emmanuel_arankar 21/07/2023"Battle Royale, Volume 1" de Koushun Takami e Masayuki Taguchi
Em um cenário distópico de um futuro próximo, um grupo de estudantes japoneses do nono ano enfrenta a loteria mais cruel do mundo. Seu governo escolheu a turma de 42 alunos para participar dos infernais jogos conhecidos como "O Programa", com o objetivo de entreter as massas. "Battle Royale" pode soar como uma versão em mangá de "Jogos Vorazes", mas é infinitamente mais brutal e perturbador do que esses romances poderiam imaginar.
É importante destacar que "Battle Royale" não é o tipo de mangá que normalmente encontramos. Além da violência presente em quase todos os capítulos, a história apresenta representações gráficas de estupro e agressão sexual. Assim como "Berserk", a trama explora o peso dessas ações sobre as pessoas e como indivíduos aparentemente normais podem ser levados à violência brutal quando colocados contra a parede.
O mangá de "Battle Royale" não é a primeira adaptação da história. Originalmente, foi um romance de 1999 escrito por Koushun Takami, que depois se transformou em um filme homônimo. No entanto, o mangá, com sua capacidade de permitir que o leitor observe imagens violentas por mais tempo, de alguma forma, parece mais perturbador e, por isso, mais eficaz do que muitas versões anteriores da história. Aqui, encontramos grandes e belamente desenhadas páginas de abertura pelo artista Masayuki Taguchi que assombram o leitor muito tempo depois que a história termina.
Por que, se o tema é tão obsceno, ainda considero que "Battle Royale" vale uma leitura profunda, da mesma forma que séries mais leves como "Gal Gohan"? Primeiro, devido à influência que "Battle Royale" teve na mídia. Sem ele, talvez não tivéssemos programas como "Squid Game" ou jogos como "Danganronpa". Embora o gênero "grupo de pessoas forçadas a se matarem" não tenha começado com "Battle Royale", o romance, o filme e o mangá ajudaram a popularizá-lo para uma nova geração de fãs.
A segunda razão pela qual acho que "Battle Royale" é importante o suficiente para ser discutido é a crescente dificuldade de encontrar o mangá. Falamos sobre a preservação de videogames e animes, mas muitos mangás antigos estão se tornando cada vez mais difíceis de encontrar. E devido à natureza complicada das questões de licenciamento decorrentes dos problemas da TokyoPop, podemos nunca ter uma reimpressão desta série de mangá.
Grande parte do primeiro volume de "Battle Royale" é dedicada à preparação para "O Programa", no qual 42 estudantes são reunidos e forçados a lutar entre si. A principal diferença em relação a outros programas e filmes com uma premissa semelhante é que todos esses estudantes se conhecem. Alguns são amigos, outros têm crushes uns nos outros. Muitos deles são apresentados de maneira semelhante aos personagens de "Danganronpa", com uma única característica definidora que os encaixa em arquétipos fáceis de entender e se identificar.
Temos o líder jovem de gangue, o estudante transferido com má reputação e o artista marcial. Nosso protagonista, Shuuya Nanahara, é um aspirante a astro do rock com o cabelo que combina com sua personalidade. Muitos deles exibem habilidades físicas ou mentais quase sobrenaturais, o que os torna ainda mais emblemáticos de seus arquétipos.
Este primeiro volume prepara o terreno para o que está por vir e remove a ilusão da proteção do enredo para qualquer um dos estudantes. Dois deles são mortos antes mesmo de saírem da sala de abertura. O jogo não se importa se o número de participantes diminuir ligeiramente antes de começar; 40 ainda é um número considerável para criar o caos.
Embora Shuuya seja, em teoria, o protagonista de "Battle Royale" neste momento, é o supervisor dos jogos que rouba a cena. Yonemi Kamon é um homem grotesco que parece se deliciar com o medo e a dor que inflige nos estudantes ao seu redor. Ele os instiga a atacá-lo para usá-los como exemplo e adora transformar a esperança deles em desespero. Ele é lascivo, cruel e violento, tornando-o o antagonista perfeito para estabelecer o cenário sombrio de "O Programa".
O medo é a principal arma de Kamon e dos funcionários do governo que supervisionam os jogos, e vemos como o medo transforma estudantes normalmente bondosos em assassinos quase instantaneamente. Um personagem descrito como pacífico e gentil, incapaz de ferir ninguém, mata um estudante e tenta matar outros dois devido ao medo gerado por esses jogos.
A hipocrisia de "O Programa" é um tema central que já surge no primeiro volume. Os estudantes recebem comida, água e suprimentos básicos de sobrevivência, mas cada pacote contém também uma arma aleatória, criando uma desigualdade significativa. Alguns recebem facas, enquanto outros são armados com armas de fogo, proporcionando-lhes uma vantagem distinta. Kamon enfatiza ainda mais a vantagem que alguns estudantes têm devido às suas habilidades físicas excepcionais.
Uma coisa da qual sou grato durante a minha leitura deste mangá é que não há sensação de glorificação da violência, seja física ou sexual. Esses elementos são usados como ferramentas pelo artista e destinam-se a ser perturbadores. São jovens em uma situação terrível, forçados a lutar pela sobrevivência.
O primeiro volume tenta estabelecer Shuuya como o herói de "O Programa", mas é difícil enxergar onde sua esperança o levará. Seu melhor amigo está morto, seu único aliado foi baleado na perna e vários estudantes já foram mortos. Parece claro que não haverá união entre os estudantes para ajudarem uns aos outros a sobreviver.
Em conclusão, o primeiro volume de "Battle Royale" mergulha os leitores em um mundo de violência, medo e ambiguidade moral. A obra levanta questões sobre a capacidade humana para a crueldade quando empurrada para o limite. Embora o tema seja inegavelmente perturbador, o impacto cultural do mangá e sua crescente escassez tornam a exploração e preservação da obra uma necessidade. "Battle Royale" desafia os leitores a confrontarem os aspectos mais sombrios da humanidade em um cenário distópico, deixando uma impressão duradoura e provocadora.