A Garota-Corvo

A Garota-Corvo Erik Axl Sund

Resenhas - A Garota-Corvo

ketyllinglv 19/05/2024

Então.... complicado falar desse livro pq teve momentos que eu tava amando ler e outros que tava tão ruim que eu passava dias sem ler....
Poderia ser resumido em 300 páginas. Achei muito detalhista e por mais que em certas partes tenha sido BOM, na maioria, é muito cansativo, enrola demais, o final é paia, o autor apresentou muito personagem e eu fiquei mt confusa com isso pq nem lembrava mais quem era quem, não tem CAPÍTULOS, as letras são minúsculas e pra piorar tem quase 600 páginas.... Esperava um terror e recebi um mini suspense de vez em quando e nada mais que isso...

Mas, pra não ser tão chata e só falar mal dele, vi nesse livro algo que nunca vi em mais nenhum, que foi justamente a questão dos detalhes, cada assassinato/crime e tudo mais, ele descreveu com detalhes, e eu gostei disso pq geralmente os livros evitam por alguns leitores não gostarem ou terem nojo, eu adorei! Foi uma das coisas que me incentivou a continuar, eu tava julgando bastante o autor por ter tido a ideia de escrever um livro enorme e ficar tacando qualquer "plot" só pra encher o livro, sabe? E essa questão dos detalhes me passou alguém que realmente sabe do que estava falando... Enfim, 3 de 5! Não recomendaria não
KKKKKKK

Wendy 12/04/2024

O livro que no começo eu estava confusa e no final parecia que estava no começo. Não é ruim, mas também não é uma obra prima. É um livro que nunca para de aparecer vários personagens, que por muitas vezes deixa algumas coisas em aberto e muita coisa beira as coisas não críveis. Talvez se tivesse feito algo menor tivesse funcionado bem melhor. Fora isso a leitura não é de difícil compreensão e dá pra ler rápido.

Ket 02/04/2024

Não existe ninguém que fale tão mal dos suecos quanto os escritores suecos!
Mais um suspense nórdico pra conta e devo dizer que esse cumpre vários requisitos do gênero: atmosfera densa e sufocante, personagens de moral duvidosa, muita violência, brutalidade, corrupção e denúncia social. Em A garota corvo os autores (sim, mais uma dupla) nos apresentam uma detetive e uma psicóloga que precisam encarar o terrível mundo da tortura e abuso contra menores e nos mostram que o verniz de civilidade da sociedade sueca é só isso: um verniz brilhante que esconde o que há de mais podre na mente humana.

O livro tem também um teor psicológico profundo, lidando com múltiplas personalidades e as consequências físicas e mentais que acometem vitimas depois dos crimes. É uma leitura densa que requer atenção, mas vale a jornada. Só não dei 5 estrelas porque achei que a troca de personagens e tempos soou confusa em alguns trechos e a história também se alongou demais em algumas questões.

Gatilhos: todos que vocês puderem imaginar (os nórdicos não poupam detalhes, né?)

Nota final: 4 estrelinhas.

Ladyzinha 26/03/2024

Eu comecei a ler o livro, ele é bem cativante, mas comecei a ficar muito confusa e parei de ler. Ele era da minhas escola antiga, então não tenho como retomar com a leitura.

Bruberga 16/03/2024

Me surpreendeu ?
Eu gostei muito dessa leitura, eu achava que era só um livro de investigação/crimes/assassinatos? mas, descobri que não era só isso não, dentro desses temas ele aborda também questões muito importantes, o preconceito contra mulheres que ocupam cargos que são mais ?aceitáveis? serem exercido por homens, tráfico de crianças, abuso sexual, pessoas corruptas em cargos importantes, separação (marido e mulher - filhos e mãe), as cobranças que mulheres sofrem por parte dos maridos e filhos quando precisam trabalhar e não conseguem se dedicar exclusivamente a família, entre outros?
A única coisa que me atrapalhou um pouco na leitura foi o nome dos bairros e ruas, a história se passa principalmente em Estocolmo/Suécia e tem nomes complicados dos locais, e por conta disso eu não conseguia gravar determinados locais e relacionar aos acontecimentos ao longo do livro, tinha que anotar quase sempre kkkkk isso eu realmente achei bem chatinho. E na minha humilde opinião esse livro tem uns (vários) plots muito bons, INESPERÁVEIS.

Rafaella279 09/09/2023

Livro maravilhoso, não recomendo para quem tem estômago fraco, o livro aborda de forma detalhada inúmeros abusos. O desenvolvimento do livro é incrível e viciante.

Erica.ltz 06/05/2023

No começo eu achei que sabia quem era,depois ja não sabia mais,depois desconfiei de todo mundo,no final fiquei pensando se não era alucinação da minha cabeça

Thuany.Lorena 16/01/2023

A garota-corvo: bom ou ruim?
Eu passei 2 semanas lendo e senti um misto de emoções ao longo das páginas. Eu odiava um personagem e depois ficava com pena para logo depois ficar com raiva de novo. Foi uma leitura interessante por causa dessa chuva de emoções que você adquire.
Agora, a história e muito densa e eles desenrolam demais uma história que poderia ser facilmente desenvolvida em 400 páginas NO MÁXIMO. Exige de você muita concentração, mas o enredo é bem legal.
Se ele é bom ou ruim? Depende da perspectiva. Eu gostei apesar dos apesares! Indico para todo mundo? Não. Tem que ter fígado, paciência e concentração para chegar ao fim.

Piter 21/12/2022

De cair o c* da bunda
Uma série de assassinatos brutais com crianças assola Estocolmo. A detetive Jeannette Khilberg, enfrentando uma força policial omissa e a complexidade dos casos, busca a ajuda da psicóloga Sofia Zetterlund. Conforme mergulham nas profundezas dos crimes e na vida dos envolvidos, juntas, descobrem uma extensa rede de culpados. E embora a verdade horrível por trás das mortes comece a mexer com suas cabeças, ambas desvendam um universo maior sobre a maldade humana que vai chocar a sociedade sueca.

Inteligente, doentio, visceral. Palavras ótimas para descrever esse calhamaço. Adianto: não é um livro para todos. A maioria vai dropar no começo. Difícil de digerir, complicado para estômagos fracos. Todos os gatilhos possíveis foram acoplados aqui dentro; uma lista tão grande que sou incapaz de citar. Mas os amantes de um bom enredo criminal vão achá-lo um prato cheio. Se o que procura é morbidez, malignidade, complexidade psíquica, então este é o alvo.

580 páginas significa muito para um thriller. Um tamanho raro, na verdade. No caso deste, porém, não havia como ser de outra forma. Pelo que notei, lá fora, a história era dividida, mas, na versão traduzida pela Companhia das Letras, ela veio completa. E que bom! Garota-Corvo desafia o ritmo de leitura atual. Vai contra nosso costume com Jornadas do Herói e roteiros mastigados. Os capítulos são curtos, mas repletos de nuances. Não dá pra ler desatento.

E por isso mesmo que a qualidade do texto é tão boa. A escrita cava fundo na mente dos personagens, destrincha todos remendos e amarras. Vai desde o último traço do passado até o presente obscuro. Que figura mais interessante é Sofia! Ela, com todos os seus eus e seu ar de mulher sensata. Não posso dizer muito, porque tudo sobre ela seria um spoiler. Auncio apenas meu apreço por sua construção. Complexa, bonita, idiossincrática.

A detetive também é muito singular, mesmo que todo o resto do núcleo tenha chamado mais a minha atenção. Em verdade, acredito que a protagonista conversa muito com a de Bom Dia, Verônica, do Raphael Montes. Há o mesmo conflito policial, a vivência revoltada contra o ass3d10, o abuso, o fem1níc1o. Problemas familiares em casa, romances paralelos com parceiros de caso. O contemporâneo nome do suspense brasileiro pegou muitas referências de Garota-Corvo.

Por fim, destaco que esse exemplar tem uma lógica muito própria e um estilo literário distinto de tudo o que já li. Indo na onda dos romances Nordic Noir (literatura policial escandinava caracterizada pelo tom sombrio, atmosfera gótica [no sentido estético] e o aprofundamento psicológico), ela exala um sentimento niilista. Uma forma pessimista de enxergar a realidade. Enquanto lia, sentia que tudo não significava nada. Valores, virtudes, moral. Essas coisas estavam despedaçadas. É uma obra pra te deixar triste e melancólico mesmo. Literatura também é sobre chocar.

Como salientado na contracapa, contudo, ainda há espaço para crítica social. Isso, através das sutilezas, das cenas, das palavras usadas. Pontos negativos seriam algumas resoluções de distúrbios psicológicos que pareceram fáceis. Fora isso, acho que não me lembro de mais nada enquanto escrevo esta resenha. Garota-Corvo quer te mostrar o lado mais sujo e maligno do humano. Mentes perigosas criam situações aberrantes.

Perplexidade. A sensação que o leitor terá durante a maior parte da história.

comeAa 02/11/2022

A garota corvo
Livro perturbado do caraio.
Tudo de ruim que vc possa imaginar acontece nesse livro, plot atrás de plot, absurdos!
se vc tem estômago fraco, não recomendo, caso contrário: LEIAM! vai explodir sua mente

Valéria Cristina 22/04/2022

Meu Deus ?
A primeira coisa que se tem de dizer acerca desse livro é que é uma leitura pesada, muito pesada. Os temas tratados são extremamente impactantes. Incesto, estupro, pedofilia, exploração de menores são alguns deles. A violência é explícita.
Trata-se de um suspense psicológico que nos deixa estarrecidos e que se inicia com o aparecimento de crianças mortas em Estocolmo.
Apesar disso, é um dos livros mais inteligentes que já li.
Prestem muita atenção porque todos os personagens são importantes, mesmo aqueles que parecem secundários.
Ao final de cada parte (são três), ficamos literalmente de queixo caído kkkkk.
As principais protagonistas, uma policial e uma psicóloga, são personagens complexas e sua abordagem psicológica é muito bem construída.
A cobrança a qual são submetidas as mulheres também é aqui retratada e alguns mitos relativos aos países nórdicos são desconstruídos.
Para quem gosta do gênero, é imperdível!