Corações na Atlântida Stephen King

Resenhas - Corações na Atlântida

Joao Felipe 02/02/2024

Ted
Em minha saga pessoal de cumprir algumas dividas literárias, sigo lendo os livros que restam do mestre King, e esse aqui me surpreendeu de algumas formas, o quanto tem belas e meditativas passagens, nem sempre o King escreve livros espetaculares mas sempre neles você encontra algo pra se recordar, eu sou muito fã dele.
Em uma ultima nota, mesmo sendo um livro antigo do King pra mim talvez ele seja pra aqueles que já conhecem sua obra, pela forma da historia e até por referencias a outras obras, contexto é importante.

Paloma.Rocha 29/12/2023

Contos interligados
Aqui os contos são todos interligados, mas gostei MUITO do primeiro: Os Homens Maus de Casacos Amarelos.

Quase metade do livro, um conto só. Inclusive senti falta de alguns personagens nos outros contos que seguiram.

Greice21 21/12/2023

Tudo interligado
Do início ao fim , King nos apresenta vários personagens que ao longo do livro irão se ver interligados de alguma forma em sua vida. O cenário gira em torno de Boby, Carol e S.J. Muito se passou envolto no cenário da guerra, nas lembranças de infância. Acredito que seja interessante uma releitura futura, pois foi um dos livros que me pegou em alguns pontos, pois várias histórias se cruzam, e muitas passagens ficaram confusas.

Romulo.Fergutz 05/12/2023

Três amigos e um idoso viajante
Se têm gancho pra Torre Negra eu já tô amando! Fui pesquisar o que eram os Sapadores e entendi que o velhinho nem sempre foi tão bondoso assim. Isso fica mais claro depois de ler a torre negra.
É meio confuso nas histórias do meio mas quando tudo se conectou eu gostei bastante.

Milene Wi 11/07/2023

Corações na Atlântida
Esse livro reúne 5 estórias - 3 contos e 2 novelas - que se interligam e são apresentadas em ordem cronológica. Para mim, a leitura mais difícil foi Corações na Atlântida - com excessão da parte da personagem Carol Gerber. Minhas estórias favoritas foram Homens Maus em Casacos Amarelos (disparado) e Sombras Celestiais da Noite Estão Caindo. Em Homens Maus em Casacos Amarelos somos apresentados ao personagem Ted Brautigan - que é um dos meus personagens favoritos na obra do Stephen King.
Li esse livro há muitos anos e recentemente o reli, em função das inúmeras referências à Torre Negra.

NancYamada 22/05/2023

Marcas do tempo
Formado por contos, cada um interligado entre si ou externamente, ao Kingverso, o livro trata de encontro, desencontros e despedidas.
Também fala sobre as marcas da vida, como ela afeta ao longo dos anos o que somos. Outro assunto corríqueiro é a guerra, sobre o peso que tem em que luta (nela ou pelo seu fim).

Meu conto favorito foi o primeiro. Cheio de tensão e ligado à Torre Negra, chamou muito mais minha atenção e considero o ponto mais forte da obra.
A parte que menos curti foi a existência do Ronnie Malenfant! Que personagem chato! Ele transforma a primeira parte do segundo conto em algo massante e também tem muito peso no quarto conto.

Apesar de não ser meu livro de contos favorito do King, gostei muito.

Wagner_GRUNGE_1994 02/05/2023

Uma obra com personalidade, mas ainda assim experimental a ponto de ser único em sua bibliografia.
Acredito que depois de ter escrito 62 livros extensos sobre as mais diversas temáticas, King decidiu experimentar um estilo narrativo um pouco menos popular e acessível aos seus leitores habituais. Pessoalmente, acho que autores que não desafiam sua base de fãs estão presos em uma espiral de sentimentos limitantes, como medo e receio de não serem aceitos. É importante que qualquer artista teste seus limites e habilidades para não cair na mediocridade e na mesmice que a cultura pop parece nos engolir.

Para começar, este livro não tem um personagem principal. Na verdade, eu poderia até arriscar dizer que a grande estrela dessa história é o amadurecimento e a perda da inocência. O tempo é o grande mestre deste livro, nos atormentando, nos ensinando e nos fazendo olhar para tudo que nos tornamos por perspectivas tão diversas por nossos próprios olhos.

Este é o tipo de obra que não é recomendada para o primo de 16 anos que não gosta de literatura. É notável que ter maturidade emocional e um pouco de conhecimento político e histórico são ferramentas indispensáveis para o leitor. O aspecto político e social funciona mais como uma analogia intangível quando pensamos no nosso eu temporal sendo esticado e deformado pelas consequências de escolhas que não fizemos. Nossa construção como pessoa ao longo do tempo depende menos de nossas escolhas do que parece. A vida às vezes parece um jogo de cartas marcadas, como uma brincadeira sádica em que alguém coloca uma arma com seis balas na nossa cabeça e brinca de roleta russa, ameaçando puxar o gatilho todas as vezes que erramos o nome da capital de um país sul-americano em um quiz mesquinho.

Além disso, sim, o livro tem violência, como grande parte das obras de King. Sim, ele mostra o lado mais sombrio e empático do ser humano e sim, é uma das melhores obras de King e certamente a mais ousada. É um livro belo, especialmente se você for fã do mestre do horror.

Bizungo 02/03/2023

Porquê estivemos no Vietnã 8.1/10

Sombras Celestiais da Noite Estão Caindo. 7.6/10

Maitê Kp 26/08/2022

Estranho
Um livro muito estranho. Difícil de seguir a ordem dele. Meio confuso de se entender. Demorei muito pra terminar.

jonathanrausch 06/08/2022

Uma obra sobre pessoas na guerra e desenvolvimento nos EUA
Todos os contos tem personagens que são ligados entre si de alguma forma ou fizeram parte da vida um do outro em outro conto, e isso serve tanto para mostrar o desenvolvimento da vida dos personagens e o que era esperado deles, como também aprofundar em curto espaço de tempo a compreensão do todo da vida de cada um, sendo entregado os acontecimentos da vida da do conto anterior no seguinte. O maior conto (novela) é o primeiro, e é um dos melhores. O único que achei desinteressante foi o segundo, mas até a metade dele, logo em seguida as coisas ficam interessantes, mas foi por ele em específico que a minha nota saiu de 5 estrelas para 4.5. Adorei os romances do livro, os personagens. King tem isso de conseguir fazer os personagens serem reais, e mesmo não gostando da primeira metade do segundo conto (novela), não dá para negar que não gostei por não ter interesse no que o personagem mais tinha interesse, e ele, como alguém que tem muito interesse em algo, só vivia falando disso (copas, baralho). Um ótimo livro para recordar o passado e vivermos um pouco o que é da cultura dos EUA nos 20 anos anteriores à publicação deste livro.

Homens Maus em Casacos Amarelos

Uma das histórias curtas mais belas de King, sobre o peso de uma amizade entre gerações e o que esperamos que a vida nos entregue e o que realmente ela entrega. A mãe de Bobby é uma personagem que 99% dos leitores sentirá ódio eterno. Ted é um idoso tão amor, pqp, e ver o desenvolvimento de amizade entre um idoso e uma criança foi algo maravilhoso, ainda mais sendo permeado por um medo que a gente vê nos nossos dias que não é menor, que é a possibilidade de abuso, mas até que ponto levantar essas questões não diz respeito também a nossa maneira cruel de ver o mundo, se for o caso? King acordar o leitor para ver a sua própria maldade em coisas tão cotidianas como a amizade e, também, sobre o querer o melhor para a gente, que às vezes isso é o que achamos querer, mas não é realmente nossas ações. Tem relação com A Torre Negra.

Corações na Atlântida

Um conto com bons momentos, mas mesmo eles não compensam a extensão da história. Talvez funcione melhor para o público norte-americano, por ter muita relação com período da guerra e simbolismos que para o público de fora é apenas interresante para a trama, mas não carregue sentimentos que o autor possa ter realmente passado.

Willie Cegueta

Um conto sobre redenção e penitência. Gostei do personagem e das mudanças que ele teve, ainda mais de entender um pouco da mente de alguém que está entre ter algum distúrbio psicológico e ter uma fé prática distinta. Vale a leitura, como valeu a primeira novela da obra.

Por Que Estivemos no Vietnã

Um conto que pega tudo o que foi trazido em outras histórias que dizem respeito ao período da guerra e também do que esperavasse das pessoas e o que elas entregaram. Trás muito também da cultura dos EUA, da geração que está já quase batendo, todos, as botas. Um belo conto.

Sombras Celestiais da Noite Estão Caindo

Uma ótima finalização, com reencontros. Falei mais dele no restante dos contos do que aqui, pois este é apenas a conclusão da obra.

Clau Melo 03/06/2022

Corações na Atlântida...
Hearts in Atlantis foi originalmente publicado em 1999.
São duas novelas e três contos:
Adorei HOMENS MAUS EM CASACOS AMARELOS.
Lembranças de um verão, adaptação com Anthony Hopkins, é muito boa!!!
Para esta primeira novela, dei 5 estrelas!

CORAÇÕES NA ATLÂNTIDA e POR QUE VIEMOS AO VIETNÃ, são muito chatos. Dei 2 estrelas!

WILLIE CEGUETA e SOMBRAS CELESTIAIS DA NOITE ESTÃO CAINDO, são bons. Dei 3 estrelas!

Viviane 18/05/2022

Mais um livro de contos do mestre. Gostei muito das referências de outros livro do autor e também de alguns livro

Samantha 13/03/2022

Esse livro é composto por 5 contos que se entrelaçam, e começa nos anos sessenta e termina quase nos anos 2000. A primeira história nós conhecemos Bobby Garfield e sua mãe, que cria o menino sozinha desde que seu marido morreu. O segundo conto conta a história de jovens na universidade no final dos anos setenta, no auge da guerra do Vietnã, perdidos em um jogo e deixando o estudo de lado, nesse conto aparece Carol a namorada de Bobby.No terceiro conto conta a história de Willie um dos meninos que bateram em Carol quando ela era criança e mostra seus traumas de guerra. O quarto conto conta a história de John Sulivan melhor amigo de Bob. Também mostra os traumas que ele passou durante sua estada na guerra. E o último mostra Bobby voltando para cidade de infância depois de quarenta anos.

Glau Anjos 18/08/2021

"Na verdade, eu acho que viver é o pior dos hábitos" Corações em Atlântida. Stephen King.
Como de costume, uma boa leitura, as descrições detalhadas do King, que fazem com que o leitor adentre a história, sendo parte dela, amando e odiando os personagens. São histórias que, ao final, deixam uma saudosa lembrança, como quem poderia dizer: como estará Bobby ou Carol agora?!
De modo geral, gostei menos do conto sobre a guerra, é bárbaro, como imagino que são as guerras. Entretanto, o final me deixou bastante contente.