Um Sopro de Vida

Um Sopro de Vida Clarice Lispector

Resenhas - Um Sopro de Vida

José 28/05/2024

Entrou para meus favoritos
Um dos melhores da Clarice, um livro que se assemelha a "A Hora da Estrela" em muitos aspectos, mas tem duas particularidades em especial.

luisa619 27/05/2024

Não é ruim, só nao é meu tipo de leitura.
Não é ruim, só nao é meu tipo de leitura, então não foi prazeroso.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Art Breather 26/05/2024

Bom demais, a forma com que clarice desenvolve as palavras, é como uma dança sobre as nuvens. Esse livro específico é um pouco mais melancólico que os outros. Então, tome cuidado em qual momento da sua vida o lerá.

Tim 24/05/2024

Tão confusos, tão reais
Disseram-me que não deveria ter começado por este, mas só percebi quando já havia começado, o que é tão típico de mim. No entanto, pensando bem, esse não foi meu primeiro encontro. Por ironia do destino, ?A Hora da Estrela?, a última obra finalizada por Clarice, foi minha primeira incursão. Agora, com "Um Sopro de Vida", última obra publicada ou escrita, é minha segunda experiência.

Eu amei, a cada frase, em cada letra, eu fabulei, contemplei, enriqueci, confundi, prolixiei, exaustei, vivi. Por meio de ?Autor? e ?Angela? , tão tristes, tão felizes, tão alegres, tão confusos, tão reais. Clarice Lispector, uma escritora que escreveu para si mesma e, por acaso, conquistou outros. Ou assim acredito.

Cebola5 23/05/2024

?Um Sopro de Vida? de Clarice Lispector é um dos livros mais enigmáticos e profundos da escritora, que transmite uma sensação estranha semi-igual. Revela uma complexidade que mescla a realidade e a ficção de maneira incomparável. Clarice leva o leitor para uma jornada única pelo íntimo do ser humano, desvendando o mistério da existência e da busca pelo sentido da vida.
Apresenta uma estrutura fragmentada e não-linear, característica marcante da obra de Clarice Lispector. A narrativa é composta por diálogos entre um autor e sua criação, Angela Pralini. Os diálogos que se parecem bastante com monólogos interiores, permitem que o leitor entre na cabeça do autor, refletindo sobre suas angústias e dúvidas sobre a vida e a arte.
O livro questiona o sentido da vida e o processo de autoconhecimento. Ângela é uma extensão das inquietações do autor, funcionando como uma alter-ego que expressa sentimentos e pensamentos profundos sobre a própria existência. Outro ponto interessantíssimo sobre a obra é o fato da escritora explorar a relação imensa entre o criador e criação, mostrando como ambos têm influência, um influência o outro os dois estão conectados de alguma forma, o autor cria Ângela, mergulhando em um processo de auto análise e reflexão, tornando o ato de escrever terapêutico e relaxante.
O estilo de Clarice nesse livro é marcado por uma linguagem poética, carregada de simbolismos e muitas metáforas, consequentemente exige uma leitura atenta e reflexiva, muitas vezes necessitando de uma releitura para facilitar uma compreensão mais profunda e enigmática, uma leitura desafiadora, mas que traz várias recompensas para quem lê.
Clarice Lispector, com sua escrita única, oferece ao leitor uma experiência literária profunda e transformadora, que permanece relevante e impactante décadas após sua publicação.

?Acho que devemos fazer uma coisa proibida ? senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa é sim como aviso que somos livres?.

888.hunterr 21/05/2024

Escrevendo só pra lembrar:
vou dividir o livro em 4 partes (seus capítulos)

1° achei que n ia gostar, pq me remetia muito a hora da estrela (otimo livro, mas não gosto que as coisas se repitam).

2° acho que nunca li algo tão delicioso, dava vontade de viver ali, extrema sensação de pre-explosão (especialidade da clarice)

3° nd a falar

4° nao fica ruim, mas esperava mais, expectativa minha. acho que o punch do 2° ato foi tão grande, que esperava algo igual/maior. nao significa que foi ruim, só não me fez apaixonar. e comparado com os outros livros dela (água viva e hora da estrela) n teve um desfecho tão bunitinho.

Elouizez 20/05/2024

Senti como se estivesse encontrando uma parte de mim nele, toda essa organização de ideias escrita e não escritas foi uma afirmação sobre a minha existência, digo existência no que eu estive passando, nessa solidão de distinção de ser, de morrer, de mulher. Acredito que foi quase como um desafabo da Clarice, assim como todos os livros delas, em tudo que eu levo comigo, só o que eu sinto ser necessário acredito que o sentimento da Clarice seja único no mundo
mas valeu tanto a pena ler.
entre narrador e o personagem quase como uma metalinguística entres eles é a própria escritora.

Carla.Parreira 17/05/2024

Um Sopro de Vida (Clarice Lispector). Melhores trechos: "...O que chamamos de tempo é o movimento de evolução das coisas, mas o tempo em si não existe. Ou existe imutável e nele nos transladamos. O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta. Então — para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa — eu cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto. Quero me multiplicar para poder abranger até áreas desérticas que dão a idéia de imobilidade eterna. Na eternidade não existe o tempo. Noite e dia são contrários porque são o tempo e o tempo não se divide. De agora em diante o tempo vai ser sempre atual. Hoje é hoje... Inspiração não é loucura. É Deus. Meu problema é o medo de ficar louco. Tenho que me controlar... Por que Deus pede tanto que seja amado por nós? resposta possível: porque assim nós amamos a nós mesmos e em nos amando, nós nos perdoamos. E como precisamos de perdão. Porque a própria vida já vem mesclada ao erro... Eu queria iniciar uma experiência e não apenas ser vítima de uma experiência não autorizada por mim, apenas acontecida. Daí minha invenção de um personagem. Também quero quebrar, além do enigma do personagem, o enigma das coisas... O que é a vida real? Os fatos? Não, a vida real só é atingida pelo que há de sonho na vida real. Sonhar não é ilusão. A vida real é um sonho, só que de olhos abertos (que vêem tudo destorcido). A vida real entra em nós em câmara lenta, inclusive o raciocínio o mais rigoroso — é sonho. A consciência só me serve para eu saber que vivo às apalpadelas e na ilogicidade (apenas aparente) do sonho. O sonho dos acordados é matéria real... Uma palavra é a mentira de outra... A vida — a partir do momento em que se nasce — é guiada, idealizada pelo sonho... Quando eu olho eu esqueço que eu sou eu, esqueço que tenho um rosto que vibra e transformo-me todo num só forte olhar... O que sonho de noite e que me esqueço na manhã seguinte — esse desconforto íntimo de quem ignora parte de sua vida: a morte me escapa. Às vezes eu não durmo a noite inteira com a esperança de sonhar desperto e estar consciente do mistério e funduras do sonho. E realmente, mesmo sem dormir, por cansaço, começo a sonhar acordado. Eu sou um abismo de mim mesmo. Mas sempre serei enviesado..."

julhiasz 16/05/2024

Escrever é viver
Já havia falado aqui como a escrita da Clarice é única, é tão funda que chega a ser perturbadora, de através da escrita ela conseguir chegar no seu íntimo.
Esse livro não é diferente, é um fluxo de escrita por parecer um diálogo, esperamos uma narrativa mais construída e que passe uma história, mas é um diálogo solitário, talvez uma válvula de escape.
Ler esse livro me trouxe várias pausas, escrever sobre ele me fez querer dar pausas, respirar e voltar para a realidade (ou a realidade do livro).
Clarice tem razão de como a escrita é potente e como ela controla tudo, os fluxos de ideias através da escrita é totalmente característico de Lispector, que te arranca da zona de conforto e bota na frente de devaneios pesados e necessários.

Ciesan 14/05/2024

Sinto que esse é um dos livros da minha vida. Li pouca coisa da Clarice, acho que tudo vai ter um significado ainda maior relendo esse livro depois de ler toda sua obra. É o que farei.

Ylgoulart 13/05/2024

?Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida.?

Um sopro de vida foi o primeiro livro que li da Clarisse Lispector e logo de cara me apaixonei.

Fiquei impressionada com a maneira como ela aborda temas tão profundos, que ressoam ou ressoavam tão intensamente comigo. Muito do que ela escreveu reflete exatamente o que penso e sinto.

A forma como ela mergulha nas complexidades das pessoas, explorando a solidão, a identidade e a busca pelo sentido da vida, me tocou de uma maneira única.

foi mais do que uma simples imersão na obra de Clarice Lispector; foi como encontrar um eco dos meus próprios pensamentos e emoções nas páginas escritas por ela.

Debora1082 13/05/2024

?.? ?
"Faço o possível para escrever por acaso. Eu quero que a frase aconteça. Não sei expressar-me por palavras. O que sinto não é traduzível. Eu me expresso melhor pelo silêncio. Expressar-me por meio de palavras é um desafio. Mas não correspondo à altura do desafio. Saem pobres palavras."

Vic 12/05/2024

A genialidade da Clarice é algo que sempre vai me deslumbrar. A forma como ela conseguiu se despir de tudo, inclusive de si mesma, é das coisas mais bonitas que já vi.

Um sopro de vida me fisgou logo de cara, pelo titulo. Já nas primeiras páginas, muita densas e com um fluxo de consciência tão presente, eu percebi que o livro seria um desafio, não só pela escrita, mas pela essência do que foi escrito. Em diversos momentos eu tive que parar, digerir, reler e, só assim continuar.

Sinto que durante a leitura, o espaço para diálogo entre mim e o que estava sendo lido foi se alargando tanto que vai permanecer comigo por bastante tempo. Ainda bem.

Acho que nunca vou conseguir escrever sobre Clarice como eu gostaria, sempre que tento as palavras fogem. Talvez esteja além do que sou capaz de verbalizar. Então o que me resta é agradecer.

Cebrian 11/05/2024

Bíblia das malucas????
Clarisse Lispector é a profeta das mulheres que não batem bem da cabeça e esse livro é o melhor exemplo disso, dito isso, amei

Ana 11/05/2024

Impossível de ser digerido em apenas um sopro
O que falar desse livro de Clarice?

A obra é sobre um homem que cria um personagem, Angela Pralini, seu alter-ego.
Angela é o espelho inverso do escritor trazendo sempre seus desejos inalcançados e discussões.

Durante o livro temos os dois escrevendo ( o homem e Angela), eles discutem, conversam e interpretam a fala ou pensamento um do outro.

É bom? É
É complexo? É
Te faz refletir? Sim
Recomendo? Muito

(Ps: o livro fala algumas vezes de Deus, assim como o ?Alquimista? eu não esperava)

Foi o primeiro livro que li de Clarice e me deu vontade de ler outras obras da mesma.

Quem foi Clarice?
Nascida em 1920 na Ucrânia a escritora sempre se considerou Brasileira.
Veio para o Brasil ainda pequena com sua família que fugiam da Guerra Civil Russa e da crescente perseguição aos judeus na Europa.
Se formou em advocacia e trabalhou como jornalista.