Nevernight

Nevernight Jay Kristoff

Resenhas - Nevernight - A Sombra do Corvo

Andressa 17/07/2020

"Quanto maior a luz, mais profundas as sombras"
Devorei as 600 páginas em dois dias, a leitura fluiu de forma incrível, e definitivamente superou minhas expectativas. Ao final de cada capitulo eu ansiava por mais, e ainda sim o livro me surpreendia. Já fazia um tempo que não me sentia tão desesperada assim para saber logo o que iria acontecer.

Esse livro é amado por quase todos que tiveram a experiencia de navegar por suas páginas, e digo que isso não é a toa, pois tem fundamento, a trama é bem escrita, o universo muito bem desenvolvido, e uma evolução notável da personagem.

A escrita da autora te prende totalmente, apenas as notas de rodapé que me incomodaram um pouco, confesso que pulei elas já que parecia atrapalhar o ritmo da história. Mas isso não me impediu de me apaixonar pelo livro (mesmo com um final desses).

PS: Á você nobre leitor, que quando por um instante pensar que Mia é burra, devo alerta-lo que o único burro aqui é você. Quando sentir que Mia é fraca, garanto que você se surpreenderá. Não a subestime como eu fiz, ou levará um belo soco na cara!!

Quer um conselho de amiga? Não confie em ninguém, e não subestime ninguém.
Arya4 19/07/2020minha estante
As notas de rodapé são muito boas.

Andressa 19/07/2020minha estante
Para mim as notas de rodapé não funcionaram. São uma forma inteligente de acrescentar detalhes importantes na história e até mesmo de fazer alguns comentários, mas para mim não deu certo, então decidi pular elas.
Mas confesso que ainda sim prefiro elas lá, do que no meio do texto.

Larissawsf 23/09/2020minha estante
Alguém sabe se tem segundo livro?

Andressa 25/09/2020minha estante
Tem sim, se chama Godsgrave e consegue ser melhor que o primeiro!!

Rah 11/12/2020minha estante
Tem romance?

Andressa 16/12/2020minha estante
Tem romance sim Raissa, não é o foco do livro, mas tem uma construção de um romance sim

_Tá_no_livro_ 05/01/2021minha estante
Doido pra ler ??

Bart 08/01/2021minha estante
Todos os 3 livros são bons, e acho que o 3* livro ficou mt show!!

Andressa 11/01/2021minha estante
Estou com medo de ler o terceiro, pois não quero que acabe, a leitura dos dois primeiros foi perfeita!!

Bart 12/01/2021minha estante
Kkkkkk só use um protetor p/evitar os respingos de sangue!!
Mas, leia de tem jeito ,??????

Sandrin 09/05/2021minha estante
Estava na dúvida de comprar este livro... agora já sei que posso comprar sem medo. Boa resenha!

Laiza 13/07/2021minha estante
Terminei ontem e to até agr sem acreditar em tudo q aconteceu... q livro viu

Julia 01/06/2022minha estante
Eu devia ter visto seu conselho sobre não confiar em ninguém antes, porque PORRAA ,eu cheguei a admitir que gostava DELA ,que merda

Rosangela Max 07/03/2023

Uma escrita fluída e um enredo cheio de ação.
No começo achei a história chatinha, mas, aos poucos, fui gostando.
Até que enfim encontrei uma protagonista de uma série de fantasia que eu não considero insuportável. Espero que continue assim.
Recomendo a leitura.
Wagner Fernandes 08/03/2023minha estante
Do meio para frente ficou mais interessante. Especialmente perto do final.

Rosangela Max 08/03/2023minha estante
Concordo. ??

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

NEVERNIGHT: A Sombra do Corvo
Nevernight talvez seja uma das grandes surpresas de 2017, por ser um livro que me envolveu tanto e me proporcionou muitas etapas na leitura. Primeiro, ele talvez seja um pouco lento no começo, mas calma ai, vai melhorar. As primeiras 200 páginas foram complicadas, e não porque a história não estava boa, porque ela estava, mas porque a lógica do livro precisa ser assimilada e é uma imersão de mundo que demora um pouco mais.

E esse é um livro com muitas notas de rodapé, mas muitas mesmo. Porém, ao contrário de somente explicações, o que Jay Kristoff nos apresenta aqui é um segundo narrador, no melhor estilo Desventuras em Série. As informações que ele traz nem sempre são as mais relevantes, lembrando aquelas pessoas que divagam eternamente quando só queremos uma resposta direta. Mas, ele também faz bons adendos e, em alguns momentos, apenas acrescenta comentários maldosos ou hilários sobre o que se passa na “cena” em questão. E, é claro que por não ser algo comum e sair do fluxo de narrativa, vai atrapalhar um pouco até que você se acostume, porém achei o formato muito bacana.

“Quem invoca a escuridão, acabará invocado por ela.”

As primeiras páginas são ótimas e trazem dois momentos que diferem em muito, mas que com um jogo de palavras o autor consegue fazer quase uma união bizarra entre elas. Uma representa a perda da virgindade, enquanto a outra é um assassinato. E, sim, vamos ter algumas cenas bem descritivas de violência e também sexo. Então, mesmo que a protagonista aqui esteja na adolescência, o teor da trama passeia por um contexto mais adulto, o que ajuda a aproximar o livro dos dois públicos.

Algo que sempre me coloca de pé atrás e que eu costumo reclamar é a típica jornada onde um jovem vai participar de um treinamento. Já é clichê e o mau uso disso é o que acaba por me decepcionar em certas narrativas. Aqui, porém, o autor conseguiu incluir elementos muito particulares do seu contexto que deram o diferencial necessário para que esse arco não se tornasse chato. A Igreja Vermelha não é um lugar para os fracos e, para escolher os melhores entre os seus, até mesmo os professores vão estar dispostos a cortar eles mesmos alguns alunos da lista, sem dó nem piedade.

Outra particularidade sobre essa “fé” é que nem sempre as coisas são justas e isso vai bater de frente com o conceito de consciência. Mia quer sua vingança, ela tem um objetivo, uma motivação, mas até onde vai esse desejo e onde começa sua humanidade?

Aliás, gostei muito da personalidade dela. Mia consegue ser marrenta e as vezes irracional, porém de uma forma que soa compreensível ao leitor por tudo o que ela perdeu. Quanto mais sabemos sobre ela, mais é possível se relacionar, por mais que desejemos que em alguns momentos ela deixe a marra de lado e aceite a ajuda que está na sua frente.

Seus poderes de controlar as sombras ainda não foram bem explicados, mas isso não acontece só em relação ao leitor, mas com a personagem também. Ela não sabe porque tem o dom ou tudo o que pode fazer com ele, e é ai que entra o Sr. Simpático. O gato sombrio tem uma missão muito especial ao caminhar ao lado de Mia, e achei a situação toda muito interessante, principalmente porque o humor desse acompanhante é bastante ácido e gera bons comentários ao longo da história.

Enquanto eu lia esse livro também estava lendo Mistborn – O Poço da Ascensão, e foi impossível não fazer um paralelo entre Mia e Vin, a protagonista da outra história. Ambas controlam algo que não é palpável e que não entendem completamente e, mesmo tendo história, backgrounds, motivações e cenários diferentes, há uma estranha conexão entre elas. Tenho certeza que se os mundos colidissem, ou seriam melhores amigas ou inimigas mortais. Mas, esse é apenas um comentário para quem já leu Mistborn talvez se relacionar.

Vale também a pena avisar que Jay Kristoff não é muito apegado aos personagens e muitas cabeças vão rolar. Eu realmente fiquei um pouco chocada, porque mesmo com um tom mais adulto, em livros com protagonistas mais jovens, pelo menos algumas peças chaves se mantém pra o autor poder usar com subterfúgio mais a frente, e aqui não. Mais alguns pontos que o autor ganhou comigo.

“Você começa do nada. Não possui nada. Não sabe de nada. É nada.”

E sim, teremos muito mais personagens aqui do que somente Mia, mas não quero estragar a experiência de ir conhecendo e desvendando cada um deles com a história. Há alguns bons “vilões” também, mas que vão acabar se revelando bem ao final, então fiquem de olhos abertos. Minhas menções honrosas de personagens que curti vão para Naev, Tric e Cassius, cada um a sua maneira.

Talvez a única reclamação dessa edição seja que o livro possui páginas brancas, o que como todo bom leitor nunca cansa de lembrar, é mais desconfortável que a folha mais amarelada. Porém, de resto está tudo muito bem alinhado. Adorei a capa, a lombada e os dois mapas super bonitos que complementam a história.

O segundo livro, Godsgrave – nome da cidade que adorei -, já saiu lá fora e mesmo o livro não fazendo um enorme cliff hanger, é impossível não ficar curioso sobre o que está por vir. Há muita coisa a ser explorada e muito a compreender sobre esse mundo e, principalmente, os poderes de Mia.

Tendo dito tudo isso, se você curte uma fantasia bem estruturada, que mistura tramas de religião, política e magia, Nevernight é uma ótima opção. O livro caminha por momentos mais leves a cenas bem descritivas e mais adultas e acho que isso ajuda a nivelar o preso da história. Então, deixo aqui a minha recomendação para conferir essa história e descobrir todos os segredos escondidos por baixo das pedras e de todo o sangue da República.

site: http://resenhandosonhos.com/nevernight-sombra-do-corvo-jay-kristoff/

Arya4 30/05/2020

Definitivamente não é uma história sobre uma heroína. Mesmo sendo filha do faz-rei Mia não é esse tipo de personagem altruísta que quer salvar o seu povo,sua cidade,etc.
Mia é uma simples garota. Uma garota com um único propósito:vingança.
O seu desejo de vingança pelo pai a leva até a Igreja Vermelha. Um lugar onde treinam e se criam assassinos. E ela planeja se tornar um deles a qualquer custo. Uma Lâmina.
""Ferro ou vidro?",perguntaram.
Ela não nenhum dos dois.
Ela era aço"

É morte encima de morte,caros amigos. Traição encima de traição.

"Eu ando pelas sombras. Sou um murmúrio. Um suspiro"

E as notas de roda pé são uma das graças desse livro. A narradora se comunica através delas com sarcasmo e ironia. Além de trazer detalhes essenciais da história. Não deixem de ler. Questões essenciais também. Como essa:
"88_ Parece -me que não uma palavra para descrever o som que os camelos fazem. Os cachorros latem,os leões rugem,os bêbados murmuram.
Que abismo um camelo faz?"

Leiam! Leiam esse livro!

"Suponho que agora você pense que a conhece.
Você a conhece de verdade?
Ainda não,mortalzinho. Ainda nem a metade. Mas no fim das contas este conto é apenas um de três.
Nascimento,vida e morte.
Então tome a minha mão.
Feche os olhos.
E caminhe comigo."

Está esperando o que? Vai ler esse livro, criatura! ;)
Boa sorte. E que a Mãe a proteja.
Julia5256 30/05/2020minha estante
Agora fiquei animada pra ler esse livro!

Evellyn 15/05/2021

Crónicas da Quasinoite: Nevernight, A Sombra do Corvo
"? Você começa do nada. Não possui nada. Não sabe nada. É nada.
? E por que eu faria isso? O velho apagou a cigarrilha no chão entre os dois. Seu sorriso a fez sorrir também.
? Porque então você será capaz de tudo."

Ainda precioso me recuperar depois desta leitura. O que estou me perguntando é, o que será dos outros livros de fantasia depois de eu ter lido essa obra prima.
Escrita maravilhosa e fluída, que contém notas com informações para entendermos melhor a história, mas escritas de uma forma tão irônica, sagaz e até cômica que me fez não ter preguiça ou tédio de le-las.

Os personagens são tão bem construídos, o escritor te da informações, e fatos só para no final te mostrar que aquilo é nada comparado ao que irá ser aprofundado futuramente. O livro é em 1° pessoa, e vamos descobrindo junto com a protagonista Mia sobre ela mesma e o que ela quer nos mostrar.

Livro incrível, escrita impecável, personagens enigmáticos e bem construídos, e um mundo fantasioso que ainda tem muito do que se explorar!

Obs: o conteúdo é bastante gráfico, detalhes de mortes e detalhamento de cenas sexuais. Quem é sensível a isso por favor, só leia caso se sinta confortável.

"Mas no fim das contas, este conto é apenas um de três. Nascimento, vida e morte. Então tome a minha mão. Feche os olhos. E caminhe comigo."
Bigu 16/05/2021minha estante
Resenha topssíma

Evellyn 16/05/2021minha estante
obrigada ?

Lara.Bia 31/03/2020

Meus amigos, que livro!
Fazia tempo que eu não lia uma história tão diferente e tão boa, super recomendo

tnzii 26/04/2022

esse livro é muito bom! os personagens são bem desenvolvidos, a história é rica em detalhes e é bem elaborada.

me lembrou bastante do primeiro livro e o conto a lâmina da assassina, de TOG.

gostei dos personagens em geral, e sigo esperando um desenvolvimento e aprofundamento melhor dos poderes de mia. No final do livro acabei gostando de personagens que antes odiava e tá tudo bem ??.

não esperava por essa parte final, e sigo na esperança do ****** reviver.

é um livro bem grande, mas compensa mesmo assim.

gostei do livro e recomendo bastante pra quem gosta de fantasia ?
Kira© 29/05/2022minha estante
Mano, eu quero tanto ler essa trilogia q to quase arrancando os cabelos kkkk mas eu enrolo ele dms, minha próxima leitura

tnzii 29/05/2022minha estante
tbm enrolei bastante pra começar, agr tô enrolando pra continuar KSKSKSKSKSK

Kira© 29/05/2022minha estante
Eita ?

Sabrina 19/07/2021

no início tava confuso mas depois me apaixonei
O título resume minha opinião, demorei um tempo para avançar na leitura mas não me arrependo de ter forçado em algumas partes para não abandonar. Eu amei a fantasia e a ambientação, acho que por ser um livro com uma vibe dark ele foge da fórmula dos livros nesse estilo. A protagonista tem um poder simplesmente fascinante e é uma Aelin 2.0 por isso me apeguei a ela desde o começo, os personagens secundários são chatos mas apaixonantes ao mesmo tempo. A única coisa que não me agradou foi o romance e a narrativa lenta.

Lux Renovada 21/10/2020

Ressaca Literária
Não vou dizer que este livro é péssimo, pois não é, no entanto, a escrita é bem complexa (pelo menos para mim, uma leitora.. Um tanto quanto "novata") e cansativa, o modo que o escritor troca a linha do tempo foi algo bem chato para mim, pois estamos focados na história e do nada as lembranças de Mia. Como eu tinha dito: a escrita é cansativa, logo, quando eu cheguei mais ou menos na metade do livro, me deu uma grande Ressaca Literária, não estava com a mínima vontade de ler e decidi abandonar essa trilogia e ler apenas futuramente.. No entanto, acabei lendo a Menina que Roubava Livros e, de certa forma, me deu uma vontade de ler mais ainda, então peguei esse livro novamente. A metade/final acabou me prendendo bastante, já não estava mais nas partes mais chatinhas e estava se desenvolvendo bem.

Mas sendo sincera, se eu pudesse pegar outros livros no lugar desta trilogia, provavelmente eu iria pegar.
Polyana Fernandes 21/10/2020minha estante
Realmente não é um livro pra todo mundo. Entender o que tá acontecendo é meio complexo mesmo. Mas é uma das queridinhas. Os outros dois livros são BEM mais fácies.

Queria Estar Lendo 25/04/2019

Resenha: Nevernight
Nevernight é o primeiro volume da trilogia Crônicas da Quasinoite, do autor Jay Kristoff. Publicado no Brasil pela Editora Plataforma21, é uma fantasia pra lá de tensa e sombria que acompanha uma garota determinada a buscar vingança.

Mia Corvere perdeu tudo. Seus pais, o legado, o renome. Ela sobreviveu porque a escuridão a abraçou e protegeu e, depois disso, ela jurou que vingaria sua família pela tragédia que recaíra sobre eles; três homens. São eles que Mia quer caçar. Três nomes grandiosos do governo responsáveis por sua ruína. Para alcançá-los, ela sabe que precisa se tornar mais do que uma sombra - e é para isso que Mia procura a Igreja Vermelha.

Os servos da Morte são os assassinos mais perigosos e mortíferos e qualificados para uma caçada como a que a garota pretende seguir - mas, para se tornar um deles, precisará de mais do que sua lábia e habilidades. Precisará se embrenhar nas sombras de uma montanha, onde a escuridão repousa, e treinar ao lado de outros que buscam o mesmo que ela; sangue e glória e servir à Nossa Senhora do Bendito Assassinato.

"- Os livros que amamos nos amam de volta. [...] Você é uma filha das palavras. Uma garota com uma história para contar."

O quanto essa história me fisgou não está no papel. Eu já esperava um livro grandioso, mas Nevernight se mostrou muito mais do que isso; o universo é cheio de horror e sombras, cheio de desgraça e medo. É um mundo terrível e, por isso, tão fascinante dentro de todo esse terror.

Jay consegue construir uma atmosfera crível dentro da caçada de Mia por vingança. Ele nos apresenta uma protagonista carismática, cheia de sarcasmo e de uma presença brilhante - ao mesmo tempo em que nos fala sobre sua escuridão e sobre como a instabilidade dela pode levar Mia para caminhos pouco parecidos com finais felizes. Convenhamos, se tem uma história pra acabar em morte e sangue, é essa.

"- Sangue é sangue, amor. Porcos. Mendigos. Bois. Reis. Não faz diferença para Nossa Senhora. Todos mancham igual. E são lavados do mesmo jeito."

A construção e desconstrução da personagem principal tornam essa jornada de 600 páginas uma aventura sem fim. Mia é surpreendente em todos os seus melhores momentos e conseguiu me deixar caída no chão em completo choque durante vários deles; ela é destemida e perigosa e mortífera, mas ainda tem essa pequena faísca de luz e esperança e amor que luta para se equilibrar com tanta penumbra.

Seu companheiro fiel - e um dos melhores personagens, a meu ver - é o Sr. Simpático. Um não-gato que segue, literalmente, a sombra da garota, sendo ele parte dela, e tem os comentários mais afiados para os momentos mais oportunos. Junto a Mia, eles formam uma dupla interessante de acompanhar.

Uma vez na Igreja Vermelha, Jay expande o seu já glorioso universo medonho para um novo patamar, tratando da organização dos assassinos como um mundo a parte daquele em que Mia vivia até então; todas as regras, lições, desafios, detalhes, é tudo minuciosamente apresentado e delineado pela narrativa brilhante do autor. E eu preciso dizer, como fã de Skyrim, que se esse homem não jogou a quest da Irmandade Sombria então ele viveu um insight com os criadores do jogo, porque é MUITA inspiração.

"-... não controle a escuridão ao seu redor... controle a escuridão dentro de você..."

Não só dos assassinos, mas de todo o mundo. Tudo é tão bem estabelecido que é verossímil; o sistema político, as divisões de classes, as histórias sobre o passado das cidades e do continente, as religiões e os reinos esquecidos. O livro conta com notas de rodapé onde o narrador onisciente usa seu conhecimento para explicar curiosidades da realidade dos personagens - e, para mim, tornou tudo mais interessante de acompanhar.

Junto aos assassinos, Mia conhece aliados e inimigos e potenciais pedras no seu sapato; meus favoritos foram Ash e Tric - a garota de mão leve com sorriso fácil e presença marcante e o rapaz responsável por fazer aquela faísca de luz cintilar no peito da protagonista. Ash, aliás, foi uma das minhas maiores surpresas dentro da história toda. Desde o seu relacionamento com a Mia até suas missões e desafios individuais.

"- Quanto mais brilhante a luz, mais profunda a sombra."

As cenas de ação e de intriga pontuam muito bem o livro. Onde ele é parado, logo em seguida entrega um momento carregado de tensão e adrenalina. Onde a ação e o suspense se desenvolvem juntos, a sequência apresenta uma cena mais afável e carregada em calmaria.

Foram 600 páginas de puro AI MEU DEUS DO CÉU ESSE UNIVERSO É MINHA NOVA RELIGIÃO! e eu não regreto nada.

Meu único problema com a edição da Plataforma21 são essas páginas brancas que AH, por quê? Todo o resto - desde a tradução até a diagramação e adaptações de nomes dentro da tradução - está impecável. Eu adorei o trabalho que a editora colocou pra trazer esse universo para cá - e essa capa, bom Deus. É GLORIOSA!

"Ferro ou vidro?", perguntaram. Ela não era nenhum dos dois. Ela era aço."

Nevernight foi um chute nas minhas emoções e me colocou numa espiral de paixão por um mundo fantástico que vai ser difícil de sair. Com um final de cair o queixo e de prometer grandes reviravoltas desesperadoras para a sequência, eu só posso garantir que vou acompanhar essa trilogia até o fim com todo o meu coração.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/04/resenha-nevernight.html
Barbara 26/04/2019minha estante
Esse livro é maravilhoso e essa resenha é exatamente tudo que eu senti ao ler

Iaszz 26/06/2023

O início é meio lento e eu demorei pra entrar na história, mas depois que a leitura andou eu devorei o livro e não quis parar mais. É muito bom, os plots são incríveis. Os personagens são ótimos, a Mia é maravilhosa, amei muito.
R F 26/06/2023minha estante
Recomendo que você não leia as notas de rodapé desse

Iaszz 26/06/2023minha estante
KKKKKKKKKK eu tbm recomendo!!!

Isabella.Wenderros 06/03/2021

Uma reviravolta impressionante.
Mia Corvere perdeu tudo de uma hora para outra. Aos dez anos viu seu pai ser enforcado como um traidor, sua mãe ser jogada com seu irmão caçula numa cela escura e sua vida ficar por um fio – sua salvação foi uma sombra que “escolheu” a garota e se tornou seu protetor e companheiro. A primogênita de uma das famílias mais proeminentes da República de Itreya acaba sendo acolhida por um estranho chamado Mercurio, que ensina à ela os mistérios da Nossa Senhora do Bendito Assassinato, Niah. De uma criança trêmula e assustada, Mia se transforma em uma jovem com sede de vingança que sabe que só existe um jeito de chegar até os homens poderosos que destruíram toda sua família: virar uma Lâmina formada pela Igreja Vermelha.

Um lugar com três sóis que só permite a chegada da noite depois de alguns anos e só por um curto período de tempo? Minha curiosidade cresceu vertiginosamente quando descobri esse detalhe. A criação de todo o universo com suas leis, políticas, costumes e, principalmente, sua religião, foi um pouco complexa no início e demorei algumas páginas para me acostumar, mas depois do capítulo 7, a leitura fluiu tranquilamente e me perdi na vida dessa menina.

A primeira coisa que eu reparei – além de a protagonista ser acompanhada por um gato de sombras com quem ela conversa – foi a escrita diferente de Jay. Todos falam sobre a ironia do narrador e realmente é excelente, me deu a impressão de que estava sentada com alguém contando a história da Moça-Branca. Fiquei torcendo por ela, me apeguei aos personagens que foram cruzando seu caminho e apreensiva com a rotina dentro da montanha onde seus estudos iriam começar. Os professores não tinham nenhuma piedade e vários acólitos foram perdidos ao longo do tempo.

Quando alguns assassinatos acontecem no meio daquela instituição, eu achei que já sabia quem era o culpado. Nas últimas páginas, o autor libera uma informação – revelando o verdadeiro objetivo de alguém muito próximo – de uma maneira tão sutil e inesperada que demorei um segundo para entender o que eu tinha acabado de ler e todas as minhas certezas viraram cinzas. O final foi um pouco abrupto, na minha opinião, mas nada que atrapalhasse.

Fiquei curiosa e com várias perguntas na cabeça. Estou bem ansiosa pela continuação dessa trilogia.

Deise 08/09/2021

Nunca tema!
U.A.L! Que fantasia, gente! Amei a construção de todo o universo e personagens. Me divertir muito, fiquei com raiva e apreensiva por alguns personagens... fiquei completamente entregue. Estou sofrendo muito com alguns acontecimentos nesse livro, não esperava. E esse plot? Me pegou muito de surpresa, nunca passou pela minha cabeça quem era o traidor. Minha nota só não é 5 estrelas por causa das cenas de sexo, principalmente com menores de idade. E também pelas notas de rodapé, que me incomodou só um pouco. Recomendo muito essa leitura para os amantes de fantasia.