Inventei você?

Inventei você? Francesca Zappia

Resenhas - Inventei você?

Lara 04/07/2021

obrigada, Francesca. Precisava disso mais do que imaginava
Um livro sensível, com diversas camadas de desenvolvimento pessoal. Diferente do que sempre vemos nos livros de romance YA, é realmente um mergulho em uma mente esquizofrênica.
A narrativa é divertida, e é muito bem escrito. Adorei os momentos que passei com a Alex, chorei diversas vezes.
Eu amei esse livro, amei mesmo.

Andressa S. 10/12/2020

Vou começar dizendo que não sei qual o meu sentimento em relação a esse livro. ?Inventei você?? foi uma leitura que me causou momentos de extremo desinteresse pela história e outros de êxtase com a narrativa e os fatos que estavam se desenrolando. A palavra desse livro é: Paciência.

Com uma narração em primeira pessoa vamos conhecer Alex, uma jovem no último ano do ensino médio que foi diagnosticada com Esquizofrenia. Alex passa seus dias tentando diferenciar realidade de ilusão. Determinada a não ser vencida pela doença, conhecemos seu dia a dia de luta de um jeito engraçado e muito emocionante.

Em ?Inventei você?? nós leitores somos colocados em dúvida a todo o momento, Alex não é uma narradora confiável e o excesso de dúvidas, em minha opinião, é que tornam o envolvimento com a história difícil.

Algumas coisas são bem óbvias se observadas com atenção, mas ainda sim, acho bem chato ser ludibriada a todo instante, a minha sensação é de falta de conexão com a personagem e o que ela está contando. De toda sorte, talvez tenha sido esse o objetivo de Francesca Zappia ao escrever esse história.
Por outro lado gosto da sensibilidade que a autora traz em relação a Esquizofrenia de Alex e da forma suave que a personagem enfrenta a doença. Acho sensível também demonstrar o ponto de vista dos outros envolvidos na vida de Alex e a forma como o romance no livro se desenvolveu.

Confesso que o final me decepcionou um pouco, mais uma vez a falta de concisão dos fatos me trouxe muito incômodo, a parte final é meio absurda, do nada surge uma cobra no meio da história, sei que é ficção, mas calma aí galera, licença poética tem limite, se eu estudo em uma escola onde vivia uma cobra eu chamo sei lá, o Papa.

Em suma, o livro é agradável mas precisa de paciência e muita atenção, porque até a vírgula nesse livro pode ser uma ilusão.
Fofinho e aconchegante para dias de frio, com aquele cobertor, seu leitor e uma dose de calor que só os livros proporcionam!

Leandro Emanuel 15/11/2022

No início, esperei ler uma história meramente romântica, fico feliz em dizer que estava enganado.
Com a leitura é fácil e confortável, nesse livro, apesar de a maioria dos personagens serem pouco aprofundados, são todos únicos e cativantes.
Também é uma característica da história, a presença de muitas cenas cômicas e grandes plots, interessantes e inesperados (a não ser que você preste atenção em certos detalhes).
Fico satisfeito em ver a protagonista ser tratada como qualquer outra pessoa, sendo muito bem acolhida pelos amigos, apesar de certos valentões que aparecem em qualquer lugar, na ficção ou na vida. O crescimento da Alex, também é um desenvolvimento lindo de se observar.
Espero que pessoas diagnosticadas com esquizofrênia tenham se sentido tão tocadas quanto um leitor leigo.

Sabrina.Varges 08/01/2021

Amorzinho ?
vim compartilhar com vocês o segundo livro que concluí esse ano, Inventei você?
Esse livro eu recebi da @jucout_ em um projeto de livro viajante, e foi uma Maravilhosa surpresa pra mim.
Não conhecia o livro, nem a autora e por isso não tinha grandes espectativas, mas foi ainda nos primeiros capítulos que fiquei completamente apaixonada pela Alex, a protagonista e o Miles.
Alex é uma garota com esquizofrenia e que muitas vezes tem dificuldade em saber o que é real ou não. Munida com sua máquina fotográfica ela tenta vencer os obstáculos de sua doença e conquistar seus objetivos.

Esse é um livro sensível que nos faz enchergar os problemas dos outros e sentir empatia.

Só posso dizer que amei a leitura, amei a escrita, amei vários personagens, enfim, indico muitooo esse livro para você que não tem medo de um bom drama.
5?

Min Min 08/01/2023

Um romance fofo
Um livro muito bom e gostoso de ler, li em 2019 e lembro que me entreteu bastante do início ao fim alem do plot do final super inesperado, muito indico ele

Thayssa 19/02/2021

Livro: Inventei você - Francesca Zappia
Ok, o meu eu interior amante de romance clichê está completamente feliz???
Confesso que não esperava muito desse livro, mas fui completamente surpreendida!!! A forma como esse livro me deixou não consigo descrever. Quando cheguei ao final não acreditei que não tinha continuação.
O livro conta a história de Alex, uma menina que está no ensino médio e tem esquizofrenia. Não sabendo diferenciar o imaginário do real, aos 7 anos conhece um menino em um supermercado, a qual dá o nome de "olhos azuis". 10 anos se passa e ela não consegue se esquecer dele, não conseguindo descobrir se ele era real ou fruto da sua imaginação.
Após ter problemas com sua antiga escola, ela muda para East Shoal, e lá conhece Miles. "Será ele o "olhos azuis?" Mas ele era só a imaginação dela, não era? Não é possível, "olhos azuis" não seria tão babaca quanto Miles.
O resto você só descobrirá lendo o livro!!!
Gostei do fato da autora não ter feito um clichê tão comum colocando a personagem principal como a "menina que é o centro das atenções, linda e popular". Através desse livro pude conhecer um pouco mais sobre a esquizofrenia e o que essas pessoas passam. A autora fez um grande acerto fazendo com que pessoas com problemas diferentes ajudassem um ao outro.
Leia esse livro, vale a pena, você não vai perder tempo!

"-Minha imaginação... bom, a pouca imaginação que eu tenho na faz jus à realidade.
-Concordo - respondi. -A realidade é muito melhor."
AAAA manooo

eu preciso ler ne

Thayssa 20/02/2021minha estante
Precisaaaaa

socorro

Batatinhagelada 03/04/2022

Um livro interessante/ O que é real?
Acabei enrolando pra ler por causa das tarefas da vida, mas é um livro bom, gostei muito de toda a premissa de entender o que é a realidade, achei interessante a forma como a construção dos relacionamentos são construídas. Odiei muitos personagens e gostei de outros.
Não tenho muitos comentários, é bom e só sei dizer isso de fato.
Única coisa que me deixada ansiosa pra ler era saber se era real ou o puro surto, o rolê da Charlie me pegou, mas não foi de fato algo UAU. Talvez porque "A última palavra" me estragou pra esse tipo de plot, não achei um arco tão bem construído pra realmente te fazer sofrer e surtar com aquilo.

S. G. Conzatti 13/10/2019

O Quê é realidade?
Ao acompanhar Alex, uma personagem esquizofrênica, sofri e fiquei alegre. Como leitora me senti em uma constante dúvida do quê do relato é "real" ou apenas "alucinação", fazendo-me entrar mesmo na "mente" de Alex. E o fato dessa personagem fugir do clichê torna a leitura bastante interessante. Além claro, de Miles que é também um personagem cheio de camadas. Achei alguns enredos envolvendo placares e diretores forçados e tediosos, mas de resto gostei do livro.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/

Mari 02/02/2020

"Como você pode distinguir um sonho da vida real?"
Um livro pra rir, chorar e refletir. Tudo ao mesmo tempo.

O livro é narrado por Alex e, logo nas primeiras páginas, percebemos que isso tornará a história um pouco nebulosa em alguns momentos e nos indica que devemos nos manter vigilantes o tempo todo. Alex sofre de esquizofrenia e, diante disso, muito do que nos é relatado corre o risco de estar no limite entre o que de fato acontece e o que não. [...] Alex fora diagnosticada ainda na infância, após a mãe ser alarmada por sinais presentes nos diálogos e brincadeiras da menina, que sugeriam alucinações visuais e auditivas. Desde então, ela vem se dedicando ao controle de seus sintomas, com remédios e testes de realidade – às vezes, a verificação se dá perguntando a outros sobre algo que acredita ter visto/ouvido; outras vezes, Alex conta com sua máquina fotográfica sempre a mão para confrontar suas desconfianças sobre o mundo.

Mas o livro não se resume à condição clínica da personagem. Isso obviamente é o pano de fundo de toda a história que nos é contada mas, mais do que alguém com um diagnóstico, Alex é uma adolescente com desejos, dúvidas e gostos comuns dessa fase. Acho que foi um grande acerto da autora, pois além de optar por abordar um tema tão importante, o faz de uma forma muito cuidadosa e realista.

Alex acaba de chegar em um novo colégio para cursar o último ano do Ensino Médio e a escola é cenário principal de tudo que vem a seguir.Dentre as pessoas próximas, destacam-se Tucker e Miles. O primeiro é seu colega de trabalho e quem Alex considera seu melhor amigo. Miles, por sua vez, é uma incógnita pra ela, por tudo que representa – desde a primeira vez que se viram, o garoto faz renascer em Alex as mais profundas dúvidas que ela carrega consigo; como se não bastasse, ele é o “bad boy” da escola e, embora busque por respostas sobre ele, aproximar-se não parece a opção certa. Esse é um trio que passa por muita coisa ao longo da narrativa. A história ainda é incrementada por um segredo que assombra a nova escola de Alex e que passa a persegui-la também.

[...] A esquizofrenia da personagem principal não é a única questão de saúde mental abordada ao longo do livro, pois outras histórias tão complexas quanto nos são apresentadas e nos deixam chocados – mais do que isso, emocionados e imersos nas histórias de vida dos personagens. Questões sobre futuro profissional, lealdade e a dificuldade de passar pela adolescência também são abordados de uma forma muito sensível.

Recomendo MUITO essa leitura, pelo potencial que esse livro tem de surpreender o leitor.

| Resenha completa no Blog BIBLIOTECA PARTICULAR. |

site: https://bibliotecaparticular.home.blog/

Lets 02/08/2020

Esse livro me deixou ansiosa desde o resumo, amei muito ter a experiência de ler essa obra e fiquei satisfeita com a história