Maravilhas do conto brasileiro

Maravilhas do conto brasileiro Diaulas Riedel...

Resenhas - Maravilhas do conto brasileiro

Henrique Fendrich 19/09/2018

Uma seleção interessante que faz aprender bastante sobre literatura brasileira. Os contos que mais gostei foram os do Lima Barreto (“A nova Atlântida”), João do Rio (“O fim de Arsênio Goddard”) e Monteiro Lobato (“Negrinha”).

Mas também lá está, naturalmente, o velho Machado, com o seu “A causa secreta”, que é bom, naturalmente, mas não está entre os meus favoritos do homem. Um conto que eu também gostei foi “Um ingrato”, do Artur Azevedo, conto simples e direto, mas bem escrito e com uma mensagem crítica embutida. O do Aluísio, “O madeireiro”, eu não gostei tanto.

Mas o problema que eu tive com o livro foram realmente os contos regionais, dos quais pouca coisa consegui apreender. Parece que o Afonso Arinos é bastante célebre no gênero, mas “Assombramento” foi um conto difícil de se ler. Com J. Simões Lopes Neto a coisa foi um pouco melhor. Dos muitos contos regionais, acho que o que mais gostei foi “Romão da Januária”, de Veiga Miranda, apesar de certos recursos não originais.

Dos contos “urbanos”, eu gostaria de destacar também o conto de Medeiros e Albuquerque, chamado “As calças do Raposo”, um conto elogiado pelo próprio Machado de Assis. O Humberto de Campos também aparece com um bom conto, “Morfina”. O conto do Graciliano, “Paulo”, é dos bons, como tudo o mais que ele escreveu, mas seu fim é abrupto. O João Alphonsus também é um nome a se citar, com o dramático e bonito “Foguetes ao longe”.

Foi uma leitura interessante, como tem sido a leitura de todos os livros da coleção, e do gênero conto de maneira geral. Posso não gostar de tudo, mas estou aprendendo muito.