A realidade não é o que parece

A realidade não é o que parece Carlo Rovelli

Resenhas -

Leobueno 10/05/2024

O mundo quantizado
"Essa aguda consciência da nossa ignorância é o cerne do pensamento científico. É graças a essa consciência dos limites do nosso saber que aprendemos tanto sobre o mundo."

Apesar de a parte histórica deixar a desejar e de o autor omitir certos fatos historicamente comprovados pra justificar as próprias críticas (o que em certo ponto chega a incomodar e se distancia do propósito do livro) a parte científica é muito bem desenvolvida, a escrita é fluida e para um tema tão denso, chega a ser surpreendente a didática do Rovelli que conseguiu tornar a teoria acessível mesmo pra quem não tem familiaridade com o tema.

Muito interessante tanto para um primeiro contato como para quem já tem certo conhecimento, é o tipo de livro que o próprio leitor vai definir o grau de complexidade pelo aprofundamento que pode - ou não - ser feito.

Maria.anamariaprof 11/01/2024

Não é uma leitura simples para leigos
Embora não seja uma leitura simples para leigos, esse livro traz muitas informações importantes e interessantes.

arthurzito 30/07/2023

A realidade não é o que parece, escrito por Carlo Rovelli, é uma fascinante jornada pelas profundezas da física moderna. Como entusiasta das ciências exatas, não pude deixar de me encantar com a maneira como o autor explora e desvenda os mistérios do universo que nos cerca.

O livro é uma verdadeira ode à curiosidade e ao conhecimento. Rovelli nos convida a questionar nossa percepção do mundo, desafiando nossas concepções mais arraigadas sobre a realidade. Com uma linguagem acessível e exemplos instigantes, ele nos conduz por uma viagem repleta de descobertas sobre a natureza da matéria, do tempo e do espaço.

Embora não seja um tema que eu geralmente goste, a forma envolvente como o autor aborda a ciência e suas teorias me cativou desde o início. Senti-me empolgado a cada página, mergulhando cada vez mais fundo nas maravilhas do universo e nas reflexões filosóficas que permeiam o livro.

CharlesSouto 21/07/2023

Obra incrível.
Uma leitura empolgante.

Aqui li sobre física clássica e física quântica e confesso que entendi muito pouco sobre esses temas. Contudo compreendi algo ainda mais fascinante.

Este livro devorou minhas pequenas certezas e abalou as grandes.

?Viver na incerteza é difícil. Alguns preferem uma certeza qualquer.?
? obra para viver com incertezas. aos que desejam a doce convicção indico tantos outros.

rayssasza 28/02/2023

Uma experiência
O livro foi um dos primeiros contatos que eu tive abarcando os temas da física e, até a metade dele, ele conta basicamente sobre a história da Física, quem descobriu ou formulou x teoria. Essa parte da história é bem legal, mas, posteriormente, se aprofundando na teoria Quântica, ele é complexo de se entender, pelo menos pra quem é novo no assunto é fácil ficar perdido e por isso do meio pra um pouco antes do final ele fica cansativo. O que não deixa de ser uma boa leitura (eu gostei bastante), mas não da pra deixar de informar que ele acaba sendo maçante em algumas partes e tem que fazer um esforço a mais pra terminar.

Darlan12 21/11/2022

A ciência não tem respostas absolutas, mas afinal esse é o sentido de existir a ciência, é o não estar satisfeito com a atual resposta.
A ciência é um garotinho de oito anos que sempre pergunta um por que depois de receber uma resposta.

Luiza918 28/08/2022

Brilhante ?
Um livro com linguagem acessível a qualquer leitor, sendo ou não, um conhecedor da física. Rovelli conseguiu transmitir seus conhecimentos sobre a teoria dos loops de forma simples e brilhante, utilizando-se de diversas analogias que auxiliam o leitor a compreender um assunto tão abstrato.

Rafael.Gomes 11/05/2022

O mundo não é maravilhoso?
Embora possa ser descrito como um livro sobre física (e é) a minha experiência na leitura esteve muito mais ligada à filosofia.

Fiz um esforço enorme desde o início para compreender a ?evolução? das teses e teorias filosóficas/físicas, mas em determinado ponto não consegui mais acompanhar. Foram muitos spins e loops? para buscar melhor compreender a gravidade quântica ainda levarei mais um bom tempo.

Ocorre que o livro é tão bem escrito e vai tão além da teoria que a não compreensão completa da tese não tira o prazer da leitura ou da compreensão de tantos debates e outros temas e questões.

Indico para quem adora filosofia e se interessa por física? em certa medida fica até difícil diferenciar?

Feliz por ter tido a oportunidade de ler este livro.

Trechos:

Somos obcecados por nós mesmos. Estudamos nossa história, nossa psicologia, nossa filosofia, nossa literatura, nossos deuses. Grande parte do nosso saber é uma volta contínua do homem em torno de si mesmo, como se fôssemos a coisa mais importante do universo. Acho que gosto de física porque ela abre uma janela e olha para longe.

Era uma espécie de mágica: como se um amigo me sussurrasse ao ouvido uma extraordinária verdade oculta, e de repente tirasse um véu da realidade para revelar nela uma ordem mais simples e profunda. (?) compreendemos que a realidade não é o que parece.

(?) o que parece infinito é apenas algo que ainda não compreendemos ou contamos (?) consciência de que a ignorância de ontem pode ser iluminada hoje e a se hoje poderá ser iluminada amanhã. (?) a única coisa realmente infinita é a nossa ignorância.

Compreender melhor o mundo muitas vezes significa contrariar a nossa intuição (?) o tempo é apenas um efeito de nossa desatenção aos microestados físicos das coisas. O tempo é a informação que não temos. O tempo é a nossa ignorância.

Não devemos confundir aquilo que sabemos de um sistema com o estado absoluto do próprio sistema. Mais precisamente, porque aquilo que sabemos sempre diz respeito à relação entre nós e o sistema. Todo saber é intrinsecamente uma relação.

?O homem é aquilo que todos conhecemos?. Demócrito (?) somos complexos nós de uma riquíssima rede de informações recíprocas.

A aventura da ciência, apesar de ter suas raízes no saber precedente, tem sua alma na mudança.

Ingrid 18/03/2022

Fascinante
Li com fascínio as explicações de Rovelli sobre relatividade, física quântica, buracos negros e outros tantos assuntos que ele aborda. Nem todos os capítulos são de fácil compreensão - principalmente porque não tratam da física/eventos do nosso dia a dia - mas mesmo assim causam um sentimento de contemplação, encanto. O próprio Rovelli transparece seu deslumbramento em diversos momentos quando descreve as descobertas da filosofia e da ciência ao longo da história. Um livro para quem quer dar um passo a mais na compreensão do mundo e da natureza.

Leandro 18/03/2022

Um bom livro, mas um pouco confuso
O livro promete mostrar como o nosso entendimento da realidade mudou com o tempo. É um livro sobre física, em que ele pega algumas questões e destrincha como o entendimento mudou.

Ele gasta muito tempo no passado e pouquíssimo tempo no presente. As ideias físicas do passado são muito fáceis de entender, mas as ideias recentes, pra não iniciados, são complicadíssimas. E aqui o livro fica muito confuso. Primeiro porque tudo é falado rápido demais. E segundo porque algumas ideias ele apresenta de forma um pouco diferente do que normalmente é apresentado, e aí acaba gerando mais dúvida sobre o pouco que entendíamos antes de pegar o livro.

Um pouco meio chato no livro é que o autor deixa transparecer um excesso de nacionalismo italiano. Chega a ser inconveniente.

Enfim, apesar desses pontos, é um bom livro. Não leria de novo nem recomendaria para alguém que quer ter contato com as ideias que o livro aborda (há outros melhores para isso), mas não deixa de ser um bom livro.

Leti 19/02/2022

Sensacional
Gostei bastante da forma que ele explica algo tão complexo, se você for uma pessoa curiosa por física, principalmente por física quântica, recomendo muito esse livro. É de fácil entendimento, uma divulgação científica sem defeitos.

SamuellVilarr 11/02/2022

A Realidade não é o que parece, Carlo Rovelli.
Excelente material de divulgação científica e sobretudo, no campo da física enquanto perspectiva da realidade. O ponto de partida a priori do autor é esquematizar uma base para fundamentar o início, isto é, os primórdios do pensamento científico e filosófico que se restringem a olhar para a realidade sem a intervenção dos Deuses, isto é, observavam a realidade da maneira a compreendê-la e a investigá-la para descobrir a constituição de todas as coisas universalmente, os mesmos que levantaram questões que para os cientistas ainda são obscuras e outras que, mesmo inconscientemente, eles mesmos fundamentaram é descobriram, como o átomo por parte de Demócrito, estes que são, por sua vez, os chamados filósofos pré-socráticos ou filósofos da natureza, apesar de serem chamados de "físicos" em sua época. Sendo assim, o autor vai desenvolvendo sistematicamente a noção de realidade vislumbrada na ciência, sobretudo com o surgimento das ciências físicas, e com a contribuição imensurável de certas obras específicas que permaneceram, com destaque especial ao "De Rerum Natura" e as outras obras posteriores que provém da tradição desta obra de Lucrécio, porém, em outros autores que se tornaram imprescindíveis para o desenvolvimento das ciências, como Galileu, Copérnico, Kepler e posteriormente, Newton e Einstein. Desse modo, a ciência cresce gradativamente, se amplia e se torna cada vez mais qualificada, por assim dizer, em seu ramo principal: investigar a natureza do universo e expandir o nosso conhecimento sobre ele, sempre retornando a consciência da ignorância humana e sua insuficiência e impertinência na própria inferência em busca de respostas definitivas. Assim o autor passa por temas como as teorias da relatividade de Einstein, a noção de campos eletromagnéticos de Maxwell e Faraday, todas também providas da tradição física Newtoniana porém se propusendo a expandir e reformular as noções da física de Newton, como realmente o fizeram, sempre acrescentando uma cronologia lógica entre os assuntos em referência à sua relação mútua, os problemas que se evidenciavam e impulsionaram o surgimento de outras teorias diferentes mas grandemente importantes, como a noção de Mecânica Quântica com Bohr, Dirac, Heisenberg, Wheeler e outros, e posteriormente, de gravitação quântica em loop e gravitação quântica, as noções de informação e as características da ciência, sempre retornando as noções primordiais do surgimento da investigação científica e sempre reconhecendo a situação da ciência adentrando ao mundo da realidade e respondendo conforme os seus recursos disponíveis, e demonstrando a partir disso a sua profunda contribuição e capacidade de expandir o nosso olhar para a existência das coisas e a nossa avaliação perante elas e o universo.

Linhares 21/01/2022

Ótimo livro para leigos curiosos como eu, que querem aprender um pouco mais sobre física quântica e o funcionamento da nossa realidade, de um modo que não seja necessário ser um phd em física para con seguir ler o livro. Recomendo que vejam vídeos do canal "Ciência todo dia" no youtube como forma de completar sua experiência.

Rodrigo.Bittencourt 21/01/2022

Interessantíssimo
Para quem gosta de física e dos limites da cosmologia é ótimo. Informações relevantes do início ao fim, sem se ater às fórmulas matemáticas.

Felipe770 24/11/2021

Excelente. Tranquilamente o melhor livro de Rovelli. As explicações sobre o desenvolvimento da física e da gravidade quântica são muito claros, sobre um assunto muito complexo. Recomendadíssimo