Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Heliada Viviane 04/06/2024

Três casais e três crianças, cada relacionamento conjugal é trabalhado, de tal forma, que você compreenda o que aconteceu naquele churrasco.....e entenda que, as vezes, a culpa esta relacionada ao que você sente e não ao que o outro entende.

Clau @meuescapeliterario 19/05/2024

Achei ok
Primeiro livro que leio da autora e não sei se foi minha melhor escolha. Apesar da sinopse ser interessante, a forma como a história é conduzida não me agradou, pois demorou muito para conseguir me prender com o suspense do que aconteceu no dia do churrasco.
Além disso, os personagens não me cativaram, a relação entre eles parecia bem esquisita e difícil de aceitar na vida adulta. O desfecho foi bom e foi interessante ver o ponto de vista de cada um enquanto o fatídico acontecimento do churrasco ocorria.

Paula 25/04/2024

Vira páginas...
Segundo livro que leio desta autora e não me decepcionei. A escrita é maravilhosa, com personagens e relações complexas e questões atuais. Liane sabe segurar o suspense até o final e, além disso, há pequenos suspenses ao longo da trama, deixando o livro dinâmico e com páginas viradas a todo momento. Despertou a vontade de ler outras obras dela.

Mauriceia2 16/04/2024

Até Que a Culpa nos Separe
Eu fico pensando como às vezes um acontecimento desencadeia as feridas mais profundas, as dores que tentamos trancá-las em algum lugar do cérebro e da alma.Uma vez que estas portas forem abertas nada será como antes, seremos assombrados por nossas mágoas. O livro Até Que a Culpa nos Separe trata do remorso, aqueles que carregamos por não ter agido diferente no passado, naquele décimo de segundo em que nossa decisão opta por um caminho e não pelo outro.Erka e Clementine são amigas de infância, não por opção de Clementine, mas por imposição de sua mãe, que escolheu a garota que era rejeitada pelas demais crianças para que sua filha praticasse o exercício da solidariedade.Esta amizade se desenvolveu numa base frágil, com falsidade, inveja e no limiar entre a compaixão e a raiva. Nos dias atuais Clementine é violoncelista, casada com Sam e pais de duas meninas, eles têm uma vida feliz.Erika é casada com Oliver, não têm filhos e têm uma vida perfeitamente planejada e regrada. Vid e Tiffany são vizinhos de Erika, um casal rico e extravagante, eles convidam os dois casais para um churrasco despretensioso de domingo, mas algo inesperado acontece. As tramas criadas por Liane Moriarty são desenvolvidas com maestria, baseadas na casualidade da vida cotidiana entre famílias residentes nos subúrbios da classe média australiana. É neste cenário que ela engendra histórias com base no dia a dia da vida doméstica em que os leitores se veem familiarizados, são situações comuns em que qualquer um de nós poderia se envolver.
O diferencial em Até Que a Culpa nos Separe foi o cenário, uma Sidney que enfrentou dois meses de chuvas intermitentes. O clima em si aguça a introspecção, o fato de permanecer em casa é um convite à reflexão.Os personagens são bem construídos, mas a trama transcorre vagarosamente e o ápice do fato que ocorreu no churrasco passou um pouco da hora da revelação, fazendo o leitor deduzir previamente e perdendo a graça no momento revelador. Os pontos abordados pelo enredo são bem interessantes e atuais como casamento, infertilidade, bullying, acumulação,relacionamento entre vizinhos, todos conectados impecavelmente. Cada capítulo é contado sob a perspectiva de um personagem, avança e regride no tempo tendo como ponto de saída o dia do churrasco. Vale super apena ler esse livro.

Rittaoliveira 25/03/2024

Envolvente
É um livro relativamente extenso, mas eu amei. A autora soube escrever de uma maneira envolvente, e apesar de ter demorado um tanto para terminar, sinto que agora vou ficar um tempinho presa a história.
Me apeguei aos personagens e o final deixou um gostinho de quero mais.
Provavelmente irei pesquisar mais livros da autora para ler.
Recomendo!!

Flavia.Andrade 24/03/2024

Cada um reage de um jeito
Confesso que até metade do livro eu estava angustiada, pois estava ansiosa para saber o que "cargas d'água" aconteceu naquele churrasco que mudou tanto o comportamento das pessoas, depois que foi revelado parece que o livro fluiu melhor para mim, consegui enxergar a característica de cada personagem e como cada um reage diferente a uma situação traumática, como algumas situações deixam todos envolvidos com sentimentos de culpa em graus diferentes, como cada um reage a sua maneira,como isso afeta na vida pessoal e no poder de decisão, todos esses aspectos me levou a refletir e empatizar com cada personagem, alguns confesso que foi bem difícil, porém, com algum esforço a gente consegue entender... Uma coisa que me deixou reflexiva que apesar de sentir raiva de certos comportamentos, inclusive envolvendo relações de mãe, de amigas e casamento, você com um pouco de aprofundamento entende o que leva cada um agir da forma que age, na verdade, isso vale muito pra vida também, pois cada um tem seus comportamentos, baseados na sua educação e criação, no seus conceitos de ética e moral, seus conceitos de amizade e lealdade, seus conflitos internos, medos, receios e tudo que aprendeu ao longo da vida, e no final das contas, não somos todos assim? Confesso que a relação de amizade abusiva me envolveu muito, pois presencio algo parecido e foi muito bem descrito o que cada uma em sua posição sentia, como cada uma via esse tipo de amizade de uma forma diferente e poxa vida, foi muito real, acho q isso elevou minha nota, o conflito envolvendo marido e mulher também achei muito bem descrito, conflitos sobre ter ou não ter filhos, sobre pensar em separação, dormir separados, e como afeta sua vida pessoal, enfim, esses conflitos de relação, sempre vai ser um tema que gosto muito pois imita muito a realidade!

Cecilia.Lima 01/03/2024

Relações complicadas
Este livro trata de um dia que escancarou quão fácil é você chegar à beira de uma tragédia e os diferentes mecanismos de proteção (ou punição) que o cérebro cria para lidar com isso.
Os personagens são amáveis e detestáveis, apesar de não concordar com eles eu os compreendi, e isso é o auge da literatura, me importei com eles mesmo que não fossem reais e nem perfeitos.
Em várias partes pude ligar atitudes dos protagonistas com coisas que já fiz/passei/pensei... (mulheres com mommy issues e amizades de infância complicadas, se preparem).
Provavelmente um dos meus livros preferidos do ano.

Talita09Matias 28/02/2024

Que leitura...
Irei me abster de realizar um comentário muito detalhado a respeito do livro, pois creio q ainda estou absorvendo tudo. É uma leitura provocativa, que causa curiosidade, ansiedade e muitas especulações. A todo momento, ficamos buscando os motivos que levaram os casais envolvidos ao cerne do acontecimentos. Fazemos tantas suposições! A maioria eu nao cheguei nem perto rsrs. Outras foram bem previsíveis e outras, ainda, surpreendentes. Fiquei todos os dias de leitura pensando no livro, portanto, poderia afirmar, sem sombra de dúvidas, que para minha pessoa, foi uma leitura incrível.
Quais coisas podem te tirar do eixo? O que tira sua paz? Até onde vocè está disposto a a ir ou a mudar por algo ou alguém? Quem é vc de verdade?
Apenas algumas coisas que me fritaram a cachola rsrsrs

Daiane Morais 26/02/2024

Valeu a pena
Estava na minha lista há alguns anos, mas eu nunca pegava pra ler. Após um período sem ler, peguei esse livro pra retomar o hábito. Liane é sempre uma boa leitura pra mim. Mesmo que a história não me agrade 100%, eu sempre encontro personagens múltiplos. Com nuances, seus questionamentos particulares, questionamentos de pessoas comuns, complexos mesmo na banalidade do dia a dia. E acredito que isso também é uma das coisas que me motiva a ler outros títulos dela. Esse com certeza não é o melhor, mas certamente é uma leitura que valeu a pena nesse momento!

Mah Mac Dowell 06/02/2024

Esperava mais. Achei a leitura até meio arrastada. Eu estava com as expectativas altas por gostar dos outros livros dessa autora. Gostei do plot, era algo que tb não esperava, mas foi o ponto ápice muito rápido, depois a história ficou morna de novo. Mas a leitura é válida para passar um tempo.

Vivian.Guilherme 31/01/2024

Minha favorita
Eu amo Liane! A forma como ela mistura drama, romance, mistério, investigação é incrível! Entrei em desespero pra saber o que tinha acontecido no churrasco e a resposta é surpreendente!

Whosingrid_ 25/01/2024

Até que a culpa nos separe
Uau meus amigos!!!
Fui ler esse livro não dando nada para ele e me surpreendi muito.
Não se tornou meu livro favorito mas um livro que eu recomendaria.
Liane Moriarty consegue te envolver na história e te deixar cada vez mais curioso logo no começo do livro.
A forma como ela consegue mostrar uma pessoa sob diversas perspectivas é incrível eu gostei bastante.

maria 18/01/2024

Achei o caminhar desse livro a maior chatice de todas! Os cliffhangers entre os capítulos eram irritantes, sempre uma "pegadinha" para o leitor achar que agora vinha a resolução do mistério, mas nunca era nada demais. Aliás, acredito que se o livro não tivesse todo esse mistério seria melhor, no fim das contas podia até ser uma boa história, mas foi contada do jeito errado. Não gostei de nenhum dos personagens (o núcleo da família da Tiffany/Vid era o melhor). Longo demais e um monte de cenas nada a ver, só para encher linguiça. Não recomendo.

Raira.Pinheiro 16/01/2024

Então
Esperava mais. Eu achava realmente que seria uma outra coisa ao final. Fiquei meio decepcionada. Algo como uma morte ou algo do tipo. Mas essas coisas de mistério e de não saber o que realmente houve me prendem. Fiquei com pena do Harry...