Diário de um Louco

Diário de um Louco Nikolai Gógol

Resenhas - Diário de um Louco

Milena | @aspaceforbooks 08/05/2024

Interessante
Foi interessante e rápido de ler, meu primeiro contat com Gogol e fiquei com vontade de ler outras coisas do autor. Não tem mt o que falar pq é bem curto, mas foi interessante assistir o personagem enlouquecendo

Leticia2513 14/01/2024

Desde o início, o próprio título deixa bem claro que o personagem é um completo louco. Mas durante as cenas e narrativas, isso obviamente se aprofunda mais e você só consegue pensar "Nossa, ele é realmente louco!" (Um pouco como "os dois morrem no final"). O menino de nome difícil com itch no final vive momentos muito loucos, chegando ao ponto de ouvir conversas entre dois cachorros e lendo "cartas" em busca da citação do seu nome para saber se a mulher que ele gosta, gosta dele de volta. O final faz com que a gente reflita um pouco sobre como era ser diagnosticado (sendo verdade ou não) como um pouco na época e como tratavam as pessoas, fazendo com que a pessoa que riu bastante durante uma conversa entre cachorros, fique bem sério e triste com o final. É um ótimo livro.

ealveselis 10/10/2023

Loucura
Literalmente o diário de um louco.

Mas o que é a loucura mesmo?

Criativo, eu dei muita risada com as trocas de correspondência entre os cães.

Cakichi 20/09/2023

Diário de um louco: realmente é o diário de um louco.

Gostei, mas não é do tipo que merece mais que 3. Mas é bom

Ella ð¦ 04/09/2023

A alienação, o manicômio, a solidão e a pequenez da vida remetem os laços que
costuram essa narrativa recheada desvarios criticas pertinentes. Um texto que nos faz
refletir sobre ascausas sociais da loucura, as realidades e anseios humanos num
mundo real e imaginados, o mundo em que vivemos e o mundo no qual gostaríamos de viver.

laurabs29 23/08/2023

Me identifico
Segunda vez que leio esse livro e a reação foi a mesma: se eu continuar como tô, vou terminar assim.

Tiago.Guedes 31/07/2023

Processo da loucura
De forma incrível conseguimos através da história nos ver dentro da mente de uma pessoa em seu processo de degradação mental.
Um conto fácil de entender, mas ao mesmo tempo de uma complexidade tão avassaladora que nos faz pensar por dias.

Francine122 27/07/2023

O estado de loucura mais lúcido que eu já vi. A novela é engraçada e fantasiosa. Além disso, ela encara a realidade opressora e desigual através de comentários corriqueiros extremamente desvalorizados, ou nunca escutados pelos que se consideram superiores.
Beckerath 28/07/2023minha estante
Amo suas resenhas

Francine122 28/07/2023minha estante
E eu amo você

Beckerath 31/07/2023minha estante
O casamento já está arranjado. Como fica sábado pra você?

Francine122 31/07/2023minha estante
Sábado eu tenho exame de próstata, vamos casar na sexta e o padre vai ser o de fleabag

Beckerath 02/08/2023minha estante
KAJSJSKKSJSJSJSK FORMIDÁVEL

Matheus.Viga 17/03/2023

"Quem sou eu? Um louco, um tolo, um rei? Ou talvez apenas um homem comum em busca de um pouco de amor e compreensão?"
Conto maravilhoso! Personagem incrível, o Poprishchin. É muito fácil de se conectar com o personagem e de se levar junto com os seus devaneios. A Saga do rei da Espanha é tocante e hilariante. Gogol é fantástico, em contos relativamente curtos ele consegue passar um sentimento absurdo. Uma coisa que a Rússia não decepciona é quando o assunto envolve a sua literatura.

"As pessoas não gostam de se sentir sozinhas. Elas se agarram a qualquer coisa que possa dar sentido à sua vida, mesmo que isso signifique acreditar em delírios e ilusões".

Kelwynn0 03/03/2023

Eu também já vi um cachorro falando
O protagonista, desde o início, dá sinais do seu complexo de superioridade, ao se enxergar como alguém melhor que todas as outras pessoas que o rodeiam, que são sempre insultadas e inferiorizadas de alguma maneira, e do seu deslocamento do mundo real, ao não perceber a qual classe de fato ele pertence. E a cada página, esses dois sintomas vão se agravando, de forma tragicômica.

Sucinto e bem humorado, Gogol consegue criticar a visão burguesa acerca das parcelas subalternas da sociedade, ao mesmo passo que critica a forma como um "louco" é tratado, mesmo ele tendo atingido essa condição por causa do convívio em sociedade.

Enfim, leitura essencial para quem gosta de literatura russa.

Leticia_gg 17/02/2023

Um mergulho na mente humana
Comecei a leitura com uma expectativa sobre a história e, embora o conto tenha tomado um rumo bastante diferente, não fiquei em nada decepcionada. O mergulho na mente do Conselheiro é, simultaneamente, tão lento e tão abrupto, que provoca no leitor, ao mesmo tempo, um riso abismado e uma angústia incômoda. Assistir de camarote o abraço da loucura nos faz pensar em que medida não estamos todos sujeitos a ele...

Cleuzita 12/01/2023

Bom livro
Só pensei no quanto deve ser difícil estar desequilibrado aos olhos da sociedade, enquanto pessoalmente se entende em perfeita sanidade.