A realidade não é o que parece

A realidade não é o que parece Carlo Rovelli

Resenhas -

Paulo Henrique 13/07/2020

Um livro excepcional.
Rovelli torna um assunto extremamente complexo em algo muito interessante, do qual você não tem vontade de parar de ler. Como professor de filosofia além de físico ele traz para o campo filosófico algo que se explicado em termos de equação faria do livro algo somente para estudantes. Esse é o terceiro livro que leio desse autor e sua habilidade esta em levar você a querer saber mais e também a avaliar como a vida e tudo que nos cerca é muito interessante.
João 20/12/2021minha estante
Vou reler mais umas 3 vezes rsrs

Felipe770 24/11/2021

Excelente. Tranquilamente o melhor livro de Rovelli. As explicações sobre o desenvolvimento da física e da gravidade quântica são muito claros, sobre um assunto muito complexo. Recomendadíssimo

Mayara 02/07/2017

Um alívio a minha ignorância
Comecei a ler o livro sem ter indicações dele. Apenas curiosa pois, soube que o outro livro que ele escreveu "As sete breve lições da física " virou best-seller. Seus primeiros capítulos fizeram uma incrível linha do tempo entre os filósofos, as descobertas e construções sobre o Universo. Por um instante, temi que o livro ficasse de difícil leitura, mas isso não aconteceu. Por ser leiga em física, nem todos os conceitos ficaram completamente claros em minha cabeça, mas eu recomendo muito a leitura desse livro pra se ter uma noção geral da realidade do universo. Cheguei ao final do livro e de fato, a realidade não é o que parece.
Félix 09/09/2017minha estante
Estou lendo e compartilho da mesma percepção que ocorreu com você. Leitura fácil, porém fascinante ,muito rica em dados históricos e científicos que prende o leitor .Não sei se você fez o mesmo, mas estou anotando os pensadores que autor vai citando e depois pesquiso, isso enriquece ainda mais a leitura. Comprei o livro quando estava atoa navegando na livraria cultura, um verdadeiro tiro no escuro, mas neste caso, acertei em cheio.

Darlan12 21/11/2022

A ciência não tem respostas absolutas, mas afinal esse é o sentido de existir a ciência, é o não estar satisfeito com a atual resposta.
A ciência é um garotinho de oito anos que sempre pergunta um por que depois de receber uma resposta.

Leti 19/02/2022

Sensacional
Gostei bastante da forma que ele explica algo tão complexo, se você for uma pessoa curiosa por física, principalmente por física quântica, recomendo muito esse livro. É de fácil entendimento, uma divulgação científica sem defeitos.

Leandro 18/03/2022

Um bom livro, mas um pouco confuso
O livro promete mostrar como o nosso entendimento da realidade mudou com o tempo. É um livro sobre física, em que ele pega algumas questões e destrincha como o entendimento mudou.

Ele gasta muito tempo no passado e pouquíssimo tempo no presente. As ideias físicas do passado são muito fáceis de entender, mas as ideias recentes, pra não iniciados, são complicadíssimas. E aqui o livro fica muito confuso. Primeiro porque tudo é falado rápido demais. E segundo porque algumas ideias ele apresenta de forma um pouco diferente do que normalmente é apresentado, e aí acaba gerando mais dúvida sobre o pouco que entendíamos antes de pegar o livro.

Um pouco meio chato no livro é que o autor deixa transparecer um excesso de nacionalismo italiano. Chega a ser inconveniente.

Enfim, apesar desses pontos, é um bom livro. Não leria de novo nem recomendaria para alguém que quer ter contato com as ideias que o livro aborda (há outros melhores para isso), mas não deixa de ser um bom livro.

Leobueno 10/05/2024

O mundo quantizado
"Essa aguda consciência da nossa ignorância é o cerne do pensamento científico. É graças a essa consciência dos limites do nosso saber que aprendemos tanto sobre o mundo."

Apesar de a parte histórica deixar a desejar e de o autor omitir certos fatos historicamente comprovados pra justificar as próprias críticas (o que em certo ponto chega a incomodar e se distancia do propósito do livro) a parte científica é muito bem desenvolvida, a escrita é fluida e para um tema tão denso, chega a ser surpreendente a didática do Rovelli que conseguiu tornar a teoria acessível mesmo pra quem não tem familiaridade com o tema.

Muito interessante tanto para um primeiro contato como para quem já tem certo conhecimento, é o tipo de livro que o próprio leitor vai definir o grau de complexidade pelo aprofundamento que pode - ou não - ser feito.

Valério 09/01/2018

A simplificação do complexo
Muito interessante. Traz a explicação de nosso mundo a nível quântico atravessando toda a evolução científica, desde Demócrito, passando por Sócrates, Aristóteles e Isaac Newton, até chegar nas últimas descobertas do mundo quântico.
Explicações simples, porém de um assunto complexo.
Impossível compreender 100% do livro a ponto de poder explicar detalhadamente em uma mesa de bar. Mas dá para aprimorar a visão do universo e do mundo que vivemos. Eu já havia lido "O universo em uma casca de noz" de Stephen Hawking e mais alguns livros para leigos. E este ampliou um bocado mais a minha compreensão deste mundo quântico sobre o qual tão pouco sabemos (mesmo os maiores estudiosos da humanidade).
Linguagem clara, com muitos exemplos e ilustrações.
Perfeito para todos que se interessam pelo assunto, mas que não são estudiosos da área. Uma visão sucinta e descomplicada (na medida do possível. Não espere moleza e prepare-se para queimar neurônios, pois o assunto é de dar nó mesmo em boas cabeças)

rayssasza 28/02/2023

Uma experiência
O livro foi um dos primeiros contatos que eu tive abarcando os temas da física e, até a metade dele, ele conta basicamente sobre a história da Física, quem descobriu ou formulou x teoria. Essa parte da história é bem legal, mas, posteriormente, se aprofundando na teoria Quântica, ele é complexo de se entender, pelo menos pra quem é novo no assunto é fácil ficar perdido e por isso do meio pra um pouco antes do final ele fica cansativo. O que não deixa de ser uma boa leitura (eu gostei bastante), mas não da pra deixar de informar que ele acaba sendo maçante em algumas partes e tem que fazer um esforço a mais pra terminar.

CharlesSouto 21/07/2023

Obra incrível.
Uma leitura empolgante.

Aqui li sobre física clássica e física quântica e confesso que entendi muito pouco sobre esses temas. Contudo compreendi algo ainda mais fascinante.

Este livro devorou minhas pequenas certezas e abalou as grandes.

?Viver na incerteza é difícil. Alguns preferem uma certeza qualquer.?
? obra para viver com incertezas. aos que desejam a doce convicção indico tantos outros.

Manu 29/04/2020

Física para leigos
Ganhei com essa leitura um panorama geral de física que meu ensino médio não me mostrou. Além disso, altas reflexões das crenças que nutrimos em relação a composição de todo universo visto e existente ....

Rodrigo.Bittencourt 21/01/2022

Interessantíssimo
Para quem gosta de física e dos limites da cosmologia é ótimo. Informações relevantes do início ao fim, sem se ater às fórmulas matemáticas.

Rafael.Gomes 11/05/2022

O mundo não é maravilhoso?
Embora possa ser descrito como um livro sobre física (e é) a minha experiência na leitura esteve muito mais ligada à filosofia.

Fiz um esforço enorme desde o início para compreender a ?evolução? das teses e teorias filosóficas/físicas, mas em determinado ponto não consegui mais acompanhar. Foram muitos spins e loops? para buscar melhor compreender a gravidade quântica ainda levarei mais um bom tempo.

Ocorre que o livro é tão bem escrito e vai tão além da teoria que a não compreensão completa da tese não tira o prazer da leitura ou da compreensão de tantos debates e outros temas e questões.

Indico para quem adora filosofia e se interessa por física? em certa medida fica até difícil diferenciar?

Feliz por ter tido a oportunidade de ler este livro.

Trechos:

Somos obcecados por nós mesmos. Estudamos nossa história, nossa psicologia, nossa filosofia, nossa literatura, nossos deuses. Grande parte do nosso saber é uma volta contínua do homem em torno de si mesmo, como se fôssemos a coisa mais importante do universo. Acho que gosto de física porque ela abre uma janela e olha para longe.

Era uma espécie de mágica: como se um amigo me sussurrasse ao ouvido uma extraordinária verdade oculta, e de repente tirasse um véu da realidade para revelar nela uma ordem mais simples e profunda. (?) compreendemos que a realidade não é o que parece.

(?) o que parece infinito é apenas algo que ainda não compreendemos ou contamos (?) consciência de que a ignorância de ontem pode ser iluminada hoje e a se hoje poderá ser iluminada amanhã. (?) a única coisa realmente infinita é a nossa ignorância.

Compreender melhor o mundo muitas vezes significa contrariar a nossa intuição (?) o tempo é apenas um efeito de nossa desatenção aos microestados físicos das coisas. O tempo é a informação que não temos. O tempo é a nossa ignorância.

Não devemos confundir aquilo que sabemos de um sistema com o estado absoluto do próprio sistema. Mais precisamente, porque aquilo que sabemos sempre diz respeito à relação entre nós e o sistema. Todo saber é intrinsecamente uma relação.

?O homem é aquilo que todos conhecemos?. Demócrito (?) somos complexos nós de uma riquíssima rede de informações recíprocas.

A aventura da ciência, apesar de ter suas raízes no saber precedente, tem sua alma na mudança.

Kaique.Nunes 25/03/2019

O espaço e o tempo realmente existem? De que é feita a realidade? De onde vem a matéria? O cientista Carlo Rovelli passou a vida inteira investigando essas questões, tentando ampliar os limites do que sabemos. Em A realidade não é o que parece, ele revela como nossa compreensão da realidade mudou ao longo dos séculos, de Demócrito à gravidade quântica em loop. Rovelli nos guia por uma jornada maravilhosa e nos convida a imaginar um mundo completamente novo onde os buracos negros estão esperando para explodir, o espaço-tempo é feito de grãos e o infinito não existe - um vasto universo amplamente desconhecido.

Carlo Rovelli é um físico e cosmólogo italiano. Conhecido por sua interpretação relacional da mecânica quântica, desenvolveu juntamente com Lee Smolin uma teoria da gravitação quântica, conhecida como “gravidade quântica em loop”, cujo principal objetivo é tornar compatíveis a teoria geral da relatividade e a mecânica quântica.

E justamente isso que diferencia essa obra de outras na área da cosmologia, pois, diferentemente de autores como Michio Kaku, e Brian Greene; Rovelli aborda uma interpretação da mecânica quântica de modo não convencional. Geralmente só é mencionado nesse tipo de literatura a teoria das cordas ou Teoria M.

Essa nova perspectiva traz uma nova visão da realidade, e vemos o autor aplicando o conceito em tudo para vermos as consequências dessa nova abordagem, e como ela pode nos ajudar a resolver as singularidades dos grandes eventos como o Big Bang e os Buracos Negros.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/