A Zona Morta

A Zona Morta Stephen King

Resenhas - A Zona Morta

GAssika 29/05/2024

Mais um livro excelente King?!
Não sei mais o que escrever nas resenhas dos livros do King, acho que sempre me repito aqui. Desse livro só posso dizer que foi maravilhoso, devorei a história e só não li mais rápido porque precisava parar para trabalhar (rsrs). Eu amei esse protagonista, amei o final sim, a história em si me deixou inquieta até que eu conseguisse terminar. No início achei um pouco parado, mas foi bem no início mesmo, e logo essa sensação acabou. E assim, achei esse livro um pouco diferente dos outros livros do King, nem sei explicar bem o porque, mas foi uma sensação que me acompanhou durante toda a leitura. Acho que vai ser daqueles livros que eu não vou esquecer a história por um bom tempo.

Jackson240784 26/05/2024

Completo com esse o trigésimo quarto livro que leio do mestre do terror.
Uma das primeiras obras do mestre do terror (creio que seja a quinta obra que ele publicou usando seu nome mesmo), a Zona Morta conta a história de John Smith, e também trás a primeira história da cidade fictícia de Castle Rock.
Quando John era criança sofreu um acidente ao patinar no gelo, esse pequeno acidente iria fazer uma grande diferença no futuro para ele.
Anos depois ele sofre outro acidente que o coloca em coma por quase 5 anos. Quando ele acorda, descobre que tem um dom: basta tocar nas pessoas para ver o seu passado e o seu futuro.
Com esse dom ele tenta ajudar quem pode enquanto tenta viver sua vida o mais normal possível. Até que um dia toca em um candidato e tem um vislumbre do que o mesmo irá fazer no futuro, e o que John ver o deixa amedrontado.
Primeira vez que King se aventura com histórias envolvendo política e acho que ele foi super bem. Tem quem diga que foi um "ensaio" para o que ele fez no futuro em Novembro de 63, mas acho que são histórias completamente distintas. Enquanto uma fala de acontecimentos de videntes, a outra é sobre viajem no tempo.
Adotei a história de A Zona Morta, mas queria que tivesse mais uma aprofundada no romance dele com a garota que foi o seu amor, mas fora isso achei a história bem desenvolvida e a parte das reações de personagens ao "poder" de John, creio que seria exatamente como iríamos lidar com alguém que nos dissessem que algo vai acontecer em nosso futuro. Um misto de incredulidade e medo.

Jeff.FC 26/05/2024

Premonição e muita confusão!
Primeiramente o livro é descrito na própria sinopse como algo relacionado a sobrenatural e política, porém o livro se baseia em:
40% Casos de família, 30% Sobrenatural, 15% Investigação/Crime, 15% Política

Fica evidente que a pessoa que decidir se aventurar nas quase 500 pgs desse livro pela sinopse vai se decepcionar um pouco, a respeito da parte "casos de família", é uma verdadeira novela que instiga o leitor a cada página e ao decorrer da história você até esquece qual é o principal tema do livro, eu particularmente gostei dessa parte novela, tem muitas intrigas famíliar, religião, romance e afins, as vezes se arrasta um pouco como prolon em algumas páginas a história do antigo relacionamento da pessoa que o protagonista está saindo, inclusive essa pessoa (Sarah) teve um baita desenvolvimento na primeira metade do livro e ma segunda se ausenta.

A parte sobrenatural não é tão presente quanto eu gostaria, mas em todas as vezes que acontece é indescritível a maneira que o Stephen king prende nossa atenção, principalmente na parte de investigação e os assassinatos, é incrível como o autor consegue escrever com maestria diversos temas em um único livro que até então tem a história em constante evolução se tornando mais interessante a cada página, fazendo o leitor pensar "Nossa se já tá assim até agora, imagina quando chegar mo arco principal", e esse é o problema o arco principal é definitivamente inferior ao o que foi apresentado até então, com exceção de um evento referente ao sobrenatural e principalmente sobre as paginas finais.

Sobre a parte de política deixa muito a desejar, a parte da sinopse que instiga o leitor a chegar nesse momento não é nada demais, ou ma verdade pode ser, mas a expectativa gerada para chegar nesse momento é desproporcional para o desfecho que chega a ser decepcionante, todo o contexto e terreno sendo feito para o final é maçante e chato, com nomes desconhecidos para min referente a política americana dos anos 70, só nesse trecho eu demorei pra ler o dobro de tempo que li as primeiras 300 páginas, já estava condenando toda a história por conta desse trecho enrolado e tedioso.

Agora a fase final é magnífica todo aquela preparação com gosto de "A missão final" fechou a história com chave de ouro.

A história proporcionou 2 vilões dignos de repúdio e odio do leitor, o primeiro teve seus feitos mais abordado que a sua pessoa, já o segundo foi o oposto, o que tornou sua história chata, e o oposto do vilão tivemos nosso herói digno de admiração, definitivamente o mundo não merece Jhon Smith.

No geral é um bom livro, mudaria algumas coisas como o longo contexto político e principalmente a sinopse que gera uma expectativa enorme só pra decepcionar o leitor.

júlha :) 25/05/2024

Zona Morta
Opinando sobre esse com minha memória já gasta, porém digo com certeza que esse não é um dos melhores livros do King.

Publicado originalmente em 1979, "Zona Morta" conta a história de John Smith antes e depois de um acidente que mudou a vida dele para sempre.

Esperava muito mais sobre a trama politica que se desenrola no livro, em muitos momentos eu tinha uma expectativa maior pra grande parte do que estava de fato acontecendo, causando certa frustração. Um lado bem positivo é que o livro, apesar de ter um foco nos poderes sobrenaturais do John, gira em torno de várias outras coisas: não há exatamente um grande problema martelando o livro inteiro, não há um foco em uma única coisa, muitas coisas acontecem e muitas coisas vão se resolvendo. Gosto também dos outros personagens e como você se apega a eles.

Bcvc 22/05/2024

A Zona Morta
Mais um do mestre e, como sempre, ele não decepciona! Que premissa boa e que história bem contada. Adorei!!

Manoel.Ramalho 22/05/2024

Clássico
King sempre demonstra seu talento no terror, e esta obra ainda vem com uma dose de suspense. Impossível parar de ler.

cyntilante 21/05/2024

Não consigo ver, está na zona morta?
Gosto muito da maioria dos livros do king que já tive a oportunidade de ler. Zona Morta acabou vindo em um momento de ressaca meu, então acabei demorando muito mais pra terminar por que li ele bem aos poucos e beeeem lentamente.

É um terror psicológico, não é como se a todo momento acontecesse alguma coisa, mas é um livro que com certeza te deixa tenso do começo ao fim por querer saber o que vai acontecer a seguir.

Recomendo a leitura

Silvia124 20/05/2024

Omissão e Ação
"Zona Morta" é um romance de Stephen King que mistura suspense, drama e profundas reflexões sobre a vida e o destino. A história é sobre John Smith, um professor de inglês que após um acidente, passa cinco anos em coma. Ao acordar, descobre que pode ver o passado e futuro das pessoas. Johnny, com seu nome comum e vida simples, se depara com um dilema moral ao adquirir essa habilidade extraordinária.

Deve usar seu dom para interferir no destino das pessoas ou manter à margem? O enredo aborda a famosa máxima de que com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

O livro provoca reflexões sobre ética, moralidade e livre arbítrio. Johnny enfrenta decisões importantes sobre interferir ou não no futuro das pessoas. King também explora o equilíbrio entre responsabilidades pessoais e sociais de forma sutil, mas impactante.

A história de Johnny Smith é de uma grande carga emocional que nos faz refletir sobre nossas próprias vidas e escolhas.

Cecilialbgg 19/05/2024

Perfeito. ??????????
King tem um jeito único de escrever, que sempre consegue me surpreender e encantar.
Mas devo admitir que desde o dia que conheci esse livro, ele me ganhou. De todos do autor que li, esse foi o que senti mais fluidez.
Que história triste, mas ao mesmo tempo tão reflexiva.
Será que se soubéssemos como impedir catástrofes em escala mundial seríamos capazes de fazer alguma coisa?

Claudia.Juliana 19/05/2024

Que final hein
Gostei é um bom livro, mas, nem de longe o melhor do King, contudo recomendo. No final já tinha me cansado e sabia que o prota ia ter aquele fim, só prefería que ele tivesse pelo menos tido sucesso e vencido o tigre, pobre Jhonny.

dudabertuccini 18/05/2024

A arte de tocar no fundo da alma!
Não sei dizer se esse é um sentimento compartilhado de todos os leitores do King, mas falando por mim, sempre que termino um livro dele sinto que conseguiu tocar no fundo da minha consciência. Não são só meras histórias de terror ou suspense, conseguem ser mais profunda quanto a realidade do ser humano e seu interior.
Seu retrato da humanidade é vivido e te faz refletir sobre as importâncias da vida. Jhonny é um personagem facilmente gostável e que faz você se importar com a sua trajetória, mas como sempre, já posso diz que esse não é um livro de final feliz, mas de um final realista, como o mestre sempre faz.
Novamente, mais uma vez, obrigada King, cada dia se mostrando mais do porque carregar seu título de mestre.

Clara3370 15/05/2024

Amei.
Ele se arrasta um pouco na terceira parte. Para quem não é familiar com as questões políticas americanas, pode se confundir um pouco, mas mesmo assim vale MT a pena. Um dos melhores finais do king! E é impossível não simpatizar com o Johnny. Aff, que livro bão