Uma Tocha Na Escuridão

Uma Tocha Na Escuridão Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Tocha na Escuridão

Pedro Peixoto 07/06/2024

O ritmo continua bom. O resto...
Não tem nada de intrinsecamente errado em desenvolver personagens a partir de seus sofrimentos. É bem comum, e acho que normalmente faz sentido no mundo que a Sabaa criou

Mas confesso que o de Helene me incomodou, de mais uma forma. O fato das cenas de tortura dela serem mais gráficas do que as do Elias foi uma coisa, mas também não curti a trajetória. Vimos ela ser fiel ao império do início ao fim do livro ("hesitando" apenas uma vez) pra, de qualquer forma, sofrer mais ainda e chegar a conclusão que, além de ser fiel, ela não deve ligar pra nada (mesmo ligando pras coisas). Tenho certeza que isso é mais trabalhado nas continuações, mas me desagradou muito nessa história, principalmente a relação dela com o imperador

E falando sobre o que os personagens mereciam ou não, o romance, que pra mim já era uma questão na primeira obra, conseguiu ficar pior nessa. Laia e Keenan não conseguiriam convencer nem uma tia fanfiqueira, e se a cena do bracelete tivesse acontecido na primeira metade do PRIMEIRO livro, não faria nenhuma diferença pra mim. Além disso, a coisa com o Elias fica mais confusa, e a distância dele pra Helene (que, com suas devidas proporções, faz sentido) deixa esse aspecto da história como um todo bem fraco

No fim, eu ainda gostei, porque as reviravoltas são interessantes, o ritmo é bom e algumas coisas conseguem legitimamente surpreender no enredo. E eu ainda gosto de alguns personagens, além do final ter me deixado um pouco curioso. Porém, vou ponderar e avaliar minha disposição, enérgica e financeira, sobre ler ou não os dois últimos da saga

Anne 30/05/2024

Gostando bastante da saga... Já estou ansiosa para começar o próximo livro, acredito que terá uma grande evolução da Laia e da Helene.

Dumbo2.0 18/05/2024

Ótimo
O livro em si é bem cansativo e demora pra engatar, mas quando fica bom não tem nada que te faça parar de ler, os personagens são ótimos e a adição do ponto de vista da Helene torna esse livro muito melhor que o primeiro.
Toda a jornada da Laia, em conjunto e separada do Elias é ótima e sinceramente eu não esperava tantas mortes nesse livro, ponto positivo. Elias tem uma jornada mais interna do que externa, ainda assim é interessante de acompanhar. Quem rouba todo o protagonismo é Helene, que com seus pontos de vista ambíguos, traz exatamente o mesmo sentimento que o leitor tem, querer que ela consiga terminar sua missão e ao mesmo tempo torcer por Elias e Laia.
Tirando o início super chato esse livro é perfeito, o box tá sempre bem barato, recomendo, amei demais esse segundo, já vou direto pro terceiro, não me deixou o sentimento de cansaço que o primeiro deixou.

Kris 17/05/2024

Personagens jovens igual a imaturidade, e tá tudo bem
Nesse livro as coisas ficaram bem mais sérias e bem mais fora do controle de Laia e Elias. Eles ainda estão na missão de encontrar Darin, irmão de Laia, e eles (e nós também) ficamos grande parte do livro sem entender a dimensão do problema, o que é bem legal pq passamos a especular situações e motivos para os acontecimentos.
Os protagonistas são jovens, apesar de Helene e Elias terem treinamento militar, eles ainda não tem maturidade suficiente pra carregar os fardos que carregam e acabam cometendo erros bobos q deixa a gente irritada. Laia ainda mais, pois ela tem muita garra e força de vontade, mas nada de treinamento pra está envolvida numa guerra tão grande, e ela acaba sendo campeã de se meter em confusão por ser muito instinto e pouca racionalidade. Ela acaba se dando bem, apesar de tudo, e parte por mérito próprio, não podemos negar, mas ela tira a gente do sério.
A história é bem construída e cumpre com o papel de intreter, os personagens são cativantes e cada um vai encontrando seu lugar durante a trama, os vilões são realmente vilões e deixa a gente irado com suas tramoias. O livro não foca tanto no romance em si, e não tem cenas quentes, ideal para um adolescente.
Recomendo

Dani 16/05/2024

Não confie
Mano, que leitora mais incrível! Pensar q não se pode confiar em nada pq pode causar sua derrota é surreal. Cada coisa de aconteceu, mortes, tudo! É loucura. É uma leitura q vai te prender do início ao fim e ainda te deixar louca pelo próximo livro

caiogs 15/05/2024

Ação, emoção e lágrimas
Assim como o primeiro, esse livro é encoberto de ação e emoção, são muitas cenas que vão te deixar super entretido.
Mas ele também tem muitas perdão, ao longo do desfecho há mais mortes e pesares do que eu gostaria, mas no fim tudo compõe uma história muito bem estruturada.
Eu amo a forma como a autora desenvolve enredo, detalhado e completo.
Os personagens continham maravilhosos, sentirei saudades de alguns, mas eu também gostaria que tivesse desenvolvido mais outros.
Eu demorei muitos dias lendo devido a falta de tempo mesmo e acho que por isso me apaguei mais à história do que aos próprios personagens, meio que não construi um apego muito fortes a eles.
O livro é sim ótimo, e estou ansioso para começar o próximo.

Ka 14/05/2024

Foi um livro bem interessante, com muitas reviravoltas e surpresas. As penúltimas 100 páginas são bem frenéticas, mas as últimas são um pouco mornas e tiram um pouco do desejo pelo próximo livro, mas ainda assim, é uma trama muito boa apesar de algumas conveniências.

Leeh 14/05/2024

Helena virou minha protegida com toda certeza, essa menina só se ferra.
Laia e Elias, a melhor dupla e casal desse livro, espero que eles sejam felizes no fim, por que vão se ferrar muito ainda.
Tas, espero te ver mais, amei essa criança.
Ansiosa para o próximo livro e as outras dores que esse povo vai passar.

Giulia29 11/05/2024

Que livrooooooooo
Eu passei tanto nervoso nesse livro, tanto desespero que meus amigos, eu sinceramente quis jogar o livro na parede de raiva dos acontecimentos.
Que livro perfeito.
Que plot perfeito.
Que perfeição.

Lorena 03/05/2024

Mais pesado que o anterior
Eu achei esse livro bem mais pesado que o anterior. Cenas de tortura e morte q me pegaram. Mas fora isso achei que a Laia ficou um pouco apagadinha na metade do livro. Helene se transformou ao longo da história, estou muito curiosa para vê-la no próximo livro. Elias é meu amor adoro ele , as partes com ele foram as mais emocionantes. De um modo geral acho que a saga evoluiu e amadureceu.