Story Genius:

Story Genius: Lisa Cron

Resenhas - Story Genius:

Maria7598 05/02/2023

Passo a Passo de Como Escrever Um Livro
A autora divide o processo de escrita em duas metades, sendo a primeira de backstory e construção de personagem e a segunda de planejamento das cenas (criação do blueprint do livro) e escrita, efetivamente.

Embora o livro inteiro fale sobre ciência do cérebro de forma esclarecedora e bem explicativa, a primeira metade é mais densa nesse aspecto, e na minha opinião também é a melhor parte do livro. Excelente no que toca à construção de personagem de maneira relevante e aprofundada. Muito boa inclusive para pantsers, porque permite conhecer os personagens à medida em que escreve as cenas do backstory.

A segunda, que lida mais com a estrutura de cenas enquanto remete constantemente aos princípios que constroem uma história, acaba sendo desnecessariamente complicada e menos prática que outros modelos. Na hora de planejar a estrutura, acho que outros modelos com plot points específicos e maior flexibilidade quanto às cenas são melhores, especialmente para pantsers.

No entanto, ainda saio do livro com alguns aprendizados importantes da segunda parte. Eles ficam comigo mais como lembretes do que regras rígidas a serem seguidas no formato que a autora apresentou: a necessidade de sempre se perguntar e explicitar o porquê de o protagonista estar fazendo cada coisa, bem como de avaliar se uma determinada cena provoca mudança/reação na visão de mundo do personagem (não apenas se avança o enredo).

Dos guias de escrita que já li, foi o mais diferente e inovador. Possibilita escrever um livro durante a leitura caso siga o passo a passo, independentemente do estágio da ideia. Definitivamente vale a leitura.

Gabriela 14/03/2022

Perfeito para quem quer uma história com conflito interno
Perfeito para quem quer uma história com conflito interno. Ele explica desde a origem da mentira que o personagem acredita até as ramificações. Super indico