo.

Amanda Bia 07/06/2024

Triste
Tori Spring é uma adolescente que odeia tudo e todos, exceto seu blog e seu irmão Charlie que está passando por um momento bem complicado. Ela só quer ficar quieta no canto dela, sem interagir com ninguém e achando tudo incrivelmente entediante, porém um grupo chamado Solitaire surge causando o terror no colégio.
Tudo fica ainda mais caótico quando ela conhece Michael Holden, um novo aluno meio maluco que parece obcecado por ela e que sugere que os atos do Solitaire estão sendo feitos para chamar a atenção dela. Ela também precisa lidar com Lucas, um garoto que foi seu amigo de infância e está tentando retomar essa amizade, mesmo que para ela não faça mais sentido.
Enquanto o grupo continua fazendo atos rebeldes na escola, ela tenta permanecer à margem do assunto e fingindo que nada está acontecendo. Porém, as coisas parecem começar a sair do controle e quando pessoas acabam se machucando, ela se sente na obrigação de descobrir os responsáveis por tudo aquilo.
Eu gostei bastante da escrita do livro, e me identifiquei em alguns momentos com a Tori, mas esse livro me deixou meio deprimida. A protagonista é muito pessimista, a vida dela é muito entediante, seus pais parecem não se importar com absolutamente nada do que acontece com ela e isso é angustiante.
O ponto alto é poder ver um pouquinho da vida do Charlie e do Nick que são perfeitos. Mas mesmo assim, algumas coisas que acontecem com o Charlie são meio pesadas.
É uma história interessante, mas com final pouco surpreendente. Tem algumas reflexões bem interessantes, mas pode causar alguma melancolia. Recomendo, mas leia quando estiver bem para não ficar pior.

pedrinhowho 07/06/2024

De alguma forma eu sou apaixonado na tori, tipo, ela acalenta o meu coração com esse sacarmo ácido dela, bjs tori amor

hslobos 06/06/2024

Um ano solitário
Não me imaginei me identificando tanto com uma depressiva pessimista crônica sabe? o livro é bom a escrita é boa tudo é bom nesse livro e tipo afff como pode a alice oesman ter feito um universo tão lindo e bom

naaviivi 02/06/2024

Um Ano Solitário
"Quando volto para a cama, todas as coisas que você pode imaginar serem possíveis de pensar em um dia me vêm de uma só vez e, de repente, uma tempestade está acontecendo na minha cabeça."

Victoria Spring é uma adolescente um pouco fora do comum um tanto depressiva. Talvez eu tenha me identificado com ela pelo seu exagerado pessimismo e a sua forte opinião pelo mundo e pessoas. Confesso que no início a leitura me pareceu bem parada e cansativa, mas ao longo da leitura eu fui cada vez mais me identificando e gostando.
Eu li e reli esse livro incontáveis vezes e, cada vez que eu leio, parece que é uma nova experiência. Para muitas pessoas, a Tori pode ser só mais uma adolescente chata e sem expectativas mas a realidade é que ela é apenas uma adolescente que não pensa como todos os outros.
Me encontrei muito na sua personalidade e seu jeito de sempre se preocupar com os outros e acabar por esquecer de cuidar de si mesma. No final, ela só queria ser entendida.
Sua constante apatia e pessimismo muitas vezes pode ser algo ruim na leitura, já que muitas pessoas esperam que esse seja um livro de adolescente comum. Alice Oseman acertou muito em mostrar através da Tori que a adolescência pode ser muito diferente do que achávamos que seria e que está tudo bem em não ser como os outros.
Esse livro é muito bom e eu super recomendo.

Ceci ð¹ 02/06/2024

Meu nome é Victoria Spring
"Um Ano Solitário" é simplismente maravilhoso, trazendo uma trama que nos dias atuais ainda podemos nos indentificar, sendo um pouco confuso e maluco como a cabeça de um (a) adolescente.

Apesar de eu ter gostado muito do livro, peguei um ranço da Tori no começo, pois não me identifico e não consigo entender como uma pessoa pode ser chata e depressiva desse tanto, mas no final consegui entendê-la, apesar da grande dificuldade.

Apesar desta história ser um romance, o tema não é o foco, e sim outras pautas existencias e socias que são inseridas na nossa cabeça com o decorrer de nossas vidas. Mesmo assim, ele está lá para contextualizar tudo.

Os personagens são autenticos e cheios de personalidade, bem aprofundados e de grande necessidade para a trama. Os principais são Tori Spring, Miachel Holden, Charlie Spring, Becky e Lucas.

Um ano solitário é o livro que eu indico para ler da Alice Oseman depois dos quadrinhos/HQ's de Heartstopper, pois se passam antes disso, em sequência Rádio Silencio e Sem Amor, que são os outros livros deste universo mirabolante e crítico da autora.

Indico esta leitura para qualquer um que queira começar a ler ou se já está em um ritmo mais avançado. Levem ele para a vida.

Atenciosamente,
Clara Yang