Princesa Jean P. Sasson

Resenhas - Princesa

Floria 08/01/2023

Me deparei com o livro em uma feira de livros usados, e foi uma descoberta incrível, como achar um tesouro.

Saí dessa leitura admirada com a coragem de uma mulher em um país com uma cultura tão opressora ao sexo feminino, e com sua história, muito bem contada no livro, nos dando uma visão das experiências da princesa em primeira mão.

Terminei o livro ainda bem jovem, mas pretendo ler novamente em breve e trazer uma resenha melhor.

Leituras e Reflexões 13/10/2022

Triste! Aterrador!
Quem conhece a história do povo de Israel e sua cultura, percebe nitidamente a diferença entre o tratamento ensinado por Deus para com as mulheres e o tratamento dispensado a elas por outros povo do Oriente médio.
Impossível não sentir um pouco do terror ao imaginar a condição das mulheres árabes ao longo dos séculos. Impossível também não sentir uma espécie de alívio em ser mulher e não ter nascido naquela região.
Como somos privilegiadas! Em poder escolher nossos companheiros, em poder celebrar filhos, sejam eles meninos ou meninas, com a mesma alegria.
O que mais entristece é saber que existiram e existem mulheres em piores condições (bem piores) do que as de Sultana. Seres humanos que, além de serem mulheres, são pobres.
Como a raça humana consegue deturpar tudo com sua maldade! Até mesmo a própria religião, que tem um objetivo tão sublime! Conseguimos corromper tudo que nos vem à mão!
Misericórdia de nós, Senhor!
Eu oro pelo mundo! Eu oro pelo Oriente Médio!
Maranata!

A do livro 22/04/2022

Princesa
Gostei bastante do livro me mostrou uma visão sobre o que as mulheres na Arábia Saudita sofrem. Sendo uma história real feita por um diário de uma mulher.
Só não daria cinco pois em um terminando ponto da história estava achando meio chato a personagem mais logo mudei de opinião. E pois eu olhava para o livro mais como um livro para fonte de informações.

Adriana1432 13/03/2013

Pura e cruel realidade
Este livro descreve o que muitos de nós sabemos, mas deixamos passar despercebido: o sofrimento imposto às mulheres mulçumanas, especialmente às sauditas.
É um livro baseado em fatos reais que conta a história de uma princesa saudita e sua luta de vida para que as mulheres de seu país sejam respeitadas pelo sistema fanático religioso e machista.
Durante o livro ela narra episódios grotescos de violência à mulher, presenciados desde a sua infância. E o que é pior, com a passividade permissiva das mesmas. Ela, nascida com o espírito guerreiro e por isso tida como a "problemática" da família, não conseguia se calar ante tais injustiças, mais ainda assim, era fraca para combater o sistema.
Dessa forma o livro vai passo a passo narrando os acontecimentos e dando ao leitor o tempo necessário para digerir as consequências que o fanatismo religioso traz. Agir em nome de Alá, ou seguir o Alcorão, na verdade, é um pretexto para que homens com falhas de caráter e, acima de tudo ignorantes diante das próprias palavras de Maomé, ajam por vontade própria.
Para mim, que apesar de tudo ama a cultura do médio oriente, achei o livro super fácil de ler e interessante. Recomendo para aqueles de estômago forte e com mente aberta para assimilar a dor por trás das linhas traçadas...

Lee 27/12/2010

Princesa
Uma historia forte e real da vida da mulher na Arábia saudita, mostra à que elas tem de ser submetidas.
Enfim é uma historia que nos faz agradecer por sermos brasileiros , assim que li esse livro me senti muito feliz em não ter nascido na arábia saudita ! Mas ao mesmo tempo senti uma imensa raiva por estarmos no século 21 e o mundo ainda ser tão arcaico !

Amanda 11/02/2010

Ótima leitura!
Quando li o título e vi o resumo, não dei muito crédito ao livro, mas resolvi ler, pois ele me foi emprestado pela minha avó. O livro me surpreendeu, é muito interessante! Eu adorei a história e sempre queria ler mais. Fiquei impressionada pelo tratamento das mulheres árabes, que são maltratadas, humilhadas, castigadas, machucadas, tudo isso por serem consideradas inferiores ao homem. As penas por apedrejamento e o "quarto da mulher", onde a mulher é confinada a ficar num quarto escuro, presa, até morrer, os casamentos de jovens de 16 anos com homens de 50, contra a vontade das moças, tudo isso me deixou desesperada e assustada pelo tipo de absurdos que as mulheres árabes passam.
Nunca agradeci tanto por ter nascido brasileira!

Aline 07/02/2010

Sultana.
Sultana é uma das muitas princesas da grande família real árabe. De acordo com a autora, Sultana não é uma personagem de ficção, ela é uma mulher real, que sofreu muito nas mãos dos homens que conheceu.
Jean P. Sasson foi procurada pela protagonista, que desejava mostrar ao mundo a vida de uma mulher árabe, que é totalmente controlada pelos homens à sua volta e por costumes totalmente preconceituosos com relação à mulher. Ela mostra o quão fortes são estas mulheres, que sobrevivem a tudo! Ressalta ainda que sofreu tudo aquilo sendo uma princesa bastante rica, se fosse pobre então...
É uma obra e tanto! Sem precedentes! Eu gostei muito mesmo do livro e aconselho a qualquer um que tenha um mínimo de curiosidade sobre as diferenças entre os costumes ocidentais e orientais a lê-lo.
Só lendo mesmo pra saber do que eu estou falando.