Uma vez

Uma vez Morris Gleitzman

Resenhas - Uma vez

isaa' 14/05/2024

Sobre "Uma Vez"
Que livro triste, impossível não se emocionar com a história de Félix e tudo que ele passou diante do holocausto. Recomendo !!

Ludmila Santos 06/05/2024

O livro em si é triste, a distância de Felix e os pais. Porem eu amei o fascínio dele por criar histórias , gostei do final feliz mesmo sabendo que milhares de pessoas não tiveram a mesma oportunidade.

EmAlia.Abolafio 17/04/2024

Ótimo livro
Você cosege enxergar as emoções que o menino é ao mesmo tempo você fica falando quanta inocência no mesmo mundo o de se vive o nazismo" enfim ,amei!

anaxsweetz 13/04/2024

Bem, peguei esse livro na biblioteca da minha escola e tipo, q livro bom

Eu li bastante rápido ele até (uns 2/3 dias) e para mim foi um outro livro q fiquei refletindo bastante

"Os nazistas não odeiam apenas os livros, eles devem odiar a gente também"
(Acho q a frase é TIPO isso, faz tempo q li)

Bem, apenas acho q o final foi muito rápido
Eles pularam do trem e dps o final foi rapidinho
E sim, eu chorei na morte da Chaya, mas ainda fiquei Feliz q Félix e Zelda saíram bem

Gostaria q tivesse passado o Félix encontrando os pais dele

Mas msm assim, livro incrível

Olivia50 22/02/2024

Neh razoável ?
Demorei bastante pra ler.
Não curti muito não, ele não flui muito e não explica muito o que aconteceu no final.
Enfim, apenas decepção.
Se quiser ler, a escolha é sua.

THALEX 17/02/2024

Não se sabe o que esperar.
Ao longo dessa leitura que apesar de rápida, foi bem intensa. Nunca soube o que deveria esperar do capítulo seguinte.

Felix teve que lidar com muita coisa em tão pouco tempo e não eram coisas simples.

Eu quis chorar, quis me correr sem rumo e chorar de novo.

Fiquei pensando muito sobre o impacto que a reclusão pode ter em nossas vidas quando finalmente somos expostos a realidade.
Pensei também sobre o quão mau o ser humano pode ser, e quanto ideologias infundadas e baseadas num medo cego podem impactar na história de tantas pessoas.

sla oq eu sou 08/02/2024

Li isso há muito tempo, mas mds, ele é tão bom

O protagonista tenta se distrair contando e inventando histórias, e percebemos em certos pontos sua criatividade sumindo, pois sua dor e seu medo estão aumentando.

Sofia136 29/01/2024

Todo mundo merece ter alguma coisa boa na vida
Comprei esse livro quando era criança e acabei esquecendo de terminar a leitura, terminando agora vejo que foi uma história simples, porém tocante. É emocionante ver a inocência e bondade de uma criança, mesmo em tempos difíceis como foi o holocausto, além disso, os laços criados por Félix com a Zelda, Barney e as demais crianças é um conforto ao leitor em meio a tanta maldade.

Amanda 28/12/2023

Cada página uma lágrima
Mesmo sabendo o período histórico em que o livro está retratado, não pensei que me emocionaria tanto! Falar sobre o Holocausto sob o olhar inocente de uma criança como o Felix definitivamente não foi uma tarefa fácil, e o autor fez isso com perfeição, sem dispensar uma escrita fluída que prende em todos os momentos.
Não pude deixar de comparar o livro com A Menina que Roubava Livros, que é uma das obras mais famosas sobre o assunto, e o que posso concluir é que o paradoxo entre os dois livros é incrível! Ao meu ver, ambos retrataram o tema com muita sensibilidade, inocência e uma boa dose de realidade, mas ao contrário de 'A Menina que Roubava Livros' , cuja personagem principal é uma criança alemã, 'Uma Vez' mostra o sofrimento direto de uma criança judia que está passando por sua infância num tempo conturbado como aquele, então é bastante interessante ter acompanhado aquele período por esses dois lados.
Apesar de ter tratado o tema com mais leveza do que o costume, o livro tem sim vários gatilhos e é simplesmente impossível não se emocionar e torcer pelo Felix, mesmo que no fundo tenhamos a consciência de que seus desejos e anseios sejam quase impossíveis. Ver as teorias dele sobre o que estava acontecendo sabendo da realidade foi a experiência literária mais soturna de todas.
Em suma, gostei muito de como o autor desenvolveu a trama e os personagens, que possuem personalidades bem marcadas e bordões inconfundíveis. Foi uma experiência única!

Love Book 01/12/2023

É tão triste a inocência de uma criança e tão lindo a imaginação.

Eu chorei muito nesse livro, principalmente ao saber que Felix tinha a esperança de encontrar os pais vivos.

Ele foi a salvação daquelas crianças, com as suas histórias.