Verão no Aquário

Verão no Aquário Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Verão no Aquário

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

thsimoesz 27/07/2023

A primeira obra que li da autora e sinceramente eu não tenho palavras.

Esse livro se encaixa no meu gênero favorito: ?mulheres doidas da cabeça? e definitivamente merece 5 estrelas. Uma vez que, os complexos sentimentos da personagem são expostos em uma rica linguagem, com tanta maestria, que só uma mulher poderia descrever.
A obra nos permite entrar na cabeça de Raíza, ver seus processos e seus motivos, entender as metáforas e conseguir enxergar o que ela deixou passar ao viver. Ver a vida de alguém pelo lado de fora, mesmo que a narrativa seja em primeira pessoa. Além da sua relação com outros personagens que, na minha opinião, foram muito bem explorados.
Definitivamente lerei mais da autora!

Thami 26/07/2023

Mais uma leitura genial da Lygia. Como a cabeça dessa mulher funciona ??? me senti dentro do aquário, vivendo aquele calor sufocante enquanto passeava pela mente da protagonista. Maravilhoso!

anaartnic 17/07/2023

O espontâneo pode ser o sinônimo do amor?
"Estou só, logo existo - Eis uma oportuna paródia para um dia de ressaca. E solidão"

Eu poderia dizer simplemente o nome da autora para destacar a grandeza desta obra, a LyFa Telles tem um poder muito grande sobre as palavras, manipulando-as como se fossem ondas que imergem o leitor em suas histórias. Eu me senti num aquário, eu senti o calor do sol, a frieza dos quartos da casa de Raíza, eu me senti lendo uma grande obra.

A grande particularidade e o que diferencia a autora é a maneira que ela adentra no cenário de ficção sem abrir mão da sua realidade. Lygia não nos deixa sem refletir em nenhum de seus livros, e isso é o que mais amei nela desde "As meninas".

Este livro pode parecer um mero clichê do triângulo amoroso que envolve mãe filha e um jovem inexperiente, mas LyFa não nos derrama esse enredo de obviedades, há um que de mais profundo no simbólico de cada um dos personagens. Destacandi a nossa protagonista, Raiza, que se destroi e adia cada vez mais sua reconstrução, afinal "hoje era trde demais para começar qualquer coisa".

São personagens imperfeitos, há ciúme, inveja, preguiça, talvez todos os ditos pecados capitais estejam inscrustados nestes seres tão defeituosos e, por isso, tão humanos.

É simplesmente a tentativa de reconstrução desta jovem em meio a decadência de sua família (ou classe social?), os pensamentos e crises de Raíza representam todo um sistema, a beleza da tentativa de uma mudança no florescer, onde o problema, porém, se encontra na raiz. Raíza.

"Estou amputando com cortes tudo o que apodreceu em mim"

O tal do triângulo, por fim, se torna mera moldura em meio a obra prima que é apresentada ao leitor, e todos os livros deveriam ser como Verão no aquário: bem mais que símbolos facilmente reconhecidos e além, muito além, do que aparentam ser.

Nada é a toa com a LyFa Telles.
Bernardoo 05/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosa

Paula.Costa 06/07/2023

Não vou cair no clichê de dizer que se tornou meu favorito da Lygia porque tenho a impressão que a cada livro dela que leio tenho vontade de dizer isso!
Não é uma trama com muita ação e grandes reviravoltas, mas uma leitura viciante, envolvente, fluida, com uma linguagem deliciosa, quase poética!
Recomendo muito a leitura!

Cla 22/06/2023

é um bom livro a escrita é boa me lembrou um pouco fleabag e essas obras atuais kkkk pretendo ler mais dessa autora

Nay__ 26/05/2023

Fluxo de consciência: amo e odeio
Achei uma leitura muito pesada, parada e, como disse a mãe de uma amiga, dramática. Quando a Raíza se perdia nos pensamentos e voltava eu ficava meio perdida também.

Mas no final até que gostei. O final final mesmo achei que nem precisava, já que toda a história é mais pensamento do que ação. Houve que dissesse que não tem fim, tudo fica igual. Mas eu achei que mudou um tiquinho...

Tem muita camada, muito de psicanálise, muito de atualidade.

Lygia entrou na categoria na qual já tá a Clarice e a Virgínia Woolf, ler de vez em quando, ler devagar, mas ler sempre.

André Vedder 01/04/2023

O saboroso gosto de querer mais.
Minha primeira experiência com Lygia e já anseio pelas próximas leituras.
Que escrita!
Tudo aqui beira a perfeição, desde a personagem principal e seus conflitos internos até a ambientação criada pela autora, com sua narrativa densa e cercada de mistério.
Lygia possui uma prosa riquíssima, além de uma característica que considero dos grandes escritores: não desperdiça palavras.

"Buscava então minha mãe que lhe aplacava a febre com seu calmo amor, ela o amava na mais perfeita forma de que um ser humano é capaz de amar: sem esperar nada em troca."
Maria 02/04/2023minha estante
Uma das maiores contistas que já existiram!

Maria 02/04/2023minha estante
Esse é um dos poucos romances que não li dela. Colocarei na minha lista.

André Vedder 03/04/2023minha estante
Esse livro ainda martela na minha cabeça de tão bom e rico. Pretendo ler um de contos ainda esse ano.

crislane.cavalcante 19/03/2023

A inconsistência na consistência
Verão no aquário é um tanto perturbador. Com a narração em primeira pessoa e sob perspectiva da narradora-personagem Raíza, acompanhamos a trajetória de uma jovem que há muito se perdeu e que sente no mais âmago do seu ser o que é ser a solidão em pessoa. Permeado de aparências a todo momento a personagem sente o medo de seguir
a jornada da vida completamente sozinha e amedrontada pelo o que estar por vir, pois diante de sua realidade socioeconômica o futuro era sombrio.
Em grande parte da narrativa se mostra hostil contra a mãe, contra o que deveria seguir dentro da sua reaçidade, mas na reta final se mostra completamente vulnerável e anseia, assim como em um aquário, ser protegida e fortalecer o elo familiar na figura da mãe.

fev 10/03/2023

É sobre o definhar em todos os sentidos. É definhar na vida, nos amores e nas relações. É tentar e não conseguir. Talvez a mudança acontece depois de um choque que o coloque nos trilhos.

A escrita e a história são interessantes. Gostei de alguns pensamentos, mas não fui conquistado pelos personagens.

Eduardo 07/03/2023

Nadando no nada
Que angústia! Raíza nos arrasta para dentro de sua cabeça confusa, inquieta e borbulhante. E a gente acompanha suas tentativas frustradas de se relacionar com todos ao seu redor.

Ela simplesmente não consegue estabelecer uma relação saudável com ninguém.É muita dependência emocional, fruto talvez de um sentimento de abandono e vazio existencial.

A questão é que suas obsessões acabam se traduzindo de diferentes formas, como na rivalidade doentia com a mãe ou na falta de amor próprio que amarga com o amante.

Mas é tudo fachada. O nariz em pé de Raíza é uma casca que esconde problemas mais profundos e íntimos, que talvez um psicanalista (o bruxo da prima Marfa) conseguiria trazer à tona.

Seu estar no mundo é um mal-estar.

Não ajuda nada o calor dos infernos do Rio, que cozinha-lhe os miolos e dita o clima nauseabundo da narrativa. De algumas páginas pinga suor. E Raíza presa naquele aquário, fervendo viva.

O livro acaba no momento em que todas as temperaturas se acentuam, depois do inferno. É um novo nascimento, uma troca de pele. Não existe outra opção senão amadurecer, enfim.
Thais Franco 28/03/2023minha estante
Nossa, que resenha belíssima!

Eduardo 01/04/2023minha estante
Thais Franco, muito obrigado!

Valdir 26/02/2023

Uma leitura menos cativante que ?Ciranda de Pedra?, mas ainda assim muito intensa e profunda.

Raiza, assim como Virgínia, é um poço de complexidade. Lygia sabe construir protagonistas que nos despertam todo tipo de sentimento.

Destaque para todos os diálogos entre Raiza e a mãe. A relação entre ambas é o maior triunfo do livro.

Nayane46 24/02/2023

Raíza é uma jovem adulta que tem atitudes ainda imaturas e por vezes busca o excesso, seja nas festas, no relacionamentos ou no sexo. A mesma perdeu o pai quando era mais nova e a pesar deste ter sido um alcoolatra, ela recorda do pai com muito carinho e por vezes tem visões oníricas deste. Contudo, tem um relacionamento conflituoso com a mãe, Patrícia, que é uma talentosa escritora. Patrícia mantém uma amizade com o ex-seminarista, André, o que gera uma dúvida em Raíza se ambos tem na verdade um caso. Cria-se na personagem principal uma obsessão pelo rapaz, fazendo com que Raíza tente conquistá-lo ao longo da história.

Raíza vive em seu mundinho imaturo como quem vive em uma redoma, ou num aquário. Para crescer ela precisará sair e adentrar no mar aberto. Uma conversa sobre esse assunto também acontece entre Raíza e sua mãe:

"? Vou pedir à titia que vista uma roupa de fada e me transforme num peixe. Deve ser boa a vida de peixe de aquário ? murmurei.
? Deve ser fácil. Aí ficam eles dia e noite, sem se preocupar com nada, há sempre alguém para lhes dar de comer, trocar a água? Uma vida fácil, sem dúvida. Mas não boa. Não se esqueça de que eles vivem dentro de um palmo de água quando há um mar lá adiante.
? No mar seriam devorados por um peixe maior, mãezinha.
? Mas pelo menos lutariam. E nesse aquário não há luta, filha. Nesse aquário não há vida."

"Verão no aquário" é uma obra interessantissima e a Lygia é uma escritora genial que escreve com maestria. Há um capítulo em que Raíza vai a uma festa. A autora conseguiu descrever com tanta nitidez que eu pude vivenciar também um pouco dela. O entorpecimento pelo álcool, o modo alterado, a dança, etc.

Gustavo796 21/01/2023

Livro de metáforas
O livro é voltado em um triângulo amoroso entre a protagonista, a mãe dela e o André.
A protagonista passa por diversos momentos do começo da vida adulta, sendo assim, diversas transformações.
Gostei do livro por conta da forma de representar toda a ambientação e todas as descrições, feitas a partir de muitas metáforas e comparações.
Confesso que achei a leitura um pouco difícil e algumas vezes entediante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6